Partilhar

Gato com olhos vermelhos

Por Aline Nunes. 5 setembro 2018
Gato com olhos vermelhos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do Perito Animal vamos rever as causas mais comuns que podem explicar porquê o gato tem olhos vermelhos. Essa é uma condição facilmente detectável pelos cuidadores. Embora não seja grave e se resolva rapidamente, é obrigatória uma visita ao centro veterinário, pois, veremos que em alguns casos o distúrbio ocular tem origem em problemas sistêmicos que devem ser detectados e tratados pelo especialista.

Também lhe pode interessar: Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Meu gato está com olhos vermelhos - Conjuntivite

A conjuntivite em gatos consiste na inflamação da conjuntiva dos olhos e é a causa provável que pode explicar porquê o nosso gato tem os olhos vermelhos. Pode ser causada por diferentes fatores. Identificaremos essa inflamação quando o gato apresentar olhos vermelhos e com remelas. Além disso, se o gato tem os olhos vermelhos por conjuntivite é provável que seja em consequência de uma infecção viral causada pelo vírus do herpes que pode ser complicada pela presença de bactérias oportunistas. Pode afetar apenas um olho, no entanto, como é muito contagioso entre os gatos, é normal que ambos olhos apresentem os sintomas.

Se eles sofrem de conjuntivite por uma infecção viral, o gato terá os olhos vermelhos e inchados, fechados e com abundante secreção purulenta e pegajosa que se seca formando crostas deixando os cílios grudados. Este tipo de infecção é a mesma que afeta os filhotes que ainda não abriram os olhos, ou seja, com menos de 8 a 10 dias. Neles, veremos os olhos inchados e, se eles começarem a se abrir, a secreção emergirá através dessa abertura. Outras vezes o gato tem olhos muito vermelhos por uma conjuntivite provocada por uma alergia, como veremos a seguir. Esta doença requer limpeza e tratamento com antibióticos que devem ser sempre prescritos pelo veterinário. Se não for tratada, pode causar úlceras, especialmente em gatinhos, o que pode resultar na perda do olho. Veremos os casos de úlceras na seção seguinte.

Gato com olhos vermelhos - Meu gato está com olhos vermelhos - Conjuntivite

Meu gato tem o olho vermelho e fechado - Úlcera da córnea

A úlcera da córnea é uma ferida que ocorre na córnea, às vezes, como uma evolução da conjuntivite não tratada. O herpesvírus causa as úlceras dendríticas típicas. As úlceras são classificadas de acordo com a sua profundidade, tamanho, origem, etc., por isso, é necessário ir ao especialista para determinar o seu tipo. É importante notar que, em casos mais graves, ocorre uma perfuração, fato que exige ainda mais a necessidade de um atendimento feito por um médico veterinário e o tratamento dependerá dos fatores que indicamos.

Uma úlcera pode explicar o motivo do nosso gato tem olho vermelho e, ainda, apresenta dor, lacrimejamento, corrimento purulento e mantém o olho fechado. As mudanças na córnea, como rugosidade ou pigmentação, também podem ser vistas. Para confirmar o diagnóstico, o veterinário aplicará algumas gotas de fluoresceína no olho. Se houver uma úlcera, esta será tingida de verde.

Além da conjuntivite não tratada, as úlceras podem ser causadas por um trauma em decorrência de um arranhão ou por um corpo estranho, que discutiremos em outra seção. Também pode se formar quando o olho fica exposto como nos casos de massas ou abscessos que ocupam o espaço na órbita ocular. As queimaduras químicas ou térmicas também podem causar úlceras. As mais superficiais geralmente respondem bem ao tratamento antibiótico. Nesse caso, se o gato tentar tocar o olho, teremos que colocar um colar elizabetano para evitar mais danos. Se a úlcera não se resolver com o uso de medicina será necessário recorrer à cirurgia. Finalmente, deve-se notar que uma úlcera perfurada é uma emergência cirúrgica.

Gato com olhos vermelhos - Meu gato tem o olho vermelho e fechado - Úlcera da córnea

Olhos vermelhos em gatos devido a alergia

O motivo do seu gato apresentar os olhos vermelhos, pode ser observado como resultado de uma conjuntivite de origem alérgica. Sabemos que os gatos podem reagir a diferentes alérgenos e apresentam sintomas como alopecia, erosões, dermatite miliar, complexo eosinofílico, prurido, tosse que se mantém com o passar do tempo, espirros, ruídos respiratórios e, como dissemos, conjuntivite. Antes de qualquer um desses sintomas, devemos levar o nosso gato para a clínica veterinária para que ele possa ser diagnosticado e tratado. Eles geralmente são gatos com menos de 3 anos. O ideal seria evitar a exposição ao alérgeno, mas isso nem sempre é possível, então você terá que tratar os sintomas.

Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre "Alergia em gatos - sintomas e tratamento".

Olhos vermelhos e lacrimejantes em gatos devido a corpos estranhos

Como já dissemos, a conjuntivite geralmente é a causa que explica porquê um gato tem olhos vermelhos e isso pode ser causado pela introdução no olho de corpos estranhos. Veremos que o gato tem olhos vermelhos, lacrimejantes e esfrega para tentar remover o objeto ou, ainda, podemos perceber que o gato tem algo no olho. Este objeto pode ser uma farpa, fragmentos de plantas, poeira, etc.

Se conseguimos que o gato se acalme e o corpo estranho fique bem visível, podemos tentar extraí-lo, nós mesmos. Primeiro, podemos tentar derramar soro, embeber uma gaze e espremê-la sobre o olho ou diretamente do bico dosador do soro, se tivermos esse formato. Se não temos soro, podemos usar água fria. Se o objeto não sair, mas, está visível, podemos movê-lo para o exterior com a ponta de uma gaze ou um cotonete embebido em soro, ou água.

Ao contrário, se não somos capazes de ver o corpo estranho ou aparecer preso nos olhos, devemos ir imediatamente ao veterinário. Um objeto dentro do olho pode causar danos significativos, como as úlceras que temos visto e ainda infecções.

Meu gato fecha um olho - Uveíte

Essa alteração ocular que consiste na inflamação da úvea tem como principal característica, geralmente ocasionada por doenças sistêmicas graves, embora também possa ocorrer após alguns traumas como os caudados por uma briga ou atropelamento. Existem diferentes tipos de uveíte em gatos, dependendo da área afetada. É uma inflamação que causa dor, edema, diminuição da pressão intraocular, contração da pupila, olhos vermelhos e fechados, lacrimejamento, retração do globo ocular, protrusão da terceira pálpebra, etc. Evidentemente, deve ser diagnosticada e tratada pelo veterinário.

Entre as doenças que podem causar uveíte estão a toxoplasmose, a leucemia felina, a imunodeficiência felina, a peritonite infecciosa, algumas micoses, a bartonelose ou os vírus do herpes. Uma uveíte não tratada pode causar catarata, glaucoma, descolamento de retina ou cegueira.

Gato com olhos vermelhos - Meu gato fecha um olho - Uveíte

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com olhos vermelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Escrever comentário sobre Gato com olhos vermelhos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Talita Cristiane da Silva
Como posso tratar a conjuntivite no meu gato ele ainda é um bebê pois tem apenas dois meses

Gato com olhos vermelhos
1 de 4
Gato com olhos vermelhos

Voltar ao topo da página