Partilhar

Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 20 novembro 2017
Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas se questionam sobre o uso de um spray, difusor ou coleira de feromônios para tratar a ansiedade e o stress do cachorro. Apesar de estar demonstrado cientificamente a eficácia deste tipo de produtos, o uso de feromônios não pode ajudar todos os cachorros da mesma forma e não é um substituto de em tratamento etológico.

Neste artigo do PeritoAnimal tentaremos esclarecer as dúvidas mais frequentes que surgem entre os tutores acerca da utilização em fêmeas, machos ou filhotes. Continue lendo e descubra tudo sobre os feromônios para cães com ansiedade.

Também lhe pode interessar: Ansiedade de separação em cachorros

Feromônio apaziguador de cães - o que é exatamente?

Os feromônios apaziguadores, conhecidos em inglês como dog appeasing pheromone (DAP) são uma mistura de estresse e ácidos gordos que libertam as glândulas sebáceas da cadelas no período lactante. Geralmente secretam entre os 3 e 5 dias posteriores ao parto e são detetadas através do órgão vomeronasal (órgão de Jacobson) em adultos e filhotes.

A finalidade da secreção destes feromônios é principalmente apaziguar. Para além disso, ajuda a estabelecer um vínculo entre a progenitora e a ninhada. Os feromônios de apaziguamento comerciais são uma cópia sintética da feromona original.

A experiência inicial destes feromônios da marca Adaptil foi feita em filhotes de 6 a 12 semanas, que reduziram notavelmente os níveis de ansiedade e estavam mais relaxados. O uso em cachorros jovens e adultos continua a ser efetivo para facilitar as relações intraespecíficas (de membros da mesma espécie) assim como para fomentar o relaxamento e o bem-estar.

Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo? - Feromônio apaziguador de cães - o que é exatamente?

Quando é recomendável utilizar feromonas?

O feromônio apaziguador de cães, oferece uma ajuda, embora não seja adaptável a todos os casos, nas situações de estresse que um cachorro pode sofrer. É um tratamento complementar e recomendável nos seguintes casos:

Apesar disso, para que um cachorro deixe de exibir os problemas de comportamento que referimos anteriormente, é essencial realizar uma terapia de modificação de conduta que junto das substâncias sintéticas, melhoram o prognóstico do cachorro. Para isso, o melhor é você consultar um etólogo, médico veterinário especialista em comportamento animal.

O uso destas substâncias é recomendável pela facilidade de aplicação e a ausência de efeitos secundários conhecidos. Segundo Patrick Pgeat, médico veterinário, especialista em etologia, se trata de "uma terapia alternativa de apoio assim como um tratamento preventivo em diversos transtornos comportamentais". Se recomenda o uso em filhotes recém adotados, na etapa de socialização dos cachorros, para melhorar o adestramento e como forma de melhorar diretamente o bem-estar animal.

Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo? - Quando é recomendável utilizar feromonas?

dap - feromônio apaziguador de cães, qual o mais recomendável?

Atualmente, apenas duas marcas oferecem este feromônio sintético avaliado por estudos: Adaptil e Zylkene. Apesar disso, existem outras marcas no mercado que podem oferecer o mesmo suporte terapêutico.

Seja qual for o formato, todos são igualmente efetivos, mas provavelmente o difusor é o mais recomendável para cachorros que precisem melhorar o bem-estar em casa, por transtornos relacionados com a separação, por exemplo. O uso do spray, é mais recomendável para reforçar o bem-estar em situações concretas e o colar ou coleira para um uso generalizado.

Em qualquer caso, recomendamos consultar o seu médico veterinário para qualquer dúvida que possa surgir sobre o uso destes produtos e recordamos uma vez mais que não se tratam de terapias mas sim um apoio ou prevenção de um desvio comportamental.

Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo? - dap - feromônio apaziguador de cães, qual o mais recomendável?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luci almeida
Olá, senhores!
Duas situações:
* Tenho um cãozinho srd, tirado das ruas há 2 anos. Não sei o que fazer para ele fazer xixi e cocô na varanda ou na garagem do casa. Ele só faz na rua e muitas vezes é penoso para mim, sair com ele...imaginem: calor intenso, chuva, frio.... Mas saio 3x dia!!! Já levei seu xixi e cocô para a garagem, já levei até cocô de outro cachorro e nada!!!
* Ele está com um problemão de pele que não sara... Já passou em consulta por 2 veterinárias, foi medicado, mas o problema volta. Eu acho que é por ansiedade. Existe algum ansiolítico natural para cães?
Muito obrigada pela atenção!
Luci

Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?
1 de 4
Feromônio para cães com ansiedade - É efetivo?

Voltar ao topo da página