Curiosidades do mundo animal

Coisas estranhas que os cachorros fazem

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 novembro 2017
Coisas estranhas que os cachorros fazem
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se acredita que os humanos são os únicos a fazer coisas estranhas, então nunca teve um animal de estimação. Mas se tem um pet, então de certeza que já viu o seu cachorro fazendo coisas sem sentido e sem explicação lógica aparente. Coisas que às vezes podem ser engraçadas e que podem fazer você rir, e outras coisas em que você fica se questionando porque as faz.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar algumas coisas estranhas que os cachorros fazem, para saber exatamente qual é o motivo destes comportamentos estranhos e entenda porque agem assim. Se o seu pet também faz coisas estranhas, partilhe conosco no final do artigo nos comentários!

Também lhe pode interessar: 10 coisas estranhas que os gatos fazem

Índice

  1. Meu cachorro mexe a pata quando lhe coço a barriga
  2. Meu cachorro anda em círculos antes de se deitar na cama
  3. Meu cachorro leva a comida para outro sítio para comer
  4. Meu cachorro persegue a sua cauda
  5. Meu cachorro arranha o solo depois de evacuar
  6. Meu cachorro come erva

Meu cachorro mexe a pata quando lhe coço a barriga

Uma das coisas estranhas que os cachorros fazem é mexer rapidamente as suas patas quando toca num ponto em concreto da sua parte do corpo mais vulnerável, mas apesar do que a maioria das pessoas pensam, se o seu cachorro mexe a pata de forma agitada quando lhe coça a barriga, não é sinal de que gosta do que lhe está fazendo mas sim de que o está incomodando.

Isso acontece porque quando você está coçando ou fazendo cócegas no seu cachorro, na realidade está ativando os nervos que tem debaixo da sua pele, como quando têm algum parasita correndo pelo seu pelo ou lhes sopra o vento na cara, e isto produz o que se conhece como reflexo de coçar, que não é nada mais nada menos do que a ação de mexer as suas patas de forma agitada para tirar esse mal-estar que lhes estamos causando.

Assim, da próxima vez que coçar a barriga ao seu cachorro será melhor fazê-lo com cuidado e se começar a mexer as patas, pare e mude de zona ou diminua a intensidade e comece antes a acariciá-lo com suavidade para continuar proporcionando carinho ao seu cachorro.

Coisas estranhas que os cachorros fazem - Meu cachorro mexe a pata quando lhe coço a barriga

Meu cachorro anda em círculos antes de se deitar na cama

Outras das coisas estranhas que os cachorros fazem é dar voltas na sua cama ou naquele lugar onde se vão deitar e, este comportamento vem dos seus antepassados selvagens.

Antigamente, os cachorros selvagens que precisavam de um lugar para dormir normalmente ou o faziam em algum lugar com vegetação e, para baixar as ervas e certificar-se de que o seu ninho era seguro e não tinha insetos ou répteis, davam voltas em círculos e no final, deitavam-se em cima para dormir comodamente. Além disso, o fato de andar em cima da sua "cama" demonstrava aos outros cachorros que esse território já era de alguém e assim nenhum outro o ocupava.

Por isso, não estranhe quando o seu cachorro andar em círculos antes de se deitar no sofá com as suas mantas ou na sua cama quente, porque é um comportamento antigo ainda enraizado no seu cérebro e que não vai mudar, embora agora já não precise de fazer esses "ninhos" para dormir.

Meu cachorro leva a comida para outro sítio para comer

Levar a comida que acabamos de colocar no seu comedouro e comê-la em outro sítio é outra das coisas estranhas que os cachorros fazem e, neste caso existem duas teorias para explicar este comportamento.

Uma delas diz que este comportamento vem, como no caso anterior, dos seus antepassados selvagens, os lobos. Quando os lobos caçavam uma presa, os exemplares mais fracos podiam escolher uma peça de carne e levá-la para outro lugar para a comerem, para que assim o macho alfa e os labos maiores não a tirassem e pudessem comer tranquilos. Isto explica porque os cachorros domésticos têm este comportamento hoje em dia, embora não estejam em uma matilha de lobos, inconscientemente para eles nós somos o seu macho alfa.

A outra teoria menos observada, uma vez que não acontece em todos os cachorros que as usam, diz que o som das placas de identificação ou colares decorativos podem incomodar ao chocar com o seu comedouro de metal ou plástico e, por isso levam a sua comida para outro lugar.

Coisas estranhas que os cachorros fazem - Meu cachorro leva a comida para outro sítio para comer

Meu cachorro persegue a sua cauda

Sempre se disse que os cachorros que perseguem a sua cauda é porque estão aborrecidos ou porque têm um transtorno obsessivo-compulsivo que os faz ter esse comportamento, mas à medida que os estudos avançam, descobriu-se que este comportamento pode ter a sua origem em um problema genético, alimentar ou inclusive de infância.

A nível genético, os estudos sugerem que este comportamento afeta diferentes gerações de algumas mesmas raças e inclusive de várias ninhadas, pelo que se deduz que este comportamento afeta mais determinadas raças e que muitos cachorros têm uma predisposição genética para o fazer.

Outros estudos descobriram que este comportamento pode estar acontecendo por falta de vitamina C e B6 no cachorro e, por último, outros concluem que se pode dever a uma separação precoce do filhote da mãe e que estes cachorros a longo prazo são mais medrosos e reservados com as pessoas.

Não sabemos com exatidão porque perseguem a sua cauda, mas o que sabemos é que esta é outra das coisas estranhas que os cachorros fazem.

Meu cachorro arranha o solo depois de evacuar

Outra das coisas estranhas que os cachorros fazem é arranhar o solo depois de fazer as suas necessidades. Se por um lado o fazem para tentar enterrar os seus dejetos, a verdade é que graças à American Animal Hospital Association’s, agora também sabemos que o fazem para marcar o seu território.

Os cachorros têm glândulas odoríferas nas patas e, quando acabam de evacuar, arranham com as suas patas traseiras para que as feromonas do seu corpo se espalhem pelo lugar e outros cães sabem quem passou por ali. Assim além de o fazerem para cobrir os seus desejos, os cachorros arranham o solo por uma questão territorial e identificativo, como quando se cheiram uns aos outros.

Coisas estranhas que os cachorros fazem - Meu cachorro arranha o solo depois de evacuar

Meu cachorro come erva

Outra das coisas estranhas que os cachorros fazem é comer erva. Alguns fazem-no para se purgar e aliviar assim o seu aparelho digestivo, por isso muitas vezes os cachorros vomitam depois de terem comido erva. Outros comem-na para satisfazer as suas necessidades de nutrientes vegetais que esta lhes proporciona, mas infelizmente atualmente a erva dos lugares onde passeamos os nossos pets contém muitos contaminantes externos como pesticidas, desejos de outros animais, etc... e não é demasiado nutritiva. E por último, alguns cachorros comem erva por puro prazer e porque gostam do seu sabor, por isso da próxima vez que vir o seu cachorro comendo erva não se preocupe.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coisas estranhas que os cachorros fazem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
maria eduarda
meu cachorro tem costume de brincar de um jeito estranho. Ele costuma a ficar mechendo o bumbum quando eu dou ou brinco com ele com o braço sem querer, eu não sei pq meu cão fica mechendo o bumbum no meu braço eu achei isso tão estranho...e já tentei pesquisar no google e não achei nada desta pesquisa...vcs poderiam me ajudar a saber pq meu caozinho faz isso? OBRIGADO
Aline
Meu cachorro também faz parecido. Ele vira o bumbum para mim, tenta sentar no meu pé, pede carinho perto da região do bumbum
Isabel Domingos
Olá, meu cachorro é fêmea tem 2 anos e 2 meses,e é shitzo, esta madrugada ela chorou, estava desinquieta, como se tivesse um bicho estranho na casa, cheirando todos os cantos da casa, entrou no guarda roupa e deitou. Chorava e parava, não consegui entender, achei que queria tomar água, deixei ela sair do quarto e fui junto pra identificar o que era, mas não achei, só depois ela deitou e parou de chorar. O que pode ser?
1 de 4
Coisas estranhas que os cachorros fazem