Partilhar

Como a mudança de casa afeta os cachorros

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 5 outubro 2016
Como a mudança de casa afeta os cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os animais domésticos, como os cães e os gatos, costumam ser muito sensíveis às mudanças que ocorrem no seu ambiente, estressando-o e inclusive deixando-o doente perante coisas como a chegada de um bebê ou de outro pet ou uma mudança.

É por isso que queremos falar-lhe de como a mudança de casa afeta os cachorros, para poder ter as ferramentas necessárias para ajudar o seu cachorro a superar esta mudança e para que o processo não seja traumático para ele.

Da mesma forma, no PeritoAnimal aconselhamos a não abandonar o seu pet perante uma mudança de casa, por mais longe que esta seja. Pode sempre conseguir um lugar que seja adequado para os dois, a adaptação será mais simples para ambos se passarem por ela juntos, com o carinho que sempre tiverem um pelo outro.

Também lhe pode interessar: Como os cachorros demonstram afeto?

Por que uma mudança afeta os cachorros?

Os cães não são animais de costumes, além disso são territoriais, pelo que uma mudança de casa significa para eles abandonar o que já marcaram como seu território, para ir para outro completamente novo.

É perfeitamente normal que este novo território lhe cause estresse e nervosismo, pois estará cheio de cheiros e sons que lhe são completamente desconhecidos, e perante os quais não terá nada que lhe dê uma sensação de segurança. Esta sensação pode aumentar se houver outros cachorros na vizinhança, pois irá sentir-se como se estivesse no território deles. Também pode tentar responder à presença desses cachorros com latidos ou visitas constantes às janelas para ver o que está acontecendo lá fora.

No entanto, a adaptação do seu cachorro à nova casa pode ser bastante simples, se seguir alguns passos antes e durante a mudança, e os reforçar quando já se tiverem instalado na nova casa.

Lembre-se que uma mudança é um grande passo não só para si, como também para o seu cachorro, e juntos será mais simples superar os novos desafios que enfrentam.

Como a mudança de casa afeta os cachorros - Por que uma mudança afeta os cachorros?

Antes da mudança

Antes da mudança de casa, é recomendável ir preparando o seu cachorro para este grande passo que irão dar juntos. Para minimizar o estresse e o nervosismo e ajudá-lo a adaptar-se com mais facilidade, recomendamos que:

  • Prepare com antecedência o meio de transporte no qual o animal irá para a nova casa. Deve ser cômodo, ventilado e ir acompanhando de si ou de alguma pessoa na qual o cachorro confie. Se não estiver habituado a viajar numa caixa de transporte, pratique dias antes para se sentir seguro nela. Lembre-se que também existem cintos de segurança para cachorros. Especialmente indicados para cães de tamanho grande ou aqueles que não gostam de estar fechados.
  • Adquira uma placa de identificação com o novo endereço e faça um check-up de saúde geral ao cachorro.
  • Se for possível, leve-o a passear pela casa nova uns dias antes da mudança definitiva. Poderá familiarizar-se um pouco com o novo espaço e os cheiros e sons caraterístico do sítio.
  • Não lave nem mude a sua casa, cama ou almofada, pois os cheiros velhos vão fazê-lo sentir-se mais seguro quando se encontrar sozinho no novo ambiente.
  • Embora se encontre atarefado nos dias antes da mudança, tente manter os seus horários de saídas e passeios, pois uma mudança repentina vai causar ansiedade no cachorro.
  • Tente manter-se calmo em relação à mudança, pois o seu nervosismo pode afetar o estado de humor do animal, fazendo-o acreditar que vai acontece algo de mau.
  • Se a mudança for longe da antiga casa, é provável que implique uma mudança de veterinário. Se um amigo poder recomendar-lhe um veterinário, ótimo. Reúna todo o histórico clínico do seu pet, vacinas, doenças que já teve, etc.
Como a mudança de casa afeta os cachorros - Antes da mudança

Durante a mudança

Chegou o grande dia, e será um dia atarefado não só para si, mas também para o seu cachorro. É por isso que lhe recomendamos:

  • Manter o animal longe de todo o caos que implica a mudança. Nesse dia pode levá-lo para casa de uns animais com quais o animal se sinta cômodo, para não ficar nervoso com carros de mudanças nem com a presença de pessoas estranhas em sua casa levando-lhe as suas coisas.
  • Certifique-se de levar para casa dos seus amigos o seu brinquedo favorito ou uma peça de roupa que tenha usado, para não se sentir abandonado.
  • Como mudou todas as suas coisas e antes de ir buscar o seu cachorro, esconda para ele prêmios e guloseimas em diferentes sítios da casa, para se divertir a procurá-los e explorando a casa. Esta é uma das atividades mais recomendáveis para relaxar um cachorro.
  • Ao chegar à nova casa não o deixe sozinho, por exemplo para ir comprar algo, visto que isto apenas o deixará mais nervoso e não saberá como agir nesse novo ambiente.
  • Pode acontecer o cachorro começar a marcar com urina a casa nova. Tente evitá-lo sem o repreender, é uma atitude completamente normal em cachorros.
Como a mudança de casa afeta os cachorros - Durante a mudança

Como adaptar o cão à nova casa

Uma vez que você e o seu cachorro já estiverem instalados, comece o processo de adaptação. Embora tenha cumprido tudo aquilo que referimos, ainda falta algumas coisas a fazer:

  • Ao chegar a casa, deixe o cachorro cheirar todas as caixas e todos os espaços, incluindo o jardim, se houver.
  • Se a sua nova casa tem jardim e o seu cachorro tem tendência a fugir, ou se se está mudando da cidade para o campo, considere seriamente instalar uma rede alta e resistente que o impeça de sair à rua. Também deve reforçar a parte debaixo, pois muitos cachorros costumam escavar quando não lhes é possível saltar.
  • Desde o início, defina as regras sobre os sítios em que pode ou não estar. Deve seguir sempre a mesma lógica para não confundir o seu cachorro.
  • Coloque a sua cama ou cobertor em um lugar cômodo e limpo da casa, de preferência com pouca passagem de pessoas, mas sem que o animal se sinta isolado da família. Faça o mesmo com a água e a comida, colocando-os em sítios de fácil acesso para o cachorro.
  • Pouco a pouco, passeie com ele pela nova vizinhança. Ao início, deverá manter dentro do possível o mesmo horário de passeio, para se habituar lentamente às mudanças que precisa de realizar nesta rotina. Se não lhe for possível manter o mesmo horário de passeios, por questões de trabalho, por exemplo, deverá ir modificando pouco a pouco antes da mudança, sem que isto afeto o mecanismo de evacuação do animal.
  • Durante os passeios, deixe o cachorro parar em todos os cantos e esquinas que quiser. Ele precisa de cheirar esses lugares novos, e é provável que urine mais do que o habitual para marcar o seu território.
  • Se quiser se aproximar de outros cachorros que poderão ser os seus novos amigos caninos, deixe-o fazê-lo, mas sempre sob a sua supervisão para evitar momentos desagradáveis.
  • Conheça os parques e lugares seguros nos quais podem passear juntos e brincar com outros cachorros.
  • As brincadeiras vão ajudá-lo a distrair-se e a compreender que a nova casa é boa para ele.
  • É recomendável que, a primeira visita ao novo veterinário se realize antes do animal apresentar alguma doença, apenas para se familiarizar com o consultório e com a nova pessoa que o atenderá.

O estresse é normal durante uns dias, mas se se prolongar e se transformar em um comportamento problemático, latindo ou mordendo por exemplo, ou se se manifestar de forma física, através de vômitos e diarreia, então deve consultar o veterinário.

Como a mudança de casa afeta os cachorros - Como adaptar o cão à nova casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como a mudança de casa afeta os cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como a mudança de casa afeta os cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
Luciano Alberto
Ola! tenho quatro vira latas já com idades de 8 a 11 anos, moro relativamente em uma casa espaçosa, com 124m quadrados de quintal!
por motivo de saudê e trabalho estou me mudando para o interior de SP, em um Sitio de 1 alqueire, por morar em uma propiedade grande meus cachorros não são acostumado a irem para rua.
A preocupação é a seguinte: Como la já existe uma cadelinha de um sitiante vizinho, que faleceu e eu ja adotei (pois os filhos nao querem!), queria saber como não deixar meus animais idosos com depressão?
Dois resgatei da rua já velhos e dois resgatei filhote. metade do Sitio não é cercado e tem muita vegetação nativa. estou com medo de eles irem pro meio do mato e sumirem tentando voltar para casa...
De inicio a Veterinária que cuida deles nao poderá acompanhar, mas já combinei, que pelo menos, duas vezes por ano ela ira visitá-los!
existe alguma técnica que eu faça?
A sua avaliação:
Priscilla Kaltenbacher
Boa tarde, faz 3 semanas que mudei de apto para casa. O meu cachorro de 5 meses fazia suas necessidades no tapetinho certinho quando estávamos no apto, agora como a casa é bem grande coloquei o tapetinho na lavanderia , mas temos grama no quintal e comecei mostra pra ele a grama para fazer xixi e coco também.
Acho que ele ficou confuso, porque ele faz xixi de vez em quando no tapetinho, ás vezes na grama e também tem feito dentro de casa...na verdade agora ele faz onde ele quer! Não consigo restringir uma área para ele pois a casa é toda aberta, portas para o quintal em todos os cômodos e a minha mãe idosa que fica em casa o dia inteiro não tem como deixar as portas fechadas. Gostaria muito que ele aprendesse fazer somente na grama para que eu não precisasse mais comprar tapetinhos, por favor me ajudem!!!!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Priscilla! Por ser uma nova casa é normal que o seu cachorro ainda esteja em fase de adaptação, por isso, é importante ter paciência e ser constante. Temos um artigo sobre como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
A equipe do PeritoAnimal boa sorte!
A sua avaliação:
Lucilene de Moraes
Mudei pro novo lar tem um mes minha dog cmecou a latir no periodo da tarde to tendo reclamações de um vizinho do predio o que devo fazer pra amenizar isso?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lucilene! Esse tipo de mudança de comportamento é norma, por isso, é importante que você tenha paciência e siga as recomendações desse artigo.
De qualquer maneira, se o seu cachorro não mudar o comportamento, o mais indicado é que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marjorie
Olá.
Qnd peguei meu cachorro eu morava em um apartamento e ele sempre fez xixi e coco no lugar certo, mas tive que me mudar de estado e 15 dias na casa da minha mãe, lá ele começou a fazer xixi e coco no quintal.
Agora que já me mudei para um novo apartamento, ele não faz mais xixi e nem coco dentro de casa.
Levei o tapete higiênico com o xixi dele e não adiantou.
Comprei o produto adestrador de xixi e nada.
Podem me ajudar, por favor pq estou mt preocupada.
Daqui a pouco começo a trabalhar e não tenho como deixar ele mais de 8 horas sem fazer suas necessidades.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marjorie! Temos um artigo sobre como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
De qualquer maneira, se esse comportamento permanecer o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
a equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bruna
Ganhei uma cachorra no sábado , só que até hoje segunda ela chora as vezes , tem hora que ela tá animada mais Tem hora que ela só fica deitada, está com dor de barriga, não sei oque eu faço ela está agora deitada não me atende se eu chama_la quando eu mecho nela ela só me olho 😥😥😥
Fabiana Aparecida Cintra Ferreira
Me mudei a 15 dias , minha cachorrinha vira latas, está fazendo pouco xixi, até hj nunca fez xixi no quintal e qdo levo ela pra passear ela demora mto em fazer, qdo saio pro trabalho ela fica na minha mãe, ainda assim acho que ela não dar normal em fazer tão pouco xixi . Será que ela estranhou a casa ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiana! Tal como referimos no artigo, após a mudança é mais provável que o seu cachorro urine mais, não menos. A situação que você descreveu pode indicar que algo fisiológico está acontecendo com ele.
Recomendamos que consulte um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Renata
Olá, mudei de casa na segunda e deixei meu cachorro na minha vó, na quarta já estava quase tudo organizado, fui de carro mais meu avô buscar um restante de coisa que faltavam e buscar ele, já que disseram que ele estava triste e nem comendo, trouxe ele no meu colo no banco do passageiro, ele estava muito agitado mais feliz, quando cheguei na casa nova tive que abrir o portão todo pra descer os móveis fechei ele na cozinha só que era pertinho de onde estava descendo os móveis e a porta era de vidro, além do mais o espaço era grande, ele bateu a cabeça mas não chegou a ser forte por que não viu a porta, ele chegou a sair e coloquei ele de volta, ele ficou zunhando a porta mas era de vidro e fiquei falando com ele, e dava pra ver todo mundo, só que quando cheguei ele já estava morto com a língua roxa um pouco babado, o que você acha que aconteceu?
Priscila
Olá tenho um basset mudei de casa a um mês mais meu cachorro não para de chorar o que fazer ? Ele só para de chorar quando fico perto dele mais não gosto de animais dentro de casa e ele fica no quintal só fechar as portas e ele começa a chorar
Angelita Cordeiro
Estou prestes a me mudar meus cães tem 2 anos mas o meu maior medo é que o bairro onde vou me mudar possui alto índice de envenenamento de cães e gatos. Não quero prender eles porque não são habituados ao uso de coleira. O que poderá me ajudar a evitar que eles fiquem expostos a esse perigo?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angelita! O espaço onde eles estão tem acesso ao exterior? A melhor prevenção será mantê-los no interior da residência.
Taise
Oi estou tendo um problema com minha cachorrinha de raça yorkshire então levei ela para a praia comigo na volta tivemos uma volta bem cansativa só que agora que estamos em casa ela não quer mais comer a ração dela o que eu faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Taise! Esse artigo pode te ajudar com algumas dicas de como fazer o seu cachorro comer ração: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-cachorro-nao-quer-comer-racao-2620.html
Se esse comportamento persistir, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Como a mudança de casa afeta os cachorros
1 de 5
Como a mudança de casa afeta os cachorros

Voltar ao topo da página