Curiosidades do mundo animal

Por que cachorro cheira nossas partes íntimas?

 
Por que cachorro cheira nossas partes íntimas?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você passou por essa situação recentemente, é muito provável que esteja se perguntando por que seu cachorro cheira suas partes íntimas e queira saber o significado desse comportamento tão comum nos cães. Para começar, é importante destacar que não é um comportamento negativo ou que devemos reprimir. Os cachorros buscam constantemente informações do ambiente, principalmente através do nariz, então é completamente normal que cheirem tudo o que acham interessante, incluindo nossas partes íntimas.

No entanto, esse comportamento pode ter diversos significados, por isso, neste artigo do PeritoAnimal, buscaremos responder à seguinte pergunta: por que cachorro cheira nossas partes íntimas? Se você também se pergunta por que esse comportamento ocorre, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cheiro que cachorro não suporta

Índice

  1. Um sinal comum na comunicação canina
  2. Por que os cães cheiram nossas partes íntimas?
  3. O que fazer quando o cachorro cheirar minhas partes íntimas?
  4. O que fazer quando os cães cheiram os órgãos genitais?

Um sinal comum na comunicação canina

Antes de explicar por que os cães cheiram aspartes íntimas de mulheres e homens, devemos falar sobre o olfato canino, que é extremamente poderoso. Ao contrário de nós, humanos, que possuímos 5 milhões de receptores olfativos, os cães possuem entre 200 e 300 milhões. Isso torna o sentido do olfato um dos mais importantes para o cão. Na verdade, os cães se comunicam constantemente entre si usando sinais químicos, conhecidos como feromônios.

Alguns deles, como os feromônios de apaziguamento, são secretados pelas fêmeas lactantes para acalmar os filhotes. Além disso, devido à sua eficácia, atualmente são comercializados feromônios sintéticos para complementar a modificação de comportamento diante de problemas como ansiedade ou estresse. Mas existem muitos outros tipos de feromônios, como os excretados através da urina, fezes, glândulas anais ou marcação com as patas.

Saiba mais sobre o "Olfato do cachorro - Curiosidades e como funciona" neste artigo, pois isso permitirá que você compreenda e contextualize por que os cães cheiram mulheres e homens.

Por que cachorro cheira nossas partes íntimas? - Um sinal comum na comunicação canina

Por que os cães cheiram nossas partes íntimas?

A linguagem dos cães é complexa e extensa, mais do que muitos tutores imaginam. Por isso, é necessário dedicar tempo para conhecer o comportamento canino, os sinais de calma e muitas outras curiosidades sobre a espécie. Somente assim conseguiremos interpretar corretamente os comportamentos de nosso cachorro.

Graças à comunicação química, os cães são capazes de perceber quando um indivíduo está estressado, feliz, triste ou nervoso. Isso explica, por exemplo, por que os cães cheiram o ânus: estão procurando informações importantes do outro cão, neste caso, através das glândulas anais. Eles também podem descobrir seu sexo, idade ou variações na sexualidade, como o cio em cadelas.

Mais uma vez, é importante destacar que estamos lidando com um comportamento totalmente normal e aceitável na comunicação canina. Em nenhum caso devemos evitar que nosso cachorro cheire o ânus de outro ou impedir que cheire as fezes de outros cães, desde que não as coma. Para os cães domésticos, que passam a maior parte do tempo em casa, cheirar o ambiente é uma fonte de enriquecimento que os ajuda a se divertir, ao mesmo tempo em que se localizam, conhecem seus semelhantes e muito mais.

O que fazer quando o cachorro cheirar minhas partes íntimas?

Quando um cachorro cheira nossas partes íntimas, ele está buscando obter informações sobre nós, assim como faz com outros cachorros. O problema é que isso muitas vezes nos surpreende. No entanto, os cachorros se comunicam com os seres humanos em uma linguagem canina, portanto, é irrealista esperar um tipo de comunicação mais humanizada.

O ser humano também possui glândulas apócrinas sudoríparas, mas elas não estão distribuídas por todo o corpo, apenas estão presentes nas axilas e na virilha. Portanto, um cachorro que queira obter informações de nós se aproximará dessas áreas. Isso explica por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas.

Esse comportamento é muito comum quando o cachorro não conhece o indivíduo em questão, mas também é altamente comum quando já o conhece, pois o que ele busca simplesmente ao cheirar nossas partes íntimas é saber como estamos. Com uma pessoa conhecida, esse comportamento poderia muito bem ser interpretado como uma saudação carinhosa, pois vê-lo dessa forma é muito mais compreensível para nós.

Agora, por que os cachorros cheiram a área íntima das mulheres? O comportamento de cheirar as partes íntimas em humanos é acentuado em situações específicas, o que explica por que os cachorros cheiram as partes íntimas. Vejamos alguns exemplos:

  • Pessoas que tiveram relações sexuais recentemente;
  • Mulheres que estão menstruando;
  • Mulheres que deram à luz recentemente e estão amamentando;
  • Mulheres que estão ovulando (neste caso, esse comportamento é muito perceptível);
  • Pessoas que estão enfermas.

Agora que você sabe por que os cachorros cheiram as partes íntimas das mulheres e dos homens, vamos ver o que fazer nessas situações.

Por que cachorro cheira nossas partes íntimas? - O que fazer quando o cachorro cheirar minhas partes íntimas?

O que fazer quando os cães cheiram os órgãos genitais?

Embora o fato de os cachorros cheirarem a área íntima de uma mulher ou homem possa parecer desconfortável, o ideal para o seu cachorro é não fazer absolutamente nada, pois intervir significa impedir que seu cachorro use a linguagem própria da espécie. Uma boa relação entre tutor e cachorro deve se basear na confiança, portanto, permitir que ele cheire suas partes íntimas sem nenhum constrangimento mostrará que você entende sua saudação e o respeita.

No entanto, se nosso cachorro tentar ter esse comportamento com pessoas estranhas ou não confiáveis e quisermos evitá-lo, será melhor usar a obediência básica para chamar nosso cachorro e pedir que ele fique ao nosso lado. Apesar desse comportamento não ser negativo, nem todas as pessoas estarão dispostas a serem cheiradas, então evitaremos uma situação que possa ser desagradável para terceiros.

Agora você sabe por que os cachorros cheiram as partes íntimas e o que fazer a respeito! Seu cachorro também faz isso? Compartilhe sua experiência conosco e explique por que acha que ele realiza esse comportamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro cheira nossas partes íntimas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que cachorro cheira nossas partes íntimas?