Educação básica

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer

 
6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ensinar o cachorro a vir quando for chamado é um dos exercícios mais importantes da obediência canina. Os cães que se aproximam quando são chamados têm mais liberdade para brincar com seus amigos no parque, de ir passear no campo e de estar seguros em qualquer lugar. Além disso, um chamado confiável pode salvar a vida do cachorro em determinadas circunstâncias.

Com este artigo do PeritoAnimal, você aprenderá 6 técnicas infalíveis de como chamar um cachorro e ele obedecer Seja para curtas distâncias e em ambientes sem distrações ou para ficar perto de você por um instante. Com estes passos, você poderá se aprofundar no tema do adestramento canino. Leve em consideração que o cachorro ainda não conhece essa ordem, e por isso não deve ser solto em lugares abertos. Pratique este exercício em um lugar fechado e sem distrações. Além disso, é recomendável que comece a praticar depois de ensinar o cachorro a reconhecer o próprio nome. Isso facilitará as coisas para você. Então vamos lá? Veja como treinar um cachorro corretamente para ele vir para perto de você.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um labrador

Índice

  1. Técnica 1: como chamar o cachorro ao recuar alguns passos
  2. Técnica 2: como chamar o cachorro para ficar um certo tempo perto de você
  3. Técnica 3: como chamar o cachorro enquanto você movimenta os braços
  4. Técnica 4: como chamar o cachorro para ficar perto de você com sua movimentação de braços
  5. Técnica 5: Seu cachorro vem quando é chamado
  6. Técnica 6: como chamar o cachorro sem uma ordem formal em diferentes momentos
  7. Possíveis problemas ao treinar o cachorro a vir quando chamado
  8. Cuidados ao chamar o cachorro

Técnica 1: como chamar o cachorro ao recuar alguns passos

Aproxime um pedaço de comida do nariz do seu cachorro para chamar sua atenção e recue dois ou três passos ao mesmo tempo que aproxima a comida do seu corpo. Depois, pare. Quando o cachorro se aproximar de você, clique com um clicker e lhe dê o petisco.

Repita o procedimento umas três ou cinco vezes, mas, em cada repetição, aproxime menos a comida do nariz do cachorro até que você precise apenas recuar uns passos para que ele te siga. Nesse ponto, deixe de levar a comida na mão a cada vez que você recuar. Simplesmente ande alguns passos para trás e, quando seu cachorro te alcançar, faça um click, tire um pedacinho de comida do bolso ou da sua pochete e dê a ele. Se ele não fizer nada quando você recuar, faça o som de beijo ou bata palmas para captar sua atenção e estimulá-lo a te seguir. Tente também recuar mais rápido.

Pratique em sessões curtas, até conseguir que o cachorro te siga em 80% das vezes que você recuar, em duas sessões de adestramento consecutivas. Depois, passe para o critério seguinte.

Neste outro artigo te mostramos como ensinar o cachorro a dar a pata.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 1: como chamar o cachorro ao recuar alguns passos

Técnica 2: como chamar o cachorro para ficar um certo tempo perto de você

Repita algumas vezes o procedimento da situação anterior para que o cachorro se lembre de que se trata esse exercício. Depois, faça o mesmo procedimento, mas aumente gradualmente o tempo transcorrido entre o cachorro ir até você e o click dado. Quando o cachorro te alcançar, simplesmente conte "um" de cabeça, faça um click, pegue a comida do bolso ou da pochete e dê a ele.

Se o cachorro não espera enquanto você conta "um" de cabeça, diminua um pouco esse tempo. Pouco a pouco, aumente o tempo que o cachorro permanece ao seu lado, até chegar a um segundo. Se puder aumentar mais esse tempo, faça isso, mas não se esqueça de que o objetivo aqui é chamar o cachorro para ele ficar perto de você por apenas 1 segundo.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 2: como chamar o cachorro para ficar um certo tempo perto de você

Técnica 3: como chamar o cachorro enquanto você movimenta os braços

Repita o procedimento da situação 1, mas movimente seus braços enquanto recua. Nas primeiras repetições deste passo de adestramento canino, mova seus braços lentamente para não confundir o cachorro. Pouco a pouco, aumente o movimento que você faz com seus braços.

Quando cachorro te alcançar, faça um click e lhe dê a comida, mas continue movendo os braços enquanto faz o click. Você pode fazer duas ou três repetições da situação 1 antes de começar as sessões de adestramento para chamar o cachorro para vir.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 3: como chamar o cachorro enquanto você movimenta os braços

Técnica 4: como chamar o cachorro para ficar perto de você com sua movimentação de braços

Repita o procedimento do passo 2, mas movimente seus braços enquanto recua. Continue movendo seus braços depois de parar e ao contar "um" mentalmente.

Nas primeiras repetições, o movimento dos seus braços deve ser lento e não muito pronunciado. Pouco a pouco, aumente a intensidade e a velocidade desse movimento. O benefício desse exercício é que ele ajuda a generalizar o comportamento diante de distrações muito ligeiras.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 4: como chamar o cachorro para ficar perto de você com sua movimentação de braços

Técnica 5: Seu cachorro vem quando é chamado

Repita o procedimento da situação 1, mas diga "aqui" antes de recuar. Quando notar que o cachorro responde corretamente à ordem, pratique os demais passos deste exercício, mas dizendo "aqui" antes de recuar. Neste critério, você está introduzindo a ordem de adestramento canino.

Se estiver usando a ordem "OK" em vez do clicker, não use "aqui" para chamar o seu cachorro. As duas ordens podem soar muito parecidas, e por isso é melhor usar outra ordem para chamá-lo. "Vem", "Here" (pronunciado como "ríer"), ou outras ordens podem servir.

Neste outro artigo você verá como ensinar o cachorro a deitar.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 5: Seu cachorro vem quando é chamado

Técnica 6: como chamar o cachorro sem uma ordem formal em diferentes momentos

Aproveite para fazer com que o cachorro venha até você em diferentes situações da vida cotidiana, mas não use a ordem em qualquer lugar. Simplesmente faça o som de um beijo (jogue um beijo ao vento) e, se o cachorro vier até você, faça um click e lhe dê um petisco. Você também pode recuar uns passos quando ele te olhar, para estimulá-lo a te seguir.

Pratique isso em diferentes situações, mas não em sessões formais. Faça-o umas três vezes por dia, independentemente das sessões formais de adestramento canino. Ao fazer isso, certifique-se de que não haja distrações que possam competir contigo. Por exemplo, não pratique esse critério quando o cachorro estiver brincando com outros cachorros. Pratique-o quando o cão estiver sem nada para fazer na sala, no jardim, etc.

Quando notar que o cachorro responde com muita frequência ao som de beijo, você pode começar a usar a ordem "aqui" para chamá-lo em diferentes situações, mas provavelmente precisará praticar mais até chegar a esse ponto.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Técnica 6: como chamar o cachorro sem uma ordem formal em diferentes momentos

Possíveis problemas ao treinar o cachorro a vir quando chamado

Alguns problemas que você pode enfrentar ao treinar o cachorro a vir quando chamado são:

1. O cachorro não vem quando você recua

Se o cachorro não te segue quando você recua, talvez seja necessário buscar um lugar diferente para treinar. A chave do adestramento de cachorros para vir quando chamados é que você seja o centro das atenções do cachorro no lugar de adestramento. É muito provável que o cachorro não venha se existirem outras distrações, porque ele ainda não está pronto para responder na presença de distrações.

Se você pensar que o lugar é adequado, faça uma série rápida de lhe dar pedacinhos de comida. Dê ao cachorro cinco pedacinhos de comida rapidamente antes de começar a sessão de adestramento, para que ele esteja atento.

2. O cachorro pula em cima de você ao se aproximar

Se o cachorro pula em cima de você a cada vez que se aproxima, você deve fazer um click antes que ele pule e jogar o pedaço de comida no chão. Outra alternativa é dar a ele a comida da sua mão, mas se agachando o suficiente para fazer com que seu cachorro tenha que abaixar a cabeça em vez de olhar para cima.

É importante que o cachorro não pule em você quando for chamado, pois esse comportamento é difícil de se erradicar.

3. O cachorro vem quando você recua, mas não quando usa a ordem

É possível que a ordem que você usa esteja "envenenada". Muitos cachorros aprendem que seus nomes e a ordem "aqui" (ou "venha aqui") significam algo ruim, porque são castigados depois dessas ordens.

Se tiver usado alguma ordem para chamar o seu cachorro e o tiver castigado por atendê-la, você terá estragado essa ordem, porque o cachorro a terá associado a coisas negativas. Por outro lado, se estiver usando uma ordem para chamar o cachorro, mas não tiver treinado o comportamento até que seja altamente confiável, é provável que o cachorro tenha aprendido que é mais gratificante ignorar o seu chamado. Em qualquer um desses casos, use uma ordem diferente que o seu cachorro não conheça.

4. O cachorro não obedece fora de casa

Há casos em que o cachorro não está pronto para vir quando você o chamar na presença de distrações. Na verdade, ele sequer está pronto para responder a um chamado a grande distância em ambientes livres de distrações.

Por enquanto, não use a ordem para chamar seu cachorro fora das sessões formais de adestramento. Se levá-lo para passear, não solte-o em lugares que não forem cercados. Ele não está pronto para responder adequadamente aos seus chamados nessas circunstâncias e pode ser perigoso soltar a sua coleira na rua.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Possíveis problemas ao treinar o cachorro a vir quando chamado

Cuidados ao chamar o cachorro

Nunca chame o cachorro para castigá-lo, nem para submetê-lo a atividades de que ele não gosta (por exemplo, para lhe dar banho). Se precisar sujeitar o cachorro a algo que ele não gosta, aproxime-se dele em vez de chamá-lo. Dessa forma, você não estragará a ordem para ensinar o cachorro a vir quando for chamado.

Leve em consideração que algumas atividades podem não parecer desagradáveis, mas são. Por exemplo, se você soltar seu cachorro para que brinque com outros cachorros em algum lugar fechado, não o chame de volta. Se fizer isso, ele aprenderá que obedecer ao seu chamado significa terminar a diversão. Em qualquer caso, aproxime-se dele para segurá-lo ou o atraia com algum brinquedo.

Agora que você já sabe como chamar o cachorro e ele vir, não perca este outro artigo em que mostramos como ensinar o cachorro a soltar objetos.

6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer - Cuidados ao chamar o cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a 6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
6 técnicas de como chamar um cachorro e ele obedecer