menu
Partilhar

Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?

 
Por Maria Besteiros. 21 junho 2021
Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?

Ver fichas de  Cachorros

O odor das patas dos cachorros, especificamente das almofadas, é bem característico. Alguns cuidadores estabelecem uma comparação e apontam que as patas do seu cachorro cheiram a salgadinho, pipoca ou diferentes tipos de frituras. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos desse odor especial, bem como dessa parte importante e delicada da anatomia canina que são as almofadas. Também aprenderemos a mantê-las saudáveis e a distinguir quando o cheiro deixa de ser normal e temos que ir ao veterinário.

Se você se pergunta por que as patas do seu cachorro têm mau cheiro, continue lendo e descubra as causas mais comuns.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro morde as patas?

Como são as almofadas do cachorro

Embora alguns cuidadores se perguntam por que as patas do seu cachorro têm mau cheiro, a verdade é que seu odor particular é normal e, na maioria dos casos, não corresponde a nenhuma patologia. Na verdade, quando há algum problema, o odor muda.

As almofadas apresentam particularidades que fazem com que seu cheiro seja diferente daquele percebido no restante do corpo do cachorro. Além disso, desempenham funções importantes que muitas vezes passam despercebidas.

As almofadas são os pontos de apoio do cachorro e são formadas por uma grossa camada de queratina. A queratina é uma proteína que forma os tecidos córneos. Sob esta camada, a almofada é composta por gordura e tecido elástico, por isso, quando a tocamos, sentimos que é macia. Essa conformação permite amortecer os impactos sofridos ao andar, correr ou saltar e distribuir a carga de maneira equilibrada entre as quatro patas.

Essa estrutura das almofadas também facilita a caminhada por terrenos mais difíceis, frios ou quentes. Por outro lado, são bem fornecidas de terminações nervosas, o que as torna sensíveis e explica por que muitos cachorros resistem à manipulação ou sentem muita dor quando machucam as almofadas. Sua vascularização significa que podem sangrar com facilidade.

Talvez este outro artigo em que explicamos por que cachoro levanta a pata da frente possa te interessar.

Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro? - Como são as almofadas do cachorro

Funções das almofadas dos cachorros

Antes de explicar por que as patas de um cachorro têm mau cheiro ou, em outras palavras, por que as patas dos cachorros cheiram a salgadinho com o Cheetos, conforme alguns cuidadores descrevem, vamos nos deter em suas funções, já que elas vão influenciar esse odor. As funções principais das almofadas são:

  • Amortecer a pisada e isolar do solo, como explicamos.
  • Suor, já que os cachorros concentram nelas suas glândulas sudoríparas. Descubra neste outro artigo todas as informações sobre "como os cachorros suam".
  • Marcar, quando os cachorros pisam deixam seu cheiro, tal como quando arranham o chão com suas patas, caso em que não só marcam através do olfato, mas também deixam vestígios visíveis no terreno.

Por que as almofadas dos cachorros têm mau cheiro?

Muitos tutores se perguntam por que as patas dos cachorros fedem. Destacamos que o cheiro tão característico das almofadas dos cachorros é o resultado da mistura de suor, microrganismos da microbiota normal dessa área, como bactérias e fungos, mais tudo o que o animal pisa. Este conjunto é o que explica por que as patas de um cachorro cheiram mal ou, pelo menos, alguns tutores percebem assim. É um odor normal e não indica a existência de nenhuma doença, mas é preciso prestar atenção para que este cheiro não se altere.

Recomendações para cuidar das almofadas dos cachorros

As almofadas sofrem modificações com o passar do tempo à medida que se desgastam, perdendo elasticidade, ressecam e até racham. Basta comparar as almofadas de um filhote com as de um cachorro adulto para notar a diferença, mas essa deterioração não explica por si só por que as patas de nosso cachorro cheiram mal.

Durante toda a vida do cachorro, mas ainda mais à medida que envelhece, a verificação das almofadas deve ser feita regularmente. Isto nos permitirá detectar os danos precocemente, bem como prevenir problemas ou até remover parasitas que possam estar localizados nos espaços interdigitais.

Lembre-se de que o contato permanente com o solo as torna muito vulneráveis. As almofadas podem ser protegidas com produtos específicos, como cremes hidratantes que, aplicados a tempo, ajudam a prevenir a formação das rachaduras desconfortáveis que, além de dolorosas, podem ser complicadas com infecções. Também podem aparar os pelo da área, com muito cuidado, desde que sejam muito longos.

Se o cachorro tem alguma lesão ou precisa se mover por terrenos potencialmente agressivos, também temos a opção de calçar sapatos para cachorros. Mas o melhor é evitar, tanto quanto possível, que caminhe por este tipo de superfícies ou por terrenos muito quentes ou frios. Ao chegar em casa, uma boa ideia é secar a área, pois a umidade pode causar problemas nas patinhas do peludo.

Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro? - Recomendações para cuidar das almofadas dos cachorros

Quando não é normal que as patas do seu cachorro cheiram mal?

Às vezes, pois não é que nos surpreendemos que as patas de nosso cachorro cheirem a queijo, frituras ou Cheetos, mas que, diretamente, cheiram mal. Será um cheiro diferente do de sempre e, se olharmos de perto, é normal notarmos outros sinais de que algo está errado, como alguma ferida ou erosão, uma coloração mais escura nos pelos entre os dedos devido a uma lambida contínua, inflamação, dor de maior ou menor intensidade ou claudicação.

Existem várias causas que explicam por que as patas de um cachorro têm mau cheiro, portanto, e devido ao desconforto e dificuldades que um dano nas almofadas supõe para que o cachorro possa desenvolver sua vida normal, é necessário ir ao veterinário para obter um diagnóstico e o tratamento correspondente. Assim, não é de se estranhar que, dado seu contato permanente com o terreno, possam produzir queimaduras, escoriações, feridas ou incrustações de corpos estranhos, sendo estas as causas principais do mal odor dessa área.

Se você localiza alguma pedra ou vidro, pode tentar removê-lo em casa com uma pinça, mas não force. Se você não vê com clareza, vá ao veterinário. Também se você conseguiu retirá-lo, mas ficou uma ferida profunda ou não para de sangrar, visite a clínica veterinária.

Agora que você sabe tudo sobre o cheiro das patas dos cachorros, não deixe de ler este artigo em que mostramos como ensinar um cachorro a dar a pata. E, no vídeo a seguir, continuamos falando sobre o mau cheiro nas patas dos cachorros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?
1 de 3
Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?

Voltar ao topo da página