Partilhar
Partilhar em:

Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Ver fichas de  Cachorros

Por vezes vemos no nosso cachorro manifestações (físicas ou de comportamento) que nos indicam que algo não funciona adequadamente no seu organismo e, é fundamental prestar atenção a estes sinais se quisermos manter o nosso cachorro saudável e tratar qualquer condição a tempo e de forma adequada.

É importante aprender a reconhecer determinados sinais para podermos associá-los a uma determinada causa, não para tratarmos a condição (algo que apenas o veterinário deverá fazer), mas para saber tomar uma decisão a tempo que se traduza em um pet saudável e feliz.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe por que os cães têm os olhos vermelhos, para agir o quanto antes perante este sinal.

Também lhe pode interessar: Limpar os olhos do gato

Olhos avermelhados nos cachorros

Quando vemos que o nosso cachorro tem os olhos vermelhos, esta vermelhidão está afetando uma estrutura concreta do globo ocular, neste caso observamos vermelhidão na parte branca do olho, conhecida medicamente como episclerite, um termo que indica inflamação desta estrutura ocular.

Trata-se de uma inflamação que pode apresentar-se como um engrossamento generalizado no globo ocular ou como um pequeno nódulo inflamado e de localização muito definida. Vamos esclarecer desde já que se trata de uma condição benigna e com um bom prognóstico.

Sintomas de episclerite no cachorro

Se o nosso cão sofre de inflamação da episclera poderá observar nele os seguintes sintomas:

  • Nódulo no olho ou engrossamento generalizado.
  • Coloração alterada da parte branca do globo ocular que pode ir desde uma cor rosada até um tom marrom.
  • Olhos irritados e avermelhados.
  • O cachorro pode manter o olho afetado fechado.
  • Sinais de mal-estar e dor quando a inflamação está muito estendida.

Como tratar os olhos vermelhos no cachorro

A episclerite pode ter diversas causas e por vezes esta inflamação corresponde a diversas condições, algumas delas de fácil tratamento, como a conjuntivite, mas outras com um prognóstico mais complexo, como é o caso do glaucoma. A avaliação veterinária será importante para determinar a causa subjacente e prescrever o tratamento adequado.

Como referimos no início, este sintoma não costuma indicar gravidade e o seu prognóstico é bom, mas para isso é precisa uma atenção veterinária imediata, uma vez que podem surgir complicações se a inflamação não for tratada e se estender.

O veterinário poderá prescrever colírios e pomadas oftálmicas, que podem incluir diferentes princípios ativos, sendo habitual incluírem componentes anti-inflamatórios e analgésicos, mas se a inflamação for muito grave pode-se utilizar um fármaco que tiver cortisona, um dos mais fortes anti-inflamatórios, embora também conte com importantes efeitos secundários.

O tratamento poderá ser administrado em casa e o dono deve se comprometer a realizar um adequado cumprimento terapêutico assim como um seguimento do estado do seu pet, consultando de imediato o veterinário se ocorrer algum tipo de agravamento ou novo sintoma.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cão tem os olhos vermelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que meu cão tem os olhos vermelhos

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cão tem os olhos vermelhos
1 de 4
Por que meu cão tem os olhos vermelhos