Partilhar

Pastor Australiano

Atualizado: 10 outubro 2018
Pastor Australiano

O pastor australiano, também conhecido como Aussie, é um cão de porte médio, ágil e inteligente. Devido ao seu caráter energético e trabalhador, este é um dos melhores cães pastores que existem. Pela mesma razão, pode ser um animal de estimação difícil de lidar para aqueles que não têm tempo e espaço suficientes. No entanto, é um cão muito nobre, inteligente e belo que se pertencerem a uma família ativa, dinâmica e consciente da educação ideal para este cachorro, terá ao seu lado um melhor amigo inigualável.

Não devemos confundir o pastor australiano com o boiadeiro australiano, dois cães com nomes semelhantes, mas com habilidades físicas muito diferentes.

Nesta ficha do PeritoAnimal iremos detalhar algumas curiosidades sobre a história do pastor australiano e explicaremos quais são suas características e a personalidade desta raça. Leia para descobrir tudo sobre o pastor australiano.

Origem
  • Europa
  • Espanha
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Pastor Australiano: História

Por mais incrível que pareça, o pastor australiano não tem nada a ver com a Austrália, é uma das raças de cães desenvolvidas nos Estados Unidos, embora tenha origem espanhola.

Alguns emigrantes bascos mudaram-se para a Austrália para tentar a sorte de criar as suas ovelhas e levaram os seus cães de pastor com eles. No entanto, por volta do ano de 1800, decidiram imigrar para América e claro, levaram seus cães e rebanhos com eles.

Os emigrantes que se estabeleceram nos Estados Unidos, deram o nome de pastor australiano aos cães recém-chegados, uma vez que era da Austrália de onde eles vieram.

Com o tempo, o pastor australiano mostrou suas grandes qualidades para a orientação de diferentes tipos de gado e tornou-se o cão favorito de muitos pastores e agricultores americanos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a popularidade desses cães aumentou na América do Norte. Hoje, o pastor australiano é muito popular em grande parte dos Estados Unidos e em muitos países europeus. Destaca-se em esportes caninos como agilidade e freestyle canino, mas é claro que é na pastagem (pastoreio) que se desenvolve melhor.

Pastor Australiano: características

O corpo deste lindo cão é médio, ligeiramente mais longo que alto e musculoso. A parte de trás é reta e nivelada, enquanto a garupa é moderadamente descendente. O peito é profundo e a linha inferior retrai-se ligeiramente no abdome.

A cabeça do pastor australiano é forte, fina e bem proporcionada com o resto do corpo. O nariz é preto nos cães de cor preta, mas é de cor rosada em cães de vermelho e brancos. Os olhos são amendoados e podem ser marrom, azul, acastanhado ou qualquer combinação dessas cores. As orelhas são de inserção triangular, média e alta.

De acordo com o padrão da raça, a cauda deste cão deve ser reta e pode ser naturalmente longa, curta ou em alguns casos ter sido amputada. Felizmente, muitos países proíbem o corte de rabo hoje, então muitos cães são salvos dessa prática cruel e sem sentido. As caudas naturalmente curtas, nesta raça, também podem ser sinais de problemas, uma vez que possuem uma relação genética com problemas na coluna.

A pelagem do cão pastor australiano é de comprimento médio e textura, e pode ser reta ou ondulada. A camada interna do pelo varia de acordo com as diferenças climáticas. As cores aceitas para esta raça são: azul, preto, vermelho e branco.

Pastor australiano: personalidade

Estes cães são excelentes pastores e têm um temperamento seguro e muito energético, semelhante ao dos Border Collies. Eles geralmente têm fortes instintos de guardiões, pastoreio e são muito curiosos e inteligentes.

Embora sejam cães com fortes tendências para a guarda, eles também são animais amigáveis ​​e leais. Eles geralmente não são briguentos ou agressivos, embora possam ser reservados quando encontram alguém. Podem se dar bem com outros cães e outros animais, desde que tenham recebido uma socialização adequada. De qualquer maneira, é importante começar a socialização desses cachorros desde que são um pastor australiano filhote, para reduzir a probabilidade de desenvolver comportamentos agressivos ou medrosos.

Por causa de sua grande inteligência, os pastores australianos podem ser treinados com facilidade. No entanto, eles são cães muito ativos que podem ter dificuldades com treinamentos calmos e de baixa intensidade. Eles alcançam bons resultados em treinamento esportivo em todas as suas especialidades e, claro, em treinamento para pastoreio. O treinamento com o Clicker é talvez a melhor maneira de treinar esses cães, já que lhes dá muito estímulo mental. Quando eles são deixados sozinhos por um longo tempo, eles tendem a ser cães destrutivos. O mesmo pode acontecer se eles não receberem suficiente exercício físico e mental.

De qualquer maneira, os pastores australianos podem ser excelentes animais de estimação se receberem o exercício e a atenção que eles exigem, algo que eles realmente tem necessidade. Se você não tem tempo e energia suficiente para dispor ao cachorro pastor australiano, ele não é o cão indicado para você.

Pastor australiano: cuidados

O pele não é difícil de cuidar e geralmente é suficiente escovar e pentear duas vezes por semana. No entanto, esses cães perdem muito pelo e não é aconselhável dar banhos com muita frequência, você só precisa fazê-lo quando for realmente necessário.

Os pastores australianos precisam de muito exercício e companhia. Eles não estão aptos a viver em apartamento por causa de sua energia, mas também não podem ficar isolados no jardim. Idealmente, eles deveriam morar em casas com grandes jardins ou em propriedades rurais, onde podem se exercitar ao ar livre, mas também compartilhar com o resto da família a maior parte do tempo. Iniciá-lo em um dos esportes caninos mais populares pode ser uma excelente maneira de exercitar e alcançar uma boa saúde física.

Além disso, a estimulação mental através de diferentes tipos de jogos de inteligência será uma excelente ferramenta para evitar problemas comportamentais, como estresse e ansiedade. Além disso, eles é uma maneira fantástica de treinar e fazer o cão se sentir útil. É muito importante pensar sobre esses fatores antes de decidir adotar um cão tão nobre.

Pastor Australiano: treinamento

O pastor de ovelhas australiano é um cão muito inteligente que precisa de educação e treinamento além do habitual em cães. Isso ocorre porque a falta de motivação e desenvolvimento pode levar a sérios problemas comportamentais, como comportamento compulsivo. é preciso trabalhar intensamente na educação do filhote de maneira rápida e já nesta etapa entraremos nos comandos básicos.

Uma vez que os comandos básicos são assumidos, será muito importante continuar trabalhando em formas novas e criativas de treinamento. A combinação de esportes avançados e treinamento pode ser uma excelente alternativa para o nosso pastor de ovelhas australiano. Para isso, esportes como agilidade são excelentes.

Pastor Australiano: saúde

Infelizmente, e como outros cães de pastoreio, o pastor australiano é propenso a várias doenças hereditárias. Estes incluem: cataratas, anomalia do olho de collie, displasia da anca, dermatite nasal causada pelo sol, síndrome de Pelger-Huet, coloboma da íris, síndrome do sacro lombar, epilepsia, atrofia progressiva da retina, doença de von Willebrand, distiquíase e duto arterial persistente.

Além disso, cruzamentos entre cães de cor preta geralmente resultam em filhotes cegos e / ou surdos. Cruzes entre cães com caudas naturalmente curtas podem produzir filhotes com sérios defeitos da coluna.

No entanto, com uma revisão veterinária regular e bons cuidados, é possível evitar o aparecimento de algumas doenças. Também é essencial seguir o calendário de vacinação para cães e desparasitação.

Fotos de Pastor Australiano

Vídeos de Pastor Australiano

Vídeos de Pastor Australiano
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Australiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Australiano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pastor Australiano
1 de 7
Pastor Australiano

Voltar ao topo da página