Problemas intestinais

Pode usar supositório em cachorro filhote?

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 20 junho 2023
Pode usar supositório em cachorro filhote?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorros geralmente possuem o sistema gastrointestinal bastante sensível, podendo apresentar, em várias fases da sua vida, episódios de diarreia ou constipação. Essas disfunções intestinais possuem várias causas, geralmente associadas à alimentação, doenças infecciosas, estilo de vida, ingestão hídrica e até mesmo ingestão de objetos, como panos, espumas, brinquedos, plástico e cordões.

A constipação, ou prisão de ventre, é uma situação que causa bastante desconforto no cachorro, podendo levar à letargia, dor na barriga e apatia. Principalmente os cães filhotes, costumam apresentar esse distúrbio devido à ingestão de corpos estranhos, em decorrência do seu comportamento curioso nessa fase da vida. Além disso, seu sistema gastrointestinal ainda está se adaptando à alimentação diferente do leite materno.

É muito importante que o tutor saiba identificar quando o seu amigo peludo não está se sentindo bem. Observar o número de vezes que ele evacua e o aspecto das fezes ajuda a identificar problemas com o intestino do cão. E o que fazer caso o cachorro esteja com dificuldades para evacuar? Pode dar algum remédio? Pode usar supositório em cachorro filhote? Para te auxiliar nessa tarefa de ajudar seu cão a ter uma boa saúde intestinal, o PeritoAnimal escreveu este artigo com várias informações importantes sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para cachorro defecar

Índice

  1. O que é supositório e para que serve?
  2. Pode usar supositório em cachorro filhote?
  3. Contraindicações do uso de supositório em cachorros filhotes
  4. Efeitos adversos do uso de supositório em cachorros filhotes
  5. Por que meu cachorro não consegue defecar?
  6. Como identificar a prisão de ventre no cachorro?
  7. O que fazer quando o cachorro filhote não consegue defecar?
  8. Quais laxantes posso dar para um cachorro filhote?
  9. Remédios naturais para estimular o cachorro a defecar

O que é supositório e para que serve?

O supositório é um medicamento com efeito laxante, utilizado em casos de prisão de ventre em que a administração oral não é possível (quando a pessoa ou o animal vomitam constantemente, por exemplo ou têm dificuldade de engolir).

O supositório mais comum utilizado em cães é o de glicerina que, ao ser inserido no reto, se dissolve com a temperatura corporal e é absorvido pela corrente sanguínea. Os supositórios agem rapidamente, dentro de poucos minutos a 1 hora após seu uso.

O supositório de glicerina, feito a partir do glicerol, atua amolecendo as fezes ao aumentar a absorção de água no intestino, tendo, portanto, um efeito laxante mais natural e menos agressivo que outras opções de laxantes disponíveis no mercado.

Além de ser indicado para casos de constipação, os supositórios podem ser utilizados como preparo para certos exames, tais como a colonoscopia.

Pode usar supositório em cachorro filhote?

Em caso de prisão de ventre, pode usar supositório em cachorro filhote? Sim, o supositório de glicerina pode ser utilizado em cachorro filhote, mas somente por indicação do médico veterinário. Sem saber a causa da constipação, o uso de laxantes e supositórios pode agravar o caso se houver uma obstrução intestinal.

O supositório de glicerina geralmente é prescrito em uma frequência de 24 horas, devendo ser associado a outras terapias, como a mudança de dieta (inclusão de mais fibras na alimentação do cachorro, alimentos úmidos, alimentos com efeito laxante).

Contraindicações do uso de supositório em cachorros filhotes

O uso de supositórios em cachorros filhotes deve ser feito com cautela e sob orientação veterinária adequada, uma vez que existem contraindicações que devem ser consideradas. Aqui estão as principais contraindicações do uso de supositórios em cachorros filhotes:

  • Idade e peso: geralmente os supositórios não são recomendados para filhotes muito jovens, especialmente se forem de raças pequenas, devido ao tamanho e à delicadeza do reto e ao risco de lesões que podem ocorrer.
  • Problemas de saúde: certas condições médicas, como prolapso retal, infecções retais ou anais, podem exigir precauções especiais ou contraindicar o uso de supositórios. Por isso que cada caso deve ser analisado por um veterinário.

Efeitos adversos do uso de supositório em cachorros filhotes

Entre os efeitos adversos que podem ser provocados pelo uso de supositório em cachorros filhotes, temos:

  • Lesões ou irritação: a inserção inadequada de supositórios pode causar lesões ou irritação no reto do cachorro filhote, resultando em desconforto e, até, possível sangramento.
  • Reações alérgicas: apesar de serem muito raras, os filhotes podem apresentar reações alérgicas aos ingredientes presentes nos supositórios, como irritação da pele ou coceira.
  • Desconforto ou ansiedade: a inserção de um supositório no reto do pet pode ser desconfortável ou causar ansiedade no filhote, até mesmo por não estar acostumado a esse tipo de procedimento.

Daí a importância de conversar com um veterinário antes de oferecer esta opção ao peludo, para que ele avalie se é uma opção segura e apropriada para o filhotinho.

Por que meu cachorro não consegue defecar?

Diversos são os fatores que podem desencadear um quadro de constipação intestinal no cão, como tumores intestinais, consumo hídrico inadequado, desidratação, dieta desbalanceada ou ingestão de corpos estranhos.

O manejo nutricional incorreto é a principal causa de prisão de ventre nos cães. Dietas com pouca fibra, com ingredientes de baixa qualidade, com grande quantidade de carboidratos podem causar problemas intestinais nos cães. Procure sempre oferecer ao seu amigo uma dieta de boa qualidade e balanceada, seja ela industrializada (ração comercial) ou comida caseira. Outro fator importante é a ingestão de água na quantidade ideal. A ingestão de fibras sem beber uma boa quantidade de água, poderá agravar o problema.

Ainda, algumas causas de constipação podem ser mecânicas, como obstrução, fratura de bacia, tumores, hérnias perineais, tumores prostáticos e ingestão de corpos estranhos. Nesses casos, o animal pode sentir dor quando sente vontade de defecar, inibindo a evacuação. Sempre é aconselhável procurar ajuda profissional nesses casos, para que sejam realizados exames diagnósticos, como radiografias e ultrassonografia.

Como identificar a prisão de ventre no cachorro?

Antes de cogitar a possibilidade de usar um supositório no cachorro filhote, é importante saber identificar a prisão de ventre em um cachorro. Cães constipados apresentam:

  • Tenesmo (ficam muito tempo agachados, na posição para defecar, mas não defecam)
  • Eliminam poucas fezes ressecadas, que podem conter sangue
  • Prostração
  • Anorexia
  • Vômitos
  • Dor ao ser tocado no abdômen.

O primeiro sintoma a ser observado pelo tutor é a diminuição na frequência de defecação, que pode ficar em dias alternados. Esse já é um sinal de alerta, que não deve ser ignorado. Com uma menor expulsão de fezes, devido a uma baixa motilidade intestinal, ocorre uma maior absorção de água do bolo fecal, causando seu ressecamento. Com o tempo, isso pode virar um problema grave, pois será formada uma espécie de “pedra de fezes”, chamada de fecaloma, que deverá ser retirado cirurgicamente.

O que fazer quando o cachorro filhote não consegue defecar?

Caso o filhote não tenha outro sintoma, como vômito, náusea, apatia e dores abdominais, pode ser oferecido a ele um pouco de leite. Outra opção é colocar um pouco de azeite na comida do cachorro, mas sem exageros!

Deve-se verificar a qualidade da alimentação que está sendo oferecida para o filhote. Caso a ração seja de baixa qualidade, aconselha-se trocar por outra melhor, lembrando que essa mudança deverá ser lenta e gradual, para evitar que o pet tenha diarreia.

Quais laxantes posso dar para um cachorro filhote?

O uso de laxante em cachorros filhotes é uma boa opção caso haja certeza de que a constipação não esteja sendo causada por alguma obstrução intestinal. Caso o intestino esteja obstruído, o uso de laxantes poderá agravar o quadro. Procure sempre orientação do médico veterinário antes de administrar qualquer tipo de medicamento para o seu pet.

Remédios naturais para estimular o cachorro a defecar

O melhor remédio natural para eliminar a prisão de ventre no cachorro é a ingestão de líquidos. Estimule o seu amigo a beber mais água. Leve-o para fazer exercícios físicos, como caminhada, corrida ou apenas brincadeiras ao ar livre, o que estimulará o cãozinho a beber mais água. Também é válido o uso de alimentos úmidos, como latinhas e sachês.

Algumas frutas podem ajudar a regular o intestino do cachorro, como mamão, manga e melancia. Inclua esses alimentos na dieta do pet, pois são ricos em fibras e eles adoram! Você pode utilizar ainda, junto com a abóbora, um pouquinho de azeite. Além de temperar, vai ajudar na evacuação. Utilize também aveia, chia e linhaça na dieta do cachorro, lembrando sempre de oferecer líquidos após as refeições.

O psyllium (Plantago psyllium) é um vegetal comumente utilizado como adjuvante no tratamento de diversas enfermidades que resultam em alteração na eliminação de fezes, tanto em animais, como no homem. Dentre as indicações de seu uso, inclui-se constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, neoplasias em cólon, diabetes mellitus e hipercolesterolemia. Seu emprego em pacientes com constipação é bem difundido na medicina humana e estudos mostraram bons resultados em cachorros, podendo ser uma alternativa para o tratamento da constipação nesses animais.

Agora que você já sabe que pode usar supositório em cachorros filhotes, desde que sob prescrição médica, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos como ensinar um cachorro filhote a fazer suas necessidades no tapete higiênico:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode usar supositório em cachorro filhote?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Reis, D.M. et al. Fecaloma canino: Relato de caso. XX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Unicruz. Disponível em https://www.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2015/XX%20SEMIN%C3%81RIO%20INTERINSTITUCIONAL%202015%20-%20ANAIS/Graduacao/Graduacao%20-%20Resumo%20Expandido%20-%20Exatas,%20Agrarias%20e%20Ambientais/FECALOMA%20CANINO%20RELATO%20DE%20CASO.pdf. Acesso em 20/06/2023.
  • Tortola, L. et al. Uso de psyllium para controle da constipação em cães. Ciência Rural, Santa Maria, V.39, n. 9, p.2638-2641, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/cr/a/NWDGhvBDwzQT6sCpLkZptfq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20/06/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MARIA JOSÉ
Oi boa tarde eu guerra una ajuda minha cachorrinha e una podle ela era boa toda e hoje tá fazendo 9 dias gue ariou as patinhas traseira e anda mais anda arrastando as patinhas traseira e tá afinando os ossos das costa muito rápido poriso pessoas ajuda eu agradeço muito si poder mi ajudar já dei esse remédio efeguitrin e do inimigo e te agora não vi resutado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria José. Recomendamos que você a leve a um veterinário o quantos antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pode usar supositório em cachorro filhote?