Partilhar

Os 10 animais que saltam mais alto

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 26 julho 2016
Os 10 animais que saltam mais alto

Todos os animais têm habilidade especiais, no entanto existem animais que têm habilidades físicas extraordinárias que os tornam autênticos atletas. Este é o caso da capacidade que algumas criaturas possuem para dar saltos altos e compridos que, por um momento, parecem voar ou flutuar no ar.

Como o fazem? Embora seja uma questão simples que vem dos milhares de anos de evolução, adaptação e sobrevivência a novos e desconhecidos meios envolventes, não deixa de ser bonito e fantástico. Elásticos, alguns de pernas tão compridas como os dias de verão, força e ao mesmo tempo leveza, são apenas algumas das características que partilham os animais que saltam mais alto em todo o mundo. Nem um medalhado olímpico pode igualar estes animais. Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra quais são, surpreenda-se!

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais lentos do mundo

Impala, até 4 metros de altura

As impalas são conhecidas pela sua incrível velocidade, de fato, embora seja a presa de predadores experientes como os leões, não são assim tão fáceis de caçar. Estas bonitas crituras são demasiado rápidas para os seus caçadores selvagens, que se aborrecem ao persegui-las e optam por outro tipo de estratégias. Uma impala pode, em apenas um salto para a frente, percorrer até 9 metros de comprimento e, na vertical, até 4 metros.

Os 10 animais que saltam mais alto - Impala, até 4 metros de altura

Cercopidae, salta 100 vezes o seu tamanho

Este inseto de pintas peculiares, pode chegar a saltar até 100 vezes o seu tamanho. Embora sejam pesado para realizar esta façanha, fazem uso de toda a sua força corporal em cada salto, sendo um dos animais que mais alto saltam em todo o mundo. Eu não consigo saltar nem 2 metros por muito que tente!

Os 10 animais que saltam mais alto - Cercopidae, salta 100 vezes o seu tamanho

Onça-parda ou Puma, pode atingir os 5 metros de altura

A Onça-parda, também conhecida como Puma, tem uma grande capacidade para correr e saltar. É um animal forte e vigoroso que pode saltar horizontalmente até 12 metros e na vertical até 5 metros. Atinge velocidades de 80 km/h e tem umas patas traseiras muito potente. Além disso, a Onça-parda passa grande parte do seu tempo estirando as suas patas, como se se preparasse todos os dias para uma maratona.

Os 10 animais que saltam mais alto - Onça-parda ou Puma, pode atingir os 5 metros de altura

Pulga, salta para sobreviver

A pulga é um inseto que vai picando a pele salto a salto como um nômada. Adoram esconder-se no pelo dos cachorros, cavalos e gatos, e embora pequeninas, podemos vê-las as saltar para outro lugar. Os seus movimentos estilo catapulta são feitos graças a um mecanismo tipo mola das suas pernas, que depois de segurarem o solo com as suas espinhas, este mecanismo é liberado e faz com que saiam disparadas ao seu próximo destino. Embora as pulgas sejam um pesadelo para os seus hospedeiros, por esta extraordinária qualidade fazem parte dos animais que saltam mais alto em todo o mundo.

Os 10 animais que saltam mais alto - Pulga, salta para sobreviver

Golfinhos, um dos melhores saltadores

É um espetáculo ver os golfinhos a voar pelos ares com aquela alegria que os caracteriza. Entre a uma pirueta e outra, um golfinho médio pode saltar até 7 metros fora da água. Na natureza própria deste animal, encontra-se o hábito de saltar constantemente, combinando os saltos com o nado debaixo de água. Os golfinhos saltam por muitas razões, para avistar presas próximas, poupar energia, comunicarem entre si ou simplesmente para demonstrar que estão contentes. Se quer descobrir mais curiosidades sobre os golfinhos, não perca o nosso artigo!

Os 10 animais que saltam mais alto - Golfinhos, um dos melhores saltadores

Rã, saltam 150 vezes o seu tamanho

As rãs, em particular algumas espécies, são como foguetes. São muito elásticas e têm músculos perfeitamente desenhados para saltar mais de 150 vezes a sua própria altura. Têm sempre as suas patas traseiras fletidas e quando chega a hora de saltar, utilizam toda a sua força para as esticar totalmente e assim obter um grande impulso.

Os 10 animais que saltam mais alto - Rã, saltam 150 vezes o seu tamanho

Cabra-das-montanhas, salta até 40 metros do penasco

Adoram saltar entre uma rocha e outra! As cabras-das-montanhas são animais pesados mas com muita agilidade e força. Podem saltar até 40 metros penasco abaixo, e horizontalmente podem salta até aos 4 metros. Estes animais que mais saltam no mundo podem suportar distâncias tão longas, em apenas um salto e sem se aleijarem, porque possuem umas "almofadas" côncavas especiais e totalmente ergonômicas que amortecem a queda, reduzem os danos e aliviam a pressão nas suas patas.

Os 10 animais que saltam mais alto - Cabra-das-montanhas, salta até 40 metros do penasco

Coelhos, precisam de saltar para serem felizes

Muitas pessoas que têm coelhos como animais de estimação e os mantêm dentro de gaiolas ou espaços fechados, não sabem que os coelhos são animais que adoram saltar e que expressam a alegria através do salto. No mundo animal fora das gaiolas, estas adoráveis criaturas saltam para encontram alimento, para escapar aos predadores e são especialistas a desviarem-se de obstáculos. Alguns coelhos podem saltar até 1,5 metros de altura e 3 metros na horizontal. Se gosta da companhia destes roedores, consulte o nosso artigo em que lhe falamos sobre os cuidados básicos para coelhos e ofereça-lhe a melhor qualidade de vida possível.

Os 10 animais que saltam mais alto - Coelhos, precisam de saltar para serem felizes

Canguru-vermelho, desloca-se a saltar

E como não falar do famoso canguru? Estes animais têm no salto a sua forma de movimentação, em vez de caminharem ou correrem. Os cangurus podem saltar a uma velocidade de 60 km/h e ultrapassar, sem o mínimo esforço, obstáculos de 3 metros de altura. Estes marsupiais usam o rabo como uma quinta pata que os ajuda a avançar com maior força e rapidez.

Os 10 animais que saltam mais alto - Canguru-vermelho, desloca-se a saltar

Rato-canguru, o roedor mais saltitão

Estes roedores têm o apelido de canguru devido às suas longas patas traseiras, feitas para a arte de saltar, e que lhes permite um impulso rápido em cada salto. Em todas as oportunidades que têm para se separar do colo, os ratos-canguru podem superar o comprimento do seu corpo umas 28 vezes e são os roedores que mais saltam em todo o mundo. Desta forma, além de serem os roedores mais bonitos de toda a sua família, os ratos-canguru fazem parte da lista dos animais que mais alto saltam em todo o mundo.

Os 10 animais que saltam mais alto - Rato-canguru, o roedor mais saltitão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais que saltam mais alto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 10 animais que saltam mais alto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 10 animais que saltam mais alto
1 de 11
Os 10 animais que saltam mais alto

Voltar ao topo da página