PARTILHAR

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 4 janeiro 2024
Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍

Se você gosta dos animais tanto como nós no Perito Animal, certamente alguma vez você já deve ter se perguntado: qual é o animal mais rápido do mundo? É por isso que aqui trazemos uma lista com os animais que ocupam os primeiros 10 lugares deste curioso ranking de velocidade.

Provavelmente você já ouviu falar que o guepardo ou a gazela são muito rápidos, mas sabia que existem aves e, inclusive insetos que podem atingir velocidades impressionantes? Se a resposta é não, dê uma olhada nesta lista com os animais mais rápidos do mundo e se surpreenda com maravilhoso mundo do reino animal: animais feitos para atingir velocidades vertiginosas, por terra, mar e ar, tudo para não serem devorados ou para devorar e sobreviver.

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais lentos do mundo

TOP 10 animais mais rápidos do mundo

Os animais mais rápidos do mundo são:

  • Falcão-peregrino
  • Guepardo
  • Agulhão-vela
  • Besouro-tigre
  • Tubarão-mako
  • Beija-flor
  • Espadarte ou Meca
  • Tigre siberiano
  • Avestruz
  • Libélula

Continue lendo para saber mais sobre as peculiaridades de cada um desses animais velozes e impressionantes!

Falcão-peregrino: o animal mais rápido do mundo

O falcão-peregrino pode manter um voo que pode chegar a 96 km/h, porém quando avista uma presa e decide atacar, esta fantástica ave voa muito mais rápido e alcança os 360 km/h! Uma velocidade espantosa.

O Falcão-peregrino é sem dúvida o animal mais veloz do mundo e por isso, é o primeiro da nossa lista dos animais mais rápidos do planeta. Inclusive existem registros de pássaros da mesma espécie que alcançaram os 398 km/h, um número maior que o recorde de velocidade da Fórmula 1.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Falcão-peregrino: o animal mais rápido do mundo

Guepardo

O fato de o guepardo fazer parte da nossa lista com os 10 animais mais rápidos do mundo não é surpresa. Este incrível felino é famoso pela sua agilidade, pois em velocidade de ponta e distâncias curtas, podem atingir entre 112-120 km/h!

Os guepardos são consideradas os predadores terrestres mais velozes do planeta. Nas savanas africanas e do Médio Oriente, onde vivem, gostam de atacar de surpresa à distância, através da sua incrível visão que possibilita o voo certeiro atrás das suas presas.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Guepardo

Agulhão-vela

Agora vamos falar sobre um animal que se desloca na água. Trata-se do impressionante agulhão-vela, que é equivalente ao guepardo, mas que pertence ao meio aquático. Este peixe de forma tão característica pode atingir os 110 km/h. O melhor de tudo é que esta alucinante velocidade faz com que eles consigam dar incríveis saltos fora de água, por isso ocupam o terceiro lugar da nossa contagem das espécies mais rápidas do mundo animal.

Embora o agulhão-vela não esteja entre os maiores peixes que existem, a sua barbatana dorsal faz com que pareçam maiores do que na realidade são, ajudando a afastar possíveis predadores. Além disso, eles têm a capacidade de mudar de cor para confundirem as suas presas.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Agulhão-vela

Besouro-tigre

Chegou a vez dos insetos. Este pequenino pode correr tão depressa que chega a turvar a visão. O escaravelho-tigre, chamado assim pelos seus hábitos de predador, foi considerado o inseto mais rápido do planeta, porque a sua velocidade de 2,5 m/s comparada em proporções, equivaleria a um humano correndo a 810 km/h, uma loucura!

Como já mencionamos, o besouro-tigre viaja tão depressa que tem que parar para voltar a focar e ver por onde se desloca, uma vez que o seus olhos não são capazes de ver com claridade a essa velocidade.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Besouro-tigre

Tubarão-mako

Os tubarões estão presentes em muitos rankings e claro, não podiam estar de fora da lista dos 10 animais mais rápidos do mundo do PeritoAnimal.

O tubarão-mako navega pelos oceanos a 124 km/h, uma velocidade impressionante que usa na hora de caçar. Chamado de falcão dos mares, fazendo referência a sua velocidade. Esta classe de tubarão é considerada perigosa para o ser humano devido à sua capacidade de saltar para dentro dos barcos de pesca. Assim como o agulhão-vela, a velocidade possibilita que ele possa dar saltos impressionantes fora da água.

Embora o tubarão-mako não esteja na lista dos 10 animais em maior perigo de extinção do mundo, a sua espécie está considerada em situação "vulnerável" devido ao seu comércio descontrolado.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Tubarão-mako

Beija-flor

Uma ave bonita, misteriosa, que sempre chamou a atenção do ser humano também faz parte dos animais mais velozes do mundo. Estas fantásticas aves, que apenas chegam aos 10 cm de comprimento, podem atingir velocidades de voo até os 100 km/h.

Os beija-flores movem as suas asas tão rápido que é quase impossível vê-las. Entre outras curiosidades, são as únicas aves que podem voar para trás e para baixo, conseguindo se manter imóveis no ar. Essa ave é tão rápida que não consegue caminhar.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Beija-flor

Espadarte ou Meca

O espadarte, também conhecido como meca e muitas vezes erroneamente chamado de peixe-espada, é um grande predador que pode chegar a atingir os 4 metros de envergadura e pesar 500 kg. Com estas dimensões, não deve surpreender que o espadarte faça parte do grupo de animais mais rápidos do mundo.

Junto com o agulhão-vela e o tubarão-mako, este corredor do mar, pode atingir os 100 km/h quando arranca na direção da sua presa. A velocidade que o espadarte alcança deve-se à forma aerodinâmica da sua barbatana caudal e tal como os outros peixes desta lista, o espadarte também pode dar grandes saltos fora da água.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Espadarte ou Meca

Tigre siberiano

Além de imponente e majestoso, o tigre siberiano junta-se à nossa lista de animais mais velozes, uma vez que pode alcançar os 90 km/h e levando em conta o seu habitat natural que é a neve, esta velocidade em distâncias curtas é impressionante.

Entre as curiosidades mais chamativas deste bonito e veloz animal, podemos dizer que o tigre siberiano é o maior dos felinos. O seu pelo de listras é único, tal como as impressões digitais de um ser humano e de fato, as listras não só aparecem no seu pelo, mas também na sua pele.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Tigre siberiano

Avestruz

A avestruz é a maior ave que existe atualmente. As avestruzes são como dinossauros ambulantes! Se você pensa que o tamanho é um problema para esta ave, está enganado, porque apesar de não poder voar e de andar em duas patas, este incrível animal de 150 kg pode correr a 70 km/h.

O que faz a avestruz merecedora de um posto na nossa contagem dos animais mais rápidos do mundo, é que ao contrário de outros membros deste ranking, a avestruz pode continuar na mesma velocidade durante vários quilômetros. Entre outras curiosidades, é interessante ressaltar que as crias de avestruz, com apenas um mês de vida, já correm a 55 km/h. Difíceis de alcançar, não?

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Avestruz

Libélula

Terminamos com outro inseto, mas desta vez com um que você já deve ter visto alguma vez: a libélula. Este inseto de grandes dimensões é capaz de fazer voos de 7 metros por segundo, o que equivale a uns 25 km/h, mas também existem registros de que podem superar os 100 km/h, isto é muito para um inseto voador!

Porém, por que ela precisa voar tão rápido? Para aproveitar o tempo! Concluída a fase larval, as libélulas só vivem algumas semanas, no máximo um mês, ou seja, tempo é tudo para este animal.

Como curiosidade sobre as libélulas, ao contrário de muitos insetos, não podem dobrar as asas sobre o seu corpo.

Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍 - Libélula

Outros animais com velocidades impressionantes

Já terminamos a nossa lista com os 10 animais mais rápidos do mundo, mas queremos fazer algumas observações especiais que certamente vai chamar a sua atenção:

  • Embora o basilisco-comum não seja dos mais velozes, não podemos deixar de citá-lo, porque este lagarto pode correr uns 5 km/h, sobre a água!
  • Provavelmente, você jamais pensou que um caracol estaria em um ranking de velocidade, mas embora o caracol cônico marinho seja igualmente lento como os seus semelhantes, tem um ataque muito veloz. Num piscar de olhos, dispara o seu arpão sob a presa que morrerá em segundos com seu veneno.
  • As minhocas são os invertebrados mais velozes, uma vez que podem "andar" a 16 km/h por terra firme, sabia disso?

Se você acha que deixamos alguma animal de fora da nossa lista dos mais rápidos, não duvide em comentar e, se gosta dos rankings do Perito Animal, dê uma olhada nos 5 animais mais inteligentes do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fuentes, M. A. Theoretical considerations on maximum running speeds for large and small animals. J. Theor. Biol. 390, 127–135 (2016). Acessada em 25 de novembro 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022519315005603?via%3Dihub

Vídeos relacionados com Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍

Vídeos relacionados com Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Lince
O marlim negro também é bem rápido.
A sua avaliação:
Lince
O marlim negro também é bem rápido.
A sua avaliação:
Lince
O marlim negro também e bem rápido
A sua avaliação:
thiago rafael
O guepardo também é muito rápido👌
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Thiago! Sim, o guepardo é um dos animais mais rápidos do mundo! E, além de guepardo, ele se chama chita! Ou seja, a chita, ou guepardo, está aí no nosso item 3!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o musaranho elefante e o lagarto jesus cristo e a manba negra são tambem muito rapidas
Kaique
É verdade e a hiena listrada é bem rapida também
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o casuar tambem e bem rapido
Lince
Além de agressivo e perigoso kkkk
A sua avaliação:
abel
Muito bom
Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍
1 de 11
Top 10 animais mais rápidos do mundo 🌍

Voltar ao topo da página ↑