Curiosidades do mundo animal

Os 15 animais mais venenosos do mundo

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 janeiro 2020
Os 15 animais mais venenosos do mundo

Você alguma vez já se perguntou qual o animal mais venenoso do mundo? No Planeta Terra existem centenas de animais que podem ser letais para o homem, embora em muitas ocasiões não conhecemos o potencial e os efeitos do seu veneno.

É importante ressaltar que esses animais considerados perigosos só injetam seu veneno caso se sintam ameaçados, pois não deixa de ser uma perda de energia para eles e também levam muito tempo de recuperação, já que ficam vulneráveis. É importante ter em conta que os animais venenosos não atacam sem mais nem menos, só por algum motivo.

Porém, mesmo sendo um mecanismo de defesa deles, o veneno pode afetar gravemente o organismo dos humanos, levando até a morte. Por isso, queremos que você continue lendo este artigo do PeritoAnimal, para ficar por dentro da lista dos animais mais venenosos do mundo.

Também lhe pode interessar: Os animais mais perigosos do mundo

Índice

  1. TOP 15 animais mais venenosos do mundo
  2. Cobra real
  3. Escorpião caçador da morte
  4. Víbora do Gabão
  5. Caracol de cone geográfico
  6. Víbora de Russell
  7. Escorpião comum
  8. Aranha-marrom
  9. Viúva-negra
  10. Mamba-negra
  11. Polvo-de-anéis-azuis
  12. Rã-flecha
  13. Taipan
  14. Peixe-pedra
  15. Serpente marinha
  16. Vespa-do-mar
Ver mais >>

TOP 15 animais mais venenosos do mundo

Esses são os bichos mais perigosos do mundo, em contagem decrescente para o animal mais venenoso do mundo:

15. Cobra-parda
14. Escorpião caçador da morte
13. Uma víbora do Gabão
12. Um caracol de cone geográfico
11. A víbora de Russell
10. Escorpião
9. Aranha-marrom
8. Viúva-negra
7. Mamba-negra
6. Polvo-de-anéis-azuis
5. Rã-flecha
4. Taipan
3. Peixe-pedra
2. Serpente marinha
1. Vespa-do-mar

Continue lendo para saber mais sobre cada um deles!

15. Cobra real

Podemos encontrar essa espécie na Austrália, lugar onde ela costuma aparecer com mais frequência e em maior quantidade. Também conhecida por cobra-parda, a cobra real pode ser encontrada entre pedaços de madeira e no lixo. As picadas dessa cobra são raras mas, quando acontecem, provocam dificuldades para engolir, visão turva, vertigem, salivação excessiva, paralisia, podendo até provocar a morte da pessoa mordida.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 15. Cobra real

14. Escorpião caçador da morte

Encontrado pelo Oriente Médio, especialmente na Palestina, o Escorpião Amarelo da Palestina também é chamado de caçador da morte pois, frequentemente, procura de invertebrados para sua caça. Também é conhecido por ser um dos insetos venenosos mais perigosos.

Segundo a pesquisa publicada na BBC News¹, apesar de ter somente 11 cm de comprimento, o seu veneno é bastante forte. Somente 0,25 mg de veneno que sai da sua cauda e da farpa que injeta as toxinas é capaz de matar 1 kg de ratos, por exemplo.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 14. Escorpião caçador da morte

13. Víbora do Gabão

Essa víbora pode ser encontrada em maior número nas florestas do Sul do Saara, na savana da África, em países como Angola, Moçambique e Guiné Bissau. São conhecidas por ter um tamanho bastante considerável.

Geralmente, as víboras do Gabão chegam a medir até 1, 80 metros de comprimento, seus dentes medem 5 cm, e possuem a habilidade da camuflagem nas florestas perto das folhas e galhos. Seu veneno pode ser fatal para os humanos e outros animais.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 13. Víbora do Gabão

12. Caracol de cone geográfico

O caracol está entre os bichos mais perigosos do mundo pois, apesar de sua lentidão, consegue reagir com seu veneno ao se sentir ameaçado. É carnívoro e se alimenta de peixes ou vermes.

Os dentes do caracol de cone são bem afiados e funcionam como “talheres assassinos” pois, com seus dentes, eles conseguem prender os peixes e suas toxinas o envenenam, deixando-os paralisados e facilitando sua digestão. Seu veneno pode ter um efeito devastador em humanos, pois age diretamente no sistema nervoso levando à morte, caso não haja assistência médica imediata.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 12. Caracol de cone geográfico

11. Víbora de Russell

Na Ásia, essa espécie de cobra vem matando milhares de pessoas. Não chega a ser o bicho mais venenoso do mundo, mas as pessoas que são mordidas pela víbora apresentam sintomas terríveis e podem morrer. Podem ter problemas na coagulação sanguínea, dores severas, tonturas e até insuficiência renal.

Seu tamanho chega a 1,80 metros e, por sua dimensão considerável, consegue agarrar qualquer presa e aplicar sua mordida assassina. Uma mordida só dessas espécie pode conter até 112 mg de veneno.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 11. Víbora de Russell

10. Escorpião comum

Na décima posição, encontramos o conhecido escorpião comum. Existem mais de 1400 espécies distribuídas por todo o mundo, pois eles costumam se adaptar perfeitamente a diferentes climas e diversos tipos de alimentação.

Devido ao fato de serem um alvo fácil paras as corujas, lagartos ou serpentes, ow escorpiões desenvolveram vários mecanismos de defesa, embora o mais chamativo seja o ferrão. A maioria não envolve um risco para os humanos, porém, os que pertencem à família Buthidae, assim como o Escorpião Amarelo, que é da mesma família, estão na lista dos animais mais venenosos do mundo.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 10. Escorpião comum

9. Aranha-marrom

No posto número nove, encontramos a aranha-marrom ou aranha-violino como um dos 15 animais mais venenosos do mundo.

Também conhecida como Loxosceles laeta esta aranha pode ser mortal, dependendo do peso do seu indivíduo. O seu veneno atua dissolvendo os tecidos da pele enquanto causa a morte celular que pode acabar em amputação de algum órgão do ser humano. O efeito é 10 vezes mais poderoso que o ácido sulfúrico.

O que você pode fazer depois de uma picada da aranha-marrom?

  • Aplique gelo na ferida, pois isso faz com que aconteça a redução da velocidade de penetração do veneno.
  • Não se movimente muito, chame uma ambulância.
  • Lave a região picada com água a sabão.
Os 15 animais mais venenosos do mundo - 9. Aranha-marrom

8. Viúva-negra

A famosa viúva-negra aparece no lugar número oito da lista, sendo uma das aranhas mais venenosas do Brasil. O seu nome vem do canibalismo particular da sua espécie, uma vez que a fêmea come o macho depois do acasalamento.

A aranha viúva-negra é a mais perigosa para o ser humano, especialmente a fêmea. Para saber se a aranha é fêmea, basta observar se ela apresenta as marcas vermelhas que decoram o seu corpo. Os efeitos da sua picada podem ser graves e inclusive mortais, caso a pessoa mordida não recorra a um centro médico, para receber tratamento adequado.

Conheça também a aranha de Sydney, considerada a mais venenosa do mundo.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 8. Viúva-negra

7. Mamba-negra

A Mamba-negra é uma serpente que ficou muito conhecida depois da sua aparição no filme “Kill Bill” de Quentin Tarantino. Ela é considerada a cobra mais venenosa do mundo e sua cor de pele pode variar entre o verde e o cinza metalizado. É muito veloz e territorial. Antes de atacar, emite sons de advertência. A sua mordida injeta uns 100 miligramas de veneno, sendo que 15 miligramas já são letais para qualquer ser humano.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 7. Mamba-negra

6. Polvo-de-anéis-azuis

Os seus anéis já são uma dica do quanto esse bicho pode ser venenoso. O Polvo-de-anéis-azuis é o cefalópode mais perigoso da terra, uma vez que não existe antídoto para o seu veneno. Veneno este que é suficiente para tirar a vida a 26 pessoas. Apesar de serem muito pequenos no tamanho, aplicam um veneno poderoso e mortal.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 6. Polvo-de-anéis-azuis

5. Rã-flecha

A rã-flecha também conhecida como sapo-flechas-de-veneno. É considerada o anfíbio mais venenoso do Planeta Terra, uma vez que produz veneno capaz de matar 1500 pessoas. Antigamente, os nativos molhavam as pontas das suas flechas com o veneno, o que as tornava ainda mais letais.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 5. Rã-flecha

4. Taipan

Os efeitos que a serpente taipan produz são impressionantes, podendo chegar a matar 100 pessoas adultas, assim como 250.000 ratos. O seu veneno é entre 200 a 400 vezes mais tóxico que a maioria das cascavéis.

A ação neurotóxica faz com que a Taipan possa matar um humano adulto em apenas 45 minutos. Nesses casos, a ajuda médica é algo primordial logo após a sua mordida.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 4. Taipan

3. Peixe-pedra

O Peixe-pedra é da classe actinopterygii, considerado um dos bichos mais venenosos do mundo. O seu nome vem precisamente por sua aparência, semelhante a uma rocha. O contato com as espinhas das suas barbatanas é mortal para o ser humano, uma vez que o seu veneno é semelhante ao de uma cobra. A dor é muito intensa e angustiante.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 3. Peixe-pedra

2. Serpente marinha

A serpente marinha está presente em qualquer mar do Planeta Terra, e o seu veneno é o mais nocivo de todas as serpentes. Supera entre 2 a 10 vezes o de um cobra e a sua mordida é letal para qualquer ser humano.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 2. Serpente marinha

1. Vespa-do-mar

A vespa-do-mar é, sem dúvida, o animal mais venenoso do mundo! Habita principalmente no mar perto da Austrália e pode chegar a ter tentáculos com 3 metros de comprimento. À medida que envelhece, o seu veneno vai se tornando mais letal, sendo capaz de matar uma pessoa em apenas 3 minutos.

Os 15 animais mais venenosos do mundo - 1. Vespa-do-mar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 15 animais mais venenosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências

1. BBC Earth. “One animal is more venomous than any other”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.bbc.com/earth/story/20151022-one-animal-is-more-venomous-than-any-other

Bibliografia
  • National Geografic. “Venomous Animals Kill in Horrible Ways—And Also Cure” Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/news/2016/09/venomous-deadliest-creatures-cure-christie-wilcox/
  • University of Michigan. “Russell's Viper”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.umich.edu/~elements/web_mod/viper/introduction.htm

Vídeos relacionados com Os 15 animais mais venenosos do mundo

1 de 2
Vídeos relacionados com Os 15 animais mais venenosos do mundo
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
olivan
louco
1 de 16
Os 15 animais mais venenosos do mundo