Os 10 animais mais lentos do mundo
Existem vários tipo de animais. Há os rápidos, os ágeis e ativos, mas por outro lado, existem os animais lentos, calmos e preguiçosos. Todos os animais são especiais, cada um com as suas próprias caraterísticas, daí a grande diversidade animal que existe no nosso planeta Terra.
Ser lento também tem os seus benefícios. Os animais que levam a sua vida com calma total costumam ser adoráveis e fofos! Mas cuidado, isto em alguns casos pode ser só aparência. Mas você sabe qual é o animal mais lento do planeta?
Conheça, neste artigo do PeritoAnimal, os 10 animais mais lentos do mundo. Vamos falar sobre algumas características, curiosidades e exemplificar com fotos! O meu favorito é o coala, qual é o seu?
- Bicho-preguiça
- Tartaruga-comum
- Coala
- Peixe-bois
- Cavalo-marinho
- Estrela-do-mar
- Caracol de jardim
- Lóris ou macaco lento
- Galinhola americana
- Corais
Bicho-preguiça
O bicho-preguiça é o animal mais lento do mundo, tanto que dá preguiça só de ver. Brincadeiras à parte, o seu nome tem sido usado em diversas frases quando queremos fazer referência à extrema lentidão e até ao tédio. A sua visão é míope e este animal têm a audição e olfato pouco desenvolvidos. O seu nome em inglês é "sloth", sinônimo de movimento em câmera lenta ou "slow motion". A sua velocidade média é de 0,020 km/h. É uma espécie que está muito ameaçada de extinção, infelizmente.
Tartaruga-comum
A tartaruga-comum (Caretta caretta) é o símbolo mundial de lentidão, embora algumas das tartarugas marinhas não sejam tão lentas como a lenda urbana diz. As tartarugas são animais com uma grande expectativa de vida, podendo viver até aos 150 anos. A sua velocidade média é de 0,040 km/h. É, sem dúvidas, o réptil mais lento do mundo.
Coala
Estes animais noturnos gostam de se refugiar, por um longo tempo, nas árvores da Austrália e são considerados trepadores especializados. Contam com uma cauda bastante acolchoada que lhes permite sentar sobre ela para desfrutar das paisagens no alto e depois se deslocam a uma velocidade máxima de 20 km/h. Um dado curioso é que os coalas não são ursos, eles entram na categoria de mamíferos marsupiais como espécie, mas a sua aparência os rotula como ursos.
Peixe-bois
Os peixes-bois (Trichechus), manatins ou lamantins são conhecidos popularmente como vacas marinhas. São muito adoráveis e parece que não nadam, que apenas flutuam com total tranquilidade. São animais cuja velocidade máxima é de 5 km/h. Costumam ser muito gentis e gostam de permanecer à sombra nas águas, pouco profundas, do mar Caribe e oceano Índico.
Os peixes-bois passam o dia todo comendo, aumentando de peso e descansando. Atualmente não contam com predadores, algo que os torna ainda mais lentos, pois não têm que fugir de ninguém. Exercitam-se muito pouco.
Cavalo-marinho
Os cavalos-marinhos (Hippocampus hippocampus) são lentos devido à sua complexa estrutura corporal que não lhes permite mover-se muito nem atingir altas velocidades, por uma capacidade motora reduzida, que apenas lhes permite nadar em sentido vertical.
Estes animais aquáticos estão feitos para permanecer em um mesmo lugar toda a sua vida, pois são muito caseiros. Este peixe apenas atinge 0,09 km/h. Existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos, todas igualmente lentas. A sua beleza não reside nos seus movimentos.
Estrela-do-mar
A estrela-do-mar é um dos animais mais lentos do mundo, alcançando velocidades de 0,09 km/h. Também existem mais de 2.000 tipos de estrelas-do-mar, sendo muito diferentes entre si. As estrelas-do-mar podem ser encontradas em praticamente todos os oceanos da Terra. Não estão feitas para percorrer longas distâncias, e como são muito lentas, deixam-se levar pelas correntes oceânicas.
Caracol de jardim
Este molusco terrestre de concha espiral é extremamente lento. Se o vir em um jardim, é possível que no dia seguinte se encontre praticamente no mesmo lugar. Habitam em zonas úmidas mediterrâneas, gostam de hibernar durante anos e se mexem fazendo pequenas contrações musculares que chegam até aos 0,050 km/h. Embora vivam em jardim, não gostam muito da luz solar e preferem desfrutar de uma boa sombra.
Lóris ou macaco lento
O lóris (Lorisinae) é um curioso e adorável tipo de primata noturno, nativo das selvas do Sri Lanka. As suas mãos são idênticas às dos seres humanos e realizam movimentos contorcionistas muito suaves mas com graça. Entre os animais que se encontram nesta lista, o lóris é um dos mais "velozes" que pode chegar até uma velocidade de 2 km/h.
É muito curioso, pequeno e leve, o seu tamanho é de entre 20 a 26 cm e podem pesar até um máximo de 350 g. O lóris é uma espécie de primata que se encontra em grave perigo de extinção devido à grave destruição do seu habitat e à tendência deste adorável primata como "animal de estimação".
Galinhola americana
A galinhola americana (Scolopax minor) é a ave mais lenta do mundo e habita nos bosques da América do Norte. Tem um corpo inflado com patas curtas e um longo e afiado bico. É a vencedora quando se refere a voos lentos, entre 5 km/h e 8 km/h, pelo que gosta muito de estar no solo. Gosta de migrar de noite e voa muito baixo.
Corais
Tal como a estrela-do-mar, o coral, é outro que não parece animal, mas é. Não faz com que queiramos abraçá-lo, mas é digno de admiração pela sua beleza inigualável. Os corais são a decoração de fundos marinhos e muitos mergulhadores vão até às profundezas do mar para observar os corais. São os vencedores no que se refere a lentidão, porque de fato, são animais marinhos que permanecem imóveis, mas que ao mesmo tempo, estão cheios de vida.
Agora que você conheceu os animais mais lentos do mundo, não perca este outro artigo no qual listamos os 10 animais mais rápidos do mundo!
Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais mais lentos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Safaris Africana. The Slowest Animals In The World. Disponível em: <https://safarisafricana.com/slowest-animals/>. Acesso em 17 de novembro de 2022.