Curiosidades do mundo animal

Os animais mais inteligentes do mundo

Os animais mais inteligentes do mundo

Qual é o animal mais inteligente do mundo? Desde que a Terra foi criada, os seres humanos, sendo a espécie "mais desenvolvida", consideram os animais como criaturas muito menos inteligentes e evoluídas, ao ponto de os utilizarem como ferramentas de trabalho, comida ou entretenimento.

Entretanto, inúmeros estudos científicos e etológicos confirmam que muitas espécies animais desenvolveram capacidades intelectuais impressionantes, baseadas em estudos de lógica, linguagem, memória, aprendizagem, cognição e assim por diante.

Neste artigo do PeritoAnimal listamos os 10 animais mais inteligentes do mundo e explicaremos as razões que levaram os cientistas a classificá-los como animais altamente inteligentes. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Os animais mais fortes do mundo

Índice

  1. Animais mais inteligentes do mundo
  2. Porco
  3. Elefante
  4. Corvo
  5. Vaca
  6. Polvo
  7. Cachorro
  8. Cavalo
  9. Rato
  10. Golfinho
  11. Chimpanzé
  12. Qual o animal mais inteligente do mundo?
Ver mais >>

Animais mais inteligentes do mundo

Listamos, portanto, os 10 animais mais inteligentes do mundo, não necessariamente nesta ordem:

  • Porco
  • Elefante
  • Corvo
  • Vaca
  • Polvo
  • Cachorro
  • Cavalo
  • Rato
  • Golfinho
  • Chimpanzé

A seguir vamos detalhar as habilidades de cada um desses animais que se destacam na natureza por sua inteligência.

Porco

De acordo com Donald M. Broom, professor de bem-estar animal da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, os porcos são animais altamente sensíveis, hábeis e estão entre os animais mais inteligentes. Estes mamíferos têm um nível de inteligência maior do que outros animais, que poderia ser comparado ao de uma criança de três anos.

Além disso, os porcos demonstraram sua capacidade de resolver problemas rapidamente, superando alguns primatas. Os porcos são curiosos, sociais e carinhosos com outros indivíduos e com o ambiente externo. Eles são cognitivamente complexos, capazes de socializar, aprender e enganar naturalmente.

Conforme os estudos sobre sua inteligência progridem, os porcos são geralmente comparados a cães e gatos, razão pela qual muitas pessoas preferem a opção de ter um porco como animal de estimação. Embora possam não parecer no início, eles são animais limpos, afetuosos e, como você viu, extremamente inteligentes.

Os animais mais inteligentes do mundo - Porco

Elefante

O cérebro dos elefantes, que pesa pouco mais de cinco quilos, é considerado o maior de todos os animais terrestres e tem os mesmos neurônios que um ser humano. Como o homo sapiens, os elefantes não nascem com instintos de sobrevivência e devem passar por um longo período de aprendizagem de cerca de 10 anos.

Os elefantes são criaturas altamente sensíveis e emocionalmente desenvolvidas, por isso estão nesta lista dos animais mais inteligentes do mundo. Eles têm relações familiares muito próximas que só podem ser quebradas pela morte ou captura de um de seus membros. Depois de uma perda, toda a família passa por um processo de luto e até mesmo depressão, incluindo rituais fúnebres. Descubra mais curiosidades sobre elefantes neste outro artigo do PeritoAnimal.

Os animais mais inteligentes do mundo - Elefante

Corvo

Ao longo da história, o corvo recebeu inúmeros atributos simbólicos relacionados à morte, doença ou guerra. É um animal que tem estado intimamente relacionado com o homem e suas crenças mais antigas.

A verdade é que os corvos têm uma inteligência surpreendente, pois são capazes de resolver logicamente diferentes problemas, bem como construir ferramentas para atingir seus objetivos. Eles também brincam por prazer e interpretam as relações sociais mantidas por outros corvos fora de seu próprio grupo. O corvo é sem dúvida um dos 10 animais mais inteligentes do mundo.

Da mesma forma que os humanos, o corvo, quando se considera maduro o suficiente, diz adeus a seus pais, deixa o ninho e voa por conta própria. Entretanto, ele não se torna completamente independente, mas forma grupos de corvos da mesma idade, vivendo juntos, experimentando e crescendo até encontrar um companheiro com o qual formar sua própria família.

Os animais mais inteligentes do mundo - Corvo

Vaca

Embora o porco tenha conseguido se livrar de seu estigma de "animal de fazenda" e ser reconhecido por sua inteligência, vacas e touros ainda têm um longo caminho a percorrer. Suas atividades favoritas são comer, socializar, tomar sol e, em suma, desfrutar dos prazeres da vida, ocupações que não revelaram grande inteligência e, portanto, não foram objeto de estudo.

No entanto, hoje podemos afirmar que são animais muito inteligentes e sensíveis, com uma grande capacidade emocional, que às vezes é superior à de outros animais. Sendo consideradas "presas" por outros animais, as vacas muitas vezes desconfiam de novos ambientes e novas experiências, mas são corajosas se finalmente se encontram em um conflito. Numerosos casos foram relatados em que progenitores fêmeas fugiram de matadouros para retornar aos seus bezerros.

Os bovinos são muito semelhantes aos humanos em nível psico-emocional. As vacas e os touros são afetados por sentimentos como medo, dor e alegria. Eles também se preocupam com o futuro, têm amigos, inimigos e são extremamente curiosos. Sem dúvida, as vacas sentem o mesmo que nós.

Os animais mais inteligentes do mundo - Vaca

Polvo

O polvo é sem dúvida o animal invertebrado mais inteligente do mundo. Os polvos têm apenas um terço de seus neurônios em seus cérebros, enquanto os neurônios restantes são encontrados em seus tentáculos.

Eles são animais solitários que exploram seu ambiente por conta própria gerando memória a longo prazo. Eles também são capazes de usar a lógica e ferramentas. Através de seus tentáculos, os polvos são capazes de tocar e sentir sabores, obtendo assim todo tipo de informação sobre o ambiente em que se encontram.

Descubra 20 curiosidades sobre os polvos neste outro artigo.

Os animais mais inteligentes do mundo - Polvo

Cachorro

Embora o nível de inteligência de um cachorro possa variar dependendo de sua raça e de outros fatores, ele é um dos 10 animais mais inteligentes do mundo, além de ser verdadeiramente leal.

Os cães são capazes de compreender um grande número de palavras, interpretar a linguagem verbal e física, usar a lógica para alcançar seus objetivos e até mesmo ter memória de curto e longo prazo. O estímulo mental que pode ser dado a um cão durante seus estágios iniciais de vida aumenta muito o desenvolvimento futuro de suas habilidades.

Além do acima exposto, os cães são criaturas sociais capazes de compreender os humanos e outros animais e de se relacionar positivamente com eles. Além disso, eles sentem emoções diferentes, como dor, alegria, medo e ansiedade.

Dentre todas as raças, segundo diversos estudos, o cachorro mais inteligente de todos é o border collie.

Os animais mais inteligentes do mundo - Cachorro

Cavalo

Assim como as vacas, acredita-se erroneamente que os cavalos são pouco inteligentes e seu comportamento está intimamente relacionado com seus instintos primordiais. Entretanto, os cavalos são animais muito inteligentes, com um sistema emocional muito completo e semelhante ao humano.

Os cavalos são animais curiosos e aventureiros, capazes de lembrar de experiências e lugares específicos, pois têm memória tanto a curto como a longo prazo. O nível de inteligência pode variar dependendo da raça e da estimulação que recebem, como acontece com os cães. Um cavalo que passa o dia todo em um estábulo provavelmente terá um nível intelectual pobre, além de estar emocionalmente triste.

Além disso, estes equinos estão entre os animais mais sensíveis e empáticos do mundo, sendo capazes de entender palavras e interpretar as emoções de outros seres vivos, o que os tornou um dos melhores animais de terapia do mundo. Este animal não só é nobre e fiel, mas também um excelente companheiro e um ser muito inteligente.

Os animais mais inteligentes do mundo - Cavalo

Rato

Os ratos são de longe os roedores mais inteligentes que existem. Eles são animais muito sociáveis que vivem em grandes colônias de indivíduos e trabalham juntos de forma coordenada para sua conservação. A colônia de ratos tem um número muito grande de ninhos para mover os jovens e garantir sua sobrevivência no caso de uma inundação ou desastre natural.

Observamos também que os mais velhos ou mais fracos do grupo se sacrificam, se necessário, provando alimentos que podem ser tóxicos ou se aventurando em um lugar perigoso para garantir a sobrevivência dos mais saudáveis.

Eles são criaturas muito empáticas, ajudando uns aos outros e formando relações sociais estreitas. Além disso, suas habilidades físicas são inigualáveis: um rato pode nadar até 400 metros e superar uma queda de 20 metros.

Se você já pensou em adotar um rato como animal de estimação, não hesite. Estes roedores são capazes de interpretar e aprender a linguagem física e verbal humana, realizando diferentes truques e usando a lógica para alcançar seus objetivos. São, sem dúvida, animais muito inteligentes e dignos de estar neste top 10.

Golfinho

Os golfinhos têm um cérebro muito maior do que os humanos e quatro hemisférios, em vez de três. Eles são animais com grandes habilidades sociais e comunicativas, pois são capazes de usar um sistema de vocalização extensivo, bem como ter sons específicos para nomear cada indivíduo em um grupo.

Os golfinhos têm relações extremamente próximas com membros do mesmo grupo, mas isto é especialmente verdadeiro para mães e filhos, que não se separam até os três anos de idade. Além disso, esses mamíferos que são um dos animais mais inteligentes do mundo demonstraram ter autoconsciência.

Embora sejam conhecidos por serem os animais mais brincalhões do mundo, os golfinhos também são animais muito inteligentes, capazes de usar a lógica e diferentes ferramentas para melhorar sua vida diária.

Conheça os tipos de golfinhos neste artigo.

Os animais mais inteligentes do mundo - Golfinho

Chimpanzé

Para terminar nossa lista com os 10 animais mais inteligentes do mundo, vamos falar sobre o chimpanzé, que compartilha 98% de seu DNA com os humanos. Acredita-se que sejam os animais do planeta que mais se assemelham ao homo sapiens e talvez por essa razão tenham sido objeto de estudo por gerações.

O chimpanzé é um símio que possui consciência de si mesmo, capaz de transmitir sua "cultura" para a próxima geração e também tem uma capacidade simbólica que está ausente em outras espécies animais. Os chimpanzés podem aprender cerca de 300 palavras de linguagem gestual, portanto, estima-se que sua linguagem seja complexa e variada. Eles também têm uma excelente memória matemática, que supera a de muitos humanos. Estima-se que a inteligência de um chimpanzé poderia ser comparada à de uma criança de 2, 3 ou 4 anos de idade.

Além disso, estes grandes símios são capazes de produzir uma variedade de ferramentas para atingir seus objetivos, o que destaca sua capacidade de planejamento.

Eles são seres sensíveis, com personalidade própria e emoções muito fortes. Os chimpanzés sentem a morte de seus companheiros e passam por um processo de luto. Eles são animais generosos e muito sociáveis.

Os animais mais inteligentes do mundo - Chimpanzé

Qual o animal mais inteligente do mundo?

Cientistas estudam os animais e suas capacidades cognitivas e comportamentais há dezenas de anos e afirmar qual seria o animal mais inteligente do mundo tem uma resposta clara: depende. De acordo com estudos feitos pela cientista Anne Marie Helmenstine, doutora em ciências biomédicas pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, o animal mais inteligente do mundo é o corvo, pois, segundo a cientista, ele tem uma inteligência equiparável a uma criança humana de sete anos.

A verdade é que cada um desses animais super inteligentes que listamos aqui no PeritoAnimal tem uma habilidade ou forma de demonstrar inteligência que os torna únicos, dependendo do ponto de vista.

Muitos especialistas do mundo animal, por exemplo, afirmam que o animal mais inteligente do mundo é o golfinho. Já, outros, garantem que é o polvo. Portanto, a conclusão é que isso varia de acordo com cada perspectiva de análise.

Texto em colaboração com: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais inteligentes do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BBC. The top five smartest animals in the world. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/newsround/16940749>. Acesso em 19 de janeiro de 2023.
  • TERRA. Qual o animal mais inteligente do mundo? Disponível em: <https://www.terra.com.br/byte/qual-o-animal-mais-inteligente-do-mundo,ccd6f61f0b21c8f5ea02f659fcd6f2507btn6xny.html>. Acesso em 19 de janeiro de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
João
Do elefante eu já tinha ouvido falar que são muito inteligentes. Agora do porco... foi uma surpresa!

Quanto aos cães, é fundamental fazer uma ressalva: têm raças e raças. A maioria é pouco inteligente. Consigo pensar em porquinhos-da-Índia exponencialmente mais inteligentes que pinschers, chow chows, buldogues, pugs, lulus da Pomerânia, yorkshires, lhasas apsos, shih-tzus, malteses... “cachorros de madame” em geral. Chega a ser risível considerar inteligência significativa em cães assim (infelizmente donos podem se doer e espumar pela boca, mas é a verdade — “ah, mas meu bebezinho é inteligente sim e ele é um desses aí”, faça-me rir).

Agora, um pastor alemão, um border collie... inteligências sensacionais reconhecidas cientificamente, com estudos acadêmicos indicando isso.

Quanto ao aspecto de inteligência emocional citado no artigo, creio que os tradicionais vira-latas caramelo brasileiros são imbatíveis.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Bem dito, João. Há diferentes formas de inteligência, assim como isso também varia bastante de acordo com a raça. Além do artigo citado no texto, também temos este outro sobre as raças de cachorro mais inteligentes que pode te interessar: https://www.peritoanimal.com.br/as-racas-de-cachorros-mais-inteligentes-4754.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
eu acho que a baleia orca e o gato e o cachorro e o papagaio são tambem bem inteligentes
A sua avaliação:
angela rolfsen
melhor impossivel!!!!!!!!!!!!!!!!!! parabens
1 de 10
Os animais mais inteligentes do mundo