Curiosidades do mundo animal

O que significa quando um gato se aproxima de você

O que significa quando um gato se aproxima de você
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Seja você uma pessoa de gatos ou não, se você chegou até aqui é porque tem vontade de interpretar o aparecimento de um gato em sua vida, de uma forma mais ou menos mística. O fato de um felino surgir no seu caminho pode ser visto como algo espiritual ou apenas indicar que existe um gatinho vira-lata ou abandonado que está pedindo que você compartilhe o seu carinho, comida e refúgio com ele.

Independentemente da sua posição em relação ao mundo esotérico, vamos te explicar em detalhe o que significa quando um gato se aproxima de você de forma prática e objetiva e também desde uma perspetiva espiritual. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Gato subindo em você: o que significa?

Índice

  1. Gatos e espiritualidade
  2. Cores dos gatos e espiritualidade
  3. Gatos sentem a energia das pessoas?
  4. Quando um gato aparece na sua vida
  5. O que significa quando um gato se aproxima de você
  6. Um gato apareceu na minha porta, o que fazer?

Gatos e espiritualidade

Muitas crenças supersticiosas afirmam que os gatos poderiam ser capazes de perceber uma boa energia e estariam sempre orientados para lares onde sentem paz, serenidade e vibrações positivas. Portanto, quando um gato quer entrar em sua casa, é dito popularmente que sua casa está livre de má energia e transmite a este gato as condições ideais que ele precisa para se sentir seguro e desenvolver tranqüilidade e boa saúde. Muitas pessoas acreditam também que os felinos trazem boa sorte e fortuna para as casas onde escolhem morar.

Gato: significado espiritual

Por outro lado, as teorias esotéricas acreditam que os gatos são animais místicos, donos de um "sexto sentido" agudo que lhes permite desenvolver certas habilidades sobrenaturais. Entre elas, encontra-se essa capacidade de absorver e afastar as más energias dos ambientes, das quais falaremos mais abaixo.

Segundo o misticismo, quando um gato quer entrar em sua casa, é porque ele tem uma missão a cumprir na sua vida. Esta missão seria remover a negatividade do seu ambiente e protegê-lo dos maus espíritos. Portanto, em muitos países, os gatos ainda são adorados como uma espécie de talismã espiritual.

Cores dos gatos e espiritualidade

Além de serem reconhecidos como animais espirituais e místicos, o gato é dos poucos animais a que é atribuída mais simbologia de acordo com a sua cor, e não com a raça. De acordo com o mundo esotérico1, cada cor dos gatos tem um significado espiritual distinto:

Significado espiritual do gato preto

Donos de uma má reputação lendária, os gatos pretos são conhecidos por serem indicadores de azar e portadores de maus presságios. No entanto, em muitas culturas o gato não é mais do que um símbolo de boa sorte, associado à saúde e medicina, uma vez que antigamente eram vistos cercando pessoas doentes para ajudá-los a passar à vida seguinte.

Se afirma que o seu simbolismo negativo tem relação com o popular arquétipo das bruxas, que sempre se viam acompanhadas de um gatinho dessa cor. Conheça outras características dos gatos pretos nesse artigo.

Significado espiritual do gato

O gato laranja, pela sua aparência mais exuberante, pode ser visto como um talismã de mudança e excitação. Se diz que eles impulsam instintos de liderança e que levam as pessoas a tomar as rédeas do seu futuro e a iniciar novos caminhos e começos. Eles representam a mudança no mundo.

Muitos ambientalistas e ativistas do clima recebem ou buscam a companhia de um gato laranja pela sua relação com a mudança.

Significado espiritual do gato branco

Assim como os gatos pretos, o gato branco também simboliza boa sorte no mundo espiritual. Médiuns e psíquicos associam o gato branco à energia espiritual e muitas pessoas acreditam que os guias espíritas se manifestam através de gatinhos brancos em momentos de necessidade.

Significado espiritual do gato cinza

O gato cinza é, no mundo místico, o gato mais relacionado com a mudança e as transições. Ele carrega esperança e ajuda as pessoas a identificar problemas espirituais para que possam melhorar e ultrapassá-los. Possui um espírito de auto-melhora e de mudança ao longo do caminho.

O gato cinza também simboliza as decisões difíceis que precisamos tomar na vida e a ajuda necessária para para chegar à conclusão correta quando a escolha não é clara.

Significado espiritual do gato marrom

O gato marrom é representa a tranquilidade e a realidade. Na espiritualidade, é visto como o gato que ajuda as pessoas a terem os pés bem assentes na terra quando as mesmas se perdem em sonhos e desejos sobre o que poderia ser. Ele ajuda-as a voltar à realidade e a tratar das suas verdadeiras necessidades antes de cederem a desejos.

Significado espiritual do gato preto e branco

Os gatinhos pretos e brancos são talismãs do bom astral. Podem ser associados a brincadeiras e travessuras, sendo que ajudam a quebrar um pouco a seriedade excessiva da vida. Algumas pessoas afirmam que, quando chegamos à idade adulta, o espírito de criança que perdemos encarna em um gato preto e branco.

Eles ajudam a lembrar as pessoas que devem se divertir de vez em quando e não ser demasiado sérias na vida.

Nesse artigo, você também pode descobrir a personalidade de cada gato de acordo com a sua cor.

O que significa quando um gato se aproxima de você - Cores dos gatos e espiritualidade

Gatos sentem a energia das pessoas?

É comum escutar alguém dizendo que os gatos sentem a energia que nós, humanos, liberamos para o mundo. Segundo algumas teorias que têm origem no Egito antigo, os gatos tem acesso a um nível superior que os humanos não podem ver2. É por isso que se comportam de forma única, interagindo com o ambiente de forma diferente dos cachorros e das pessoas.

Esse "nível" corresponderia ao caminho astral que, ao contrário de nós, eles poderiam visualizar e navegar. Se você já viu um gato olhar para um ponto fixo na parede onde não existe nada, como se estivesse algo aí, segundo esta teoria, provavelmente está. Considerando que tudo é energia, a ideia é que o gato é capaz de proteger as pessoas de entidades que não queremos encontrar.

Os gatos absorvem energia negativa?

O gato funcionaria, portanto, como um cristal vivo que absorve e trata a energia negativa, passeando por diferentes sítios da casa para absorver e renovar energias desses pontos. Segundo a espiritualidade, é por isso que os tutores de gatos encontram eles dormindo em lugares diferentes da casa. Se ele quer ficar nesse sítio, não interrompa, uma vez que ele precisa fazer a sua função e dormir muito depois para recuperar. Outra forma de neutralizar a energia negativa seria o ronronar, já que emitem uma vibração que movimenta energias pelo ambiente.

Saiba mais sobre este tema no artigo Gatos limpam energias negativas? ou no seguinte vídeo:

Quando um gato aparece na sua vida

O que significa quando um gato se aproxima de você no plano espiritual? Seguindo as teorias esotéricas, o aparecimento de um felino na sua vida pode representar que você está vivendo um momento no qual necessita conforto e segurança. Essa é a função dele quando um gato aparece na sua vida.

Quer você goste ou não de gatinhos, procure sempre estar aberto à mensagem espiritual que o gato te quer transmitir, já que ela pode acabar mudando a sua vida.

Quando um gato se aproxima de você, é possível que você esteja prestes a viver um momento mágico e sensual ou que você necessita de mais curiosidade e magia em sua vida. Além disso, essa aparição pode ainda representar que você tem um desejo secreto de obter mais liberdade. Assim como o gatinho surge no seu caminho quando você menos espera, você também sente a necessidade de explorar sem prestar contas a ninguém.

O que significa quando um gato se aproxima de você - Quando um gato aparece na sua vida

O que significa quando um gato se aproxima de você

Além de todas essas teorias espirituais e esotéricas, existem razões mais objetivas pelas quais isso acontece. O que significa quando um gato se aproxima de você na rua? O que significa quando um gato te escolheu?

Quando um gatinho se aproxima de você na rua, podendo até miar enquanto te observa, isso indica que ele sente que você não representa uma ameaça para ele. É provável que ele espere uma refeição deliciosa da sua parte, dada a sua natureza oportunista. Miar e aproximar-se é a forma de ele conseguir a sua atenção, seja em busca de carinho, proteção, refúgio ou comida.

Quando um gato aparece na sua porta

Se um gato "pede" para entrar em sua casa ou mia na sua porta, é muito provável que ele esteja procurando um refúgio seguro. Um gato de rua pode ter dificuldade em encontrar alimento, calor e condições ideais para o seu desenvolvimento. Se este gato foi abandonado ou nasceu nas ruas, é possível que tenha frio, fome, sede ou que esteja muito assustado. Existem muitos perigos nas ruas que ameaçam a segurança de um felino.

As circunstâncias de um gatinho vira-lata podem fazer com que ele acabe em sua casa. Por exemplo, se houve mau tempo, eles podem vir à sua casa para se abrigar. Se eles tiverem sido perseguidos por predadores, eles podem vir até você por segurança. Um gato doente também pode vir até você, pois não tem outra opção.

Portanto, se um gato quer entrar em sua casa, ele provavelmente só precisa de um abrigo seguro e tranquilo, além de alguns cuidados gerais para se sentir melhor e recuperar seu bem-estar. Outro motivo pelo qual eles podem ficar em sua casa é se existem ou não outros gatos por perto. Se você deixar comida para outros gatos ou outros pets, eles poderão ver esse alimento como um recurso adequado. Este não é um comportamento novo. Na verdade, acredita-se agora que é provável que os gatos se tenham domesticado por isso mesmo.

Para interpretar o que o gato está tentando transmitir, recomendamos que você dê uma olhada no artigo sobre linguagem corporal dos gatos.

Um gato apareceu na minha porta, o que fazer?

Quando você tem certeza que o gatinho não tem dono ou quando você não consegue localizar o dono dele, há coisas diferentes que você deve fazer se ele aparecer em sua casa. Em princípio, o melhor a fazer para ajudar esse gato é deixá-lo entrar, oferecer um cobertor ou uma toalha seca e um espaço onde ele possa se sentir quente e seguro. Se você perceber que o gato está molhado e se sentir seguro o suficiente para se aproximar, você pode secá-lo suavemente usando uma toalha seca. Entretanto, se o gato estiver nervoso, agressivo ou temeroso, é melhor evitar tocá-lo até que ele se adapte ao seu ambiente e esteja calmo.

Também será essencial oferecer a este gato um prato de comida para satisfazer sua fome e dar-lhe um pouco de força. Se você não tiver ração seca ou úmida para gatos, você pode preparar uma refeição caseira nutritiva - confira aqui que alimentos humanos um gato pode comer. Contudo, se for um filhote, a comida será diferente da dos gatos adultos.

Se você tiver tempo e condições para oferecer uma vida digna e feliz a este gato e decidir adotá-lo, será essencial atualizar o calendário de vacinação e desparasitação dele. Como você precisará levá-los ao veterinário para verificar se eles possuem um microchip, você deve solicitar que eles façam um exame completo. Em uma clínica veterinária, um profissional também irá solicitar os exames necessários para diagnosticar possíveis patologias e estabelecer um tratamento adequado para o felino.

Você também precisará condicionar sua casa para oferecer ótimas condições ao seu novo gato. Se você já tem outro gato, cada animal deve ter seus próprios brinquedos, tigelas de comida, bebedouro, caixa de areia e áreas de descanso. Além disso, será essencial apresentar corretamente o seu gato ao seu novo parceiro. Com o tempo, seus gatos poderão aprender a compartilhar seus ambientes e desfrutar da companhia uns dos outros, mas inicialmente devemos evitar que eles briguem por território.

É importante também consultar o veterinário sobre esterilização ou castração do seu novo gato. Os gatos não esterilizados podem fugir de casa para procurar fêmeas nas ruas e podem ficar mais vulneráveis a várias doenças. Além disso, a esterilização é fundamental para combater a superlotação das ruas e evitar que mais filhotes nasçam em condições inóspitas de rua.

Adotar um gato é uma grande responsabilidade e é possível que você simplesmente não tenha os recursos para cuidar dele. Embora isso possa ser triste, é perfeitamente compreensível. Nestes casos, você precisará levar o gato para o abrigo de animais mais próximo (se você tiver certeza de que ele é de fato um gato perdido ou abandonado). O veterinário deve ser capaz de fornecer alguma assistência prática nestes casos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando um gato se aproxima de você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
Bibliografia
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Débora
Olá, adotei um gato recentemente e após algumas semanas de ter acolhido ele (eu acho que ele era de rua, estava miando muito o dia todo e de noite e estava chovendo e frio então eu acolhi ele), começaram a surgir pontualmente gatos na minha janela, miando ou só cheirando... Oque significa? Ele é macho e ainda não foi castrado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Débora. Parabéns pelo resgate!
Você consegue levá-lo até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Samantha Gray
Meu gato quando se aproxima de mim só quer comida.
A sua avaliação:
Melody
Quando o gato se aproxima de você, ele está mostrando que gosta de você
A sua avaliação:
henrique matos
A GATA QUE ENCOBTRAMOS NA NOSSA RUA IRA DAR-SE COM 3 GATOS QUE TENHO EM CASA ? pOIS A MESMA BUFA AOS MESMOS E ELES TÊEM MEDO FICARA A VIVER TODOS JUNTOS ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Henrique. É normal que haja um estranhamento entre eles. Por isso, recomendamos a leitura deste artigo sobre como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
jose pires fiorin
capitao gato as suas ordens
A sua avaliação:
Andressa
o que significa quando um gato aparece na sua vida do nada e não vai embora?
isaias
significa que ele gosta de vc
Vera
E quando perdemos um animal é uma enorme dor 😢
1 de 3
O que significa quando um gato se aproxima de você