Curiosidades do mundo animal

Animais que vivem mais tempo

 
Animais que vivem mais tempo

Os vampiros e os deuses têm apenas uma coisa em comum: a manifestação consciente de nosso medo inerente do vazio absoluto representado pela morte. Entretanto, a natureza criou algumas formas de vida verdadeiramente surpreendentes que parecem flertar com a imortalidade, enquanto outras espécies têm uma existência fugaz.

Se você quiser saber mais sobre este assunto, aconselhamos que você continue lendo este artigo do PeritoAnimal porque vamos descobrir quais são os animais que vivem mais tempo e com certeza você ficará sem palavras.

Também lhe pode interessar: Animais que vivem em árvores

Índice

  1. Água-viva imortal
  2. Esponja-do-mar (13 mil anos)
  3. Quahog do oceano (507 anos)
  4. Tubarão da Groenlândia (392 anos)
  5. Baleia-da-Groenlândia (211 anos)
  6. Carpa (226 anos)
  7. Ouriço-do-mar-vermelho (200 anos)
  8. Tartaruga-gigante-de-galápagos (150 a 200 anos)
  9. Peixe-relógio (150 anos)
  10. Tuatara (111 anos)

1. Água-viva imortal

A água-viva Turritopsis nutricula abre nossa lista dos animais que vivem mais tempo. Este animal não tem mais de 5 mm de comprimento, vive no Mar do Caribe e é provavelmente um dos animais mais incríveis do planeta Terra. Ele surpreende principalmente por causa de sua incrível expectativa de vida, pois é o animal de vida mais longa do mundo, sendo praticamente imortal.

Qual processo faz desta água-viva o animal mais longevo? A verdade é que esta água-viva é capaz de reverter o processo de envelhecimento, pois é geneticamente capaz de retornar à sua forma de pólipo (o equivalente para nós de nos tornarmos um bebê novamente). Incrível, não é? É por isso que, sem dúvida, a água-viva Turritopsis nutricula é o animal mais antigo do mundo.

Animais que vivem mais tempo - 1. Água-viva imortal

2. Esponja-do-mar (13 mil anos)

As esponjas-do-mar (Porifera) são animais primitivos verdadeiramente belos, embora até hoje muitas pessoas ainda acreditem que sejam plantas. As esponjas podem ser encontradas em quase todos os oceanos do mundo, pois são particularmente resistentes e podem suportar temperaturas frias e profundidades de até 5.000 metros. Estes seres vivos foram os primeiros a se ramificarem e são o ancestral comum de todos os animais. Eles também têm um impacto real na filtragem da água.

O fato é que as esponjas-do-mar são provavelmente os animais que vivem mais tempo do mundo. Elas já existiam há 542 milhões de anos e algumas superaram 10.000 anos de vida. De fato, estima-se que a mais antiga, da espécie Scolymastra joubini, tenha vivido 13.000 anos. As esponjas contam com eesta incrível longevidade graças ao seu crescimento lento e, geralmente, ao ambiente de água fria.

Animais que vivem mais tempo - 2. Esponja-do-mar (13 mil anos)

3. Quahog do oceano (507 anos)

O quahog do oceano (Artica islandica) é o molusco mais longevo que existe. Foi descoberto por acidente, quando um grupo de biólogos decidiu estudar o "Ming", considerado o molusco mais antigo do mundo, que morreu aos 507 anos de idade devido ao manuseio desajeitado de um de seus observadores.

Este molusco que é um dos animais que vivem mais tempo teria surgido cerca de 7 anos após a descoberta da América por Cristóvão Colombo e durante a dinastia Ming, no ano de 1492.

Animais que vivem mais tempo - 3. Quahog do oceano (507 anos)

4. Tubarão da Groenlândia (392 anos)

O tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) habita as profundezas congeladas do Oceano Sul, do Pacífico e do Ártico. É o único tubarão com uma estrutura óssea macia e pode atingir até 7 metros de comprimento. É um grande predador que, felizmente, não foi exterminado pelo homem, pois habita lugares raramente frequentados pelos humanos.

Devido à sua raridade e à dificuldade de encontrá-lo, o tubarão da Groenlândia é em grande parte desconhecido. Um grupo de cientistas afirmou ter encontrado um indivíduo desta espécie de 392 anos de idade, o que faz dele o animal vertebrado que viveu mais tempo do planeta.

Animais que vivem mais tempo - 4. Tubarão da Groenlândia (392 anos)
Imagem: jack35.wordpress.com

5. Baleia-da-Groenlândia (211 anos)

A baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus) é completamente preta, exceto por seu queixo, que apresenta uma bela tonalidade de branco. Os machos medem entre 14 e 17 metros e, as fêmeas, podem chegar a 16 a 18 metros. É um animal verdadeiramente grande, pesando entre 75 e 100 toneladas. Além disso, a baleia-franca ou baleia-polar, como também é chamada, é considerada um dos animais que vivem mais tempo, atingindo 211 anos de idade.

Os cientistas estão genuinamente intrigados com a longevidade desta baleia e especialmente sua capacidade de não padecer de câncer, pois ela tem 1000 vezes mais células do que nós e deveria ser mais afetada pela doença. Entretanto, sua longevidade prova o contrário. Com base na decodificação do genoma da baleia-da-groenlândia, os pesquisadores acreditam que este animal conseguiu criar mecanismos para prevenir não apenas o câncer, mas também algumas doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e metabólicas.[1]

Animais que vivem mais tempo - 5. Baleia-da-Groenlândia (211 anos)
Imagem: www.wwf.ca

6. Carpa (226 anos)

A carpa-comum (Cyprinus carpio) é provavelmente um dos peixes de criação mais populares e apreciados no mundo, especialmente na Ásia. É o resultado do cruzamento de indivíduos selecionados, que nascem de uma carpa comum.

A expectativa de vida da carpa é de cerca de 60 anos e, por isso, é um dos animais que vive mais tempo. Entretanto, uma carpa chamada "Hanako" viveu 226 anos.

Animais que vivem mais tempo - 6. Carpa (226 anos)

7. Ouriço-do-mar-vermelho (200 anos)

O ouriço-do-mar-vermelho (Strongylocentrotus franciscanus) tem cerca de 20 centímetros de diâmetro e tem espinhos de até 8 cm - você já viu algo parecido? É o maior ouriço do mar existente! Ele se alimenta principalmente de algas e pode ser particularmente voraz.

Além de seu tamanho e espinhos, o ouriço-do-mar vermelho gigante se destaca como um dos animais que vivem mais tempo, já que pode chegar a até 200 anos.

Animais que vivem mais tempo - 7. Ouriço-do-mar-vermelho (200 anos)

8. Tartaruga-gigante-de-galápagos (150 a 200 anos)

A tartaruga-gigante-de-galápagos (Chelonoidis spp) na verdade compreende 10 espécies diferentes, tão próximas umas das outras que os especialistas as consideram como subespécies.

Estas tartarugas gigantes são endêmicas do famoso arquipélago das ilhas Galápagos. A expectativa de vida delas varia de 150 a 200 anos.

Animais que vivem mais tempo - 8. Tartaruga-gigante-de-galápagos (150 a 200 anos)

9. Peixe-relógio (150 anos)

O peixe-relógio (Hoplostethus atlanticus) vive em todos os oceanos do mundo. Entretanto, raramente é visto porque vive em áreas a mais de 900 metros de profundidade.

O maior exemplar já encontrado tinha 75 cm de comprimento e pesava cerca de 7 kg. Além disso, este peixe-relógio viveu 150 anos - uma idade incrível para um peixe e que, portanto, coloca esta espécie como um dos animais que vivem mais tempo do planeta.

Animais que vivem mais tempo - 9. Peixe-relógio (150 anos)
Imagem: sites.google.com

10. Tuatara (111 anos)

O tuatara (Sphenodon punctatus) é uma das espécies que habita a Terra há mais de 200 milhões de anos. Este pequeno animal tem um terceiro olho. Além disso, sua forma de locomover-se é verdadeiramente ancestral.

O tuatara deixa de crescer por volta dos 50 anos de idade, quando atinge 45 a 61 cm e pesando entre 500 gramas e 1 kg. O espécime de vida mais longa registrado é um tuatara que viveu mais de 111 anos - um recorde!

E com o tuatara finalizamos nossa lista de animais que vivem mais tempo. Impressionante, né? A título de curiosidade, a pessoa que viveu mais tempo no mundo foi a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.

E se você quiser saber mais sobre animais do passado, recomendamos a leitura deste outro artigo em que listamos os 5 animais mais antigos do mundo.

Animais que vivem mais tempo - 10. Tuatara (111 anos)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que vivem mais tempo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Pourquoi la baleine boréale peut vivre 200 ans - Sciences et Avenir
Bibliografia
  • USP. Longetividade em animais marinhos antárticos. Disponível em: <https://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/1008-xxv-longevidade-em-animais-marinhos-antarticos.html>. Acesso em 29 de julho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: jack35.wordpress.com
Imagem: www.wwf.ca
Imagem: sites.google.com
1 de 11
Animais que vivem mais tempo