Medicamentos

Miconazol para cachorro – Doses e para que serve

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 24 abril 2024
Miconazol para cachorro – Doses e para que serve
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O miconazol para cães é um medicamento do grupo dos antifúngicos, sendo eficaz tanto como fungistático quanto como fungicida para os principais fungos, leveduras e bactérias Gram-positivas que afetam nossos amigos caninos. Por isso, o miconazol é útil nas principais doenças fúngicas que nossos cães podem desenvolver. Além disso, pode ser encontrado em formato creme, xampu ou em gotas, dependendo do problema a ser tratado ou das necessidades de cada cão.

Se você quiser saber mais sobre miconazol para cães – posologia e para que serve, ou se existe miconazol em comprimidos para cães, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual também falamos sobre suas contraindicações e efeitos colaterais. Confira!

Índice
  1. O que é miconazol?
  2. Para que é utilizado o miconazol para cães?
  3. Posologia do miconazol para cães
  4. Como dar miconazol para cães?
  5. Efeitos colaterais do miconazol para cães
  6. Contraindicações do Miconazol para cães

O que é miconazol?

O miconazol é um medicamento ou princípio ativo pertencente aos derivados de imidazol N-subsitituídos e é responsável por inibir o ergosterol de nova síntese, que é um lipídeo encontrado na membrana essencial e sintetizado pelos fungos.

Quando o ergosterol não é sintetizado, a membrana não pode realizar suas numerosas funções, culminando com a morte do fungo ou das bactérias Gram-positivas. Portanto, o espectro de ação do miconazol abrange praticamente todos os fungos e leveduras de interesse veterinário (bem como esse tipo de bactérias).

Geralmente, os produtos para cães que contêm miconazol como princípio ativo o incluem em combinação com outros, como:

  • Clorexidina em xampu: serve como antimicrobiano ativo contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, ou prednisolona por seu efeito anti-inflamatório e antipruriginoso;
  • Polimixina B em gotas: para infecções auriculares por ser eficaz contra bactérias Gram-negativas, nas quais provoca autólise bacteriana, ou gentamicina no formato de miconazol em creme para cães.

Para que é utilizado o miconazol para cães?

O miconazol para cães pode ser comercializado em vários formatos, pois pode ser encontrado em cremes, em gotas ou em formato de xampu. Este medicamento para cães atua geralmente contra fungos, leveduras e algumas bactérias. O espectro de ação do miconazol, em combinação com outros princípios ativos, dependerá do produto, de modo que, no formato de creme, é utilizado no tratamento dos seguintes problemas de saúde cutânea na espécie canina:

  • Dermatofitose causada por Microsporum canis, Microsporum gypseum e Trichophyton mentagrophytes;
  • Micose causada pela levedura Mallassezia pachydermatis;
  • Piodermites superficiais e profundas recorrentes devido a microorganismos como Proteus spp, Staphylococcus spp, Pseudomonas spp, Escherichia coli e Corynebacterium spp;
  • Impetigo causado por Staphylococcus intermedius;
  • Furunculose causada por Pseudomonas spp, Escherichia coli e Proteus spp;
  • Dermatite úmida aguda causada por Staphylococcus spp, Pseudomonas spp, Proteus spp, Escherichia coli e Corynebacterium spp;

Por outro lado, o tratamento em gotas é muito utilizado para otites externas e infecções cutâneas superficiais sensíveis aos seguintes microorganismos:

  • Streptococcus spp;
  • Staphylococcus spp;
  • Pseudomonas spp;
  • Escherichia coli;
  • Candida spp;
  • Malassezia pachydermatis;
  • Trichophyton spp;
  • Microsporum spp.

Por fim, o miconazol formulado em formato de xampu é usado no tratamento da dermatofitose causada por Microsporum canis duas vezes por semana em combinação com a griseofulvina, o que ajuda na melhora dos sintomas e na redução da contaminação ambiental por esses fungos.

Miconazol para cachorro – Doses e para que serve - Para que é utilizado o miconazol para cães?

Posologia do miconazol para cães

Dependendo da apresentação de miconazol para cães que você possui, a posologia irá variar. De qualquer forma, sempre recomendamos consultar o seu veterinário para garantir a quantidade adequada para o peso e tamanho do seu cão. Vejamos:

  • Miconazol para cães em creme ou gotas: deve ser aplicado com uma fina camada ou algumas gotas em toda a extensão da ferida ou lesão duas a três vezes ao dia, por cerca de quatro semanas, e até 48 horas após o desaparecimento dos sintomas;
  • Miconazol em gotas: deve ser aplicado no canal auditivo externo limpo, inoculando de três a cinco gotas a cada 12 horas até que os sintomas desapareçam, o que, em casos difíceis, pode durar de duas a três semanas;
  • Miconazol para cães em xampu: aplicado duas vezes por semana até que os sintomas melhorem, passando então para uma vez por semana para manter o controle da dermatofitose.

Como dar miconazol para cães?

Como mencionado anteriormente, assim como a posologia varia de acordo com a apresentação de miconazol, a forma de administrá-lo ao nosso cão também mudará. Confira:

Miconazol para cães em creme

Aplicado diretamente de forma tópica em toda a extensão da lesão do cão, com uma camada fina, devendo ser aplicado duas a três vezes ao dia, por um mês ou quatro semanas, e interrompido 48 horas após a visualização clara do desaparecimento das lesões.

Miconazol para cães em gotas

Aplicado, uma vez agitado o frasco e aparado e limpo o pelo do cão, diretamente na pele ou no canal auditivo. Aplicar uma quantidade de três a cinco gotas duas vezes ao dia por sete a quatorze dias, embora em casos graves possa ser prolongado por três ou quatro semanas, dependendo de quando os sinais clínicos desaparecerem no cão.

Após a aplicação, o pavilhão auricular deve ser massageado ou a pele do cão deve ser bem esfregada para facilitar a penetração do produto.

Miconazol para cães em xampu

Por último, o miconazol em formato de xampu para cães deve ser aplicado com o pelo molhado, em vários pontos do cão para então ser distribuído por toda a pele, garantindo que também seja aplicado sob a cauda, ao redor dos lábios e entre os dedos das patas traseiras. O xampu deve ser deixado por dez minutos para fazer efeito e depois deve ser enxaguado com água limpa e o pelo deve ser secado naturalmente, com cuidado para evitar correntes de ar frio.

O tratamento com xampu deve ser realizado duas vezes ao dia por uma semana e, depoism, semanalmente, até o controle e desaparecimento dos sintomas.

Efeitos colaterais do miconazol para cães

Como todo princípio ativo, o miconazol pode provocar efeitos colaterais nos cães tratados. O efeito colateral mais comum é ardência ou irritação no local de aplicação do produto.

Quando o miconazol para cães é combinado com corticoides e utilizado por um longo período de tempo, pode reduzir a espessura da pele, atrasar a cicatrização de feridas, suprimir a função adrenal e imunossupressão local aumentando o risco de infecções.

Em casos muito raros, o miconazol para cães em medicamento pode estar associado ao desenvolvimento de surdez, especialmente no caso de cães idosos. No caso do miconazol emampu, quando um cão com atopia é tratado dessa forma, ele pode desenvolver uma reação de coceira, vermelhidão ou eritema após o tratamento.

Contraindicações do Miconazol para cães

O miconazol para cães, quando combinado com outros princípios ativos, deve ser usado com cuidado, considerando as seguintes contraindicações:

  • Não deve ser usado em cadelas grávidas ou lactantes devido ao risco de ingestão oral das substâncias dos princípios ativos após lamber a área tratada;
  • Não usar o miconazol em gotas se o cão a ser tratado apresentar perfuração do tímpano, pois a polimixina B é ototóxica;
  • Não utilizar em cães com grandes lesões na pele ou feridas com cicatrização deficiente no caso da combinação com corticoides;
  • Não usar em cães com alergia ou hipersensibilidade a algum dos princípios ativos ou excipientes, assim como com resistências já sabidas a algum medicamento.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Miconazol para cachorro – Doses e para que serve, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica de Mitex gotas óticas y suspensión cutánea para perros y gatos. Disponible en: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/3184+ESP/FT_3184+ESP.pdf
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica de Malaseb champú para perros y gatos. Disponible en: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/2125+ESP/FT_2125+ESP.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Miconazol para cachorro – Doses e para que serve