Medicamentos

Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 9 abril 2024
Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre um medicamento amplamente utilizado para várias condições, como aquelas que causam inflamação ou envolvem o sistema imunológico. Estamos falando da prednisolona ou prednisona para cães, um corticosteroide que deve sempre ser utilizado conforme prescrição veterinária. A seguir, explicaremos para que serve este medicamento e, principalmente, quais efeitos colaterais pode causar em nosso cão, portanto, deve ser administrado com precaução, em doses baixas e com retirada gradual.

Continue lendo para descobrir tudo sobre prednisona ou prednisolona para cães – usos e efeitos colaterais.

Índice

  1. Para que é usada a prednisona para cães?
  2. Usos da prednisolona em cães
  3. Dosagem recomendada de prednisona para cães
  4. Efeitos colaterais da prednisona em cães
  5. Considerações sobre o uso de prednisona em cães

Para que é usada a prednisona para cães?

A prednisona é um medicamento geralmente usado para diminuir processos inflamatórios e em doenças que afetam o sistema imunológico. Este medicamento tem efeito imunossupressor, o que significa que é capaz de frear todos os processos nos quais o sistema imunológico reage contra si. Um exemplo disso é a anemia hemolítica imunomediada, na qual ocorre a destruição dos glóbulos vermelhos. A prednisona, que é o pró-fármaco da substância ativa prednisolona após a conversão no fígado, ao suprimir a atividade deste sistema, diminuiria a capacidade de autodestruição dos glóbulos. Portanto, o medicamento controlaria este sintoma, mas não curaria a doença que o está causando, a qual deve ser diagnosticada e tratada pelo veterinário.

Esse efeito imunossupressor faz com que seu uso seja desaconselhado quando enfrentamos infecções virais ou fúngicas, pois, se as defesas diminuem, o cão terá mais dificuldades para combater a doença.

Usos da prednisolona em cães

Graças à ação da prednisona no organismo que explicamos no tópico anterior, este é o tratamento de escolha em diferentes casos, entre os quais se destacam os seguintes:

  • Prednisona para cães com tumores, como parte dos tratamentos de quimioterapia, geralmente combinada com outros medicamentos;
  • Prednisona para cães com alergias, porque em uma reação alérgica ocorre uma ativação exagerada do sistema imunológico, levando-o a reagir contra elementos não patogênicos como poeira ou pólen. Portanto, funciona como imunossupressor, assim como na anemia hemolítica imunomediada;
  • Prednisona para cães com doença de Addison, doença na qual ocorre uma deficiência na produção de glicocorticoides que pode ser suprida com este medicamento.
Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais - Usos da prednisolona em cães

Dosagem recomendada de prednisona para cães

A prednisona ou prednisolona para cães, como mencionamos, só deve ser prescrita pelo veterinário. É um medicamento que pode causar efeitos colaterais significativos, daí a importância de ser esse profissional quem controle a administração, sendo ideal utilizar a dose mínima eficaz para cada caso, que pode variar entre 0,5-4 mg/kg.

A dose escolhida deve ser ajustada e, além disso, se o tratamento for prolongado por cerca de sete dias, deve ser retirado gradualmente, reduzindo-a ou administrando-a em dias alternados. Caso contrário, poderia levar justamente a uma doença de Addison.

Efeitos colaterais da prednisona em cães

Se o tratamento com prednisona for limitado a 2-3 dias, é normal que, além da melhora dos sintomas, não notemos nenhum efeito colateral em nosso cão. Por outro lado, em tratamentos prolongados, identificaremos sinais como os seguintes:

  • Aumento na ingestão de água e comida;
  • Aumento na micção;
  • Inchaço;
  • Cicatrização mais lenta de feridas.

Esses sintomas são leves e desaparecem quando o tratamento é interrompido. Efeitos mais graves são os que podem causar a doença de Addison, como mencionado anteriormente. A prednisona suprime a ação das glândulas suprarrenais, produtoras de glicocorticoides. Se interrompermos o tratamento abruptamente, corremos o risco de que esses glicocorticoides não sejam mais produzidos, o que causa a doença Addison.

Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais - Efeitos colaterais da prednisona em cães

Considerações sobre o uso de prednisona em cães

Por fim, devemos considerar as seguintes recomendações:

  • A prednisona ou prednisolona não pode ser usada em cadelas gestantes, pois causa malformações e abortos;
  • Em cadelas em período de lactação, ficará a critério do veterinário;
  • Existem várias condições nas quais o uso de prednisona não é recomendado, como diabete, alterações cardíacas ou úlceras gastrointestinais. Se for o caso, devemos informar ao veterinário sobre qualquer doença que nosso cão tenha ou se estiver tomando algum medicamento;
  • Não é recomendado vacinar o cão durante o período de uso de prednisona.
Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais - Considerações sobre o uso de prednisona em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Prednisona ou prednisolona para cães – Usos e efeitos colaterais