Medicamentos

Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 13 março 2025
Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A preocupação com o bem-estar dos animais veio para ficar! E com ela também veio o cuidado para que nossos pets não sintam dor, seja ela por alguma doença ou por procedimentos cirúrgicos. A dor recebe atualmente uma atenção especial, sendo considerada pela comunidade médica como o quinto sinal vital. Isso significa que o médico veterinário deverá considerar, além das frequências cardíaca e respiratória, do pulso e da temperatura, a avaliação da dor, sempre que atender um animal.

Dessa forma, o uso de anti-inflamatórios em cães tornou-se uma prática comum, estimulando o desenvolvimento e as descobertas de vários agentes novos, com menores reações adversas. No entanto, o costume de medicar os animais sem a orientação do médico veterinário continua sendo perigoso, podendo colocar a vida dos pets em risco. O cetoprofeno para cachorro é um anti-inflamatório não esteroidal bastante utilizado nesses animais, principalmente para pós-operatório de cirurgias ortopédicas. Mas além desse uso, existem vários outros, que serão descritos neste artigo do PeritoAnimal. Aproveite e fique bem informado sobre o assunto!

Índice
  1. Para que serve o Cetoprofeno para cachorro?
  2. Como usar o Cetoprofeno para cachorro?
  3. Doses do Cetoprofeno para cachorro
  4. Efeitos colaterais do Cetoprofeno para cachorro

Para que serve o Cetoprofeno para cachorro?

O cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal com ação analgésica, anti-pirética e anti-inflamatória utilizado em medicina humana e veterinária. Pode ser usado para dor e inflamações pós-operatórias e em outras situações que não envolvam necessariamente cirurgias, como doenças que causem febre e dor, situações inflamatórias em geral, musculoesqueléticas e uso crônico em osteoartrite.

Este medicamento é conhecido por ser um inibidor de dupla ação, já que inibe COX-1 e 2 e atua tanto sobre a cicloxigenase quanto sobre a lipoxigenase, levando ao bloqueio das respostas inflamatórias celulares e vasculares. Possui ação analgésica central, pois atravessa rapidamente a barreira hematoencefálica e atua diretamente no tálamo, e ação analgésica periférica, inibindo as prostaglandinas moduladoras da dor, além de agir por inibição direta da bradicinina.

Como usar o Cetoprofeno para cachorro?

Por ser um potente inibidor da síntese de prostaglandinas e prostaciclinas, o cetoprofeno possui ação analgésica de longa duração, devendo ser administrado a cada 24 horas. Pode ser encontrado líquido, em forma de comprimido e injetável. Como também é de uso humano, o medicamento é vendido em farmácias, além de lojas de produtos veterinários, na versão para uso em animais.

Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais - Como usar o Cetoprofeno para cachorro?

Doses do Cetoprofeno para cachorro

A dose do cetoprofeno para cães é de 1 a 2mg por quilo de peso vivo. Quando utilizado 1mg por quilo, a administração pode durar até 14 dias. Caso seja usada a dosagem de 2mg por quilo, a duração do tratamento não poderá exceder 5 dias. Tratamentos prolongados requerem cuidados em relação à função gástrica, renal e hepática.

Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais - Doses do Cetoprofeno para cachorro

Efeitos colaterais do Cetoprofeno para cachorro

Apesar de ser considerado seguro, o cetoprofeno possui risco de toxicidade em cães, principalmente gastrintestinal e renal. Os efeitos colaterais gastrintestinais são os mais comuns em casos de intoxicação por cetoprofeno e são causados, principalmente, pela diminuição das prostaglandinas que regulam a secreção gástrica, pela natureza ácida dos anti-inflamatórios não esteroidais e pela redução na síntese de muco.

Manifesta-se geralmente com quadros de gastrites intensas que podem evoluir para forte dor abdominal, com ulcerações gástricas e sangramentos, que podem ser percebidos por sangue nos vômitos e nas fezes. Os sinais gástricos, na maioria das vezes, estão acompanhados de falta de apetite, perda de peso e apatia intensa.

Problemas renais e hepáticos também são comuns com o uso de anti-inflamatórios não esteroidais como o cetoprofeno. Um ponto a ser consideradoé que os animais de companhia, quando comparados ao homem, apresentam maior sensibilidade em razão de serem carnívoros, o que facilita a absorção desses fármacos.

Além disso, eles podem ser adquiridos sem prescrição médica ou veterinária, o que facilita o uso indiscriminado desses medicamentos. O uso racional de remédios em animais é de extrema importância e caracteriza-se por utilizar o medicamento na dose certa, respeitando o intervalo de tempo entre as doses e o período de tratamento individualizado para cada paciente, evitando possíveis intoxicações causadas pelo uso exagerado de medicamentos. O costume de dar para o cachorro o medicamento que o tutor tomou algum dia e fez bem a ele pode ser um erro grave, colocando a vida do animal em risco. Por isso, nunca medique seu amigo peludo sem a orientação do médico veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.

Bibliografia
  • Yazbek, K. Dor em cães e gatos: avaliação e tratamento. Boletim Técnico Zoetis. Disponível em https://www.zoetis.com.br/especies/animais-de-companhia/dezenvolve/pdf/boletim-tecnico-dor-aine_.pdf. Acesso em 13/02/2025.
  • Vasconcelos, J.G. et al. Intoxicação por cetoprofeno em cão. Ciência Animal, v.28, n.4, p.44-46, Edição Especial, 2018. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/10516/9008. Acesso em 13/02/2025.
  • Oliveira, A.L.A. et al. Avaliação clínica dos efeitos analgésicos do cetoprofeno em atendimentos emergenciais de cães e relato de dois casos em gatos. JBCA – Jornal Brasileiro de Ciência Animal, 2009. Disponível em https://irp-cdn.multiscreensite.com/38c5de7d/files/uploaded/2009%202%20%284%29%20-%204%20-%20Cetoprofeno.pdf. Acesso em 13/02/2025.
  • Marques, M.C.A., Ferrarini, S.R. Intoxicação medicamentosa em animais de pequeno porte e o papel dos profissionais habilitados. Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em http://urisantiago.br/multicienciaonline/adm/upload/v5/n8/7bd998589a4f1ee883cd5d5b6cdc6bba.pdf. Acesso em 13/02/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cetoprofeno para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais