Partilhar

Vacinas para coelhos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 16 abril 2019
Vacinas para coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são susceptíveis como qualquer outros animal de estimação a contrair doenças, por esse motivo, se tem ou está pensando em adotar um coelho deverá saber quais são as vacinas para coelhos.

Existem dois tipos de vacinas, obrigatórias e recomendadas, que podem variar de um país para o outro. Não obstante, existem duas vacinas que não devem passar ao lado, especialmente se vivi na Europa ou tem uma raça concreta.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre vacinas para coelhos para saber quais são as mais apropriadas para o seu coelho.

Também lhe pode interessar: Calendário de vacinação para gatos

Duas vacinas imprescindíveis

As duas vacinas mais importantes para um coelho de estimação são a mixomatose e a da doença hemorrágica. Ambas são doenças com uma taxa de mortalidade próxima dos 100% e muito contagiosas, que podem afetar inclusivamente um coelho doméstico que viva com humanos e sem outros congeneres, embora seja verdade que o perigo se multiplica quando vários exemplares partilham o mesmo espaço.

  • A mixomatose dizimou a população de coelhos nos montes espanhóis nos anos 70 e foi um fator determinante na situação comprometida em que se viu o coelho ibérico. Hoje em dia, ainda não se conseguiu controlar a epidemia entre os coelhos selvagens, mas graças à vacina podem ser evitados muitos dissabores com os animais domésticos.

  • A doença hemorrágica viral é uma doença de evolução fulminante. Passado um a três dias de período de incubação, manifesta-se e causa a morte em umas horas (entre 12 a 36 horas). O vírus da doença hemorrágica dos coelhos produz necropsias nos tecidos internos do animal, que dada a rápida evolução da doença, em algumas ocasiões não dá tempo para ser detectada.

A maioria das estirpes de vírus da doença hemorrágica dos coelhos pode ser prevenida com vacinação, embora em França se tenha detectado a existência de um estirpe resistente no seu território.

Vacinas para coelhos - Duas vacinas imprescindíveis

A partir dos dois meses já se pode vacinar um coelho

Os coelhos não podem ser vacinados até que tenham cumprido os dois meses de idade, e o recomendado é espaçar ambas as vacinas, mixomatose e febre hemorrágica, duas semanas.

Por analogia com outros mamíferos, a aplicação de várias vacinas a raças de coelhos muito pequenas, como por exemplo os coelhos anão, deixa aberta a possibilidade de que o animal possa desenvolver alguma doença contra as que se pretende imunizar.

Vacinas para coelhos - A partir dos dois meses já se pode vacinar um coelho

De quanto em quanto tempo deve vacinar um coelho?

Uma vez que os coelhos tenham recebido as suas duas vacinas (febre hemorrágica e mixomatose), devem renovar-se anualmente no caso do vírus hemorrágico, e pelo menos a cada seis meses se falamos da mixomatose em países onde exista uma epidemia.

A época ideal para vacinas os coelhos contra a doença hemorrágica e contra a mixomatose é a primavera, visto que no verão é quando se produz um aumento dos casos destas doenças, se bem que se pode realizar durante todo o ano.

O veterinário de espécies exóticas é quem o pode aconselhar melhor consoante o país onde viva e consoante a raça do seu coelho, visto que umas espécies são mais susceptíveis ao contágio que outras. Além disso irá indicar qual das duas vacinas contra a mixomatose que existem é a mais adequada para cada caso.

Em regiões de epidemia, para coelhos que vivam no campo ou que apenas o visitem para brincar, a frequência de vacinação contra a mixomatose pode chegar a ser de quatro vacinações ao ano, visto que passado três meses a vacina perde alguma eficácia.

Vacinas para coelhos - De quanto em quanto tempo deve vacinar um coelho?

Vacina para coelho: outras

Quando convivem muitos coelhos compartilhando o mesmo espaço deve ser estudada a conveniência de os vacinar no Outono contra doenças do tipo respiratório. Estas patologias, caso apareçam, são tratadas com antibióticos.

Existem diferentes doenças que podem afetar um coelho, por esse motivo é importante conhecê-las em profundidade se temos vários exemplares convivendo juntos.

Vacinas para coelhos - Vacina para coelho: outras

Outros cuidados preventivos para coelhos

Além das vacinas, os coelhos devem ser desparasitados internamente e também é necessário certificar-se de que não contraem parasitas externos tendo em conta a higiene do animal. A umidade e a falta de higiene podem ser motivo de fungos ou inclusivamente de sarna.

A sarna também pode aparecer em gaiolas muito velhas, pois os cantos são sempre complicados de limpar na perfeição. Tanto as infecções por fungos como a sarna são doenças tratáveis, embora a prevenção serja sempre a melhor opção para o bem-estar do nosso coelho.

Se tem um coelho ou está pensando em adotar um não duvide em navegar pelo Perito Animal para saber um nome para o seu coelho, descobrir os cuidados do coelho ou a alimentação do coelho.

Vacinas para coelhos - Outros cuidados preventivos para coelhos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vacinas para coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Escrever comentário sobre Vacinas para coelhos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Marisa Coelho Da Fonseca
Tenho treis coelhas são como membro da família so foram umavez no veterinário preciso levalas de novo são a mãe e as duas filhas felicia mel e pintada
Vânia Oliveira
Meu coelho já foi vacinado. É bem cuidado, mas ele não come feno. Coloco feno e ele sequer come uma pequena quantidade. Isso me preocupa. O que devo fazer?
Fernanda da silva
Meu coelho tem 5 anos e nunca foi vacinado ....qual vacina ele tem que tomar
NEVE
Boa noite !
Ganhei um coelhinho filhote deve ter 2 meses ....estou criando ela em um apartamento .... gostaria de saber quais são as melhores verduras para ela .
desde já agradeço!
Fabiana
Gostaria de saber aonde vacinar meu coelho
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiana! Você deve procurar uma clínica que atenda animais exóticos.
cesar louzada tofano
Gostaria de obter vacinas contra pastereulla .

Vacinas para coelhos
1 de 6
Vacinas para coelhos

Voltar ao topo da página