Vacinação

Vacinas para coelhos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 março 2023
Vacinas para coelhos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são suscetíveis, como qualquer outros animal de estimação a contrair doenças. Por esse motivo, se você tem ou está pensando em adotar um coelho, deverá saber quais são as vacinas para coelhos.

Existem dois tipos de vacinas, obrigatórias e recomendadas em alguns países, mas não no Brasil. Não obstante, existem duas vacinas em que é preciso ter atenção se você mora na Europa, onde coelho precisa de vacina.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre vacinas para coelhos para saber se é necessário dar ou não vacina para seu coelho e conhecer um pouco melhor sobre as vacinas disponíveis.

Também lhe pode interessar: Calendário de vacinas para cachorros

Índice

  1. Duas vacinas imprescindíveis em certos países
  2. A partir dos dois meses já se pode vacinar um coelho
  3. De quanto em quanto tempo deve vacinar um coelho?
  4. Vacina para coelho: outras
  5. Outros cuidados preventivos para coelhos

Duas vacinas imprescindíveis em certos países

Coelho precisa de vacina? No Brasil, não. As duas vacinas mais importantes para um coelho de estimação em países, como os da Europa, são a mixomatose e a da doença hemorrágica. Ambas são doenças com uma taxa de mortalidade próxima dos 100% e muito contagiosas, que podem afetar inclusivamente um coelho doméstico que viva com humanos e sem outros congeneres, embora seja verdade que o perigo se multiplica quando vários exemplares partilham o mesmo espaço.

No entanto, no Brasil praticamente não há registros dessas doenças e, por isso, a vacina para coelho não é obrigatória por aqui. Na verdade, a vacina para mixomatose nem é fabricada ou vendida no país justamente pela falta de demanda.

Vamos conhecer agora essas duas importantes vacinas para coelhos que são obrigatórias em diversos locais do mundo:

  • A mixomatose dizimou a população de coelhos na Espanha durante os anos 1970 e foi um fator determinante na situação comprometida em que se viu o coelho ibérico. Hoje em dia, ainda não se conseguiu controlar a epidemia entre os coelhos selvagens, mas graças à vacina podem ser evitados muitos dissabores com os animais domésticos.
  • A doença hemorrágica viral é uma doença de evolução fulminante. Passado um a três dias de período de incubação, manifesta-se e causa a morte em umas horas (entre 12 a 36 horas). O vírus da doença hemorrágica dos coelhos produz necropsias nos tecidos internos do animal, que dada a rápida evolução da doença, em algumas ocasiões não dá tempo para ser detectada.

A maioria das estirpes de vírus da doença hemorrágica dos coelhos pode ser prevenida com vacinação, embora em França, por exemplo, se tenha detectado a existência de um estirpe resistente.

Vacinas para coelhos - Duas vacinas imprescindíveis em certos países

A partir dos dois meses já se pode vacinar um coelho

Em países em que a vacina para coelhos é obrigatória, o que, como vimos, não é o caso do Brasil, os coelhos não podem ser vacinados até que tenham cumprido os dois meses de idade, e o recomendado é espaçar ambas as vacinas, mixomatose e febre hemorrágica, em duas semanas.

Por analogia com outros mamíferos, a aplicação de várias vacinas a raças de coelhos muito pequenas, como por exemplo os coelho anão, deixa aberta a possibilidade de que o animal possa desenvolver alguma doença contra as que se pretende imunizar.

Vacinas para coelhos - A partir dos dois meses já se pode vacinar um coelho

De quanto em quanto tempo deve vacinar um coelho?

Uma vez que os coelhos tenham recebido as suas duas vacinas (febre hemorrágica e mixomatose), devem renovar-se anualmente no caso do vírus hemorrágico, e pelo menos a cada seis meses se falamos da mixomatose em países onde exista uma epidemia.

A época ideal para vacinar os coelhos contra a doença hemorrágica e contra a mixomatose é a primavera, visto que no verão é quando se produz um aumento dos casos destas doenças, se bem que se pode realizar durante todo o ano.

O veterinário é quem pode aconselhar tudo sobre a vacinação de coelhos a depender da raça do seu coelho, visto que umas espécies são mais suscetíveis ao contágio que outras. Além disso, irá indicar qual das duas vacinas contra a mixomatose que existem é a mais adequada para cada caso.

Em regiões de epidemia, para coelhos que vivam no campo ou que apenas o visitem para brincar, a frequência de vacinação contra a mixomatose pode chegar a ser de quatro vacinações ao ano, visto que passado três meses a vacina perde alguma eficácia.

Vacinas para coelhos - De quanto em quanto tempo deve vacinar um coelho?

Vacina para coelho: outras

Quando convivem muitos coelhos compartilhando o mesmo espaço deve ser estudada a conveniência de os vacinar no outono contra doenças do tipo respiratório. Estas patologias, caso apareçam, são tratadas com antibióticos.

Existem diferentes doenças que podem afetar um coelho, por esse motivo é importante conhecê-las em profundidade se temos vários exemplares convivendo juntos.

Vacinas para coelhos - Vacina para coelho: outras

Outros cuidados preventivos para coelhos

Os coelhos devem ser desparasitados internamente e também é necessário certificar-se de que não contraem parasitas externos tendo em conta a higiene do animal. A umidade e a falta de higiene podem ser motivo de fungos ou inclusivamente de sarna.

A sarna também pode aparecer em gaiolas muito velhas, pois os cantos são sempre complicados de limpar na perfeição. Tanto as infecções por fungos como a sarna são doenças tratáveis, embora a prevenção serja sempre a melhor opção para o bem-estar do nosso coelho.

Agora que você já sabe tudo sobre vacina para coelho, se você vive com um desses animais ou está pensando em adotar um, continue navegando pelo Perito Animal para saber um nome para o seu coelho, descobrir os cuidados do coelho ou a alimentação do coelho.

Vacinas para coelhos - Outros cuidados preventivos para coelhos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vacinas para coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Bibliografia
  • Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA). Does my rabbit need vaccinations? Disponível em: <https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rabbits/health/vaccinations>. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.
  • ACBC. ACBC reforça a necessidade de prevenção à Mixomatose em Coelhos. Disponível em: <http://acbc.org.br/site/index.php/579-acbc-reforca-a-necessidade-de-prevencao-a-mixomatose-em-coelhos>. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.
  • ROEDORES E COELHOS TV. Tudo que você precisa saber sobre vacinas para roedores e coelhos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CLO5v1MNo4s>. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.
  • ANIMAL HOSPITAL VETERINÁRIO. Você sabia que não existe vacina para Coelhos no Brasil. Disponível em: <http://animahv.com.br/voce-sabia-que-nao-existe-vacina-para-coelhos/>. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Fabia
Meu coelhos estão morrendo de uma doença que afetam os olhos e o nariz deixando inchado e com os pulmões com catarros
A sua avaliação:
OLANDINA DA COSTA CARVALHO
Boa noite ! ganhei uma coelha ela tem três meses , qual o nome da vacina que devo da nela ? obrigada
A sua avaliação:
Marisa Coelho Da Fonseca
Tenho treis coelhas são como membro da família so foram umavez no veterinário preciso levalas de novo são a mãe e as duas filhas felicia mel e pintada
Vânia Oliveira
Meu coelho já foi vacinado. É bem cuidado, mas ele não come feno. Coloco feno e ele sequer come uma pequena quantidade. Isso me preocupa. O que devo fazer?
Fernanda da silva
Meu coelho tem 5 anos e nunca foi vacinado ....qual vacina ele tem que tomar
NEVE
Boa noite !
Ganhei um coelhinho filhote deve ter 2 meses ....estou criando ela em um apartamento .... gostaria de saber quais são as melhores verduras para ela .
desde já agradeço!
Fabiana
Gostaria de saber aonde vacinar meu coelho
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiana! Você deve procurar uma clínica que atenda animais exóticos.
cesar louzada tofano
Gostaria de obter vacinas contra pastereulla .
1 de 6
Vacinas para coelhos