Partilhar

Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 17 outubro 2017
Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos, tal como os gatos, ingerem grande quantidade de pelo nas sessões de limpeza deles, o que é propício à formação das chamadas bolas de pelo no estômago. Porém, ao contrário dos gatos, os coelhos não podem vomitar, o que faz com que não consigam expulsar estas bolas do estômago deles.

Assim, uma bola de pelo num coelho pode originar uma obstrução, que é grave ao ponto de poder causar a morte do animal.

Se você tem um destes pets e gostava de saber como evitar bolas de pelo em coelhos, o PeritoAnimal preparou este artigo com tudo o que você precisa saber!

Também lhe pode interessar: Como evitar bolas de pelo em gatos

A formação das bolas de pelo

Como e porquê se formam bolas de pelo?

Os coelhos precisam de ingerir grandes quantidades de fibra. Por vezes, os tutores descuidam na alimentação do coelho e acabam por não dar feno suficiente (que deveria estar sempre disponível de forma ilimitada), o que provoca um défice em fibra. Para compensar esta falha em fibra, o coelho procura outras fontes deste nutriente e começa a mastigar os próprios pelos. O sistema digestivo dos coelhos está desenhado para digerir altas quantidades de fibra e por isso, este é um dos principais motivos que os leva a ingerir quantidades anormais de pelo.

Através da limpeza e higiene que os coelhos fazem a eles próprios, também algum pelo é ingerido, embora esta seja uma causa menos provável para este problema. Outro motivo possível é a desidratação. Se o seu coelho não ingere quantidade suficiente de água, isso pode prejudicar a motilidade digestiva e impedir o normal funcionamento do trato digestivo e por isso os pelos não são expulsos normalmente nas fezes.

Quando o coelho ingere grandes quantidades de pelo, eles podem se acumular no estômago, por não conseguirem passar normalmente pelo trato digestivo, formando assim as chamadas bolas de pelo.

O perigo das bolas de pelo

Uma vez que ao contrário dos gatos, os coelhos não conseguem expulsar pela boca essas bolas de pelo, a situação torna-se muito mais perigosa para estes animais. Se os pelos não conseguem passar pelo trato digestivo e se acumulam, podem causar obstruções, tanto no estômago como no intestino. O bloqueio do trato intestinal é muito perigoso porque não permite o seu normal funcionamento e caso não seja detectado a tempo e tratado, o animal pode mesmo chegar a falecer.

Sintomas de bolas de pelo nos coelhos

Os sinais clínicos da formação destes tricobezoares (nome dado ao acumular de pelos e outros materiais) são variados. Você deve estar atento a estes sinais:

  • Alterações no apetite
  • Estresse
  • Perda de peso
  • Diarreia
  • Distensão abdominal
  • Bola dura palpável no estômago do animal
  • Ausência de fezes
  • Ranger de dentes (sinal de dor)
  • Fraqueza

Se o seu coelho apresenta algum destes sinais, é importante que visite o mais depressa possível o seu médico veterinário de animais exóticos. Mesmo que não se trate de uma situação de bola de pelo, todos estes sinais são anormais num coelho e motivo de preocupação.

Como evitar bolas de pelo em coelhos

Feno

O ponto principal é aumentar a ingestão de fibra na dieta do coelho. Ou seja, se o seu coelho come demasiada ração e não tem sempre feno à disposição, ele está em alto risco de vir a ter este e outros problemas. Você deve limitar a quantidade de ração que fornece ao seu coelho e ter sempre feno fresco e verdinho disponível para ele comer! Por vezes, um mau feno, muito seco e fino, tem pouca quantidade de fibra, o que também pode causar este problema, para além de não evitar os comuns problemas dentários dos coelhos.

Abacaxi

O abacaxi possui uma enzima, chamada de bromelina, que ajuda a digerir os pelos. Por vezes, o sumo de abacaxi é utilizado para tratar este problema. Com o auxílio de uma seringa sem agulha, damos um pouco de sumo diretamente na boca do coelho.

Coelhos saudáveis, podem comer abacaxi uma vez por semana, o que vai ajudar a prevenir o aparecimento destas bolas de pelo no estômago deles.

Escovar

Escovar o coelho regularmente, principalmente se for um coelho de pelo comprido, é muito importante. Ao estar escovando você está eliminando os pelos mortos do coelho, diminuindo a probabilidade de ele os ingerir ao realizar a higiene normal dele.

Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar? - Como evitar bolas de pelo em coelhos

Tratamento das bolas de pelo em coelhos

Se o seu coelho tem uma obstrução causada por uma bola de pelo, ele precisa de atendimento médico veterinário urgente.

O seu veterinário irá iniciar uma terapia de hidratação e suporte de modo a hidratar o seu coelho e ajudar a melhorar a motilidade do trato intestinal dele. Para além disso, poderá ser necessária a administração de analgésicos, por ser uma situação que causa muita dor e desconforto no animal.

O exercício físico é imprescindível para recuperar a motilidade intestinal. Por esse motivo, para além de uma forma de tratamento, é essencial também na prevenção. Por isso, você deve soltar o seu coelho e permitir que ele corra e pule livremente fora da gaiola no mínimo uma hora por dia!

Com um correto tratamento veterinário, se o caso for detectado a tempo, o prognóstico é favorável e em breve o seu coelhinho estará pulando de felicidade de novo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Bibliografia
  • Patton, N.M. Hagen, K. W. Gorhan, J. R. Flatt, R. E. Domestic Rabbits: Diseases and Parasites. A Pacific Northwest Extention Publication.
  • Gillet, N.A. Brooks, D. L. Tillman, P.C (1983) Medical and surgical management of gastric obstruction from a hairball in the rabbit. Journal of the American Veterinary Medical Association

Escrever comentário sobre Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?
1 de 2
Bolas de pelo em coelhos 🐰- como evitar?

Voltar ao topo da página