Partilhar

Características do lobo - Comportamento e curiosidades

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 27 outubro 2020
Características do lobo - Comportamento e curiosidades

O lobo, cujo nome científico é Canis lupus, é um carnívoro pertencente à família dos canídeos. Como já sabemos, trata-se de um animal selvagem que, acredita-se, deu origem aos atuais cachorros domésticos. No entanto, o comportamento e a infinidade de características desses cães podem diferir bastante das dos lobos.

Existem diferentes subespécies de lobos, entre elas o lobo ibérico (Canis lupus signatus), que é protegido em alguns países, como na Espanha, por seu declínio populacional devido à caça indiscriminada, atropelamentos em estradas, etc. É por isso que é importante conhecer melhor esses grandes e importantes mamíferos e saber mais sobre os mesmos. Neste artigo do PeritoAnimal, você poderá conhecer algumas características dos lobos que podem ser muito interessantes em termos de anatomia, alimentação, reprodução e personalidade. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Tipos de lobos e suas características

Anatomia dos lobos

Como mencionamos, existem numerosas subespécies ou tipos de lobo, que podem ter tamanhos e características diferentes. No entanto, a grande maioria costuma medir entre 1 e 2 metros de comprimento do focinho à cauda, pesando entre 30 e 60 quilogramas e tendo uma altura de aproximadamente 80 centímetros do solo até a cernelha do animal.

Em relação ao esqueleto, musculatura e outras partes anatômicas, é verdade que o lobo é praticamente igual ao cachorro doméstico, pois conta com uma longa coluna vertebral, 13 pares de costelas, quatro patas para andar e uma dentição com caninos fortes, entre outros. Você pode conferir neste outro artigo 15 raças de cachorros que parecem lobos. No entanto, algumas diferenças devem ser destacadas. Entre as características de um lobo na comparação com um cachorro, estão:

  • Maior tamanho do crânio.
  • Orelhas normalmente ovaladas.
  • Uma musculatura mais poderosa que lhe permite alcançar grandes velocidades.
  • Dentes maiores para rasgar presas grandes.
  • Focinhos mais longos.
  • Alguns membros anteriores são um pouco mais longos que os posteriores, agilizando seus movimentos.
  • Algumas almofadas das patas mais grossas, pois apoiam seu peso sobre os dedos durante a movimentação (digitígrados).

A tudo isso se somam outras características do lobo que o tornam um animal assombroso e intimidador, como seu olhar peculiar, em que predominam colorações marrons, amareladas ou alaranjadas.

Em relação à pelagem, podem ser diferenciadas duas camadas: uma interna com toque suave cuja função é proteger o animal da temperatura ambiente e outra externa mais dura cuja função é protegê-lo de outros fatores externos, como a chuva. Essa última adota diferentes cores dependendo de que subespécie de lobo é e onde vive. Desse modo, podem existir lobos com uma pelagem cinza, branca, preta, marrom, avermelhada ou um conjunto dessas tonalidades. Nos locais mais frios, a quantidade de pelo será maior e nos locais mais quentes serão encontrados em menor abundância, dando ao carnívoro um aspecto mais delgado.

Características do lobo - Comportamento e curiosidades - Anatomia dos lobos

Alimentação dos lobos

Trata-se de um animal principalmente carnívoro, por isso na natureza é comum vê-lo se alimentando de outros animais menores ou até alguns com tamanhos maiores. No entanto, dependendo de onde vivem e dos recursos disponíveis para sua alimentação, eles também podem comer alguns vegetais. Os lobos não são tão vorazes como outros animais selvagens e podem chegar a consumir entre 1 e 3 quilogramas de carne por dia, dependendo do tamanho do lobo e das necessidades da alcateia. Entre os alimentos habituais podemos destacar:

  • Serpentes e outros répteis
  • Coelhos
  • Roedores
  • Aves
  • Cabras
  • Ovelhas
  • Porcos
  • Veados

Reprodução dos lobos

Entre as características dos lobos que chamam bastante atenção está a da liderança de um grupo. Dentro de uma alcateia de lobos, que geralmente é composta de 7 a 20 indivíduos, o acasalamento ocorre apenas entre o macho alfa e a fêmea beta uma vez por ano. Após um período de gestação de 60 dias aproximadamente, os filhotes nascem em ninhadas de 5 a 12 indivíduos, formando normalmente a alcateia.

O restante de machos jovens não se reproduz, exceto nos casos em que o macho alfa não possa acasalar ou nos casos em que abandonam a alcateia para formar a sua própria, como ocorre em outras espécies de animais selvagens. No caso de não abandonar e continuar na alcateia, desempenharão funções de proteção e cooperação na busca de alimento.

Características do lobo - Comportamento e curiosidades - Reprodução dos lobos

Personalidade dos lobos

Embora os lobos aparentem ser frios e agressivos, uma outra característica dos lobos é que eles são animais muito astutos e familiares que vivem normalmente em alcateias de tamanhos variados. Como outras espécies selvagens, como o leão, dentro da alcateia existe um líder. Entre os lobos, o líder é conhecido como macho alfa, que geralmente é o único a se reproduzir com a fêmea beta para formar a alcateia com sua própria descendência. Além do seu privilégio de acasalar, o macho alfa também tem grandes instintos familiares, pois cuida dos filhotes, participa da busca por alimento para a sobrevivência da alcateia e protege a todos os demais.

Cabe destacar sua inteligência, relacionada com o grande tamanho de seus cérebros e que demonstram ao realizar planos de caça que têm muito sucesso. Os lobos também possuem capacidade intelectual para comunicarem-se entre si. Embora existam várias hipóteses sobre o uivo dos lobos, uma das mais importantes é o emprego dele para se comunicar. Assim, podem anunciar a chegada de uma ameaça, expressar estados ou emoções, além de indicar localizações, etc.

Tudo isso aliado com sua grande capacidade de socialização possibilitou ao lobo conviver com o homem há anos, dando origem à sua domesticação e o consequente aparecimento do atual cão doméstico.

Entretanto, é preciso ter em mente que o lobo é um animal selvagem e, portanto, deve ser tratado como tal. Não poderemos conhecer quais são suas emoções, sensações, e instintos em um determinado momento, por isso, se alguma vez estivermos próximos desta espécie na natureza, será melhor não perturbar seu espaço. A personalidade dos animais é algo que nunca poderá ser totalmente compreendida. No entanto, graças aos estudos realizados por etólogos, podemos ter cada vez mais conhecimento sobre o comportamento desses maravilhosos seres vivos.

Se você quer saber mais sobre os lobos, descubra os tipos de lobos e suas características.

Características do lobo - Comportamento e curiosidades - Personalidade dos lobos

Outras características do lobo

Agora que você já conhece algumas das características mais importantes dos lobos, destacamos algumas outras:

  • Os lobos têm um ótimo olfato e audição, o que lhes permite procurar suas presas e possibilita a comunicação entre eles. Também possuem uma boa visão, permitindo-lhe caçar com sucesso durante a noite.
  • São muito territorialistas e delimitam seu espaço marcando com urina, fezes ou impregnando o terreno com seu cheiro. Para isso, possuem glândulas odoríferas entre as quais destacam as que se encontram na base de duas caudas.
  • Suas longas caudas lhes permitem manter o equilíbrio corporal ao se movimentar.
  • Nem todos os lobos vivem em alcateias, pois existem casos em que podem viver sozinhos. Nessas situações, a caça torna-se mais difícil e eles têm que se contentar com presas de porte menor.
  • Entram em brigas se outros indivíduos que não pertencem à sua alcateia ocupam seus territórios, os quais podem se estender por centenas de quilômetros quadrados.
  • A expectativa de vida dos lobos geralmente está entre os 8 e 15 anos. Em liberdade, pode ser diminuída devido as ações do homem (caça, desmatamento, etc.) ou ao desaparecimento do seu habitat.
  • Se adaptam praticamente a qualquer tipo de habitat. Portanto, podemos encontrá-los praticamente em quase todos os lugares do mundo onde há abundância de alimento.

Depois de conhecer as principais características do lobo e saber que eles deram origem e ainda têm muitas semelhanças com os cachorros domésticos, este vídeo sobre o cão lobo checoslovaco, uma raça rara no Brasil, pode te interessar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Características do lobo - Comportamento e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Características do lobo - Comportamento e curiosidades
1 de 4
Características do lobo - Comportamento e curiosidades

Voltar ao topo da página