Outros problemas de saúde

Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 22 junho 2021
Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando um cachorro move sua boca como se estivesse mastigando, rangendo seus dentes ou batendo sua mandíbula, diz-se que ele tem bruxismo. O ranger dos dentes, briquismo ou bruxismo é um sinal clínico que surge como resultado de várias causas. As razões que levam a um cachorro fazer coisas estranhas com a boca podem ser várias, desde causas externas, como frio ou estresse, até doenças internas dolorosas, nervosas e derivadas de má higiene.

O bruxismo em cães é geralmente acompanhado por mais sinais clínicos dependendo da origem e um som de rangido pelo contato entre os dentes. Posteriormente, eles podem ter contato com os tecidos moles da cavidade oral e produzir lesões que predispõem a infecções secundárias. As causas são muito diferentes, portanto podem variar de doenças orais a patologias neurológicas, comportamentais, ambientais ou gastrointestinais. Portanto, se você se pergunta por que seu cachorro faz coisas estranhas com a boca ou o que causa o bruxismo, neste artigo do PeritoAnimal trataremos as causas mais comuns separadamente.

Também lhe pode interessar: Cachorro com bafo de peixe

Índice

  1. Epilepsia canina
  2. Doença periodontal em cães
  3. Maloclusão
  4. Dor de dente
  5. Estresse
  6. Doença gastrointestinal em cães
  7. Frio

Epilepsia canina

A epilepsia é uma atividade elétrica anormal do cérebro devido à despolarização espontânea das células nervosas, causando uma convulsão epilética na qual ocorrem alterações de curta duração no cachorro. É o distúrbio neurológico mais comum nas espécies caninas. Como consequência da epilepsia, um cachorro pode bater sua boca e ranger os dentes movendo sua mandíbula.

A epilepsia em cães tem as seguintes fases:

  • Fase Prodromal: caracterizada por uma inquietação no cachorro, precede a fase de apreensão e dura de minutos a dias.
  • Fase Aura: ocorre uma disfunção motora, sensorial, comportamental ou autonômica. É uma fase que dura de segundos a minutos antes do desencadeamento da convulsão ou ataque epiléptico.
  • Fase Ictus: consiste na fase de convulsão ou epilepsia propriamente dita, e pode ser focal se afeta apenas uma parte do cérebro e a epilepsia ocorre apenas no nível de áreas específicas como o rosto ou um membro; ou generalizada se afeta todo o cérebro e o cachorro perde a consciência, com salivação, movimentos de todas as partes do corpo e contrações rápidas involuntárias dos músculos.
  • Fase pós-Ictus: como resultado da exaustão no nível cerebral, os cães podem ficar um pouco deprimidos, agressivos, com fome, sede ou com dificuldade para andar.

Doença periodontal em cães

Outra questão que podemos observar na boca de um cachorro é a doença periodontal em cães, que ocorre após a formação da placa bacteriana nos dentes dos cachorros porque os restos de comida acumulados servem como substrato para as bactérias orais dos cães, que começam a se multiplicar rapidamente formando uma placa bacteriana. Esta placa entra em contato com as formas de saliva canina e tártaro amarelado e adere aos dentes. Além disso, as bactérias continuam a se multiplicar e se alimentar, espalhando-se para as gengivas, causando inflamação das gengivas (gengivite).

Cães com periodontite terão dores na boca que causam bruxismo, ou seja, estaremos diante de um cachorro com movimentos estranhos com a boca, assim como gengivite e halitose (mau hálito). Além disso, à medida que a doença progride, os dentes podem cair e as bactérias podem entrar na corrente sanguínea, atingindo os vasos sanguíneos, causando septicemia e atingindo os órgãos internos do cachorro, o que pode causar sinais digestivos, respiratórios e cardíacos.

Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas - Doença periodontal em cães

Maloclusão

O prognatismo em cães é uma má oclusão dentária devido ao alinhamento inadequado dos dentes, o que faz com que a mordida não seja precisa ou bem alinhada, portanto causa assimetria da mordida (mordida imperfeita) e sinais clínicos associados.

A maloclusão pode ser de três tipos:

  • Prognatismo: a mandíbula inferior é mais avançada que a superior. Este tipo de maloclusão é reconhecido como padrão em certas raças de cães como o boxer, o bulldog inglês ou o pug.
  • Braquignatismo: também chamado boca de papagaio, é um distúrbio hereditário no qual o maxilar superior avança para o inferior, sendo os incisivos superiores na frente dos inferiores.
  • Boca torta: esta é a pior forma de maloclusão e consiste em um lado da mandíbula crescer mais rápido do que o outro, torcendo a boca.

Os sinais clínicos associados que você pode reparar na boca do cachorro são o ranger os dentes ao fazer movimentos bucais normais, alimentos saindo da boca ao mastigar e uma predisposição para infecção ou ferimento ao mastigar.

Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas - Maloclusão

Dor de dente

Como as pessoas, os cães com dor de dentes também batem os dentes para "desviar a dor" quase reflexivamente.

Às vezes o bruxismo é o único sinal clínico que indica um processo dental doloroso, seja inflamatório, neoplásico, infeccioso ou uma fratura dentária. Quando começam a nascer os dentes permanentes nos filhotes, alguns também tendem a ranger os dentes como forma de aliviar o incômodo. Se reparar que ele faz isso, observe a boca do cachorro para certificar-se que esta é a causa.

Estresse

Situações estressantes e problemas de ansiedade também podem levar os cachorros a fazerem coisas estranhas com a boca como ranger os dentes, especialmente enquanto dormem. Também é possível observar que o cachorro parece mastigar chiclete, enfia a língua constantemente para dentro e para fora ou movee a boca rapidamente como resultado deste estresse ou ansiedade.

Embora os cães sejam menos sensíveis ao estresse que os gatos, eles também podem experimentar estresse em situações semelhantes, como mudança de casa, introdução de novos animais ou pessoas, ruídos frequentes, doença, raiva ou desconforto do tutor, ou mudanças na rotina. Entretanto, esta reação em cachorros é muito menos comum do que em pessoas.

Confira 10 sinais de estresse em cães.

Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas - Estresse

Doença gastrointestinal em cães

Semelhante ao que acontece com a dor de dente ou a gengivite, quando um cachorro tem dores devido a uma doença ao longo do trato digestivo, ele pode manifestá-las com bruxismo.

Distúrbios esofágicos como esofagite, gastrite, úlceras gástricas ou intestinais e outras patologias do esôfago, estômago e intestino podem fazer com que um cachorro faça coisas estranhas com a boca por causa da dor e do desconforto que as provoca.

Frio

O frio pode afetar muito os cachorros e pode causar hipotermia e, assim, colocar em risco sua saúde. Um dos primeiros sintomas de hipotermia é bem visível: o cachorro pode começar a tremer, incluindo os dentes.

Posteriormente, a frequência respiratória é reduzida, há entorpecimento, sonolência, pele seca, letargia, pressão sanguínea baixa, frequência cardíaca reduzida, hipoglicemia, depressão, dilatação pupilar, olhar fixo, depressão, colapso e até morte.

Agora que você sabe os diferentes motivos que levam seu cachorro a fazer coisas estranhas com a boca, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre os cinco motivos que explicam por que um cachorro fica de barriga para cima:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Centro Hospitalar Veterinário. Epilepsia no cão e no gato. Disponível em: <https://www.chv.pt/pt/unidades/neurologia/epilepsia/detalhe.html>. Acesso em 16 de junho de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Viviane Godoi da Costa
Quando o cachorro apresenta doença periodontal e idoso (16 anos e com problemas cardíacos), vale à pena fazer limpeza nos dentes ou passa a ser um risco desnecessário submeter o animal à anestesia para a limpeza?
1 de 4
Meu cachorro faz coisas estranhas com a boca - Causas