Curiosidades do mundo animal

Animais com respiração pulmonar

Animais com respiração pulmonar

A respiração é um processo necessário para todos os animais. Por meio dela, eles absorvem o oxigênio necessário para que o corpo realize as funções vitais, e expelem o excesso de dióxido de carbono do corpo. No entanto, os diversos grupos de animais desenvolveram diferentes mecanismos para realizar essa atividade. Por exemplo, existem animais que podem respirar pela pele, pelas brânquias ou pelos pulmões.

Neste artigo do PeritoAnimal, te contamos quais são os animais com respiração pulmonar e como o fazem. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Tipos de respiração dos animais

Índice

  1. O que ocorre na respiração pulmonar dos animais
  2. Animais aquáticos com respiração pulmonar
  3. Animais terrestres com respiração pulmonar
  4. Animais invertebrados com respiração pulmonar
  5. Animais com respiração pulmonar e branquial
  6. Outros animais com respiração pulmonar

O que ocorre na respiração pulmonar dos animais

A respiração pulmonar é aquela realizada pelos pulmões. É a forma de respiração que os humanos e outros mamíferos utilizam. Além deles, existem outros grupos de animais que respiram pelos pulmões. Aves, répteis e a maioria dos anfíbios também usam esse tipo de respiração. Existem até peixes que respiram pelos pulmões!

Fases da respiração pulmonar

A respiração pulmonar costuma ter duas fases:

  • Inalação: a primeira, chamada inalação, na qual o ar entra do exterior para os pulmões, o que pode ocorrer através da boca ou de cavidades nasais.
  • Exalação: a segunda fase, chamada exalação, na qual o ar e resíduos são expelidos do pulmão para o exterior.

Nos pulmões existem alvéolos, que são tubos muito estreitos que possuem uma parede unicelular que permite a passagem do oxigênio para o sangue. Quando o ar entra, os pulmões incham e a troca gasosa ocorre nos alvéolos. Dessa forma, o oxigênio entra no sangue e é distribuído por todos os órgãos e tecidos do corpo, e o dióxido de carbono sai dos pulmões, sendo posteriormente liberado na atmosfera quando os pulmões se relaxam.

O que são os pulmões?

Mas o que exatamente é um pulmão? Os pulmões são invaginações do corpo que contêm o meio do qual o oxigênio vai ser obtido. É na superfície dos pulmões que ocorre a troca gasosa. Os pulmões costumam ser pares e realizam respiração bidirecional: o ar entra e sai pelo mesmo tubo. Dependendo do tipo de animal e de suas características, os pulmões variam em forma e tamanho e podem ter outras funções associadas.

Agora, é fácil imaginar esse tipo de respiração em humanos e outros mamíferos, mas você sabia que existem outros grupos de animais que respiram pelos pulmões? Tem curiosidade em saber quais são? Continue lendo para descobrir!

Animais com respiração pulmonar - O que ocorre na respiração pulmonar dos animais

Animais aquáticos com respiração pulmonar

Os animais aquáticos geralmente obtêm oxigênio por meio de trocas gasosas com a água. Eles podem fazer isso de várias maneiras, inclusive por meio da respiração cutânea (através da pele) e da respiração branquial. Porém, como o ar tem muito mais oxigênio do que a água, muitos animais aquáticos desenvolveram a respiração pulmonar como forma complementar de obter oxigênio a partir da atmosfera.

Além de ser uma forma mais eficaz de obtenção de oxigênio, nos animais aquáticos os pulmões também os ajudam a flutuar.

Peixes com respiração pulmonar

Embora pareça estranho, existem casos de peixes que respiram utilizando os pulmões, como os seguintes:

  • Bichir-de-cuvier (Polypterus senegalus)
  • Peixe-pulmonado-mármore (Protopterus aethiopicus)
  • Piramboia (Lepidosiren paradoxa)
  • Peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri)
  • Peixe-pulmonado-africano (Protopterus annectens)

Anfíbios que respiram por pulmões

A maioria dos anfíbios, como veremos mais adiante, passa uma parte de sua vida com a respiração branquial e depois desenvolve a respiração pulmonar. Alguns exemplos de anfíbios que respiram pelos pulmões são:

  • Sapo-comum (Bufo spinosus)
  • Perereca-ibérica (Hyla molleri)
  • Perereca-monito (Phyllomedusa sauvagii)
  • Salamandra-de-fogo (Salamandra salamandra)
  • Cecília (Grandisonia sechellensis)

Tartarugas aquáticas com respiração pulmonar

Outros animais pulmonados que se adaptaram ao ambiente aquático são as tartarugas marinhas. Assim como todos os outros répteis, as tartarugas, tanto as terrestres quanto marinhas, respiram pelos pulmões. No entanto, as tartarugas marinhas também podem realizar trocas gasosas através da respiração cutânea; dessa forma, elas podem utilizar o oxigênio da água. Alguns exemplos de tartarugas aquáticas que respiram pelos pulmões são:

  • Tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta)
  • Tartaruga-verde (Chelonia mydas)
  • Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
  • Tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta elegans)
  • Tartaruga-nariz-de-porco (Carettochelys insculpta)

Embora a respiração pulmonar seja a principal forma de captação de oxigênio, graças a essa forma alternativa de respiração, as tartarugas marinhas podem hibernar no fundo do mar, passando semanas sem emergir à superfície!

Mamíferos marinhos com respiração pulmonar

Em outros casos, a condição de respiração pulmonar é anterior à vida na água. Este é o caso dos cetáceos (baleias e golfinhos), que embora utilizem somente a respiração pulmonar, desenvolveram adaptações à vida aquática. Esses animais possuem cavidades nasais (chamadas de espiráculos) localizadas na parte superior do crânio, por meio das quais geram a entrada e a saída do ar de e para os pulmões sem ter que emergir completamente na superfície. Alguns casos de mamíferos marinhos que respiram pelos pulmões são:

  • Baleia-azul (Balaenoptera musculus)
  • Orca (Orcinus orca)
  • Golfinho-comum (Delphinus delphis)
  • Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus)
  • Foca-cinzenta (Halichoerus grypus)
  • Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina)
Animais com respiração pulmonar - Animais aquáticos com respiração pulmonar

Animais terrestres com respiração pulmonar

Todos os animais vertebrados terrestres respiram pelos pulmões. No entanto, cada grupo tem diferentes adaptações evolutivas de acordo com suas próprias características. Nas aves, por exemplo, os pulmões estão associados a sacos de ar, que elas usam como reservas de ar fresco para tornar a respiração mais eficaz e também para tornar o corpo mais leve para o voo.

Além disso, nesses animais, o transporte interno de ar também está associado às vocalizações. No caso das cobras e de alguns lagartos, devido ao tamanho e formato do corpo, um dos pulmões costuma ficar muito reduzido ou até desaparecer.

Répteis com respiração pulmonar

  • Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis)
  • Jiboia-constritora (Boa constrictor)
  • Crocodilo-americano (Crocodylus acutus)
  • Tartaruga-gigante-de-Galápagos (Chelonoidis nigra)
  • Cobra-ferradura (Hemorrhois hippocrepis)
  • Basilisco (Basiliscus basiliscus)

Aves com respiração pulmonar

  • Pardal-doméstico (Passer domesticus)
  • Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
  • Beija-flor-de-pescoço-vermelho (Archilochus colubris)
  • Avestruz (Struthio camelus)
  • Albatroz-errante (Diomedea exulans)

Mamíferos terrestres com respiração pulmonar

  • Doninha-anã (Mustela nivalis)
  • Ser humano (Homo sapiens)
  • Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
  • Girafa (Giraffa camelopardalis)
  • Camundongo (Mus musculus)
Animais com respiração pulmonar - Animais terrestres com respiração pulmonar

Animais invertebrados com respiração pulmonar

Dentro dos animais invertebrados que respiram pelos pulmões, encontram-se os seguintes:

Artrópodes com respiração pulmonar

Em artrópodes, a respiração geralmente ocorre através das traqueolas, que são ramificações da traqueia. No entanto, os aracnídeos (aranhas e escorpiões) também desenvolveram um sistema de respiração pulmonar que realizam por meio de estruturas chamadas de pulmões folhosos.

Essas estruturas são formadas por uma grande cavidade denominada átrio, que contém lamelas (onde ocorre a troca gasosa) e espaços aéreos intermediários, organizados como nas folhas de um livro. O átrio se abre para o exterior através de um orifício chamado espiráculo.

Para compreender melhor este tipo de respiração dos artrópodes, recomendamos consultar este outro artigo do PeritoAnimal sobre respiração traqueal em animais.

Moluscos com respiração pulmonar

Nos moluscos também existe uma grande cavidade corporal. Ela é chamada de cavidade do manto e, nos moluscos aquáticos, possui brânquias que absorvem o oxigênio da água que entra. Nos moluscos do grupo Pulmonata (caramujos e lesmas terrestres), essa cavidade não possui brânquias, mas é altamente vascularizada e funciona como um pulmão, absorvendo o oxigênio contido no ar que entra de fora por um poro chamado pneumostoma.

Neste outro artigo do PeritoAnimal sobre tipos de moluscos - características e exemplos, você encontrará mais exemplos de moluscos que respiram pelos pulmões.

Equinodermos com respiração pulmonar

Se tratando de respiração pulmonar, os animais do grupo Holothuroidea (pepinos-do-mar) podem ser uns dos mais interessantes. Esses animais invertebrados e aquáticos desenvolveram uma forma de respiração pulmonar que, em vez de utilizar ar, usa água. Eles têm estruturas chamadas de "árvores respiratórias" que funcionam como pulmões aquáticos.

As árvores respiratórias são tubos altamente ramificados que se conectam ao ambiente externo por meio da cloaca. São chamadas de pulmões porque são invaginações e têm um fluxo bidirecional. A água entra e sai pelo mesmo lugar: a cloaca. Isso acontece graças às contrações da cloaca. A troca gasosa ocorre na superfície das árvores respiratórias, utilizando o oxigênio da água.

Animais com respiração pulmonar - Animais invertebrados com respiração pulmonar

Animais com respiração pulmonar e branquial

Muitos dos animais aquáticos que respiram por pulmões também têm outros tipos de respiração complementar, como a respiração cutânea e a respiração branquial.

Entre os animais com respiração pulmonar e branquial estão os anfíbios, que passam a primeira fase de sua vida (fase larval) na água, onde respiram pelas brânquias. No entanto, a maioria dos anfíbios perdem as brânquias ao atingir a fase adulta (fase terrestre) e começam a ter respiração pulmonar e cutânea.

Alguns peixes também respiram pelas brânquias no início da vida e, na idade adulta, respiram pelos pulmões e pelas brânquias. No entanto, outros peixes apresentam respiração pulmonar obrigatória na idade adulta, como é o caso de espécies dos gêneros Polypterus, Protopterus e Lepidosiren, que podem se afogar se não tiverem acesso à superfície.

Se você deseja expandir seus conhecimentos e completar todas as informações fornecidas neste artigo sobre animais que respiram pelos pulmões, você pode consultar este outro artigo do PeritoAnimal sobre animais que respiram pela pele.

Animais com respiração pulmonar - Animais com respiração pulmonar e branquial

Outros animais com respiração pulmonar

Outros animais com respiração pulmonar, são:

  • Lobo (Canis lupus)
  • Cachorro (Canis lupus familiaris)
  • Gato (Felis catus)
  • Lince (Lynx)
  • Leopardo (Panthera pardus)
  • Tigre (Panthera tigris)
  • Leão (Panthera leo)
  • Puma (Puma concolor)
  • Coelho (Oryctolagus cuniculus)
  • Lebre (Lepus europaeus)
  • Furão (Mustela putorius furo)
  • Cangambá (Mephitidae)
  • Canário (Serinus canaria)
  • Bufo-real (Bubo bubo)
  • Coruja-das-torres (Tyto alba)
  • Esquilo-voador (género Pteromyini)
  • Toupeira-marsupial (Notoryctes typhlops)
  • Lhama (Lama glama)
  • Alpaca (Vicugna pacos)
  • Gazela (género Gazella)
  • Urso-polar (Ursus maritimus)
  • Narval (Monodon monoceros)
  • Cachalote (Physeter macrocephalus)
  • Cacatua (familia Cacatuidae)
  • Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica)
  • Falcão-peregrino (Falco peregrinus)
  • Melro-preto (Turdus merula)
  • Peru-do-mato (Alectura lathami)
  • Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
  • Cobra-coral (familia Elapidae)
  • Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus)
  • Crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis)

E agora que você sabe tudo sobre os animais que respiram pelos pulmões, não perca o vídeo a seguir sobre um deles, no qual apresentamos 10 curiosidades sobre os golfinhos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com respiração pulmonar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bone, Q. & Moore, R. H. (2008) Biology of Fishes. Taylor & Francis Group. 497 pp.
  • Dolmatov, I. Y., Frolova, L. T., Ginanova, T. T., Zakharova, E. A. (2011) Development of respiratory trees in the holothurian Apostichopus japonicus (Aspirochidotida: Holothuroidea). Springer Link. Disponível em: <https://link.springer.com/journal/441>
  • Maneyro, R. & Carreira, S. (2012) Guía de Anfibios del Uruguay. Ediciones de la Fuga. 207 pp.
  • Ziswiler, V. (1980) Zoología especial Vertebrados. Tomo II; Amniotas. Omega, España. 413 pp.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luis Henrique Anchieta Banhos
Sou apaixonado por animais
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Nós, também, Luis!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 6
Animais com respiração pulmonar