Medicamentos

Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 7 julho 2023
Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O metronidazol para cachorros é um medicamento utilizado com relativa frequência na medicina veterinária. É um princípio ativo que também encontraremos na medicina humana. Mas, mesmo que você tenha este produto em seu armário de remédios, nunca deve administrá-lo ao cachorro por conta própria. Somente um veterinário pode prescrever este medicamento e determinar o protocolo de administração mais apropriado, após examinar e diagnosticar o cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar detalhadamente sobre o metronidazol para cachorro, os usos que este medicamento possui, qual dose deve ser aplicada e os efeitos colaterais que pode ocorrer.

Índice
  1. O que é o metronidazol?
  2. Metronidazol para cachorros
  3. Administração do metronidazol para cachorros
  4. Doses de metronidazol para cachorros
  5. Efeitos colaterais do metronidazol para cachorros
  6. Preço do metronidazol para cachorros

O que é o metronidazol?

O metronidazol é um antibiótico e antiprotozoário. Isso significa que seu uso é eficaz no combate a infecções causadas por bactérias anaeróbicas, que não precisam de oxigênio, e parasitas digestivos, como as giardias. Este medicamento também apresenta efeitos anti-inflamatórios no intestino.

Metronidazol para cachorros

Você já se perguntou se pode dar metronidazol para cachorro? Geralmente, os usos do metronidazol estão relacionados a infecções no sistema digestivo, mas ele também pode ser prescrito para infecções do sistema urogenital, boca, garganta ou lesões cutâneas. Acima de tudo, é comum administrar metronidazol em cachorros com diarreia, mas primeiro o veterinário deve examiná-lo, pois nem toda diarreia será resolvida com este medicamento.

Uma das causas da diarreia em cachorros são os parasitas, mas o metronidazol não costuma ser utilizado para desparasitar cachorros. Este produto é reservado para quando são encontradas giardias nas fezes ou quando há suspeitas de sua presença. Esses tipos de parasitas são mais frequentes em animais mais jovens. Por se tratar de um medicamento bastante seguro, o veterinário também pode prescrever o metronidazol para cachorro filhotes.

Outro tipo de diarreia tratada com metronidazol é a diarreia que se torna crônica, como aquelas que podem causar a doença inflamatória intestinal. Ocasionalmente, o metronidazol também pode ser prescrito em combinação com outros medicamentos.

Administração do metronidazol para cachorros

Você pode encontrar o metronidazol em diversas apresentações, o que facilitará sua administração, uma vez que isso permite ajustar a dose ao peso do cachorro e escolher a forma que ele vai aceitar mais facilmente. O veterinário escolherá entre os comprimidos de metronidazol, que podem ser divididos, para cachorros maiores, e o xarope ou suspensão de metronidazol para os menores ou filhotes. Em casa, você consegue administrar essas duas apresentações.

No entanto, em outros casos, o profissional pode optar pelo metronidazol em solução injetável. Este é geralmente reservado para casos mais graves, em que o medicamento é administrado por via intravenosa.

Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais - Administração do metronidazol para cachorros

Doses de metronidazol para cachorros

A dose de metronidazol recomendada para administração oral é de 50mg/dia por kg de peso corporal, por um período mínimo de 5-7 dias. De qualquer forma, apenas o profissional pode prescrever a dosagem, a duração do tratamento e a posologia adequada, ou seja, quantas vezes o medicamento deve ser administrado por dia, uma vez que ele pode ser dividido em várias doses.

Por ser um antibiótico, é extremamente importante que, mesmo que o cachorro melhore logo, você não pare de administrar o metronidazol todos os dias, conforme indicado pelo veterinário. O objetivo, além da recuperação completa, é evitar que ocorram resistências bacterianas.

Efeitos colaterais do metronidazol para cachorros

O metronidazol é um medicamento que geralmente não causa efeitos colaterais, portanto, as reações adversas são incomuns. Quando elas ocorrem, as mais comuns são problemas gastrointestinais, como vômitos ou perda de apetite, letargia, fraqueza, distúrbios neurológicos e, menos provavelmente, alterações hepáticos.

A sintomatologia também pode aparecer se o cachorro receber uma dose inadequada do medicamento, a ponto de ficar intoxicado ou em tratamentos muito prolongados. Por isso é tão importante que você siga sempre as instruções do veterinário. Neste último caso, os sintomas incluem:

  • Descoordenação ao andar;
  • Postura inclinada da cabeça;
  • Desorientação;
  • Nistagmo, que são movimentos rápidos e involuntários dos olhos;
  • Tremores;
  • Convulsões;
  • Rigidez.

Qualquer sintoma como os mencionados acima é razão para consulta veterinária urgente. Não é recomendado administrar metronidazol para cachorros com problemas de fígado, e é necessário tomar um cuidado especial quando é utilizado em fêmeas gestantes ou lactantes. Somente o veterinário pode decidir sobre o uso deste medicamento.

Preço do metronidazol para cachorros

O preço do metronidazol vai depender da comercialização que foi prescrita. Em geral, medicamentos para uso humano, como o Flagyl, serão mais baratos que medicamentos veterinários, como o Metrobactin. Qual o veterinário vai prescrever, depende da legislação de cada país, no entanto, a tendência é que só possa prescrever medicamentos de uso veterinário.

Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais - Preço do metronidazol para cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Vídeos relacionados com Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais

1 de 3
Vídeos relacionados com Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Marcia Monteiro
Tenho uma cadela pincher de 16 anos, e foi identificada uma infecção intestinal e estou administrando por orientação da veterinária o benzoilmetronidazol, e desde a primeira dose que fou intra venosa ela esta fazendo muito xixi, a urina é clara mas em grande quantidade e muitas vezes, seria um efeito colateral do benzoilmetronidazol?
Agradeço a atenção@
A sua avaliação:
Flávia
Boa tarde gostaria de saber como faço p meu cachorro q tem 11 anos,ele começou a comer as fezes. Já levei no veterinário fez exames e deu uma gastrite,fez os tratamentos mas ele continua comendo as fezes. Posso dar p ele o metronidazol? Ele pesa 24k pois esta magro.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Flávia. Tudo bem? Temos este artigo em que falamos por que um cachorro come fezes: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-cachorro-come-fezes-20025.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Daniel
Ótimas informações! Ainda fiquei com uma dúvida: a veterinária receitou o metronidazol para meu cachorrinho, mas pediu para dar meio comprimido. Mas eu pensava que comprimidos revestidos não podiam ser partidos. Partir o comprimido não diminui o efeito do remédio?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Daniel. Não, ao dividí-lo você só está reduzindo a potência da medicação.
Lea
Por quantos dias?
A sua avaliação:
Luiz Carlos
Meu cachorro está com ffraqueza na perna principalmente as traseiras , como posso tratar e existe tratamento homeopatico
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luiz. Tudo bom? Temos este artigo que talvez lhe possa ser útil, sobre cachorro tremendo e suas causas: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tremendo-causas-20127.html. De qualquer maneira, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Matheus
Tratamento homeopático é placebo. Confie na ciência, pelo amor de deus. Conheço muita gente que perdeu os pets com essa ignorância de homeopatia. Tudo bem se você é zen e acredita nisso. Com vc funciona pq vc é sugestionável e o efeito placebo tem seu valor, mas para os pets isso não existe, e se vc tiver filhos, pelo amor de deus, leve no médico e esqueça homeopatia. Falo isso de coração..
A sua avaliação:
carlos baptista
excelentes orientações.
A sua avaliação:
Aparecida La Rosa Cardoso
Porque meu labrador chora, de manha ,quando sail, quando fecho a porta.Tem 4 anos
A sua avaliação:
Iracema
Metronidazol para diarreia em cães?
1 de 3
Metronidazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais