Problemas da pele

Irritação na pele do cachorro, o que fazer?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 1 maio 2023
Irritação na pele do cachorro, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ocasionalmente nosso cão pode apresentar alguma irritação em sua pele, que podemos observar como uma área avermelhada e/ou coceira. Esta irritação, que pode causar grande desconforto, pode ter várias causas que nosso veterinário terá que determinar para prescrever o tratamento mais adequado.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar a irritação na pele do cachorro, o que fazer? Falaremos as razões que podem causar a irritação, o que podemos fazer para resolvê-la e, também, como podemos evitar este problema que, embora não seja geralmente grave, causa um desconforto considerável e requer ajuda veterinária.

Também lhe pode interessar: Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?

Índice

  1. O que causa a irritação na pele do cachorro?
  2. Dermatite atópica, a principal causa de irritação na pele dos cães
  3. Irritação na pele do cachorro devido a alergia alimentar
  4. Irritação por dermatite alérgica por mordida de pulga
  5. Meu cachorro está com a pele irritada e se coça muito - sarna sarcóptica
  6. Recomendações para aliviar a irritação na pele do cachorro

O que causa a irritação na pele do cachorro?

Para saber o que fazer se a pele do cachorro estiver irritada, a primeira coisa é saber o que causa a irritação. Em geral, estamos lidando com uma dermatite, ou seja, inflamação da pele que pode ser causada por alergias, contato com substâncias irritantes ou parasitas, especialmente pulgas. Estes distúrbios podem afetar os cães de qualquer idade em maior ou menor grau e deve ser nosso veterinário que, após examinar o cão e os testes relevantes, determine o diagnóstico. Para te ajudar nesta tarefa, podemos analisar aspectos como os seguintes, que fornecerão informações muito importantes para o diagnóstico:

  • Dados sobre o estilo de vida do cachorro, ou seja, em que ambiente ele vive ou anda, quando faz isso, quanto tempo, qual é sua relação com outros animais, etc.
  • Alimentação.
  • Antiparasitismo utilizado e sua programação de uso, bem como se ele tem tomado ou está tomando algum medicamento. Se nosso cão já foi tratado anteriormente por irritação de pele, devemos também notificar o veterinário.
  • Como a irritação começou e se é uma primeira ocorrência ou uma recaída.
  • Considerar se ela ocorre apenas em uma determinada época do ano ou em qualquer época do ano.
  • Observar se tem coceira e se é leve, moderado ou grave.
  • Verificar se a irritação é localizada em determinada área ou, ao contrário, se ela é generalizada. Neste último caso, é importante saber a rapidez com que se espalhou.
  • Também é importante observar as características das lesões, tais como sua forma, coloração, se elas formaram ou não feridas, etc.
  • Finalmente, devemos observar se o cachorro apresenta quaisquer outros sintomas.

Além de todas estas informações, o veterinário examinará a irritação na pele do cachorro e poderá realizar testes como a observação de pelos e amostras de pele, raspagens, culturas, exame da lâmpada de madeira (para detectar a presença de fungos), biópsias ou testes de alergia. As seguintes são as causas mais comuns de irritação cutânea em cães.

Dermatite atópica, a principal causa de irritação na pele dos cães

Esta condição pressupõe uma predisposição do cão para desenvolver reações de hipersensibilidade a diferentes alergênios encontrados no ambiente. A pele parecerá irritada, inflamada e com coceira como reação aos ácaros, pólen, esporos, etc. Esta dermatite geralmente ocorre em cães jovens, com idade entre 6 meses e 3 anos. As lesões podem ser sazonais ou durante todo o ano e podem ser generalizadas ou focalizadas em certas áreas como o rosto ou os pés. Como o cão vai coçar, é fácil desenvolver feridas, alopecia e outras complicações secundárias ao coçar. Também o quadro pode se complicar pelo desenvolvimento de otites ou conjuntivite.

Para estabelecer o que fazer se houver uma irritação na pele do cachorro por este motivo, devemos ter em mente que se trata de uma doença tratável, mas não curável, o que significa que o tratamento será vitalício. Portanto, o contato com alergênios deve ser evitado o máximo possível. Em geral, a dermatite atópica é tratada com banhos, uma dieta hipoalergênica com ácidos graxos, controle escrupuloso de pulgas (veremos que estes parasitas podem ser uma fonte de dermatite) e imunoterapia em casos recomendados, ou seja, administração de vacinas. Durante as crises, também podem ser prescritos medicamentos para controlar a coceira ou drogas contra possíveis infecções associadas. Esta é uma desordem relativamente comum.

Irritação na pele do cachorro devido a alergia alimentar

A irritação da pele às vezes é causada por uma reação de hipersensibilidade aos alergênios presentes nos alimentos, como carne, laticínios, cereais, soja, ovos, peixe ou certos aditivos. É outra dermatite comum em cães e sua característica básica é a coceira em diferentes partes do corpo, que, como já vimos, pode ser responsável por lesões secundárias de arranhões (auto-traumatismo). Também pode ser complicada por otites e, em menor grau, por sinais gastrointestinais.

Neste caso, o que podemos fazer se nosso cachorro está com a pele irritada? Oferecer uma dieta de eliminação. Isto consiste em alimentá-lo por um mínimo de 6 semanas com alimentos que ele não tenha experimentado antes, para os quais você pode recorrer a uma dieta caseira ou uma ração das que existem no mercado especialmente formuladas para estes casos, hipoalergênicas ou hidrolisadas. Se com a nova dieta os sintomas diminuem e retornam se fornecemos a dieta original, o diagnóstico será confirmado.

O tratamento consistirá em evitar os alimentos ou alimentos que desencadeiam a alergia. Para identificá-los, podemos voltar à dieta de eliminação, desta vez baseada em uma única fonte de proteína para identificar se se trata de um tipo de carne ou peixe. Entretanto, geralmente é mais eficaz ir ao veterinário para testes de alergia. Deve-se observar que este tipo de alergia pode ocorrer em qualquer idade.

Irritação na pele do cachorro, o que fazer? - Irritação na pele do cachorro devido a alergia alimentar

Irritação por dermatite alérgica por mordida de pulga

Nesta dermatite, o cão reage aos antígenos encontrados na saliva da pulga. Uma única mordida é suficiente para desencadear irritação. Este problema pode afetar cães de diferentes idades e em qualquer época do ano, pois as condições na maioria dos lares permitem que as pulgas sobrevivam em qualquer mês.

A irritação na pele do cachorro aparecerá na região lombossacral, ou seja, aproximadamente sobre o rabo e a última parte do dorso, embora também possa se estender para os lados ou o abdômen. Como na dermatite anterior, veremos que o cão tem a pele irritada e se coça muito, o que produzirá lesões tais como feridas ou alopecia. O diagnóstico é relativamente simples quando encontramos pulgas no animal ou seus restos mortais na forma de pequenas bolinhas pretas, que são seus excrementos. Se as molharmos, veremos que elas são constituídas de sangue. Às vezes não é possível identificar a presença de parasitas, mas um diagnóstico correto será considerado se o cão responder favoravelmente ao tratamento antiparasitário.

Nestes casos, o que fazer se a pele do cão estiver irritada é estabelecer, de acordo com nosso veterinário, um rigoroso calendário de desparasitação, bem como um controle ambiental para eliminar todas as fases do parasita. É importante que todas as medidas sejam estendidas a todos os animais que vivem juntos. Devem ser utilizados produtos que eliminem as pulgas adultas e inibam as formas imaturas.

Irritação na pele do cachorro, o que fazer? - Irritação por dermatite alérgica por mordida de pulga

Meu cachorro está com a pele irritada e se coça muito - sarna sarcóptica

Esta é uma dermatite causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei na qual veremos que o cão tem a pele irritada, se coça muito, pois a sarna sarcóptica produz uma coceira muito intensa pela qual o cão não consegue literalmente parar de se coçar. É também uma doença muito contagiosa e pode afetar cães, gatos e humanos, especialmente os muito jovens, idosos ou doentes. Ela afeta os cotovelos e as orelhas e, como no resto da dermatite atópica, veremos alopecia e auto-traumatismo devido à coceira, assim como erupções cutâneas.

O diagnóstico pode ser feito pela visualização direta do ácaro sob o microscópio, após a coleta de uma amostra raspada. Deve-se observar que esta observação nem sempre é possível, portanto nestes casos o diagnóstico é confirmado quando o animal responde ao tratamento. Devido ao risco de contágio, recomenda-se tratar o ambiente, aspirar com frequência e lavar bem as mãos após manipular o animal.

Irritação na pele do cachorro, o que fazer? - Meu cachorro está com a pele irritada e se coça muito - sarna sarcóptica

Recomendações para aliviar a irritação na pele do cachorro

Além das indicações acima, dependendo da causa subjacente, se ainda estamos nos perguntando o que fazer se nosso cão tem a pele irritada ou como acalmar a pele irritada de um cão, podemos seguir uma série de recomendações como as seguintes:

  • Ir ao veterinário o mais rápido possível, pois isso evitará que o cão se machuque sozinho e, consequentemente, agravará a condição.
  • Não aplicar nenhum medicamento à pele irritada, pois isso poderia ser contraproducente, além de dificultar o diagnóstico.
  • Também não devemos dar banho no cachorro antes de ter um diagnóstico que nos permita usar o xampu mais apropriado. Deve-se lembrar que não é uma boa ideia lavar os cães com muita frequência, a menos que tais banhos façam parte do tratamento. Entretanto, se por qualquer razão não pudermos ir imediatamente ao especialista, e nosso cão tiver a pele irritada e coçar muito, uma medida de emergência ou primeiros socorros pode ser a realização de um banho de aveia.
  • Como primeiros socorros, podemos aplicar compressas frias (mas não geladas) se a pele do animal estiver muito quente ao toque.
  • Óleos vegetais com propriedades hidratantes como o azeite de oliva também podem ajudar a suavizar a pele irritada do nosso cão.
  • Devemos seguir rigorosamente o tratamento prescrito por nosso veterinário.
  • Suplementos ou alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 ajudam a aliviar a coceira e melhorar a saúde da pele.
  • A prevenção da irritação na pele do cachorro dependerá da causa. Em termos gerais, incluirá medidas como desparasitação periódicas, dietas hipoalergênicas, evitando caminhadas em momentos em que o pólen está mais presente no ambiente, higiene e, acima de tudo, cuidados veterinários imediatos para evitar que o problema piore.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Irritação na pele do cachorro, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Irritação na pele do cachorro, o que fazer?