Outros problemas de saúde

Insulinoma em cães - Sintomas, causas e tratamento

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 8 setembro 2022
Insulinoma em cães - Sintomas, causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O insulinoma canino é um tumor que afeta o pâncreas endócrino. De fato, é uma neoplasia que envolve as células beta pancreáticas, das quais produzem uma liberação excessiva e frequente de insulina, que por sua vez provoca uma diminuição dos níveis de glicose no sangue. Mesmo que possam ser encontradas formas tanto benignas como malignas, infelizmente na espécie canina são mais frequentes as formas malignas (carcinomas).

Se você quer saber mais sobre o insulinoma em cães, não deixe de conferir este artigo do PeritoAnimal em que detalhamos os sintomas, causas e tratamento desta doença tumoral.

Índice

  1. O que é o insulinoma em cães?
  2. Sintomas de insulinoma em cães
  3. Causas de insulinoma em cães
  4. Diagnóstico de insulinoma em cães
  5. Insulinoma em cães tem cura? - Tratamento
  6. Prognóstico do insulinoma em cães

O que é o insulinoma em cães?

Antes de definir o que é um insulinoma, é importante que expliquemos a estrutura e a função do órgão que é afetado por esta patologia: o pâncreas. O pâncreas é uma glândula que é composta por duas partes, cada uma com sua função determinada:

  • O pâncreas exócrino: se relaciona com o sistema digestivo, pois secreta o suco pancreático, necessário para a digestão dos alimentos.
  • O pâncreas endócrino: contém as chamadas ilhotas de Langerhans, que são formadas por células alfa (secretoras de glucagon), células beta (secretoras de insulina) e células delta (secretoras de somatostatina). Ou seja, está relacionado com o sistema endócrino, especificamente, com o sistema hormonal que regula os níveis de glicose no sangue.

Conhecidas a estrutura e a função do pâncreas, podemos explicar em que consiste esta doença. O insulinoma canino é um tumor das células beta pancreáticas, ou seja, das células encarregadas da produção de insulina. A insulina é um hormônio que é liberado como resposta à presença de glicose no sangue e que permite que a glicose penetre nas células para ser utilizada como fonte de energia. No insulinoma, as células tumorais produzem uma secreção excessiva e permanente de insulina, o que o que leva os animais a se manterem continuamente em estado de hipoglicemia (baixos níveis de glicose no sangue).

Dentro do insulinoma, podemos encontrar proliferações benignas (adenoma) e malignas (carcinoma). Os carcinomas pancreáticos tem uma taxa de mortalidade alta e podem ter metástase com frequência no mesentério, fígado, baço e nódulos linfáticos regionais, mesmo que felizmente se trata de tumores pouco frequentes na espécie canina.

O insulinoma canino pode aparecer em cachorros de idades entre os 3 e os 14 anos, mesmo que sejam mais frequentes em idades avançadas (a partir dos 9 anos). Não existe uma predisposição sexual, mas sim racial, com uma maior incidência no pastor alemão, no golden retriever, no poodle, no setter irlandês, no fox terrier e no boxer.

Sintomas de insulinoma em cães

Os sinais clínicos associados ao insulinoma canino são produzidos como consequência da hipoglicemia mantida e da estimulação do sistema simpático adrenal. De fato, nos cachorros com insulinoma pode-se observar:

  • Debilidade e letargia: pelo déficit de glicose do sistema nervoso central.
  • Comportamentos anormais, nervosismo.
  • Fraqueza do terço superior, cãibras e fasciculações musculares.
  • Colapso.
  • Ataxia (incoordenação).
  • Crises convulsivas.

Outros sinais clínicos menos frequentes que podem ser detectados nestes pacientes são: poliúria e/ou polidipsia, polifagia, anorexia, aumento de peso, diarreia, síncope, inclinação da cabeça, incontinência urinária e cegueira.

Causas de insulinoma em cães

A etiologia exata do insulinoma em cães é desconhecida. Como todas as neoplasias, o insulinoma é produzido por uma alteração genética que da lugar a uma proliferação celular desorganizada. No entanto, a causa concreta que desencadeia esta alteração genética é desconhecida.

Diagnóstico de insulinoma em cães

O diagnóstico do insulinoma canino deve se basear nos seguintes pontos:

  • História clínica e exploração física: como já mencionamos, os cachorros com esta patologia apresentam sinais clínicos associados principalmente à hipoglicemia sustentada.
  • Exames sanguíneos (hemograma e bioquímica): o parâmetro mais indicativo do insulinoma canino é a detecção de um estado de hipoglicemia em jejum (valores inferiores a 60 mg/dl), na qual se deve à produção excessiva de insulina pelas células tumorais. No entanto, para confirmar a hipoglicemia não basta uma determinação isolada, mas é necessário realizar uma curva com medições a cada hora, ao longo de um período de jejum de 8 horas.
  • Análise histopatológica: é realizada quando o tumor é retirado e permite confirmar o diagnóstico. Microscopicamente, as neoplasias de células pancreáticas são formadas por células bem diferenciadas, com escassas mitoses mas com grade facilidade para metástases.

Insulinoma em cães tem cura? - Tratamento

O insulinoma em cães tem cura? Em alguns casos, sim, é possível removê-lo por completo. No entanto, em outros o resultado não é o desejado. Existem dois possíveis tratamentos do insulinoma em cachorros, que são estabelecidos segundo a idade e o estado geral do paciente.

Tratamento cirúrgico para o insulinoma canino

O objetivo da cirurgia é retirar o tumor pancreático (totalmente ou, quando não seja possível, parcialmente) e retirar as possíveis metástases presentes no mesentério, no fígado ou nódulos linfáticos.

O tratamento cirúrgico é recomendável, já que mesmo que somente seja possível realizar uma retirada parcial, os sintomas melhoram durante um período de tempo variável (de meses a um pouco mais de um ano) e ajudará o êxito do tratamento. No entanto, a cirurgia é desaconselhada em pacientes em estado crítico, devido aos riscos anestésicos.

Mesmo que a cirurgia seja o tratamento de escolha em todos os pacientes estáveis, deve-se considerar que podem aparecer uma série de complicações pós-operatórias:

  • Pancreatite: devido ao manuseio do pâncreas durante a cirurgia. Para prevenir sua aparição, se deve manusear o pâncreas suavemente durante a cirurgia, instaurar uma fluidoterapia adequada antes, durante e depois da operação, e administrar uma alimentação adequada no pós operatório.
  • Diabetes mellitus: ao retirar o tumor, pode ser que o pâncreas não seja capaz de sintetizar a quantidade suficiente de insulina porque o restante das células beta ficaram atrofiadas. Nestes casos, deve ser administrada insulina exógena até que o pâncreas recupere sua capacidade funcional de produzir insulina.
  • Hipoglicemia sustentada: é produzida quando existem metástases que continuam produzindo insulina. Nestes casos, se requer um tratamento médico adicional.

Tratamento médico para o insulinoma em cães

O tratamento médico será necessário tanto em cães em que a cirurgia está contraindicada, como em cães em que foi realizada uma retirada completa do tumor. Por sua vez, dentro do tratamento médico distinguimos duas situações:

  • Tratamento de crise hipoglicêmica aguda: é uma situação de urgência em que os animais sofrem crises convulsivas. Nestes casos, os cuidadores devem estar prevenidos e atuar com rapidez, colocando uma solução açucarada (como geleia ou mel) na cavidade oral. A mucosa oral tem a capacidade de absorver com rapidez a glicose contida nesses alimentos, resolvendo assim a crise em uns 30-120 segundos.
  • Tratamento da hipoglicemia crônica ou sustentada: o objetivo desta parte do tratamento é melhorar os sintomas derivados da hipoglicemia e prevenir a aparição de crises agudas. Não devem ser iniciados protocolos quimioterápicos, já que todos provocam graves efeitos secundários. Por isso, o tratamento médico unicamente deve ter o objetivo de melhorar a absorção de glicose pelo intestino e diminuir a secreção de insulina. De fato, deve ser realizado um tratamento dietético com comida frequentemente, evitando os períodos de jejum prolongado. Se recomenda uma combinação de alimento seco e úmido, junto com a prática de exercícios leves. O tratamento dietético deve ser associado a um tratamento farmacológico, com glucocorticóides ou diazóxido.

Prognóstico do insulinoma em cães

Infelizmente o prognóstico do insulinoma canino costuma ser ruim, já que a maioria dos tumores são malignos.

A expectativa de vida de cachorros com insulinoma depende do tratamento instaurado:

  • Em cães que recebem somente tratamento médico: a expectativa de vida média é de 12 meses.
  • Em cães que se submetem a um tratamento cirúrgico: um terço falece por complicações intra ou pós operatórias, outro terço vive menos de 6 meses e o terço restante pode ter uma expectativa de vida de 12 a 14 meses.

Agora que você já sabe tudo sobre o insulinoma em cachorros, te recomendamos este outro artigo sobre como interpretar o exame de sangue de um cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insulinoma em cães - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Bello, D., Borda, F. (2018). Carcinoma pancreático de células beta en un canino. Reporte de caso. Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales UCDA
  • Gascón, M., Marca, M.C., Loste, A., Palacio, J. (1997). Insulinoma: a propósito de un caso clínico. Revista AVEPA; 17(4):201-204
  • Unzeta, B. (2008). Insulinoma canino. Argos; 96:46-50
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Insulinoma em cães - Sintomas, causas e tratamento