menu
Partilhar

Gatos sentem cosquinhas?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 29 agosto 2023
Gatos sentem cosquinhas?

Ver fichas de  Gatos

Embora a priori possamos pensar que as cócegas são uma sensação exclusiva dos seres humanos, a verdade é que os gatos e outros animais também são capazes de sentir as famosas cosquinhas. Entretanto, ao contrário dos humanos e primatas, nossos animais de companhia não têm a capacidade de sentir todos os tipos de cócegas.

Quer saber se os gatos sentem cosquinhas? Se sim, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos um pouco sobre a ciência por trás das cócegas e como se aplica aos nossos companheiros felinos. Também falaremos sobre como fazer cosquinhas no gato.

Também lhe pode interessar: Cachorros sentem ciúmes?

Os gatos sentem cosquinhas ou não?

Antes de explicar se os gatos sentem cosquinhas ou não, devemos definir o que este termo significa. Em geral, se chama cócegas ou cosquinhas a reação ou sensação produzida ao esfregar ou tocar certas partes do corpo. Em um nível fisiológico, podemos dizer que as cosquinhas são a expressão de sinais nervosos relacionados à estimulação do tato e dos receptores de dor.

Dependendo da "intensidade" das cócegas, podemos falar de:

  • Knismesis: refere-se a leves cosquinhas causadas por um leve toque que gera uma sensação de coceira ou formigamento, geralmente agradável. A knismesis é considerada como uma resposta do organismo que serve para alertar o corpo sobre a presença de insetos ou aranhas na pele.
  • Gargalesis: este termo refere-se às cócegas mais enérgicas, que geram risos involuntários, geralmente produzidas pela aplicação de pressão em certas áreas do corpo.

De forma geral, acredita-se que todos os animais sejam capazes de sentir cosquinhas associadas à knismesis. No entanto, a gargalesis é um fenômeno exclusivo dos seres humanos e dos primatas, pois é um mecanismo relacionado à brincadeira que suscita uma resposta única a estas espécies: o riso.

Portanto, podemos concluir esta seção afirmando que os gatos sentem cosquinhas, mas somente aquelas associadas à knismesis.

Onde os gatos sentem cócegas?

Agora que você já sabe os gatos sentem cosquinhas e como é esta sensação para eles, vamos explicar quais áreas do corpo do felino podemos tocar para acionar a conhecida knismesis. Então, onde os gatos sentem cócegas?

Existem três áreas-chave para fazer cócegas nos gatos: o queixo, as bochechas e a base da cauda, onde os gatos têm glândulas olfativas que liberam feromonas. Quando você os toca nestes pontos, é provável que eles sintam uma agradável sensação de cócegas, que você pode detectar se prestar atenção aos sinais que explicaremos na próxima seção.

Gatos sentem cosquinhas? - Onde os gatos sentem cócegas?

Como saber se o gato sente cosquinhas?

Avaliar com exatidão as sensações que os animais de estimação sentem pode ser uma tarefa complicada. No entanto, devemos saber que, analisando corretamente sua linguagem corporal, podemos discernir o que eles estão sentindo a qualquer momento.

Neste sentido, devemos mencionar que há uma série de sinais que nos ajudam a saber se os gatos estão gostando das cosquinhas, como por exemplo:

  • Ronronado: um som emitido por gatos que geralmente é associado a uma sensação de bem-estar, satisfação e prazer.
  • Amassar pãozinho com as patas dianteiras: este é um comportamento que os gatinhos aprendem quando estão lactando (para facilitar a liberação do leite), e que posteriormente se reproduzem em determinados momentos, especialmente quando apresentam altos níveis de bem-estar.
  • Relaxamento corporal e facial, a ponto de fechar os olhos.

Por outro lado, quando os gatos sentem cosquinhas que resultam incômodas para eles, tendem a puxar as orelhas para trás, a esticar os músculos e a abanar a cabeça ou as patas. Se não estivermos conscientes do desconforto que estamos causando, o animal muito provavelmente se afastará de nós e, por fim, nos arranhará ou nos morderá para mostrar seu desconforto.

Gatos sentem cosquinhas? - Como saber se o gato sente cosquinhas?

Como fazer cosquinha no gato?

Se você quiser fazer cosquinhas no gato que vive com você, em primeiro lugar, escolha um momento em que o felino esteja relaxado e receptivo a ser acariciado. Lembre-se que o carinho, como qualquer outra demonstração de afeto, ajuda a fortalecer os laços com os animais, por isso é importante escolher os momentos certos para que a interação seja sempre positiva.

Se você sentir que o gato está receptivo, você pode tocar suavemente algumas das áreas chave que recomendamos nas seções anteriores (queixo, bochechas ou a base da cauda). Ao mesmo tempo, você deve analisar a linguagem corporal do felino para discernir se o gato está gostando das cócegas. Se for o caso, você pode continuar acariciando aquela área ou procurar outras áreas que também agradem ao bigodudo. Lembre-se de que cada gato tem seus próprios gostos e você terá que aprender pouco a pouco sobre as preferências dele em relação aos lugares favoritos e a forma de receber aquele carinho. Os gatos podem sentir as cócegas de forma negativa de acordo com a sua intensidade, força, etc.

Áreas que você deve evitar

Finalmente, é importante saber que existem certas áreas do corpo do gato que você deve evitar acariciar ou fazer cosquinhas. Por exemplo, você sabe se os gatos sentem cosquinhas nas patas? Bem, a verdade é que as patas, o abdômen e a cauda são geralmente áreas onde os gatos não gostam de ser tocados. Além disso, dependendo do animal e de suas preferências individuais, podem existir outras áreas que também não são de seu agrado.

Portanto, é importante prestar atenção aos sinais que nosso gato mostra quando o acariciamos e evitar fazer cócegas nas áreas que o deixam desconfortável. Caso contrário, é provável que eles mostrem seu desconforto com arranhões ou mordidas. Descubra neste outro artigo por que seu gato não gosta de ter suas patas tocadas e, neste outro, onde e como fazer carinho em um gato.

E agora conta pra gente! Seu gato sente cosquinhas? Qual é seu lugar preferido? Escreva nos comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos sentem cosquinhas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gabbatiss, J. (2017). Por qué a algunos humanos, chimpancés y ratas les gustan las cosquillas. BBC Earth.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gatos sentem cosquinhas?
1 de 3
Gatos sentem cosquinhas?

Voltar ao topo da página