menu
Partilhar

Reiki em animais: benefícios e como funciona

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 23 fevereiro 2021
Reiki em animais: benefícios e como funciona

Ver fichas de  Cachorros

A terapia holística veterinária tem se tornado mais popular ao longo dos últimos anos. Há cada vez mais profissionais que buscam complementar suas formações com cursos de terapias naturais e alternativas a fim de aplicá-las aos animais restaurando sua saúde.

As terapias naturais não são mais utilizadas apenas em humanos, há muitos tutores que consideram que este deve ser o tratamento de primeira linha para múltiplos distúrbios que podem afetar seu animal de estimação. Assim como a acumputura, fitoterapia, florais e terapias energéticas, o Reiki vem proporcionando uma série de benefícios e, por isso, vem ganhando destaque como opção de tratamento ou como terapia auxiliar do tratamento convencional de problemas de comportamento e diferentes tipos de doenças.

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre o Reiki em animais, o que é, seus benefícios e indicações. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Benefícios da castração canina

O que é Reiki

O termo Reiki vem da língua sânscrita e é na verdade formado por duas palavras: "rei", que significa "energia universal", e "Ki", que significa "energia vital".

Como em outras terapias naturais e alternativas, a exemplo da homeopatia ou dos florais de Bach, o Reiki acredita que os seres vivos possuem uma energia vital, que, se estiver em harmonia, nos proporciona um perfeito estado de bem-estar e saúde.

Portanto, a origem da doença deixa de ser orgânica e sua causa se dá por um desequilíbrio de energia vital, que primeiramente é externalizada a nível mental e, finalmente, se não for tratada, acaba tendo um impacto negativo sobre o corpo.

O Reiki canaliza e transmite a energia universal através da imposição das mãos, desta forma, obtém-se um estado de equilíbrio em todos os sentidos:

  • Emocional: equilibra as emoções para tratar a ansiedade, a tristeza ou a raiva.
  • Mental: atua sobre hábitos prejudiciais, comportamentos obsessivo-compulsivos, estresse e insônia.
  • Físico: melhora as enfermidades físicas e os problemas orgânicos.
  • Espiritual: traz paz e equilíbrio interior.

Portanto, o Reiki atua profundamente sobre a raiz do problema, atuando sobre aquelas emoções ou padrões de comportamento que causaram a doença, independentemente de sua natureza. E é por isso que também acredita-se na eficiência da aplicação do Reiki em animais e até mesmo em plantas.

Neste processo, o terapeuta é um instrumento de transição de energia, através da qual ela flui para o organismo do animal.

Reiki em animais: benefícios e como funciona - O que é Reiki

Como é uma sessão de Reiki em animais

Existe apenas um Reiki, ou seja, sua aplicação não varia de uma pessoa para um animal. Durante a sessão de Reiki, é realizada a imposição das mãos para a transmissão da energia vital universal. Saiba que todos os animais podem ser tratados com a terapia Reiki.

Ambas as mãos são colocadas sobre o corpo do animal e essa posição vai mudando a cada 2 a 5 minutos, aproximadamente. A localização das mãos dependerá de cada caso específico, pois elas podem ser colocadas exatamente onde há dor ou podem passar pelos diferentes chakras do animal.

Sim, os animais são seres sensíveis e também possuem chakras, estruturas sutis que podem ser definidas como centros de energia localizados ao redor do corpo e responsáveis pela distribuição de energia vital para outras áreas, permitindo seu fluxo ideal.

Cada animal reage de maneira diferente ao Reiki. Nos animais domésticos, como cachorros e gatos, o tratamento é feito com a imposição direta das mãos. No entanto, em animais de grande porte ou silvestres, a aplicação do Reiki é feita a distância.

Uma sessão reiki em animais pode durar de 30 minutos a 1 hora, embora isso dependa do estado específico de cada animal.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre terapias alternativas para cachorros com câncer.

Reiki em animais: benefícios e como funciona - Como é uma sessão de Reiki em animais

Quando o Reiki é indicado?

O Reiki em animais é indicado em difentes situações. Pode ser empregado para tratar uma série de doenças, melhorar transtornos de comportamento, recuperação do animal pós-cirurgia e, claro, para aliviar dores. Aqui estão algumas situações em que o Reiki pode ser bastante útil:

  • Quando o animal está muito desanimado, com sintomas de depressão.
  • Se o cachorro ou gato estiverem se lambendo mais do que o normal (é um sinal de estresse).
  • Ansiedade e/ou insônia.
  • Falta de apetite.
  • Ausência de energia para brincar.
  • Dorme mais tempo do que o usual.
  • Em casos de doenças respiratórias.
  • Desconforto estomacal e intestinal.
  • Problemas de comportamento, como agressividade.
  • Melhoria da qualidade de vida em doenças incuráveis, onde apenas o tratamento sintomático e/ou paliativo é fornecido.

Benefícios do Reiki em animais

Os animais têm a capacidade de absorver a energia de forma mais rápida e intensa do que os humanos e, por isso, os benefícios da aplicação do Reiki em animais podem ser vistos desde a primeira sessão.

Assim, se seu animal de estimação sofre de ansiedade e você decide tratá-lo com Reiki, você poderá observar uma melhora desde o início. Cabe destacar que, se seu animal de estimação sofre de uma doença mais grave, os resultados exigirão várias sessões para que se possa notar uma melhora perceptível.

Você também deve ter em mente que em algumas doenças o Reiki em animais deve ser usado como terapia complementar, o que significa que um tratamento alopático devidamente prescrito por um veterinário também deve ser adotado.

O Reiki dá excelentes resultados em animais, em muitos casos, vão muito além do que aqueles vistos em humanos. A principal razão é que muitas pessoas são reticentes ao usar este tipo de terapia energética, mas os animais não apresentam nenhuma resistência mental, o que facilita muito o trabalho do terapeuta.

Após a sessão de Reiki

Durante a terapia, é normal que haja um aumento de temperatura do corpo nos pontos trabalhados pelo profissional. Assim, após a aplicação do Reiki, é importante fornecer bastante água para o animal, que pode sentir-se inclusive desidratado pela eliminação das toxinas para fora do corpo no processo.

Reiki em animais: benefícios e como funciona - Benefícios do Reiki em animais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Reiki em animais: benefícios e como funciona, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • LORDELLO, Luciana, et al. Investigação preliminar de variações térmicas na superfície corporal de equinos tratados com Reiki. Revista de Saúde, 2019, vol. 10, no 1, p. 20-26. Disponível em: <http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1609>. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.
  • ESTADÃO. Reiki em animais: para que serve? Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/reiki-em-animais-para-que-serve/>. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.
  • CANAL DO PET. Cada vez mais procurado, reiki em pets auxilia em vários tratamentos. Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2020-01-26/reiki-em-pets-cachorro-gato-calopsita-animal-tratamento-saude.html>. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Reiki em animais: benefícios e como funciona
1 de 4
Reiki em animais: benefícios e como funciona

Voltar ao topo da página