Partilhar

Como fazer seu gato viver mais e melhor

Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 28 novembro 2018
Como fazer seu gato viver mais e melhor

Ver fichas de  Gatos

Cada animal que passa pela nossa vida é uma experiência única e nos toca de maneira diferente, sempre oferecendo algo de novo. Quando decidimos adotar um gatinho, queremos que ele nos acompanhe por muitos anos e, conforme os meses vão passando, começamos a não imaginar mais o nosso cotidiano sem aquela companhia.

O cuidado que temos com o nosso bichano é fundamental para manter a sua saúde em dia. Por isso, listamos algumas dicas nesse artigo do PeritoAnimal que vão desde alimentação até a manutenção do pelo do seu felino. Se você tem dúvidas sobre como fazer seu gato viver mais e melhor, pode ser que você encontre aqui o caminho para uma convivência mais harmoniosa e cheia de boas energias.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cachorro viver mais e melhor

Cuidados com gatos

Antes de levar o seu novo companheiro para casa, pesquise sobre a raça dele, idade e tratamentos específicos que possa necessitar, garantindo o seu conforto e sintonia entre vocês. Leve-o regularmente ao veterinário para exames de rotina, assim você irá garantir que não tem nada de errado com seu felino, além de acompanhar o histórico médico dele.

Temos uma responsabilidade muito grande sobre a vida dos nossos pets. A relação que desenvolvemos com eles, e os os cuidados que disponibilizamos, influencia muito o comportamento e a saúde deles.

Nos tópicos abaixo damos algumas dicas sobre gatos importantes. Confira aqui tudo o que você precisa saber!

Como fazer seu gato viver mais e melhor - Cuidados com gatos

Como alimentar meu gato

Para manter o bem-estar do seu bichano, é muito importante que ele tenha uma alimentação balanceada, o que incluí ração, carnes e certos tipos de vegetais e legumes. Os gatos precisam de determinados componentes nutricionais, como proteínas e carboidratos, que provem da carne animal. Por isso, é necessário garantir que o seu companheiro mantenha estes valores nutritivos em sua dieta, por meio de patês de carne, por exemplo.

Na hora de escolher a ração adequada para o seu felino, evite aquelas que possuam poucos nutrientes, além de conter altas doses de conservantes, aditivos químicos e corantes, uma vez que podem causar diversos problemas de saúde, prejudicando os rins e o fígado.

As características de processamento e composição química dos alimentos que oferecemos aos nossos bichos são muito importantes. Os tipos de carboidratos, amido e fibra, estão diretamente relacionados com o desenvolvimento do organismo do seu pet e a incidência de doenças degenerativas, por isso, fique atento!

Como os bichanos não costumam ser assíduos bebedores de água, é preciso sempre estimulá-los a ingerir líquido. Mantenha um pote de água filtrada e fresca sempre disponível, em mais de um local, facilitando o acesso do seu pet. Rações úmidas, como patês, podem ser misturadas com água e oferecidas como petisco para estimular o consumo.

Você também pode oferecer verduras e legumes para o seu gatinho. Vasos de grama, por exemplo, são uma ótima forma do animal adquirir algumas vitaminas extras, além deles adorarem!

Como fazer seu gato viver mais e melhor - Como alimentar meu gato

Saúde do gato

Os cuidados médicos são essenciais na tarefa de como fazer um gato viver mais, por isso, aqui estão os principais:

Vacinas para gatos

Após o período de desmame, o sistema imunológico do gato começa a amadurecer, criando o momento propício para vaciná-lo. Normalmente, isso acontece após os primeiros dois meses de vida do seu bichano. Veja abaixo um breve resumo do calendário de vacinação que deve acompanhar o seu bichinho durante a vida:

  • 2 meses: primeira dose da trivalente, contra a panleucopenia, calicivírus e a rinotraqueite;
  • 2 meses e meio: primeira dose contra a leucemia felina;
  • 3 meses: reforço da trivalente;
  • 4 meses: primeira dose da vacina contra a raiva.

Depois deste período, o seu gatinho deve tomar uma dose de reforço da trivalente, leucemia felina e da vacina contra a raiva anualmente, garantindo que a proteção continue ativa.

Castrar gato: quais os benefícios?

Muitos dos problemas de saúde que tendem a atingir um gato ainda na idade adulta podem ser evitados com a castração. Além de acalmar o seu bichano e cessar a sua procura por um parceiro, castrar melhora a expectativa de vida do animal e diminui a chance de infecção de urina.

No caso das fêmeas, ajuda a evitar o desenvolvimento de um câncer de mama, ovário ou útero. Já nos machos, ocasiona uma melhora comportamental significativa, diminuindo a agressividade e a necessidade de marcar território. Outro fator importante de se saber é que a maturidade de um felino difere de acordo com o sexo. Um gatinho pode ser castrado com quatro ou cinco meses de vida, enquanto uma gata só pode passar pelo processo após o primeiro cio.

Como vermifugar gatos

Parasitas e vermes podem causar diversas doenças em nossos animais domésticos e, por isso, é muito importante vermifugar o seu bichano logo cedo. Existem diversos remédios que podem ser administrados em casa, com bastante facilidade. Recomenda-se que os gatos sejam vermifugados uma vez ao ano – este tempo pode variar de acordo com o histórico clínico do animal, por isso, não se esqueça de consultar o veterinário antes!

Como fazer seu gato viver mais e melhor - Saúde do gato

Como fazer um espaço para gatos

Os gatos são naturalmente limpos e metódicos, por isso precisam de uma rotina diária estabelecida e lugares bem demarcado. Para começar, organize todos os pertences do seu felino em um único local. Deixe a cama, potes de comida e água, caixa de areia, brinquedos, juntos, assim, ele saberá que aquele espaço é dele. Você pode mantê-lo em um único ambiente no início e ir apresentando os outros cômodos com o tempo, para que ele vá se adaptando.

Esconderijos e ambientes de confinamento em espaços verticais são ótimos, pois estimulam a aptidão do animal para escalar e se esconder – coisa que eles adoram! Brinquedos que se movimentam sozinho, bolas para ração e objetos de madeira para afiar as unhas são muito importantes para manter o seu animal entretido. Lembre-se de trocar os brinquedos regularmente, pois estes bichos podem se entediar facilmente se não houver novidades.

Mantenha objetos perigosos, como enfeites de vidro ou porcelana, fora do alcance do seu gato, assim como os vasos de plantas. Como os bichanos são muito curiosos e tendem a mexer em tudo, por isso, cerque-o de coisas que não ofereçam perigo.

Evite que seu gato fuja

Caso você more em apartamento ou em uma casa com dois andares ou mais, instale redes de proteção nas janelas e varandas para que os seus gatinhos não tentem fugir ou pular para fora. Existem cercas especiais e telas para portões e portas, úteis para evitar que o seu pet fuja para a rua.

Outra dica sobre gato útil, é manter uma coleirinha própria, com placa de identificação de metal junto do seu amiguinho. Deixe sempre um telefone de contato, assim, em uma situação de emergência, quem encontrar o seu felino pode entrar em contato com você.

Como fazer seu gato viver mais e melhor - Como fazer um espaço para gatos

Como se comunicar com gatos

Assim como nós, os gatos são animais cheios de personalidade e preferências sociais, podendo gostar ou não de determinada companhia. Nem todos os felinos são sociáveis, muitos podem optar por um ambiente tranquilo e isolado e nós, tutores, temos que aprender a respeitá-los e não forçar a barra.

Entenda o seu companheiro e interaja com ele de acordo com a personalidade dele. A relação que você tem com os seus animais é sempre muito importante e, no caso dos felinos, a regra é a mesma. Estabeleça uma rotina logo que o seu gatinho chegar em casa, permitindo que ele vá se sentindo mais seguro e confortável com o passar do tempo. Além disso, a socialização, treino e manejo são muito importantes para que ele se sinta bem naquele ambiente.

O contato físico é essencial para avançar mais passos nessa relação. Por isso, quando for segurá-lo, garanta que ele esteja em uma posição confortável, faça carinho nas orelhas, pescoço e nuca enquanto conversa com ele em um tom de voz ameno, você pode também fazer massagem. Isso ajudará a estabelecer um laço de confiança mais forte entre você e seu pet.

Como fazer seu gato viver mais e melhor - Como se comunicar com gatos

Como higienizar gatos

Alguns cuidados básicos são super importantes para o bem estar e saúde deles. Saber como higienizar o seu gato corretamente, pode transformar o momento que, inicialmente, seria estressante, em uma tarefa que vocês desfrutem da companhia um do outro. Aqui estão alguns conselhos:

Como escovar os dentes do gato

Deixe o gatinho confortável em seu colo e segure levemente suas bochechas, fazendo com que mantenha a boca aberta. Com uma escova pequena e de cerdas macias, faça movimentos circulares nos dentes e na gengiva. É importante começar a higiene dentária do seu bichano logo cedo, assim ele irá se habituar mais facilmente.

Como cortar as unhas do gato

É importante cortar regularmente a unha do seu gatinho para evitar que acabe enganchando a pata em algum lugar, infeccionando a região ou machucando. Com um alicate apropriado para felinos em mãos, pressione a patinha do seu animal, fazendo com que as unhas saltem para fora. Em seguida, corte a parte branca delicadamente, evitando chegar perto da área mais rosada da unha para não machucar o animal.

Como dar banho em gato e como fazer a manutenção do pelo

É muito importante que você comece a escovação enquanto o seu pet ainda é filhote, assim ele se acostumará com o manuseio e se sentirá mais confortável com o tempo. No caso dos animais de pelo curto, é indicado que seja escovado ao menos uma vez por semana. Já os gatinhos de pelagem longa, precisam passar por este processo diariamente, assim evitando que acabem ingerindo pelo em excesso.

Com um pente apropriado, faça movimentos leves, da cabeça para a cauda do bicho, desembaraçando os pelos. Em seguida, pegue uma escova de cerdas e passe pelo corpo do animal, eliminando a pelagem morta.

Se o seu gatinho tem a pelagem muito densa e costuma se sujar facilmente, pode ser uma boa ideia dar um banho nele:

  1. Nesse caso, encha uma pequena banheira ou bacia com água morna e misture com um shampoo próprio para o seu animal.
  2. Molhe o seu companheiro do pescoço para baixo com um chuveirinho ou um copo.
  3. Massageie levemente o corpo do bichinho e depois enxague bem, garantindo que removeu todo o sabão.
  4. Enrole ele em uma toalha e seque bem.
  5. Se estiver muito difícil de o secar e o animal se mantiver calmo, você também pode usar um secador, sempre mantendo uma distância segura e escovando a pelagem durante o processo.
  6. Com relação ao rosto do felino, você pode passar um pano úmido para retirar o excesso de sujeira. Agora, se o seu bichinho tem o pelo rente ao corpo mas anda muito sujo por aí, experimente dar um banho a seco nele.
Como fazer seu gato viver mais e melhor - Como higienizar gatos

Como fazer um gato viver mais

O tempo de vida do gato costuma variar entre quinze e vinte anos, dependendo de fatores genéticos e do tipo de cuidado que recebe. Cada animalzinho é uma existência única e pode superar esta expectativa, como pode morrer prematuramente, por isso, é fundamental oferecer boas condições de vida, pensando sempre em como deixar seu gato feliz.

Leve o seu bichano regularmente ao veterinário para fazer um check-up e garantir que está tudo bem.

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio! Uma boa alimentação, cuidados higiênicos regulares, vacinação e as outras dicas que trouxemos nesse artigo são um bom caminho para ajudar o seu gato a viver mais e melhor.

Se você quiser continuar descobrindo tudo sobre gatos, veja também: Por que os gatos somem?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer seu gato viver mais e melhor, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Como fazer seu gato viver mais e melhor

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Amanda Moreira
Pode fazer mais artigos de dicas sobre gatos! Muito bom!

Como fazer seu gato viver mais e melhor
1 de 7
Como fazer seu gato viver mais e melhor

Voltar ao topo da página