Curiosidades do mundo animal

Os gatos sentem a gravidez da tutora?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 19 novembro 2022
Os gatos sentem a gravidez da tutora?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos sentem a gravidez da tutora? É possível que alguma vez você tenha escutado uma mulher contando que, durante sua gravidez, o comportamento do seu gato tenha mudado. Também pode ser que você mesma possa ter experimentado essas mudanças se esteve ou está grávida e não compreende o que está acontecendo com o bigodudo.

Os gatos são animais com sentidos muito desenvolvidos e, ainda que existam poucos estudos científicos a respeito, tudo o que sabemos atualmente sobre as capacidades perceptivas desses felinos parece demonstrar que os gatos são, sim, capazes de sentir a gestação de uma mulher. Agora, um gato não pode compreender as questões emocionais de uma gestação. Muita gente se pergunta por que os gatos gostam de grávidas mas a verdade é que, se o seu peludo se comporta contigo de forma incomum e mais carinhosa e apegada, não é porque está feliz por você, mas sim porque percebe algumas mudanças no seu entorno e reage a elas. Mas, quais são essas mudanças e como um gato é capaz de detectá-las? Neste artigo do PeritoAnimal te contamos tudo isso e muito mais, não perca!

Também lhe pode interessar: Os gatos sentem falta dos donos?

Índice

  1. Como os gatos percebem a gravidez de uma mulher?
  2. O que significa quando um gato ronrona ou amassa pãozinho na barriga de uma mulher grávida?
  3. Os gatos pressentem o parto de sua tutora?

Como os gatos percebem a gravidez de uma mulher?

Para saber se uma mulher está grávida, os gatos fazem uso de seus sentidos desenvolvidos, muito especialmente do olfato, embora também utilizem a visão, a audição e inclusive o tato para perceber certos sinais de que nem a própria mulher está consciente. Esses sinais vão aparecendo em diferentes momentos do período de gestação e são principalmente os seguintes:

  1. Mudanças químicas: o corpo da mulher sofre muitas mudanças químicas durante a gestação, especialmente em nível hormonal, já que, entre outros, aumentam seus níveis de estrógeno e progesterona. Nós, seres humanos, não conseguimos perceber essas mudanças hormonais através dos nossos sentidos, mas os gatos são capazes de fazer isso, inclusive antes de que a mulher tenha realizado um exame de gravidez! Por isso, é possível que seu gato saiba que você está grávida antes de você mesma descobrir.
  2. Mudanças de temperatura: a temperatura basal de uma mulher grávida é superior ao de uma que não está gestante, já que seu fluxo sanguíneo aumenta de maneira considerável, e os gatos também podem perceber este pequeno detalhe.
  3. Mudanças nos hábitos e no comportamento de sua tutora: você já pegou seu gato te olhando fixamente? Os gatos são animais muito observadores e possuem uma boa percepção do movimento, o que significa que captam cada coisa que você faz e "estudam" sua linguagem corporal, por isso, quando você muda sua rotina ou sua maneira habitual de se comportar, eles percebem. Neste outro artigo explicamos por que o seu gato fica te olhando fixamente.

O que significa quando um gato ronrona ou amassa pãozinho na barriga de uma mulher grávida?

Você já viu por que os gatos sentem a gravidez da tutora. E ao perceber esses sinais de que algo "estranho" está ocorrendo no entorno do animal, e mais especificamente com sua tutora, o gato pode optar por reagir de formas diferentes. Claro, nem todos os felinos possuem o mesmo comportamento diante desta situação, já que cada indivíduo possui sua própria personalidade e experiências que o faz único e diferente dos demais. No entanto, alguns comportamentos são bastante frequentes e podem ser observados com certa facilidade em um grande número de gatos que convivem com pessoas grávidas.

Por exemplo, o fato de que o animal decida passar mais tempo junto de sua tutora, amasse pãozinho em sua barriga ronronando ou durma sobre ela mesma pode ocorrer devido ao aumento de temperatura no corpo da mulher que mencionamos anteriormente. Os gatos possuem uma temperatura corporal mais alta que a nossa e gostam de descansar em locais quentinhos, por isso é possível que busquem com maior frequência o contato físico com uma pessoa que está grávida do que uma que não está. Isso explica por que gatos gostam de grávidas? Bem, como você acaba ver, não é bem uma questão de "gostar" da grávida, mas de se sentir bem com o calor que ela emana.

Por isso, além de aumentar as demonstrações de carinho com a mulher grávida, o bichano tenderá a repetir tais comportamentos, aumentando também sua intensidade ou duração. Assim, se você está grávida e seu gato não desgruda de você, pode ser simplesmente porque contigo está mais confortável do que com as demais pessoas. Neste sentido, é possível que você se pergunte se você pode ter contato com seu gato e a resposta é sim, sempre que ele estiver saudável.

Estou grávida e meu gato não quer saber de mim. Por quê?

Por outro lado, alguns gatos se comportam de maneira oposta do que acabamos de explicar, se afastando e evitando o contato com sua tutora. Os gatos são animais muito sensíveis às mudanças e é provável que aqueles felinos que se comportam de forma mais arisca ou que se estressem com mais facilidade sejam mais propensos a se incomodarem com as novidades e variações do seu entorno. Neste caso, você deve ter paciência, nunca forçar o animal e tentar fazer com que ele se sinta confortável e seguro, tentando manter as rotinas o mais estável possível.

Os gatos sentem a gravidez da tutora? - O que significa quando um gato ronrona ou amassa pãozinho na barriga de uma mulher grávida?

Os gatos pressentem o parto de sua tutora?

Momentos antes do parto, os sinais mencionados anteriormente podem se intensificar. Tanto a descarga hormonal como a temperatura e as mudanças no comportamento da mulher ficam mais evidentes para o gato, que pode começar a responder de forma nervosa e alterada, mesmo que não seja capaz de prever o que vai acontecer. Da mesma forma que os gatos sentem a gravidez de uma mulher, podem pressentir o parto, apesar de, insistimos, não saber exatamente que se trata de um parto.

Leve em consideração que a chegada de um bebê em casa supõe uma mudança enorme para o animal, já que desde esse momento começará a receber uma série de estímulos que não estava acostumado anteriormente (odores, sons, etc.). Para evitar que o gato se estresse e desenvolva problemas emocionais e/ou de conduta, é muito recomendável contatar, antes da chegada do recém-nascido, com um etólogo felino especialista em convivência entre animais e crianças para que assessore os futuros pais sobre as necessidades do animal e como fazer que sinta-se confortável na presença de um novo membro na família. Também falamos disso no artigo sobre gatos e bebês - dicas para se darem bem.

Agora que você já sabem que os gatos sentem a gravidez da tutora e entendeu os motivos para isso, você também pode assistir ao vídeo que fizemos sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos sentem a gravidez da tutora?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ABC. Helping your cat accept your pregnancy and adapt to the changes baby will bring. Disponível em: <https://www.abc.net.au/everyday/im-pregnant-and-my-cat-is-furious/11095410>. Acesso em 17 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Os gatos sentem a gravidez da tutora?