Partilhar

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer

 
Por Maria Besteiros. 2 janeiro 2021
Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Algumas raças de cachorros e seus cruzamentos possuem como característica distintiva a língua azul (ou roxa) e gengivas de cor azulada ou até preta. Esses casos correspondem à sua natureza e não são de forma alguma um sintoma preocupante. Por outro lado, em espécimes de mucosas rosadas, a língua roxa em cachorros é um sinal realmente alarmante e pode indicar problemas de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal, veremos a que se deve essa coloração e o que precisamos fazer para solucioná-la. Continue lendo para conhecer os motivos que levam a um cachorro com a língua roxa - causas e o que fazer.

A mudança de cor na língua dos cachorros

O exame da língua e das gengivas dos cachorros nos fornece informações sobre o estado da circulação do sangue. Assim, de acordo com as cores, poderemos saber o seguinte:

  • Língua rosada: trata-se da cor mais comum, já que um cão saudável apresenta tanto as gengivas e a língua de uma cor rosada. Em algumas raças, podemos encontrar manchas de cor preta ou azul, devido ao possível cruzamento dos seus progenitores com cachorros de língua azul.
  • Língua pálida ou branca: às vezes são produzidas alterações de saúde que veremos refletidas nessa coloração. Assim, se os cachorros apresentam gengivas pálidas, é provável que sofram de anemia, leucemia, envenenamento, alguma hemorragia interna ou alguma das doenças dos carrapatos em cães. Em qualquer caso, a língua branca em cães geralmente indica uma diminuição no número de glóbulos vermelhos de nosso amigo peludo, por isso é essencial procurar imediatamente o veterinário.
  • Língua roxa: a menos que seu amigo peludo não seja de raça cachorro da língua azul, um cachorro com a língua roxa ou de uma tonalidade azulada pode estar com problemas relacionados à falta de oxigênio, ou seja, cianose. Isso geralmente está relacionado com doenças cardíacas ou respiratórias, portanto, nesse caso também é importante ir ao veterinário com urgência. Nos casos mais graves, ocorre um colapso e língua e gengivas apresentam uma coloração acinzentada. Além disso, se tocamos na língua, notaremos que ela está fria.
  • Língua vermelha: a língua vermelha em cães pode ser acompanhada de inchaço ou manchas pretas e geralmente são uma manifestação do melanoma em cães, um tipo de câncer. Conforme a doença avança, a língua do cão vai crescendo, devido à evolução das células cancerígenas.

Se você notar uma mudança de cor na língua do seu cachorro, é melhor ir ao veterinário para que ele possa examinar seu pet.

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer - A mudança de cor na língua dos cachorros

Língua azul em cachorro

Fora das raças de cachorros de língua azul, como o Chow Chow, em que a língua geralmente será azul ou preta, uma língua azul ou roxa pode ter múltiplas causas. Todas elas têm em comum o fato de que são emergências veterinárias. Portanto, é necessário procurar assistência veterinária o mais rápido possível.

Como explicávamos acima, a língua roxa em cachorros ou com uma tonalidade azul está relacionada com a falta de oxigênio. Por exemplo, se o cão não está respirando bem, não será capaz de obter o oxigênio necessário para desenvolver suas funções vitais. É a denominada hipóxia. Se a falta é suficientemente grave, isso resultará em uma coloração azulada da língua e mucosas. Isto seria a cianose. Qualquer causa que afete a respiração é susceptível de provocar a hipóxia. Na próxima seção, veremos as mais comuns.

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer - Língua azul em cachorro

Cachorro com a língua roxa: o que pode ser?

Se houve uma mudança na coloração e seu cachorro está com a língua roxa, saiba que a língua roxa ou azulada nos cachorros pode ser indício de uma emergência tão importante, como afogamento. Assim, as causas mais comuns para cachorro com língua roxa, são:

  • Cansaço: mesmo os cães acostumados a nadar podem sofrer afogamento por cansaço, o que geraria a língua roxa
  • Corpo estranho na garganta: a asfixia é mais comum quando ocorre devido a presença de um corpo estranho que fica alojado na garganta. O cão estará muito inquieto, ofegará para respirar, manterá o pescoço estendido ou mesmo, ficará inconsciente.
  • Asfixia por fumaça: outra das causas para um cachorro com a língua roxa relacionadas com a asfixia, é a asfixia gerada por fumaça, que também pode produzir a hipóxia em cães.
  • Pneumotórax: uma causa menos frequente é o pneumotórax, que pode ocorrer, por exemplo, por uma ferida importante no tórax.
  • Envenenamentos: alguns envenenamentos também produzem língua roxa (cianose), assim como edemas de laringe ou o choque anafilático.
  • Derrame pleural: isso é causa de problemas respiratórios e pode apresentar com uma língua azulada. É causada pelo acúmulo de soro ou de sangue no tórax. Tem múltiplas causas, como problemas cardíacos, hepáticos, renais, tumores, pneumonia, traumatismos, etc.

Língua preta em cachorros

A insolação é outra urgência que modifica a coloração das mucosas do cachorro afetado. É produzida por um grande aumento da temperatura corporal. Nos casos mais graves, a língua preta ou até cinza é observada nos cães. Neste estado, o cachorro já estará em choque e será difícil salvá-lo.

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer - Cachorro com a língua roxa: o que pode ser?

Meu cachorro tem a língua roxa

Além das situações anteriores que afetam a coloração da língua, também podemos encontrar uma causa local que explica um cachorro com a língua roxa. Se engolirem um objeto semelhante a uma corda que fica enrolado na base da língua, ao engolir, a outra ponta, que se mantém presa, apertará cada vez mais a língua a cada deglutição. Neste ponto, ocorre um estrangulamento lingual. É uma urgência porque se o suprimento de sangue for completamente interrompido, o tecido morre.

Portanto, se percebemos que nosso cachorro tem a língua roxa, a primeira coisa que devemos fazer é verificar se engoliu algo que está produzindo asfixia ou cortando a língua. Nesse caso, deveremos verificar se podemos remover sem machucá-lo. Caso contrário, deveremos levá-lo com urgência ao veterinário.

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer - Meu cachorro tem a língua roxa

Tratamento para um cachorro com a língua roxa

Na maioria dos casos de língua roxa, azulada e, sobretudo, cinza ou preta, estamos diante de uma emergência veterinária. Portanto, a levar o cachorro para a clínica mais próxima é prioridade. Se seu animal de estimação não respira e se você estiver longe de um veterinário, você terá de iniciar a respiração de resgate ou a RCP, dependendo se há batimento cardíaco ou não.

Esta é uma manobra que os cuidadores de cachorros devem saber realizar. O veterinário pode nos explicar detalhadamente seu mecanismo, no caso de precisarmos dele em algum momento. Se a hipóxia ocorrer devido a uma ferida no tórax, tentaremos tapá-lo e correr para o veterinário.

Agora que você já conhece os sintomas e causas para um cachorro com a língua roxa, também pode se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal que explica se a respiração ofegante em cachorro é normal. No vídeo abaixo, você confere os cachorros de língua azul:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer
1 de 5
Cachorro com a língua roxa - Causas e o que fazer

Voltar ao topo da página