Partilhar

Alimentos ricos em taurina para gatos

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 6 novembro 2018
Alimentos ricos em taurina para gatos

Ver fichas de  Gatos

A taurina é um dos aminoácidos essenciais mais importantes para o correto funcionamento do músculo cardíaco, visão, sistema digestivo e reprodução nos gatos. Ao contrário de outros mamíferos, os gatos necessitam da presença deste aminoácido no seu organismo.

Lamentavelmente, os gatos não conseguem sintetizar, a partir de outros aminoácidos, a quantidade de taurina suficiente para o seu bom funcionamento. Por isso, para cobrir as suas necessidades, é necessário dar-lhes este aminoácido de forma externa, ou seja, através da comida.

Uma deficiência de taurina pode ser prejudicial para a saúde de um felino, podendo produzir cegueira, problema de coração ou de crescimento e deficiências no sistema nervoso. Se tem um gato em casa, continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra quais os alimentos que são ricos em taurina para gato, e desse modo possa manter a saúde do seu pet.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em taurina para cachorros

A taurina, o melhor aliado da saúde dos gatos

Como diz o seu nome, a taurina é tão essencial, que todos os alimentos para gatos devem contê-la. é um aminoácido que só se encontra em condições naturais nas proteínas de origem natural e que ajuda em muitos sentidos. Descubra as propriedades dos alimentos ricos em taurina para gatos:

  • Atua como antioxidante
  • Regula a água e o sal nas células de todo o corpo
  • Estimula o crescimento muscular
  • Ajuda a produção de bílis
  • Presença positiva nas células da retina do olho (daí o problema da cegueira na sua ausência)
Alimentos ricos em taurina para gatos - A taurina, o melhor aliado da saúde dos gatos

Onde encontramos a taurina?

O melhor é dar-lhe taurina de forma natural, ou seja, obter o aminoácido de fontes de proteínas de origem animal, tente sempre dar-lhe proteína orgânica, "amiga" do mundo animal e de boa qualidade. Em cada refeição, um gato deveria tomar entre 200 a 300 mg de taurina.

  • O frango: em especial as patas, onde existem mais presença de taurina. O fígado também é muito bom. Não lhe deve dar pele ou gordura, a taurina encontra-se no músculo.

  • Boi ou vaca: o fígado de boi contém altas doses de taurina, assim como o coração, que além disso rende muito por ser grande. É importante que saiba que a taurina perde-se quando é exposta a altas temperaturas, em especial a taurina presente na carne e vísceras. Portanto, tente que alguns alimentos sejam crus. Lembre-se de os lavar e manipular bem antes de os dar ao seu animal. Também deverá certificar-se da qualidade do alimento e de uma procedência sanitária ideal.

  • Ovos: os ovos e produtos láteos também contam com uma boa dose de taurina.

  • Frutos do mar: camarões e vôngoles têm ainda mais quantidade deste aminoácido que outras proteínas animais. Estes são excelentes alimentos para alimentar o seu gato dar uma boa quantidade de taurina necessária, no entanto sabemos que infelizmente este não é um alimento que está ao alcance de todos.
Alimentos ricos em taurina para gatos - Onde encontramos a taurina?

A comida comercial para gatos contém taurina?

Sim, a ração comercial contém boas quantidades de taurina, mas esta deve ser de alta gama e o mais natural possível. Existem umas muito boas que são feitas com carnes de qualidade desidratadas.

As rações de baixa qualidade são uma opção péssima para o seu gato no que diz respeito à taurina. São feitas de muitos grãos e pouca taurina natural, e a taurina que lhe colocam para compensar a carência, costuma ser de fontes artificiais.

Quando for ao supermercado ou á loja de animais, verifique a lista de ingredientes da ração. Se vê que incluem a taurina como um dos ingredientes, é sinal que esta é artificial porque foi acrescentada. Lembre-se que este aminoácido deve estar já presente no alimento de forma natural.

Conhece mais alimentos ricos em taurina para gatos? Comente e partilhe conosco!

Alimentos ricos em taurina para gatos - A comida comercial para gatos contém taurina?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em taurina para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em taurina para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Christiane
Olá !!!!

Li e gostei muito do tópico em questão, a importância da Taurina para os gatitos. O que muito me preocupou foi a forma de dar-la em natura para eles, quanto mais crua a proteína melhor.
Eu cozinho e faço uma pasta com fígado de frango e boi para os meus sem nenhum tempero só cozido na água.
Um grande abraço.
CEsar
Cozinhar perde a taurina
A sua avaliação:
Rodrigo Almeida
Que legal obrigado pelas dicas.
Só uma duvida, carnes sempre recomenda congelar por 3 dias com isso não perde a taurina ou nada a ver ?
Luana
A taurina não é perdida no congelamento, mas é na cocção.
A sua avaliação:
Marco Valejo
Obrigado pelas dicas!
Larissa Vieira Trava
é bom saber disso

Alimentos ricos em taurina para gatos
1 de 4
Alimentos ricos em taurina para gatos

Voltar ao topo da página