menu
Partilhar

Alimentos ricos em taurina para gatos

Alimentos ricos em taurina para gatos

Ver fichas de  Gatos

A taurina é um dos aminoácidos essenciais mais importantes para o correto funcionamento do músculo cardíaco, visão, sistema digestivo e reprodução nos gatos. Ao contrário de outros mamíferos, os gatos necessitam da presença deste aminoácido no seu organismo.

Lamentavelmente, os gatos não conseguem sintetizar, a partir de outros aminoácidos, a quantidade de taurina suficiente para o seu bom funcionamento. Por isso, para cobrir as suas necessidades, é necessário dar-lhes este aminoácido de forma externa, ou seja, através da comida.

Uma deficiência de taurina pode ser prejudicial para a saúde de um felino, podendo produzir cegueira, problema de coração ou de crescimento e deficiências no sistema nervoso. Se tem um gato em casa, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra quais são os alimentos ricos em taurina para gatos, e desse modo possa manter a saúde do seu pet.

Também lhe pode interessar: Alimentação do gato siamês

A taurina, o melhor aliado da saúde dos gatos

Como diz o seu nome, a taurina é tão essencial, que todos os alimentos para gatos devem contê-la. A taurina é um aminoácido que só se encontra em condições naturais nas proteínas de origem natural e que ajuda em muitos sentidos. Descubra as propriedades dos alimentos ricos em taurina para gatos:

  • Atua como antioxidante
  • Regula a água e o sal nas células de todo o corpo
  • Estimula o crescimento muscular
  • Ajuda a produção de bílis
  • Presença positiva nas células da retina do olho (daí o problema da cegueira na sua ausência)
Alimentos ricos em taurina para gatos - A taurina, o melhor aliado da saúde dos gatos

Onde encontramos a taurina?

O melhor opção é dar ao gato a taurina de forma natural, ou seja, obter o aminoácido de fontes de proteínas de origem animal. Tente sempre dar-lhe proteína orgânica, "amiga" do mundo animal e de boa qualidade. Em cada refeição, um gato deveria tomar entre 200g a 300 mg de taurina.

Veremos agora quais alimentos contém taurina:

  • Frango: em especial as patas, onde existem mais presença de taurina. O fígado também é muito bom. Não se deve dar pele ou gordura do frango, pois a taurina encontra-se no músculo.
  • Fígado de boi ou vaca: o fígado de boi contém altas doses de taurina, assim como o coração, que além disso rende muito por ser grande. O ideal seria oferecer a carne crua ao felino, mas como isso pode ser perigoso, recomendamos que ela seja cozida por cerca de 5 minutos antes de oferecer ao gato. Preste sempre atenção ao selecionar a carne. Certifique-se da qualidade do alimento e de uma procedência sanitária ideal.
  • Ovos: os ovos e produtos lácteos também contam com uma boa dose de taurina.
  • Frutos do mar: camarões têm ainda mais quantidade deste aminoácido que outras proteínas animais. São
  • excelentes alimentos para alimentar o seu gato oferecendo uma boa quantidade de taurina, no entanto sabemos que infelizmente este não é um alimento que está ao alcance de todos por seu preço elevado.
  • Peixes: Os peixes são uma grande fonte de taurina, especialmente a sardinha, o salmão e o atum.
Alimentos ricos em taurina para gatos - Onde encontramos a taurina?

A comida comercial para gatos contém taurina?

Sim, a ração comercial que usualmente compramos contém boas quantidades de taurina, mas ela deve ser de alta gama e o mais natural possível. Existem algumas muito boas que são feitas com carnes de qualidade desidratadas.

As rações de baixa qualidade são uma opção péssima opção para o seu gato no que diz respeito à taurina. São feitas de muitos grãos e pouca taurina natural, e a taurina que lhe colocam para compensar a carência costuma ser de fontes artificiais.

Quando for ao supermercado ou a uma loja de animais, verifique a lista de ingredientes da ração. Se vê que incluem a taurina como um dos ingredientes, é sinal que esta é artificial porque foi acrescentada. Lembre-se que este aminoácido deve estar já presente no alimento de forma natural.

Conhece mais alimentos ricos em taurina para gatos? Comente e partilhe conosco!

Alimentos ricos em taurina para gatos - A comida comercial para gatos contém taurina?

O que a falta de taurina provoca nos gatos?

A deficiência de taurina nos gatos pode levar a uma série de alterações no felino, como a degeneração central da retina ou a cardiomiopatia - um grupo de doenças que afeta o músculo cardíaco.

Os primeiros sinais de que um gato sofre com deficiência de taurina surgem após um longo período, entre 5 meses e dois anos. Essa deficiência afeta principalmente a retina nos gatos adultos castrados, causando sua degeneração, ou também pode causar cardiomiopatia dilatada.[1]

Segundo estudos, apenas 4 em cada 10 gatos com deficiência em taurina apresentam sintomas clínicos e o diagnóstico pode ser feito por meio de exame de sangue do felino. Gatos filhotes que nascem com deficiência de taurina também podem ter seu crescimento prejudicado.

Além dos alimentos que já citamos, um veterinário poderá prescrever ao felino, em casos mais graves, a suplementação de taurina. Após o diagnóstico e início da suplementação, é esperada uma melhora em seu quadro de saúde entre uma e três semanas em relação à cardiomiopatia, enquanto a degenaração de retina e um menor desenvolvimento em filhotes são irreversíveis.

E já que estamos falando de alimentação felina, no seguinte vídeo, você descobrirá sete frutas que gatos podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em taurina para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. CHAMONE, Christina Mahrenholz Kaufamann. Principais defici~encias nutricionais em gatos: revisão de literatura. Disponível em: <https://www.equalisveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/12/chamone.pdf>. Acesso em 7 de janeiro de 2021.
Bibliografia
  • CAPPELLI, Sandro; MANICA, Emanuel; HASHIMOTO, Juliano Hideo. A importância dos aditivos na alimentação de cães e gatos: Revisão da literatura. PUBVET, 2015, vol. 10, p. 190-270. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/artigo/2718/a-importacircncia-dos-aditivos-na-alimentaccedilatildeo-de-catildees-e-gatos-revisatildeo-da-literatura>. Acesso em 7 de janeiro de 2021.
  • RISSO, Analia Lorena. Conceptos Básicos de Nutrición en perros y gatos. 2016. Disponível em: <https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/53482?show=full>. Acesso em 7 de janeiro de 2021.
  • BBC. Por qué ahora dicen que no debes darle carne cruda a tu perro o a tu gato. Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias-42663827>. Acesso em 7 de janeiro de 2021.
  • Guías nutricionales para alimentos completos y complementos para perros y gatos - Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía (FEDIAF)
  • Cañas, P. (2002). Rol biológico y nutricional de la taurina y sus derivados. Revista chilena de nutrición, 29(3), 286-292.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
VANESSA PIRES SERAFIM
Boa tarde! Faz mal dar fígado de boi ao gato todos os dias? Tenho dois gatos e dou um filé pra cada todo dia, porém me falaram que agride os rins, fiquei com medo.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Vanessa. É preciso analisar toda a dieta dos felinos, mas oferecer a eles pequenas porções diárias, num primeiro momento, não seria um problema.
A sua avaliação:
Cleslen Samara
Tenho um gatinho de 1 mês e duas semanas, ele já não toma leite da mãe e come ração muito bem. Queria saber se posso introduzir na dieta dele, juntamente da ração, patê de fígado cozido ou legumes e verduras. Desde já agradeço :)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cleslen. Tudo bem? Separamos alguns artigos que poderão te ajudar a definir o que mais você poderá dar para seu gatinho comer. Neste, falamos sobre a alimentação natural para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-natural-para-gatos-23254.html.
Neste outro, apresentamos um guia de alimentação dos gatos: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-os-gatos-comem-guia-de-alimentacao-23484.html.
E, por fim, aqui temos um artigo com os alimentos proibidos para os gatos: https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-gatos-20128.html. Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Divania
Minha gata só aceita pequenas porções de ração, mas ama carne crua. Estava misturando carne moída com fígado de boi e ela gosta, mas agora cismou de comer só o fígado de boi (não aceita o de frango). Tem problema comer só fígado de boi? Ela come duas vezes ao dia, mas também come a ração que dou pra outra gata (a ração é livre de grãos, apenas frango, romã e abóbora). Estou preocupada com essa nova mania dela.
Leandro
Nunca dê carne crua para felinas, muito menos ovos.
Divania Cavalcante
Gatos são carnívoros e só comem ração porque convivem em casa. Antes de oferecer a carne congelo por alguns dias para eliminar qualquer parasita. Além disso estou segura da procedência da carne que oferto a ela. Se vivesse na rua comeria aves com pena e tudo. Minha única preocupação era sobre as outras necessidades (vitaminas e tal), mas já resolvi isso ofertando uma ração livre de grãos e glúten (esses sim, não fazem parte da alimentação natural de um carnívoro). Não entendo porque diz que nunca devemos ofertar carne crua para um animal essencialmente carnívoro.
A sua avaliação:
Cristina
Então não posso dar iogurte natural pra minha gatinha, ela adora! Tô com peso na consciência.

Qual a quantidade frutas que posso dar por dia?
Amanda
Pode dar iogurte sim. Uma colher de chá apenas. Mas tem que ser iogurte natural, e da ora fazer ele em casa.
Leandro
Natural pode sim
A sua avaliação:
Célia Maria Barros
Tenho um siamês, uma pretinha de olho amarelo, e uma rajada com maior quantidade de pelos brancos e olhos azuis, Eu posso dar fígado cru pra eles? Hoje comem Golden de frango castrado.
Bruna
Olá, não dê nenhum alimento desse tipo cru. Cozinhe por 5/7 minutos somente com água, corte em pedaços pequenos e misture com a ração.
Leninha Cabral
Meus gatos tem mais de um ano que só comem carne crua, nunca adoeceram. Inclusive eu comecei a dar carne crua para a Grafite porque ela estava obesa e para o Saruman porque ele nunca gostou de ração e estava caquético. O medo da Salmonela é irracional. É muito perigosa para humanos, mas é uma bactéria que não prejudica um carnívoro saudável. Nunca vi nenhum felino assando carne, pelo contrário, eles comem a mesma carcaça por até 3 dias. Garanto que já está em decomposição avançada quando decidem parar de comer. A menos que seu gato seja imunodeprimido, não vai adoecer com carne crua, afinal, se você tiver quintal, é provável que ele já tenha capturado alguma ave silvestre ou réptil e comido e nenhum animal silvestre foi vacinado ou tomou vermífugo. Se não tiver quintal, ele será menos resistente à bactérias, comece com carne cozida e vá reduzindo o cozimento ao longo de duas semanas pro intestino se adaptar ou faça um tratamento com probióticos antes de oferecer carne ou ovos crus. Escolha cortes diferentes de carne, gordura e miúdos e CONGELE A 18°C por 15 dias, principalmente se for suíno, para eliminar o risco de verminose. Trabalhe com a carne sempre gelada e só aqueça por alguns segundos no microondas na hora de oferecer ao gato. Eu dou comida 3x por dia, 2 colheres de sopa. Se for dar sardinha fresca, COZINHE por 30 minutos e triture, para não haver risco de perfuração pela espinha do peixe. Eu faço uma mistura de peito de frango, fígado, peixe, cenoura e gordura bovina tão irresistível para os gatos que, quando meu gato termina de comer, olha pra minha cara como se perguntasse: tem mais?
A sua avaliação:
Mauro
Camarões e vôngoles, seriam crus ou cozidos?
Leandro
NADA CRU, cozinhe antes
A sua avaliação:
Izabel Almeida
Devo dar quantas vezes na semana? Duas ou três vezes é suficiente?
Ian Dantas
Ao que eu entendi, seria cozinhar em altas temperaturas, eu cozinho só pra ganhar uma cor. Mas, por dentro ele fica com o aspecto de cru. E depois eu tbm faço uma pasta.
LEo
Tenta reduzir o máximo de parasitas e bactérias presentes nas carnes cozinhando. Nunca, NUNCA dê nada cru pra eles, principalmente ovos e carne https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/01/1950690-dar-carne-crua-para-caes-e-gatos-gera-riscos-para-o-bicho-e-para-o-dono.shtml
Leninha Cabral
Elimine os parasitas CONGELANDO a -18°C por 15 dias. Eu só compro carne congelada para oferecer aos meus gatos. Depois de 15 dias congelada, descongelo dentro da geladeira. Trituro 3kg de peito de frango, 1kg de fígado e miúdos de frango, 500g de cenoura crua, e 1kg de sardinha cozida na pressão por 30 minutos (para amolecer os ossos). Minha gata era obesa e meu gato não queria ração, estava caquético, comia ração super Premium, mas detestava. Também não gostava de sachê! O meu gato é estranho. Aí comia o suficiente para não morrer de fome. O pelo era todo opaco e caía muito. Meu gato ia acabar morrendo. Tentei dar carne cozida. Também não deu, ele não aceitava bem. Pesquisei muito até achar um veterinário que explicou o motivo de se dar carne CRUA para cães e gatos. Ele não é o único que defende essa lógica: um carnívoro deve comer carne crua. Li sobre os aminoácidos essenciais, sais minerais, quantidade de gordura, vegetais para suplemento (para algumas vitaminas e antioxidantes) até chegar na receita acima. Dou 3 refeições por dia, 2 colheres de sopa. Meu gato termina de comer e olha pra mim como se me perguntasse: tem mais?
Christiane
Olá !!!!

Li e gostei muito do tópico em questão, a importância da Taurina para os gatitos. O que muito me preocupou foi a forma de dar-la em natura para eles, quanto mais crua a proteína melhor.
Eu cozinho e faço uma pasta com fígado de frango e boi para os meus sem nenhum tempero só cozido na água.
Um grande abraço.
CEsar
Cozinhar perde a taurina
A sua avaliação:
Rodrigo Almeida
Que legal obrigado pelas dicas.
Só uma duvida, carnes sempre recomenda congelar por 3 dias com isso não perde a taurina ou nada a ver ?
Luana
A taurina não é perdida no congelamento, mas é na cocção.
A sua avaliação:
Marco Valejo
Obrigado pelas dicas!
Larissa Vieira Trava
é bom saber disso

Alimentos ricos em taurina para gatos
1 de 4
Alimentos ricos em taurina para gatos

Voltar ao topo da página