Problemas de alimentação

Por que cachorro não pode comer chocolate

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 21 abril 2016
Por que cachorro não pode comer chocolate
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sabe porque é que os cachorros não podem comer chocolate?

Existem muitos alimentos que consumimos diariamente que não nada recomendáveis para o seu pet, uma vez que o seu organismo funciona de forma diferente.

Se o seu cachorro comeu de forma acidental chocolate, se lhe ofereceu ou tem dúvidas sobre isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber por que cachorro não pode comer chocolate.

Também lhe pode interessar: Chocolate faz mal para cachorro?

O sistema digestivo do cachorro

No sistema digestivo do ser humano encontramos umas enzimas específicas que servem para metabolizar e sintetizar determinados alimentos, chamados Citocromo P450 que não estão presentes no caso dos cachorros.

Eles não possuem enzimas para metabolizar o chocolate e são incapazes de digerir a teobromina e a cafeína presentes no cacau. O chocolate em grandes doses é tão prejudicial para o nosso cachorro que pode levar a envenená-lo gravemente podendo levar até à morte.

Por que cachorro não pode comer chocolate - O sistema digestivo do cachorro

Consequências do consumo de chocolate

Como consequência da falta de enzimas, o cachorro demora em média entre 1 e 2 dias a digerir o chocolate. Durante este processo, se o cachorro tiver consumido pouca quantidade do mesmo, podemos presenciar vômitos, diarreias, hiperatividade, tremores e convulsões. Nos casos mais graves pode chegar a provocar uma insuficiência respiratória ou uma insuficiência cardíaca.

Se suspeita que o seu cachorro ingeriu chocolate deverá consultar um veterinário para que este lhe realize uma lavagem ao estômago. Para evitar situações como esta, é importante que conheça os alimentos proibidos para cães, pois podem ser prejudiciais para a saúde do seu amiguinho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro não pode comer chocolate, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que cachorro não pode comer chocolate