Problemas de alimentação

Ração pode causar infecção urinária em gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 26 maio 2023
Ração pode causar infecção urinária em gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

É muito comum os gatos urinarem pela casa para marcar seu território, principalmente se conviverem com outros gatos no mesmo ambiente e não forem castrados. No entanto, ficar tentando urinar com frequência, urinar em pequenas quantidades e com dor, pode ser sinal de inflamação na bexiga ou infecção urinária.

Mas cuidado! Preste atenção aos detalhes! Nem toda cistite é resultado de uma infecção urinária nos gatos. Algumas doenças do trato urinário dos felinos não são causadas por agentes patológicos, como bactérias. Outros fatores, além de microrganismos patogênicos, podem desencadear problemas urinários nos bichanos, como o estresse.

Outra dúvida comum entre tutores é: ração pode causar infecção urinária em gatos? A infeção urinária pode acometer gatos em qualquer fase de suas vidas, sendo mais comum nos idosos. Sinais como urinar em locais inapropriados, lamber excessivamente seus órgãos genitais, vocalização e ficar muito tempo na posição de urinar indicam que o gato está com problemas urinários e precisa de ajuda. Para auxiliar os tutores de gatos a identificarem precocemente o problema, o PeritoAnimal elaborou este artigo, respondendo a várias dúvidas comuns e dando dicas de como manter o trato urinário do bichano saudável.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer ração de cachorro?

Índice

  1. Ração pode causar infecção urinária em gatos?
  2. O que causa infecção urinária em gatos?
  3. É normal gato ter infecção urinária?
  4. O que um gato com infecção urinária deve comer?
  5. Como tratar a infecção urinária em gatos?
  6. Remédios caseiros para infecção urinária em gatos

Ração pode causar infecção urinária em gatos?

Antes de responder se ração pode causar infecção urinária em gatos, é preciso saber diferenciar infecção urinária de cistite e de obstrução urinária:

  1. Infecção urinária: reação do organismo frente à multiplicação ou ao desenvolvimento de um agente microbiológico, como bactérias.
  2. Cistite ou inflamação da bexiga urinária: é a resposta do organismo a alguma agressão, que pode ter diversas causas, o que pode facilitar a ação de microrganismos patogênicos.
  3. Obstrução urinária: quando ocorre a obstrução do fluxo de urina pelas vias urinárias, que pode ser causada por cálculos uretrais, “plugs” uretrais (acúmulo de células, cristais e proteínas presentes na urina) e espasmos da uretra (contrações da uretra devido a inflamações).

Agora que você já conhece essas diferenças, vamos falar sobre o uso de rações secas e a formação de cálculos urinários em gatos. Quando ocorre um elevado aumento no consumo dessas rações com baixo teor de umidade, promove-se no animal uma diminuição na micção, o que consequentemente irá afetar o trato urinário, podendo ocorrer acúmulo de minerais na bexiga, rins, ureteres e uretra. Essas concentrações já formadas são conhecidas como cálculo, urólitos ou “pedra”.

Esses problemas de saúde estão relacionados à baixa qualidade dos ingredientes utilizados em algumas rações. Mas então eu posso dizer que a ração causa infecção urinária em gatos? Bem, a dieta não é o único fator envolvido, apesar de ter uma maior contribuição nos tempos atuais. Pode-se dizer que a ocorrência de cálculo não tem um tempo determinado para a sua formação, existindo um conjunto de fatores para o seu desenvolvimento, como predisposição genética, raças mais suscetíveis e sexo dos animais.

Dessa forma, podemos dizer que as rações, de um modo geral, predispões à formação de cálculos urinários, devido à menor ingestão de água pelos gatos, o que pode resultar em infecções secundárias. No entanto, a infecção urinária bacteriana primária, segundo estudos, representa menos de 2% dos casos de problemas urinários em felinos.

O que causa infecção urinária em gatos?

A infecção urinária em gatos pode ser causada quando os gatos são sondados ou sofreram cirurgia de retirada do pênis, devido a obstruções urinárias. Pequenos traumas durante a passagem da sonda uretral podem predispor o animal a infecções. Além disso, inflamações são portas de entrada para que agentes patogênicos oportunistas colonizem a região e cause infeção urinária.

Alguns fatores comportamentais e ambientais podem ser considerados de risco para o aparecimento de problemas urinários nos gatos:

  • Obesidade: a obesidade faz com que o gato faça menos exercícios físicos, ingerindo menos água;
  • Estresse: conflitos causados por outros felinos, pessoas estranhas, mudanças no ambiente;
  • Predisposição racial: persas e himalaios parecem mais predispostos a problemas urinários;
  • Castração: o gato castrado tende a ficar mais em casa, fazendo menos exercícios. A consequência disso é a obesidade e a menor ingestão hídrica.

É normal gato ter infecção urinária?

Não é normal o gato ter infecção urinária. Gatos podem apresentar mais problemas urinários quando comparados aos cães. Isso ocorre devido à sua alta capacidade de concentrar a urina e beber pouca água, devido à sua origem desértica. Quando o gato vivia de sua caça, não precisava se preocupar muito com a ingestão de água, pois os tecidos de suas presas eram úmidos, suprindo grande parte de sua necessidade de líquidos.

Recomendamos a leitura deste outro artigo no qual ensinamos como fazer água saborizada para gatos, uma forma bastante interessante de estimular o felino a tomar mais água.

O que um gato com infecção urinária deve comer?

A infecção acontece quando há o envolvimento de algum agente patogênico, como as bactérias. No caso da infecção urinária, ela vem acompanhada da inflamação, que é uma reação comum e necessária do corpo para vencer a doença instalada. Caso a origem não sejam urólitos (ou pedras) causados pela ração, o gatinho poderá manter sua dieta normal, apenas aumentando sua ingestão de água.

Nos casos em que a infecção urinária no gato ocorreu devido à presença de cristais ou cálculos, o animal deverá comer a dieta prescrita pelo médico veterinário, de acordo com o tipo de cristal encontrado em sua urina. Existem no mercado diversas rações especializadas para os problemas urinários dos gatos. No entanto, em todos os casos, uma maior ingestão de líquidos é necessária e muito benéfica. O uso de dietas úmidas, como sachês e patês aumenta a ingestão hídrica, melhorando o problema urinário.

Veja como fazer sachê para gatos neste outro artigo.

Como tratar a infecção urinária em gatos?

A infeção urinária nos gatos deverá ser tratada com o uso de antibióticos. Exames serão necessários para se verificar a urina do gato, assim como seu estado geral, por meio de avaliação veterinária e exames complementares (urinálise, hemograma, parâmetros bioquímicos, exames de imagem etc.).

Ainda, poderão ser realizados cultura e antibiograma, exames que determinam o agente causador da infecção e qual antibiótico será mais efetivo no tratamento. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos também são indicados, já que o quadro causa dor no animal. A ingestão de líquidos deverá ser estimulada com o uso de dietas úmidas, bebedouros espalhados pela casa, uso de água saborizada e bebedouros com fontes. Em caso de infecções com cálculos urinários como causa de base, pode ser necessário um procedimento cirúrgico.

Remédios caseiros para infecção urinária em gatos

Por mais que seja comum as pessoas indicarem o uso de chás como remédios caseiros para infecções urinárias em gatos, não recomendamos que isso seja feito. Alguns chás podem até ajudar as pessoas, mas podem intoxicar os gatos. Não tente tratar seu bichano com remédios caseiros em casos de problemas urinários, pois postergar o tratamento correto pode colocar a vida dele em risco.

Se o seu gato já estiver em tratamento para problemas urinários, a melhor coisa a se fazer em casa é evitar que ele saia para a rua, pois deverá tomar seus remédios nos horários certos. Além disso:

  • Estimule o bichano a beber água
  • Forneça sachês e latinhas de sua preferência.
  • Assim que ele se sentir melhor, estimule os exercícios físicos, como correr e brincar com fitinhas, aumentando a ingestão hídrica e diminuindo o risco de obesidade.

Agora que você sabe que rações de baixa qualidade predispõe à formação de cálculos urinários nos gatos, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos o que fazer se o seu gato não estiver conseguindo urinar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração pode causar infecção urinária em gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Raimundo, F.M.S. Rações comerciais e a formação de urolitíase no trato urinário dos cães e gatos. UniAGES, Centro Universitário, 2021. Disponível em https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14543/1/Monografia%20-%20Franklin%20%28Med.Vet.%29%20OK%20%281%29.%20corrigida%20para%20vers%C3%A3o%20final.pdf. Acesso em 26/05/2023.
  • Pereira, J.D.B. Doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF): aspectos etiológicos, diagnósticos e terapêuticos. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2009. Disponível em https://www.equalisveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/12/JULIANA-DANIELE-BRAGA-PEREIRA-tcc-definitivo-2209.pdf. Acesso em 26/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Ração pode causar infecção urinária em gatos?