Problemas de alimentação

Ração renal para gatos - as melhores rações

Ração renal para gatos - as melhores rações
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A insuficiência renal é um dos problemas mais comuns que atinge os gatos em idade avançada. Existem dois tipos: a insuficiência renal que, geralmente, é causada por uma infecção ou o aparecimento de toxinas, e, a doença renal crônica, provocada por tumores, danos irreversíveis dos rins ou por causas desconhecidas. O gato que sofre de insuficiência renal deve receber uma alimentação adequada, bem como, outros cuidados concretos para melhorar o seu estado de saúde e aumentar a sua longevidade.

Lembre-se, o alimento específico para os gatos com insuficiência renal deve ser prescrito pelo veterinário! Já que esse é um produto que pode prejudicar a saúde de um gato saudável ou aquele que apresentar outra doença. Além disso, o especialista dá recomendações sobre como cuidar melhor do seu gato e aumentar a sua expectativa de vida.

Neste artigo do PeritoAnimal, compilamos os melhores alimentos para gatos com insuficiência renal e explicaremos quais os benefícios que cada um tem e por que deve escolhê-los. Não se esqueça de discutir com o veterinário sobre a sua escolha e garanta que o seu gato receba o alimento adequado:

Índice

  1. Alimentação do gato com insuficiência renal
  2. Ração para gatos com insuficiência renal da marca Hill's
  3. Ração para gatos com problemas urinários - Royal Canin
  4. Ração para gatos com problemas renais - Pro Plan

Alimentação do gato com insuficiência renal

Antes de falar sobre as necessidades nutricionais dos gatos que sofrem com insuficiência renal, é necessário lembrar que o consumo de água é vital para promover a recuperação do gato ou melhorar a sua qualidade de vida. Um rim doente perde a capacidade de reter água e isso causa urina pesada que leva à desidratação.

Anote alguns conselhos úteis que podem ajudar:

  • Independente do alimento, todos os dias, inclua alimentos úmidos na dieta do seu gato. Importante! Não esqueça de escolher os produtos que sejam adequados para a insuficiência renal.
  • Renove a água regularmente.
  • Muitos gatos preferem usar uma fonte de água. Sinta-se livre para comprar este tipo de bebedouro.
  • Mantenha as biqueiras e os cochos limpos e afastados da caixa de areia.
  • Em casos mais graves, o uso de soro subcutâneo pode ser necessário!

Agora que sabemos a importância de manter o gato bem hidratado, é hora de falar sobre a alimentação que ele deve seguir. É muito importante enfatizar que a alimentação é o tratamento principal e a chave para tratar a deficiência renal ou melhorar a qualidade de vida dos animais que sofrem de insuficiência renal crônica.

As dietas, sejam elas, receitas caseiras para gatos com insuficiência renal ou uma alimentação baseada em alimentos secos, devem conter:

  1. Restrição de proteína: diminuir a ingestão proteica da dieta do seu gato, previne a degeneração dos rins. Devemos consultar o veterinário sobre a quantidade diária de proteína que o paciente precisa e, também, garantir que seja um produto de alta qualidade. Esse detalhe importante ajudará a escolher a ração correta.
  2. Restrição de fosfatos (fósforo): como acontece com a proteína, o fosfato é difícil de ser filtrado por um rim doente, além disso, pode acumular tecido cicatricial neste órgão. Especialmente em gatos com um nível de fósforo superior a 6,8 mg/dl, o uso de quelantes é bastante recomendado, uma vez que se adere ao fosfato dos alimentos e impede que ele alcance o sangue.
  3. Aumento de lipídios: é comum, o gato com insuficiência renal, rejeitar diferentes tipos de alimentos, causando, muitas vezes, a anorexia nos felinos. Aumentar a contribuição dos lipídios melhora a vida útil dos alimentos e ajuda a manter o peso ideal. O animal deve comer entre 70 e 80 kc por dia, especialmente, aqueles que contêm ômega 3 e 6.
  4. Vitaminas e suplementos: consulte o seu veterinário sobre a prescrição de vitaminas B e C (muito importante para a saúde digestiva e aumento do apetite do gato), potássio e um controle do equilíbrio ácido-base. Devido à acidez sofrida pelos gatos portadores desta doença, muitos veterinários recomendam o uso de antiácidos.
Ração renal para gatos - as melhores rações - Alimentação do gato com insuficiência renal

Ração para gatos com insuficiência renal da marca Hill's

A gama de Prescription Diet da marca Hill conta com produtos clinicamente comprovados que ajudam a controlar os vários problemas de saúde que um gato pode sofrer. Além da ração, a Hill complementa cada um dos seus produtos com alimentos em latas, incrivelmente benéficos se o nosso melhor amigo está com a saúde delicada e precisa de uma comida suave.

A seguir, apresentamos 3 produtos da marca Hill para os gatos que sofrem com insuficiência renal:

1. Prescription Diet c/d Frango

Os cálculos ou pedras nos rins do gato são um problema de saúde sério que deve ser tratado quanto antes. Sem dúvida, comprar Prescription Diet c/d Frango é adquirir uma das melhores rações para gatos com insuficiência renal já que reduz a aparição de cálculos e os dissolve em 14 dias. Se trata de um produto muito específico e para um sofrimento concreto. Se você não tem certeza que o seu gato padece de cálculos, nunca deve dar-lhe este produto. Neste caso a Hill propõe o clássico sabor a frango.

Ração renal para gatos - as melhores rações - Ração para gatos com insuficiência renal da marca Hill's

2. Prescription Diet c/d Peixe

Este produto, Prescription Diet c/d Peixe, é idêntico ao anterior, a única diferença é o sabor, que neste caso é de peixe. Igualmente utilizado para tratar as pedras nos rins ou cálculos, prevenindo a sua aparição e dissolvendo-as em 14 dias.

Ração renal para gatos - as melhores rações -

3. Prescription Diet Feline k/d

Diferente dos produtos anteriores, o Prescription Diet Feline k/d está pensado para melhorar a qualidade de vida dos gatos que sofrem de insuficiência renal. É um produto excelente, ideal para os gatos anciãos, pois, conta com proteínas reduzidas e com uma fonte importante de ômega 3.

Ração renal para gatos - as melhores rações -

Ração para gatos com problemas urinários - Royal Canin

A Royal Canin conta com uma série de alimentos específicos que apoiam os distintos tratamentos veterinários. Neste caso, para tratar a insuficiência renal, temos:

Renal RF 23 Feline

O Renal RF 23 Feline é um produto especialmente indicado para a insuficiência renal crônica, para a alcalinização da urina, para a encefalopatia hepática e para os gatos que têm recorrentes urólitos de oxalato de cálcio. Possui um baixo conteúdo de fósforo e, além disso, as proteínas são limitadas, que como comentamos no caso anterior, é muito favorável para os gatos anciãos.

Ração renal para gatos - as melhores rações - Ração para gatos com problemas urinários - Royal Canin

Ração para gatos com problemas renais - Pro Plan

Optirenal Sterilised Peru

Finalmente, o Optirenal Sterilised Peru tem duas funções muito importantes: melhora a qualidade de vida dos gatos com problemas urinários ou renais e, além disso, é ideal para gatos castrados. Se trata de um produto bastante completo. Também é um alimento delicado, pensado para gatos com uma digestão sensível.

Ração renal para gatos - as melhores rações - Ração para gatos com problemas renais - Pro Plan

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração renal para gatos - as melhores rações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Tana Kroll
Boa Noite.Sou a tutora de um gato de 8 anos e meio, ativo, nascido e resgatado numa mata aos 4 anos de idade. Desde então, foi testado para Filv/Felv em Elisa(negativo).Ele já era castrado e afável, o que me leva a observar que tinha algum tutor, pois não apresentava nenhum problema de saude.Quando ele começou a entrar em nossa residência,comia moderadamente e era um grande " caçador", embora aceitasse raçao seca, pois eu alimentava outros gatos em situação de vulnerabilidade.Mudamos de local(tranquilo) e, como não tenho residência própria, tivemos muitos prolblemas com ruidos exyremos e situação de estesse, o que levou Pudim a apresentar cistite idiopatica aos 5 anos.Fomos a uma emergencia veterinária, ele foi medicado inicialmente com Bactrim por 30 dias e dois fitoterápicos vet, Pro Rim e Cist Control.Apartir deste episódio acompanhamos com acuidade a saude do caro Pudim, que foi chipado e faz os antiparasitariod e vermifugos com Cetodan e Ancylex injetáveis, opçao do vet para nao estressa-lo com renedios orais, a unica coisa que ele nao tolera.Contudo, em maio deste ano, fomos leva-lo para uma rotina habitual e ele reapresentou aliterações na creatinina(1.7) ureia normal e policitemia.A ecogenicidade do rim esquerdo estava ligeiramente alterada, embora desde o unico episodio de cistite nunca mais tenha apatecido; ele urina e defeca com regularidade e concentração normal.Adotamos a raçao Guabi Natural Grain Free e Guabi Natural Gatos castrados Senior, ele gosta e notamos que a qualidade das fezes mwlhorou e da urina igualmente.Sua pelagem é macia, sem falhas, olhos brilhantes( ele é estrabico, rs); salta, corre, é sagaz por natureza e estimulamos, pois nos ultimos seis meses ele ganhou peso, mas não é obeso(tem 6.4 kgs, em media) e a barriguinha com aquele texido residual normal em muitos felinos.Infelizmente, detesta sachês de qualquer tipo e dispensa comida umida, indicada pelo vet recentemente para adapta-lo a rações umidas caso venha a apresentar alteraçoes renais de grau II.So curte caça(rs) e às vzs, uma latinha de atum em agua sem sal( tenho reservas pela quantidade de sodio.Desculpe o longo relato mas fica a pergunta: gatos ( nao é o caso dele) devem EVITAR raçoes de alto valor proteico, mesmo de qualidade super premium, pq isto acarretaria sobrecarga renal devido a incapacidade de metabolizar proteinas e o alto valor de fosforo que elas contêm? Não sou especialista,( e pasmem, não tenho grande condições financeiras, mas ainda ajudo na raçao( Goldem sem transgênicos) de 6 gatos, mesmo andando de chinelo cpm meia, minha vida são os bichanos.Contudo confio na experiencia de vcs.Grata pela paciência e desculpe meu relato inusitado.
A sua avaliação:
Eliana
Tenho um persa de 11 anos e hj recebeu diagnóstico de doença renal crônica, com creatinina 2,4. Ele tem um pouco de diarréia, as vezes vomita, mas está comendo bem a ração seca, q agora vou ter que mudar. Essa Pet Delícia como eu faço para conservar depois de aberta a lata? Pq 320 g acho q demora para ele comer tudo.
Tana Kroll
Boa Noite, cara Eliana.Sei que a lata de 320 g da Pet Delicia é muito excessiva para quem tem apenas 1 gatinho. Uso evenrualmente; meu gato detesta comida umida e só tolera, às vzs, atum em lata, que contem sodio em excesso, mesmi sendo em agua.As vzs, a Pet Delicia tem umas latinhas, dependendo do local ou meio que a Sra. adquire, de 80 gr.Porem, nao são todos os sabores.Como nao sou especialista e indicações é melhor consultar um veterinario, de preferência com expwriencia em felinos e nutriçao animal de animais com problemas do trato urinario inferior ou renais de cada grau.Mesmo nos alimentos úmidos, há a questão do fosfato e do sodio além do limite , uma crueldade proposital das industrias farmacêuticas e suas divisoes para alimentaçao animal( animal health), já que pesquisas e açoes internacionais condenam às práticas destas empresasvque visam apenas LUCRO, em detrimento da saude dos bichinhos, competem vorazmente entre elas e quase todas são multifuncionais ligadas ao ramo alimentar ou farmaceutico.Consulte e converse com o veterinario, se a sra.puder, solicite que eke indique latas menores80 gr ou consulte alguns sites de alimentação natural para gatos renais , alergicos ou urinários.Quanto a conservaçao do Pet Delicia 320 gramas. RETIRE TODO O CONTEÚDO DA LATA;COLOQUE NUM PITE DE VIDRO MUITO BEM LACRADO E LIMPO, BEM LAVADO, UTILIZADO APENAS PARA ESTA FINALIDADE.HERMETICAMENTE TAMPADO.DURA DOIS DIAS PARA O CONSUMO COM SEGURANÇA NA GELADEIRA .FOI O QUE FIZ. MAS MEU GATO, QUE AINDA NÃO PODE SER CONSIDERADO NEFROPATA, NAO GOSTOU, APENAS LAMBE.HA NOS PET SHOPS A ALTERNATIVA FAS LATINHAS DA MATISSE.MAS NÃO SEI SE É O CASO OU É VIAVEL PARA SEU BICHANINHO OU FINANCIAMENTE .TENTE, SE PUDER A ORIENTAÇÃO DUM NUTROLOGO DE FELINOS.Desculpe o relato extenso, mas real.Grata e saúde aos bichanos.
Tana Kroll
A sua avaliação:
Enio
Minha gata só tem um rim, e o outro não está muito bom, qual a ração úmida para ela ?Ela não gosta de nada e tudo que ela gosta a doutora diz que não pode.Nao sei oque fazer.
Thalita
Oi Enio, tudo bem? Os meus vets comentam que a ração úmida é sempre boa, porque tem mais água e no caso dos meus, não importa muito a marca. Mas, como a sua só tem um rim, creio que exija mais atenção. Tem opções de rações úmidas renais nas lojas de produtos para pets, dá uma olhada e veja qual ela curte mais. Vá testando as marcas e, às vezes, eu vou alternando marca e sabor quando vejo que eles não querem uma em especial. Veja com seu veterinário, antes. Abraços.
A sua avaliação:
Sandra
Meu gato tem 18 anos é castrado levei ao veterinário, ele está muito magro não come, o vet pediu exame de sangue e deu 2.5 de creatinina, ele falou que é problema renal, passou a ração royal Canon renal e uma pasta ricovery eu misturo a ração com a pasta e dou pra ele, mas ele come muito pouquinho quase nada, então peguei s ração a pasta coloquei leite quente bati no liquidificador virou pasta e dei na seringa pra ele ser a que vai resolver ele voltar ater apetite e também o vet passou glicopan estou dando fico desesperada quero ver ele gordo bonito com apetite o que faço estou fazendo o correto o vet falou pra levar ele a cada 15 dias pra tomar soro me ajude um ver de plantão.
Thalita
Oi Sandra, tudo bem? Tenho tres gatos renais que deram a creati mais alta que a sua. Eles estão tomando soro subcutaneo e invista em bastante potes e fontes de água. Eu dou glicopan e é sempre um salvador da pátria quando se refere ao apetite. Os meus ainda não conseguiram gostar da ração renal, então dou hidroxido de aluminio sempre após a comida para ajudar a quebrar o fósforo. Os pacientes renais costumam sentir muita naúsea e pode ser por isso que ficam sem apetite, às vezes. A minha vet indicou o Vonau cachorros, que tb pode ser usado em gatos. Ele ajuda a tirar o enjoo. Quanto ao peso, não se preocupe muito. É normal que eles tenham dificuldade para ganhar peso, mesmo que estejam saudáveis. O importante é controlar o avanço da doença e fazer a manutenção de tempos em tempos, que será contínua. Veja com seu veterinário sobre as opções que comentei, acho que vao te ajudar. Os meus tres estão estáveis e saudáveis e agora fico de olho para o caso de possíveis recaídas, o que é normal. Abraços.
Marlene de Lima Dutra
Sandra li com atenção seu post .Confeso que fiquei preocupada.Um gato com problemas renais nao pode consumir proteínas e vitaminas com ferro.Tome cuidado.Eu tenho dois gatos renais em casa.Vou dizer como administro tudo isto é com bons resultados.Comprei ração renal se RC ,coloco no liquidificador com água filtrada ,faço uma pasta (Nao uso leite pois pode vir a ser problemas hepático e piorar pois é proteina)vc precisa comprar uma seringa de 20ml ,aquecer esta pasta em banho Maria ou no micro ,sem deixar esquentar ,ir dosando o calor um pouquinho a mais que morno teste na sua mão,.Eles nao gostam esta pasta fria ou gelada.Como eles comem pouquinho de cada vez vai dando uma seringa de 1.30h de espessamento.Gatos com problemas renais precisam se alimentar ,Nao pode perder peso e ficar anemuco.De ograx 3 500 da Avert por 30dias corrido depois disso mantenha esta vitamina continua 3 vezes na semana ,depois 2 vezes na semana.Seu gato com problemas renais precisa no mínimo fazer soro subcutâneo de duas ou três vezes na semana(vc mesmo pode aprender e fazer em casa)o soro usado é o Ringer Tactato,peca para sua veterinaria ensina-la como fazer?.Seu gato precisa repor líquido para hidratar.Gato desidratado, corre risco de morrer. Faca exames de ureia,criatinina e hemograma de 45dias em 45dias ,como controle.Se vc quiser que seu gato tenha uma vida mais longa é isto,doenças reais e animais Nao tem cura.


Paty
Olá...consegui fazer o meu gostar da royal canin colocando agua morna junto, tipo uma sopa.
A sua avaliação:
Cândida
Eu tenho uma gata com 20 anos tem seis meses que ela teve um diagnóstico renal , não sei se pala idade a veterinária não me passou comida pra ela ,eu que saí pesquisando estou da do Royal canin. Seis meses depois apareceu uma ferida na pata e ficou enxada ,será por causa da imunidade baixa ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cândida. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e recomendar o melhor tratamento para a sua gatinha. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ricardo
Minha gata tem só um rim e funciona somente 25%.
Ela toma medicação todos os dias e pelos exames de sangue está sob controle, e ela não precisa de soro.
Li a matéria e estas rações só fala em gatos mais velhos, mas a minha tem 3 anos.
qual seria a melhor ração?
Aline
Você teve algum retorno? Minha gata tem 5 anos e também tem insuficiencia renal cronica e os rins delas tem vários cistos, estão péssimos...
Jeniffer
Minha gata teve hidronefrose e teve que retirar o rim direito, a veterinária indicou a ração renal para não sobrecarregar o rim esquerdo visto que no ultimo exame deu uma pequena alteração. Qual dessas rações seria a mais indicada para este caso ?

Desde já agradeço
Jéssica
Olá, meu gato está fazendo tratamento homeopático e não aceita ou come muito pouco a ração seca. Estávamos ofertando a Golden frango para gatos castrados, porém com a piora dos sintomas comprei a Premier Renal. Ela é uma boa opção?
Paty
Royal canil, renal!
Dalva
Meu gato tem 18 anos e tem apresentado já indícios de problemas renais. Bem no começo. Ele não tem cálculos. A veterinária receitou uma ração renal, a vet life natural, mas ele não come de jeito nenhum, pois não tem sabor. Gostaria da indicação de uma ração renal mais palatável, pois ele sempre comeu a wiskas com sabor de peixe que ele adora. Existe isso ou toda ração renal é assim insossa, sem sabor?
Luísa Savala
Oi Dalva! Você já experimentou dar para o seu gato uma das rações que indicamos no artigo?
Valeria Couto
Renal da Royal Canin special essa é super palatável, os mais exigentes adoram.
Paty
O meu come a.royal canin trato urinario.No início fazia uma sopa c água morna, ele bebia a.agua e.acostumou.
1 de 7
Ração renal para gatos - as melhores rações