Problemas de alimentação

Quanto tempo um gato pode ficar sem comer?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 20 setembro 2022
Quanto tempo um gato pode ficar sem comer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre quanto tempo um gato pode ficar sem comer. Fisicamente, é possível que estes animais resistam semanas sem comer em casos extremos, mas em casa, se detectarmos que nosso gato parou de comer, devemos entrar em contato com o veterinário, pois isso indica um problema de saúde. Isto pode ser tanto psicológico quanto físico. Na última seção, veremos as diretrizes para ajudar um gato sem apetite a comer, a fim de evitar possíveis complicações.

Se seu gato não come direito há vários dias, continue lendo para descobrir as consequências deste jejum e como ajudar seu amigo felino. Quanto tempo um gato sobrevive sem comida? Continue lendo para saber.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer chocolate?

Índice

  1. Quanto tempo um gato pode ficar sem comer nem beber?
  2. Meu gato não come há uma semana, o que faço?
  3. Quanto tempo um gato doente pode ficar sem comer?
  4. Como alimentar um gato que não quer comer?

Quanto tempo um gato pode ficar sem comer nem beber?

Os gatos, como muitas outras espécies, incluindo os humanos, são fisicamente capazes de ficar sem comida por cerca de três semanas. Mas isto se aplica a gatos adultos saudáveis, pois quanto tempo um gato pode ficar sem comida também dependerá da idade do gato e de seu estado inicial de saúde. Por exemplo, se nos perguntarmos quanto tempo um gatinho recém-nascido pode ficar sem comida, devemos saber que em nenhum caso será mais de uma semana. Estes pequenos morrem em questão de horas se sua ingestão de leite for interrompida. Por esta razão, se encontrarmos alguma ninhada abandonada, devemos ir imediatamente ao veterinário e iniciar a alimentação artificial. Para isso, recomendamos consultar este artigo: "Como alimentar um gatinho recém-nascido".

Se alguma sobrevivência é possível sem comida, isto é absolutamente diminuído na ausência de água. Um gato só pode ficar por até três dias sem beber água. É claro que estes dados são produzidos em situações extremas, por exemplo, quando o gato é abandonado ou fica preso em algum lugar. Se nosso gato parar de comer completamente ou não beber nada por 24 horas, é imperativo entrar em contato com o veterinário. É um sinal seguro de doença física ou psicológica.

Quanto tempo um gato pode ficar sem comer? - Quanto tempo um gato pode ficar sem comer nem beber?

Meu gato não come há uma semana, o que faço?

Estimamos quanto tempo um gato pode ficar sem comida em semanas, mas mesmo que o gato possa sobreviver, não podemos permitir que isso aconteça com o felino. Um gato filhote, um gato adulto que sofre de uma doença ou um gato idoso são particularmente vulneráveis. Se notarmos que, ao longo do dia, eles não estão comendo o que estão acostumados, devemos entrar em contato com o veterinário. Também devemos consultar um especialista se um gato saudável parar de comer e também apresentar outros sintomas como vômitos, diarreia, mudanças na frequência da micção, dor, etc.

A anorexia é um sintoma de múltiplas doenças, por isso é essencial levá-lo a um veterinário para que realize um diagnóstico após examinar o gato e fazer os testes apropriados. Mas um gato que para de comer nem sempre tem uma origem física. Os gatos são muito sensíveis às mudanças e, se eles acabaram de ser adotados, se mudamos de casa ou se um novo membro da família chegou, eles podem ficar estressados ao ponto de parar de comer. Para diagnosticar uma causa psicológica, as causas físicas devem primeiro ser descartadas. Portanto, se seu gato parou de comer, recomendamos que você examine as principais causas deste artigo para tentar descobrir o porquê e vá ao veterinário com o máximo de informações possíveis: "Por que meu gato não quer comer?"

Quanto tempo um gato doente pode ficar sem comer?

É comum que um gato doente deixe de comer e isto é compreensível, especialmente em doenças onde o sistema digestivo é afetado e o animal doente sofre vômitos intensos. Nesses casos, não podemos alimentá-lo, pois ele vomitará, piorando a situação. Também é normal quando o problema está na boca e o animal fica fisicamente impedido de comer. Esta é uma condição que exigirá hospitalização, portanto o veterinário administrará líquidos intravenosos e, o mais rápido possível, restabelecerá a alimentação, mesmo usando um tubo de alimentação, pois ingerir alimentos é essencial para a recuperação.

Os gatos precisam de um alto consumo de proteína e podem ficar rapidamente desnutridos, piorando seu estado e prognóstico. Com cuidados veterinários intensivos, o tempo que um gato pode ficar sem comer é estimado em não mais do que três dias, ou menos, se houver uma alta perda de peso ou massa muscular. Se a anorexia for prolongada, o prognóstico do gato será pobre e pode ser complicado pela lipidose hepática, especialmente se o gato estava acima do peso. Nesta desordem, a gordura se acumula no fígado, impedindo o seu bom funcionamento.

Quanto tempo um gato pode ficar sem comer? - Quanto tempo um gato doente pode ficar sem comer?

Como alimentar um gato que não quer comer?

Só porque calculamos quanto tempo um gato pode ficar sem comer, em semanas, não significa que podemos deixar um gato que não come sem supervisão. Se a falta de apetite deles se deve a um problema psicológico, sendo o estresse o mais comum, precisamos examinar sua rotina e fazer as mudanças necessárias para melhorar suas condições de vida. Um veterinário com experiência em comportamento felino ou um etólogo pode ser capaz de ajudar.

Também é possível que um gato possa se recusar a comer se sua ração for mudada abruptamente. Portanto, se este for o caso de nosso gato, devemos mudar para o novo alimento muito lentamente, adicionando pequenas quantidades à ração antiga durante o tempo que for necessário para que o gato se acostume com ela. Veja o artigo "Como mudar a ração do gato - passo a passo" para evitar que ele pare de comer.

Por outro lado, é normal que um gato, após a hospitalização ou convalescença, tenha pouco apetite. Podemos encorajá-los a comer com as seguintes recomendações:

  • Escolha rações altamente palatáveis, ou seja, alimentos que sejam saborosos para o gato. Há rações úmidas formuladas para gatos em fase de recuperação. Também podemos optar por alimentos úmidos ou caseiros.
  • Podemos começar fazendo uma papinha e colocar uma gota em seu nariz ou pata para incentivá-lo a se limpar. Além disso, se obtivermos uma consistência líquida, é viável oferecê-la com uma seringa, administrando gradualmente pequenas quantidades através da lateral da boca.
  • É essencial que o gato esteja bem hidratado para que esteja disposto a comer, para que possamos aproveitar a comida para adicionar água ou oferecer caldos caseiros para beber.
  • Conforme o gato passe a ingerir mais coisas, é possível fazer uma papinha com pedaços cada vez maiores.
  • Se usamos alimentos caseiros, devemos evitar sal, açúcar, excesso de gordura, etc., ou seja, devemos visar um cardápio saudável.
  • Oferecer o alimento à temperatura ambiente aumenta seu cheiro e pode encorajar o gato a comer.
  • Devemos sempre alimentá-lo várias vezes ao dia em pequenas quantidades, que aumentarão de acordo com seu apetite. Nunca force-o, pois poderia desenvolver uma aversão ao alimento ou poderíamos causar pneumonia por aspiração se o alimento acabasse nos pulmões.
  • Gradualmente podemos misturar este alimento com o habitual, até que a transição para seu cardápio normal esteja completa.
  • Se não conseguirmos fazer com que o gato coma, devemos consultar um veterinário. Nos casos mais graves, a alimentação por tubo será considerada.

Agora que você já sabe quanto tempo um gato pode ficar sem comer, no vídeo a seguir, compartilhamos uma receita simples de biscoito caseiro para gatos para incentivar seu gato a comer.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo um gato pode ficar sem comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Villaverde, Cecilia y Hervera, Marta. (2013). Cómo alimentar a los gatos hospitalizados. Portal Veterinaria.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto tempo um gato pode ficar sem comer?