Medicamentos

Mirtazapina para gatos - Doses e efeitos colaterais

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 3 dezembro 2021
Mirtazapina para gatos - Doses e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A mirtazapina é um medicamento utilizado em gatos como estimulante do apetite em casos de doenças que levam à perda de apetite (anorexia), bem como para o tratamento sintomático de náuseas e vómitos. Assim, é comumente utilizada em doenças crônicas que afetam o sistema digestivo e em algumas doenças infecciosas. Seu uso também foi estudado para problemas de comportamento. É um medicamento seguro e eficaz, que pode ser utilizado em duas formas de administração.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender todas as informações sobre a mirtazapina para gatos, seus usos, dosagem e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é a mirtazapina
  2. Uso de mirtazapina em gatos
  3. Dose de mirtazapina para gatos
  4. Contraindicações da mirtazapina para gatos
  5. Efeitos colaterais da mirtazapina em gatos

O que é a mirtazapina

A mirtazapina é um medicamento ou princípio ativo pertencente ao grupo dos antidepressivos e pode ser utilizada em gatos como estimulante do apetite, pois produz um aumento na concentração de noradrenalina (norepinefrina) no soro sanguíneo. A noradrenalina é um composto que pode funcionar como neurotransmissor quando liberado pelos neurônios do sistema nervoso simpático, aumentando o ritmo das contrações cardíacas; ou como hormônio do estresse quando, junto com a adrenalina, é responsável por ativar e alertar o corpo para que entre no modo de "luta ou fuga", aumentando a frequência cardíaca, a liberação de glicose, o fluxo de sangue para os músculos e o suprimento de oxigênio para o cérebro.

A mirtazapina é um fármaco com estrutura tetracíclica e é um antidepressivo que promove a liberação de noradrenalina e adrenalina por bloquear alguns receptores chamados α-2 pré-sinápticos. Tem ação contra a serotonina, pois atua antagonizando seus receptores 5-HT2 e 5-HT3. A serotonina é um composto que impacta sobre as emoções, o humor, a digestão e o apetite.

Também tem atividades anti-histamínicas, bloqueando os receptores H1 que podem causar efeitos sedativos. Os gatos tratados com mirtazapina também podem ganhar peso, porque essa droga causa alterações no fator de necrose tumoral (TNF) e na leptina.

Uso de mirtazapina em gatos

A mirtazapina para gatos tem várias opções de usos terapêuticos, podendo ser utilizada para os seguintes fins:

  • Tratamento da anorexia: algumas doenças crônicas em gatos, como as doenças hepáticas, a tríade felina, a doença renal crônica, doenças intestinais e os tumores podem causar a perda ou redução do apetite. A anorexia também pode ser produzida por quimioterapia em casos de neoplasias ou doenças infecciosas, especialmente aquelas que afetam o tratos respiratório superior (rinotraqueíte felina por herpesvírus felino tipo 1, calicivírus felino e bactérias oportunistas) por produzir aumento das secreções nasais e obstrução nasal, que causa muito sofrimento ao gato quando respira pelo nariz, bem como perda de apetite. O aumento da noradrenalina produzida pela mirtazapina estimula o apetite dos gatos afetados por essas doenças.
  • Tratamento de náuseas: pode controlar a náusea agindo nos neuroreceptores gástricos e intestinais que estão conectados ao centro do vômito no cérebro, responsável pela náusea.
  • Tratamento da perda de peso: por sua ação sobre a leptina e o TNF, pode estimular o ganho de peso em gatos, também secundário ao estímulo do apetite e controle das náuseas.
  • Tratamento de problemas de comportamento: o uso da mirtazapina para gatos foi estudado em indivíduos com ansiedade, estresse, distúrbios compulsivos e fobias. Nestes casos, os resultados obtidos são promissores, além de estimular o apetite, algo especialmente desejável em gatos estressados ​​que tendem a parar de comer.

Dose de mirtazapina para gatos

A dose de mirtazapina para gatos utilizada é de 1,88 ou 3,75 mg por via oral a cada 24/48 horas como estimulante do apetite e para controlar náuseas. Geralmente se utiliza a dose mais baixa, de 1,88 mg, porque tem menos efeitos colaterais.

Recentemente, foi lançada uma nova preparação destinada aos gatos entre 2 e 7 kg, em formato de pomada para aplicação através da pele da superfície interna da orelha. A dose necessária de mirtazapina para gatos por esta via é de 2 mg. Para atingir essa dose, deve-se aplicar uma quantidade de 0,1 g de pomada, o que equivale a uma linha de 3,8 cm, uma vez ao dia, durante 14 dias.

No entanto, assim como para qualquer medicamento, antes de oferecer qualquer remédio para um gato, é necessário consultar um veterinário antes. Lembre-se que prescrições equivocadas, seja pelo exagero ou pelo uso indevido de um medicamento, pode causar sérios problemas no animal.

Contraindicações da mirtazapina para gatos

A mirtazapina para gatos em comprimidos não deve ser utilizada nos seguintes casos:

  • Gatos com doenças cardíacas.
  • Gatos com problemas de pressão arterial.
  • Gatos com alterações nos glóbulos brancos, vermelhos ou nas plaquetas.
  • Uso com precaução em gatas gestantes ou lactantes.

Em formato transdérmico, a mirtazapina não deve ser utilizada nos seguintes casos:

  • Gatos com menos de 2,1 kg ou mais de 7,0 kg, pois sua eficácia e segurança não foram estudadas fora deste intervalo.
  • Gatas no cio, gestantes ou lactantes.
  • Gatinhos com menos de 7,5 meses.
  • Gatos tratados com outros fármacos, como inibidores da monoaminoxidase (IMAO), ciproeptadina ou tramadol.
  • Não foram realizados estudos em gatos com neoplasias e doenças renais avançadas.

Efeitos colaterais da mirtazapina em gatos

Os efeitos-colaterais que a terapia com mirtazapina em gatos pode produzir são os seguintes:

  • Alterações de comportamento.
  • Baixa pressão arterial.
  • Agitação.
  • Sedação.
  • Aumento das enzimas hepáticas.
  • Taquicardia.
  • Vocalização.
  • Salivação.
  • Tremores.

Por outro lado, os efeitos colaterais da aplicação de mirtazapina para gatos por via transdérmica são os seguintes:

  • Reações no local da aplicação da pomada, como descamação, vermelhidão, crostas, secura, dermatite, alopecia e prurido. Pode se manifestar como coceira e agitação da cabeça.
  • Letargia.
  • Hiperatividade.
  • Ataxia.
  • Aumento da busca por atenção.
  • Agressividade.
  • Poliúria, aumento da ureia e desidratação.
  • Vômitos.

Agora que você já viu os benefícios, como usar e os efeitos colaterais da mirtazapina para gatos, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as doenças mais comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Mirtazapina para gatos - Doses e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Argüelles Baquero JC, Miralles Ribera M., Enríquez Iranzo E. (2021). Uso de Mirtazapina como psicofármaco en medicina del comportamiento de pequeños animales: datos iniciales. Disponível em: <https://axoncomunicacion.net/wp-content/uploads/2021/02/cv-93-2-1.pdf>. Acesso em 3 de dezembro de 2021.
  • European Medicines Agency. Ficha técnica de Mirataz 20 mg/g pomada transdérmica para gatos. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/mirataz-epar-product-information_es.pdf>. Acesso em 3 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Sandra Mara Gozzi
Muito bom dia: A gata (6 meses), castrada, da minha amiga já foi em Hospital, Clínicas Veterinárias, fêz ultrasom, exames de sangue, está com cistite, não come nada, carne, frango, peixe, sachês.... Administraram esse mirtazarpina, e não está resolvendo nada e já tem alguma coisa nos rins. Não encontra nenhum veterinário que descubra o que fazer, e eu percebo um certo inchaço no abdomen E agora Doutor?
A sua avaliação:
Danielle Silva
Minha gatinha está tomando pois perdeu peso, a primeira dose dei a noite e por isso continuo a noite, tem dias que ela mia e fica mega inquieta, rolando pelo chão querendo atenção, quase e que não me deixa dormir. Mas é bom logo após a primeira dose o apetite voltou.
Mirtazapina para gatos - Doses e efeitos colaterais