menu
Partilhar

Por que meu cachorro fica arranhando a porta?

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 23 novembro 2021
Por que meu cachorro fica arranhando a porta?

Ver fichas de  Cachorros

Milhares de anos de convivência com os cachorros nos ensinaram que nossos amigos peludos expressam suas emoções e necessidades de uma maneira muito diferente da nossa e que seu comportamento, embora às vezes estranho ou mesmo irritante, tem um significado. É por isso que nunca devemos punir ou tentar resolver um problema de comportamento sem saber sua origem, pois podemos acabar piorando a situação.

Se você notou que o cachorro está mais inquieto que de costume, aqui no PeritoAnimal te diremos algumas das razões mais comuns pelas quais seu cachorro fica arranhando a porta e como evitá-las. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro uiva quando fica sozinho?

O contexto de um cachorro arranhando a porta

Antes de iniciar qualquer tipo de intervenção ou tratamento para o comportamento de arranhar, seja uma porta ou uma parede, é essencial investigar a fundo a causa ou causas que podem estar provocando esse comportamento.

Para isso, devemos observar o cachorro com muito cuidado e descobrir em quais situações o comportamento inadequado aparece: o cachorro arranha apenas uma porta ou o faz isso com todas elas? O comportamento só ocorre na ausência dos tutores? Com que frequência ele arranha a porta? Há quanto tempo ele começou a fazer isso?

Fazer essas e outras perguntas sem dúvida nos ajudará a ter uma ideia melhor do que pode estar acontecendo dentro da cabeça do cachorro e descobrir a melhor forma de ajudá-lo.

Por que meu cachorro fica arranhando a porta?

Como na grande maioria dos comportamentos caninos, não há uma única razão que possa explicar por que nosso cachorro fica arranhando a porta, mas aqui apresentamos as mais comuns:

Problemas orgânicos

O primeiro passo para trabalhar com um distúrbio comportamental é descartar a possibilidade de que o cachorro esteja sofrendo qualquer tipo de dor ou patologia orgânica, especialmente quando a conduta do problema aparece repentinamente ou sem qualquer mudança perceptível no ambiente do animal.

Muitos problemas de saúde podem causar comportamentos estranhos em cachorros como resultado do desconforto que causam, por isso nunca faz mal visitar o veterinário se nosso amigo de quatro patas estiver mais chateado do que de costume.

Ansiedade de separação

Se você notou que o cachorro fica arranhando a porta quando você sai, ou seja, exclusivamente quando ele é deixado em casa sozinho ou quando não está na mesma sala que sua família humana, é muito provável que ele esteja sofrendo de ansiedade de separação.

A ansiedade de separação é um distúrbio comportamental que ocorre somente quando o cachorro está fisicamente separado de um ou mais de seus tutores. Neste contexto, o cachorro pode atingir níveis muito altos de estresse e desconforto que ele tentará aliviar através de comportamentos como arranhar a porta da frente da casa (onde ele sabe que seus tutores saíram), latir ou uivar continuamente, fazendo xixi em lugares inadequados, ofegando excessivamente ou perambulando de um lado para o outro.

Todos esses comportamentos são completamente involuntários, portanto, não devemos punir o cachorro quando, ao voltar para casa, descobrimos que ele fez uma bagunça. Discutimos esse transtorno com mais profundidade no artigo sobre a ansiedade de separação em cachorros.

Comportamento adquirido

Os cachorros aprendem principalmente por associação, o que significa que se um comportamento foi bem sucedido no passado, eles tendem a repeti-lo mais vezes.

Você já abriu a porta para seu amigo peludo depois que ele bateu nela ou a arranhou com as patas? Se for o caso, seu cachorro pode ter aprendido a exigir sua atenção ou solicitar acesso à rua, ao quintal ou a um quarto, arranhando a porta.

Estresse ou falta de estímulo

Todo cachorro tem uma série de necessidades diárias, e não estamos falando apenas de comer, dormir e ir para fora urinar. Dependendo da idade, raça, condição física e temperamento, cada cachorro precisará de uma quantidade diária de estímulo físico, mental e social para liberar energia e melhorar seu bem-estar.

Se nosso cachorro não tiver algumas de suas necessidades devidamente atendidas ou se não lhe for oferecida com frequência a chance de realizar comportamentos próprios da espécie, ele pode se sentir frustrado e experimentar picos de estresse que o levem a realizar comportamentos compulsivos ou estereotipados, tais como arranhar insistentemente ou riscar as portas. Descubra nesse outro artigo o que é o estereotipia nos animais para ver se essa é a razão de seu cachorro arranhar as portas.

Por que meu cachorro fica arranhando a porta? - Por que meu cachorro fica arranhando a porta?

Como evitar que o cachorro arranhe a porta

Uma vez descartada qualquer patologia orgânica, podemos começar a trabalhar no problema através da modificação do comportamento, embora, como é evidente, o tratamento será diferente dependendo da causa ou causas que tenhamos identificado, por isso é ideal ter a ajuda de um etólogo ou adestrador canino para dar uma mão durante o processo.

Se você suspeita que seu cão pode estar sofrendo de ansiedade de separação, é altamente recomendável filmar os momentos em que ele é deixado sozinho em casa. Essas gravações fornecem uma grande quantidade de informações tanto para os tutores quanto para os profissionais. Por um lado, nos permite saber se nosso amigo peludo está tendo dificuldades quando está separado de nós e, por outro lado, nos ajuda a estabelecer um plano de trabalho adaptado ao nosso caso específico.

Além disso, um comportamento problemático que surge como consequência de um processo de aprendizagem é geralmente mais fácil de ser eliminado. Neste caso, devemos parar de reforçar o comportamento para, assim, faze-lo desaparecer. Em outras palavras, se o cachorro fica arranhando a porta para pedir para sair, devemos ignorar este comportamento e não abrir a porta naquele momento. Esperamos para fazer isso quando o cachorro executar uma ação mais apropriada, seja por sua própria vontade ou a nosso pedido (por exemplo, esperando em uma posição sentado).

Finalmente, é essencial fornecer ao cachorro atividade diária suficiente para evitar que ele sofra estresse e libere a energia acumulada de forma inadequada. Sair com ele para fazer exercício, permitindo que ele explore calmamente novos ambientes durante uma caminhada, treinando habilidades, encorajando-o a socializar com outros cachorros e pessoas ou usando produtos como brinquedos recheados, quebra-cabeças ou tapetes farejadores são maneiras de ajudar nosso cachorro a ficar mais relaxado em casa e a mostrar comportamentos mais equilibrados que sem dúvida melhorarão sua qualidade de vida. Veja nosso artigo sobre enriquecimento ambiental para cães para mais informações sobre este assunto..

Protetor de porta para cachorro não arranhar

Se você ainda não conseguiu resolver este problema de comportamento do cachorro, que continua arranhando a porta, uma opção provisória é utilizar um protetor de porta para cachorro não arranhar. Há diferentes opções no mercado:

  1. Uma ideia é utilizar um adesivo de vinil capaz de absorver os arranhões.
  2. Outra solução seria você cobrir a parte inferior da porta com uma vedação.
  3. Uma terceira opção é instalar uma lâmina ou uma espécie de parede de plástico na porta para impedir o cachorro de estragar a porta com seus arranhões.
  4. Por fim, uma outra opção é instalar uma grade de proteção na porta.
Por que meu cachorro fica arranhando a porta? - Protetor de porta para cachorro não arranhar
Imagem: americanas.com.br
Imagem: americanas.com.br

Agora que você já sabe os motivos e o que fazer no caso de um cachorro arranhando a porta, se você quiser economizar dinheiro e fazer seus próprios brinquedos para desestressá-lo, não perca nosso vídeo onde mostramos a você como fazer um brinquedo mordedor:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro fica arranhando a porta?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • SPCA. Separation Anxiety in dogs. Disponível em: <https://www.spca.org/document.doc?id=67>. Acesso em 23 de novembro de 2021.
  • Americanas. Busca por: protetor de porta para cachorro não arranhar. Disponível em: <https://www.americanas.com.br/>. Acesso em 23 de novembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cachorro fica arranhando a porta?
Imagem: americanas.com.br
Imagem: americanas.com.br
1 de 4
Por que meu cachorro fica arranhando a porta?

Voltar ao topo da página