Partilhar

Animais predadores - Significado, tipos e exemplos

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 14 outubro 2020
Animais predadores - Significado, tipos e exemplos

Dentro de uma comunidade ecológica existem centenas de interações diferentes entre as diferentes espécies, todas essas interações têm como finalidade manter o equilíbrio dentro da comunidade e, portanto, do ecossistema.

Uma das relações mais importantes é aquela criada entre um predador e sua presa, portanto, neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre o que são os animais predadores, explicando diversos detalhes desta característica, que tipos existem e veremos também alguns exemplos representativos.

Também lhe pode interessar: Aposematismo animal - significado e exemplos

O que é predação?

A predação ocorre quando um organismo mata e se alimenta de outro, sem que necessariamente ambos os organismos pertençam ao Reino Animal. Assim, o significado de predador é aquele organismo que caça, mata e come outros seres.

O ato da predação é um processo que, normalmente, consome muita energia, tanto no animal que caça como no animal caçado. Mas também proporciona energia para manter as funções vitais do predador, com a morte de sua presa. A predação, portanto, tem duas funções ecológicas principais, a nível de indivíduo, pois o estado físico da presa é reduzido.

Quando pensamos na predação, a primeira coisa que vem à cabeça é a interação carnívora na qual um animal mata o outro, como uma coruja caçando rato ou raposas atacando um coelho. Talvez, as interações menos óbvias são as que envolvem vários indivíduos predadores que caçam presas maiores, como um grupo de lobos caçando um veado ou um grupo de orcas perseguindo uma baleia maior. Esse tipo de predação em grupo também é muito comum em formigas, vespas ou aranhas sociais.

Ainda menos óbvio é a de predação de sementes que às vezes pode constituir uma predação. As sementes são organismos que, em circunstâncias ideais, crescerão até constituir uma planta. Portanto, o consumo de uma semente mata a planta antes de crescer.

Por outro lado, nem todos os predadores são animais. As plantas carnívoras, como a armadilha de Vênus, consomem insetos para obter o suprimento de nitrogênio que precisam e que carece no solo onde vivem.

Animais predadores - Significado, tipos e exemplos - O que é predação?

Tipos de predadores

Focando no Reino Animal, podemos diferenciar entre vários tipos de animais predadores:

  • Predadores verdadeiros ou carnívoros: são os animais que caçam sua presa (sempre outro animal), as mata e as consome em um curto período de tempo. Descubra mais sobre os animais carnívoros.
  • Herbívoros: são os animais que se alimentam de plantas verdes, sementes ou frutos. Em princípio, não precisam acabar com a vida do indivíduo, mas podem infligir diferentes graus de danos. Descubra mais sobre os animais herbívoros.
  • Parasitoides: são insetos que parasitam outros insetos de forma que uma fêmea põe os ovos no interior ou sobre outros insetos e, conforme os ovos eclodem, as larvas devoram seu hospedeiro até a morte.
  • Parasitas: existem animais que parasitam outros animais, causando danos leves ou graves, inclusive até a morte. Descubra mais sobre o parasitismo em animais.
  • Canibais: são os animais que se alimentam de indivíduos de sua própria espécie. Normalmente esse fato ocorre em momentos específicos do ciclo de vida do animal.

Você também pode se interessar por este vídeo com 10 animais selvagens da savana africana:

Exemplos de predadores

Dentre os exemplos de animais prededores, podemos citar alguns:

  • Urso polar (Ursus maritimus)
  • Baleia Azul (Balaenoptera musculus)
  • Vespas (Ampulex compressa)
  • Leão (Panthera leo)
  • Rã-touro (Lithobates catesbeianus)
  • Foca leopardo (Hydrurga leptonyx)
  • Louva-a-deus (Mantodea)
  • Escolopendra (Scolopendra)
  • Tubarão branco (Charcharodon carcharias)
  • Hiena (Hyaenidae)
  • Crocodilo (Crocodylidae)
  • Orca (Orcinus orca)
  • Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)
  • Sucuri (Boa Constrictor)
  • Furão (Mustela putorius furo)
  • Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
  • Raposa (Vulpes vulpes)
  • Onça-pintada (Panthera onca)

Existem muitos animais predadores, alguns de grande porte, como o urso polar, provavelmente o maior predador do mundo de superfície terrestre, chegando a medir 3 metros de altura se ficar sobre suas patas traseiras. Esse animal que habita no Ártico se alimenta principalmente de focas e peixes.

Outro grande predador é a baleia azul, capaz de ingerir milhares de peixes e krill (nome coletivo de uma espécie de animais semelhantes ao camarão) quando abre sua boca. No oceano também encontramos os atuns, potentes e rápidos predadores marinhos.

Por outro lado, um bom exemplo de predadores parasitoides sãs as vespas da família Braconidae. As fêmeas dessas vespas colocam os seus ovos no interior de certas espécies de lagartas. Quando as larvas saem dos ovos começam a devorar lentamente o interior da lagarta, até que produzem sua morte e emergem dela.

Embora possa parecer estranho, o canibalismo é muito comum na natureza, embora as espécies que o praticam apenas o fazem em determinados momentos, como um leão macho devorando os filhotes de seu rival derrotado. A rã touro, também pode se alimentar de indivíduos de sua mesma espécie mais jovens quando existe sobrepopulação. A foca leopardo, em épocas de fome, pode comer as suas próprias crias ou a de outras focas.

O louva-a-deus é um dos insetos predadores mais vorazes, praticando também o canibalismo quando a fêmea come o macho durante a cúpula. Outro artrópode predador, embora não seja um inseto, é a escolopendra (um gênero das lacraias), que inclusive pode caçar pequenas aves ou roedores.

Mais animais selvagens predadores

Um outro ótimo animal predador é o furão, que se alimenta, principalmente, de pequenos animais, às vezes até maiores que seu próprio tamanho, como roedores, aves, terrestres, lagartos, cobras, sapos e peixes.

Já os lobos-guarás comem frutas, insetos, ratos, lagartos, cobras e aves silvestres, enquanto as raposas podem se alimentar praticamente de tudo.

Um dos animais predadores mais conhecidos é a onça-pintada, que é o maior carnívoro de superfície terrestre do Brasil. Quando adulta, pode medir até 2,5 metros de comprimento desde o nariz até a ponta da cauda, podendo alcançar até 80 centímetros de altura. As onças-pintadas são consideradas caçadoras oportunistas e podem se alimentar de animais domésticos, como o gado bovino e o caprino. Bastante ágil, seu ataque pode ser realizado até mesmo dentro d'água, já que ela é capaz de caregar sua presa enquanto nada.

Importância dos animais predadores

Diversos dos animais predadores estão entre os mais belos e fascinantes animais da nossa fauna. Algumas espécies têm, inclusive, uma grande importância para o setor turístico, atraindo milhares de visitantes a diferentes biomas tanto no Brasil como em diversos outros países.

Apesar de muitos deles serem temidos, os animais predadores são extremamente importantes para a natureza. Sua alimentação permite o controle direto e indireto de populações de diferentes espécies de animais e de plantas, impedindo que cresçam mais do que deveriam.

Animais predadores - Significado, tipos e exemplos - Exemplos de predadores

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais predadores - Significado, tipos e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Sack, J. (2003). Predator in Ecosystems: Definition & Explanation. Study.com. Science Courses, Chapter 20, Lesson 8.
  • Stevens, A. (2010). Predation, Herbivory, and Parasitism. Nature Education Knowledge, 3(10):36
  • CENAP. Predadores Silvestres e Animais Domésticos Guia Prático de Convivência. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/guiapredadores.pdf>. Acesso em 13 de outubro de 2020.

Escrever comentário sobre Animais predadores - Significado, tipos e exemplos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais predadores - Significado, tipos e exemplos
1 de 3
Animais predadores - Significado, tipos e exemplos

Voltar ao topo da página