Curiosidades do mundo animal

Gato balançando a cauda como uma cascavel - O que significa?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 setembro 2023
Gato balançando a cauda como uma cascavel - O que significa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos usam, principalmente, a linguagem corporal para interagir com outros indivíduos, incluindo os humanos. E embora utilizem todo o seu corpo na hora de expressar seus estados de ânimo e percepções, a cauda de um gato é particularmente comunicativa, sendo capaz de se posicionar de diferentes formas e realizar uma ampla variedade de movimentos. Um desses movimentos chama bastante atenção dos tutores que, imediatamente, se perguntam “por que meu gato fica balançando a cauda como uma cascavel?”.

Se você também tem curiosidade em saber a resposta, a primeira coisa a ter em conta é que são múltiplas as razões pelas quais os gatos balançam a cauda e, se nos dedicamos a observar o comportamento dos bichanos, veremos que não somente os movimentos da cauda variam de acordo com o que eles desejam transmitir, mas também a posição em que levam a cauda, sua orientação e como os pelos que a cobrem estão visíveis. Por exemplo, um gato com a cauda rígida e apontada para cima, com a ponta também reta, é um bom sinal de que ele está muito feliz. Por outro lado, quando um gato tem a cauda igualmente rígida, mas a leva entre as patas, isso é um sinal de desconforto ou medo nos gatos.

Nste artigo do PeritoAnimal nos ocuparemos dos dois principais motivos pelos quais um gato abana a cauda como um chocalho. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Gato espreguiçando - O que significa?

Índice

  1. Excitação
  2. Ansiedade
  3. O que fazer se o gato ficar balançando a cauda como uma cascavel

Excitação

Um estado de extrema excitação é a principal razão pela qual o gato fica balançando a cauda como uma cascavel. Ou seja, se o seu gato faz movimentos muito rápidos com a ponta da cauda, como se fosse um chocalho, é porque ele está se sentindo muito entusiasmado ou emocionado com algo que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, quando você retorna para casa após um longo dia de trabalho, quando traz um novo brinquedo favorito e o convida para brincar simulando um contexto de caça, quando prepara uma deliciosa comida caseira com seus ingredientes favoritos, etc.

Portanto, esse movimento de cauda geralmente é considerado como muito positivo, sempre e quando se manifesta de forma pontual, pois expressa um estado quase de euforia que, em um gato saudável, deveria ocorrer apenas em circunstâncias específicas que lhe provocam uma grande emoção. No dia a dia, quando um gato está feliz em casa e compartilhando sua rotina com seus tutores, ele costuma mexer toda sua cauda (e não apenas a ponta como um chocalho) de uma lado para o outro pausadamente, enquanto a mantém em uma posição intermediária, para indicar que ele está relaxado e à vontade.

Gato balançando a cauda como uma cascavel - O que significa? - Excitação

Ansiedade

Outro significado para um gato que fica balançando a cauda como uma cascavel toda hora ou com muita frequência, sem que algo específico ocorra para provocar tanta excitação, é a ansiedade. Se não for tratada oportuna e adequadamente, frequentemente leva a um quadro de estresse crônico. Isso faz parte do que poderíamos chamar de “postura de um gato ansioso”, que também se caracteriza pelos olhos bem abertos com pupilas dilatadas, as orelhas para trás e uma respiração agitada.

A grande dificuldade que devemos enfrentar, como tutores, é que um gato pode se sentir ansioso por múltiplas razões, que vão desde mudanças ao seu redor ou problemas em sua socialização, até doenças e históricos de abuso físico ou psicológico. Para te ajudar, no PeritoAnimal, preparamos um artigo específico para lhe explicar detalhadamente as causas e os sintomas da "Ansiedade em gatos". Não perca!

O que fazer se o gato ficar balançando a cauda como uma cascavel

No caso de um gato saudável e com um comportamento equilibrado, eventuais momentos de grande excitação são perfeitamente naturais e esperados, então, como tutores, não precisamos (nem devemos) fazer nada para impedi-los de se expressar livremente nessas circunstâncias. No entanto, é fundamental estarmos atentos se o nosso gato começa a demonstrar indícios de que está ansioso ou estressado, porque em ambos casos seu bem-estar físico e mental está em risco.

Tanto para prevenir como para lidar com a ansiedade em gatos, que faz com que seu gato balance a cauda como um chocalho, é importante seguir as seguintes orientações:

  • Socialize o gato: um gato que não tenha sido corretamente socializado se torna muito mais propenso a ansiedade por separação e outros problemas de conduta relacionados com a insegurança. O ideal é que os gatos filhotes comecem a ser socializados durante suas primeiras semanas de vida, e preferivelmente antes de completar seu segundo mês de vida, pois é nesse período que ocorre o reconhecimento das espécies amigas. No entanto, é possível e extremamente necessário socializar gatos adultos.
  • Enriqueça seu ambiente: grande parte dos gatos que padecem de estresse ou ansiedade levam um estilo de vida sedentário, pois vivem em um ambiente empobrecido onde não encontram recursos ou vias positivas para gastar energia, se entreter e exercitar seu corpo e sua mente. Portanto, a melhor maneira de evitar que seu gato fique ansioso, chateado ou estressado, é investindo no enriquecimento ambiental.
  • Evite mudanças bruscas: nossos gatos são muito sensíveis a mudanças em seu ambiente, pois ter controle sobre sua rotina é uma parte muito importante dos mecanismos de autopreservação de todos os felinos. Assim, se você mudar a alimentação do seu gato da noite para o dia, a localização de sua caixa de areia ou de sua área de descanso ou, pior ainda, se você não o prepara previamente para uma mudança de casa, o mais provável é que o seu gato se sinta muito estressado e que, consequentemente, seu comportamento mude negativamente. Por isso, sempre que você tenha que modificar algo na rotina do seu gato, siga uma lógica lenta e gradual para lhe dar a oportunidade de acostumar-se pouco a pouco a sua nova realidade.
  • Dedique tempo ao gato: seu afeto, seus cuidados e sua companhia também são recursos-chave para a saúde cognitiva e emocional do seu gato. Portanto, não deixe de separar algum tempo em cada um dos seus dias para brincar com o seu gato, surpreendê-lo com brinquedos e jogos que testem seus instintos e o motivem a trabalhar sua inteligência, e aprenda mais sobre a linguagem e a comunicação dos gatos para evitar mal entendidos e reforçar o vínculo com seu companheiro.

Por último, e não menos importante, queremos convidar você a conhecer algumas boas práticas e remédios naturais para relaxar um gato estressado. No entanto, tenha em mente que o primordial é identificar a fonte do estresse e buscar ajuda profissional de um veterinário (melhor ainda se for um veterinário etólogo) tanto para descartar qualquer causa patológica, como para garantir que o tratamento seja compatível com as necessidades do seu felino.

Agora que você já sabe o que significa quando o gato fica balançando a cauda como uma cascavel, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos onde fazer carinho no gato:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato balançando a cauda como uma cascavel - O que significa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato balançando a cauda como uma cascavel - O que significa?