Problemas intestinais

Gato com fezes moles amareladas - Causas e o que fazer

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 27 agosto 2023
Gato com fezes moles amareladas - Causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A cor e a consistência das fezes são indicadores importantes da saúde digestiva de um animal. Em condições normais, as fezes de um gato devem ter uma cor marrom e estar bem formadas. No entanto, ocasionalmente podem ocorrer mudanças na cor ou consistência das fezes que podem indicar um problema patológico no sistema digestivo.

Uma das alterações mais comuns é a diarreia de cor amarelada ou marrom bem claro. Você sabe por que as fezes amarelas aparecem em gatos? Se quiser descobrir, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual abordaremos tudo sobre um gato com fezes moles amareladas - causas e o que fazer.

Também lhe pode interessar: Gato com fezes moles: causas e soluções

Índice

  1. Causas das fezes moles amareladas em gatos
  2. Causas da diarreia amarela em gatos
  3. Causas das fezes moles amareladas em gatos filhotes
  4. O que fazer se meu gato tiver fezes moles amareladas ou diarreia?
  5. Como prevenir fezes amarelas ou diarreia em gatos?

Causas das fezes moles amareladas em gatos

Em condições normais, as fezes de um gato devem ter uma coloração marrom e estar bem formadas, com uma consistência firme, mas úmida.

A mudança na cor das fezes para uma tonalidade mais amarelada está geralmente associada a uma alteração no intestino delgado ou em outros órgãos envolvidos no processo digestivo nesse nível, como o pâncreas ou o fígado, por exemplo.

Geralmente, essa mudança na cor das fezes costuma ser acompanhada por um aumento na quantidade de água nos excrementos, ou seja, pela ocorrência de diarreia. A seguir, explicaremos com mais detalhes quais são as causas que podem levar às fezes moles e amareladas em gatos.

Aqui falamos sobre os tipos de fezes de gatos e seus significados.

Causas da diarreia amarela em gatos

Pode-se definir a diarreia como a emissão de fezes pouco consistentes, com um alto teor de água. Geralmente, está associada a um aumento na frequência de defecação, embora nem sempre seja o caso. Você pode obter mais informações sobre diarreia em gatos neste artigo do PeritoAnimal.

Quando ocorre um quadro de diarreia em um gato, é importante prestar atenção às características das fezes, pois elas serão a chave para determinar qual parte do intestino está sendo afetado (ou seja, intestino delgado, intestino grosso ou ambos).

Uma das características que mais nos ajuda a diferenciar uma diarreia do intestino delgado de uma diarreia do intestino grosso é a cor. Geralmente, as diarreias do intestino delgado têm uma cor marrom clara ou amarela, enquanto as diarreias do intestino grosso não costumam apresentar variações na cor das fezes.

Portanto, se observarmos uma diarreia de cor amarelada, é provável haver uma alteração no intestino delgado. Se a diarreia do intestino delgado durar menos de 3 semanas, será uma diarreia aguda, e se durar mais de 3 semanas, será uma diarreia crônica.

As causas mais comuns de diarreias do intestino delgado em gatos são:

  • Problemas na alimentação: devido a mudanças bruscas na dieta, oferta de alimentos inadequados para gatos ou ingestão de corpos estranhos (como ossos, etc.);
  • Medicamentos: principalmente anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), mas também antibióticos, antiparasitários, etc.;
  • Doenças infecciosas ou parasitárias: causadas por bactérias, vírus (como coronavírus ou o vírus da panleucopenia felina), protozoários (como Giardia), nematódeos, etc.;
  • Insuficiência pancreática exócrina: nessa doença ocorre destruição do tecido pancreático, resultando em produção insuficiente de enzimas digestivas. Como resultado, tem-se uma diarreia de cor mostarda, com resíduos de alimentos não digeridos;
  • Alterações hepáticas: como insuficiência hepática ou colestase grave. Os sais biliares são essenciais para a digestão e absorção de gorduras. Se o fígado estiver comprometido e não puder produzir bile, ou se esta não puder alcançar o intestino, ocorre uma síndrome de má digestão que leva ao surgimento de diarreia;
  • Doença inflamatória intestinal (DII) do intestino delgado: trata-se de uma doença idiopática (de origem desconhecida), na qual ocorre um processo inflamatório na mucosa intestinal que impede a absorção de nutrientes, resultando em aumento da pressão osmótica na luz intestinal, retenção de água e surgimento de diarreia. Essa condição geralmente causa diarreia rica em líquidos, de cor amarela mostarda;
  • Alergias ou intolerâncias alimentares: as alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico do animal reage anormalmente a certos componentes alimentares, enquanto as intolerâncias ocorrem quando há um defeito metabólico que impede a digestão adequada de algum componente da dieta. Falamos mais sobre esse tema no artigo "Alergia alimentar em gatos - Sintomas e tratamento";
  • Tumores no intestino delgado: principalmente linfomas e carcinomas. Em gatos mais velhos, o linfoma digestivo é o mais comum.

Causas das fezes moles amareladas em gatos filhotes

Por que meu gato filhote tem diarreia amarela? As causas da diarreia amarela em gatinhos filhotes são semelhantes às da diarreia em gatos jovens ou adultos. Todas elas estão relacionadas com o que foi mencionado anteriormente:

  • Medicamentos ou toxinas;
  • Intolerância alimentar ou alergia;
  • Infecções bacterianas, virais ou parasitárias;
  • Mudança na alimentação;
  • Estresse devido a mudanças no ambiente;
  • Doenças no fígado, pâncreas ou distúrbios metabólicos.

O que fazer se meu gato tiver fezes moles amareladas ou diarreia?

Se você percebeu que as fezes do seu gato têm uma cor marrom clara ou amarelada, é provável existir uma causa patológica que esteja causando essa alteração na coloração das fezes. Portanto, nesses casos, recomendamos que você consulte o seu veterinário de confiança para que ele possa determinar a causa dessa alteração e iniciar o tratamento mais adequado.

Sempre que possível, um tratamento específico deve ser prescrito para combater a patologia que está causando o problema (dependendo do caso, podem ser utilizados antibióticos, antiparasitários, imunossupressores, protetores de mucosa, etc.). Além disso, é recomendável instituir um tratamento de apoio para acelerar o processo de recuperação.

Especificamente, você deve:

  • Fornecer uma dieta de fácil digestão: no passado, em casos de diarreia, o jejum como forma de tratamento era muito recomendado. No entanto, foi demonstrado que o jejum retarda a recuperação do sistema digestivo. Por isso, atualmente, é recomendado fornecer uma dieta altamente digestível (com baixo teor de gordura e fibra insolúvel) e dividir a refeição em várias porções ao longo do dia para evitar sobrecarregar o sistema digestivo;
  • Manter a hidratação: a diarreia causa uma perda significativa de água e eletrólitos, portanto, pode ser aconselhável fornecer um reidratante oral (especialmente formulado para administração em animais de pequeno porte) para manter a hidratação e o equilíbrio eletrolítico do animal.
Gato com fezes moles amareladas - Causas e o que fazer - O que fazer se meu gato tiver fezes moles amareladas ou diarreia?

Como prevenir fezes amarelas ou diarreia em gatos?

Para evitar o surgimento desse tipo de alterações na coloração das fezes, devemos prevenir as causas que as desencadeiam. Especificamente, temos que:

  • Fornecer uma dieta adequada: balanceada e conforme as necessidades de cada animal. Sempre que houver uma mudança na dieta, ela deve ser feita de maneira gradual, evitando-se mudanças abruptas. É importante evitar a oferta de alimentos inadequados para os gatos e prevenir o acesso a corpos estranhos que possam prejudicar o sistema digestivo desses animais;
  • Cumprir o calendário de vacinação e desparasitação: especialmente em gatos que saem para a rua ou têm contato com outros animais;
  • Isolar outros animais doentes com os quais o gato possa ter contato.

As demais patologias mencionadas ao longo do artigo são de difícil prevenção, já que muitas delas são idiopáticas, ou seja, de origem desconhecida. No entanto, realizar um diagnóstico precoce irá aumentar a eficácia de qualquer tratamento e melhorará o prognóstico do animal. Por isso, diante de qualquer alteração na coloração ou consistência das fezes do seu gato, não hesite em procurar o seu centro veterinário de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com fezes moles amareladas - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato com fezes moles amareladas - Causas e o que fazer