Problemas intestinais

Gato com fezes mole e fedida

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 11 novembro 2024
Gato com fezes mole e fedida
Gatos

Ver fichas de  Gatos

"Meu gato tem fezes moles e malcheirosas, o que pode ser?" é uma pergunta que os tutores de pequenos felinos podem se fazer em algum momento da vida de seu gato. Embora não seja normal, um episódio de fezes moles em gatos pode ocorrer com relativa frequência, já que há muitas causas que podem provocar esse tipo de evacuação, como a má absorção intestinal, tumores intestinais ou uma dieta inadequada.

A diarreia é um sintoma frequentemente associado a problemas intestinais e consiste em um excesso de umidade nas fezes, o que pode aumentar a frequência de defecação, o volume ou a fluidez das mesmas. Se você quer conhecer as principais causas que explicam por que seu gato apresenta fezes moles e malcheirosas, assim como o tratamento, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Gato com fezes moles: causas e soluções
Índice
  1. Má absorção intestinal
  2. Pancreatite
  3. Doença Inflamatória Intestinal
  4. Infecção intestinal
  5. Tumor intestinal
  6. Alimentação inadequada

Má absorção intestinal

A má absorção em gatos ocorre quando o intestino não é capaz de absorver corretamente um ou mais nutrientes da dieta, geralmente devido a uma condição intestinal ou insuficiência pancreática exócrina. Essa condição ocorre quando há uma alteração na secreção ou síntese das enzimas digestivas pancreáticas, o que provoca má digestão e má absorção. Embora a insuficiência pancreática exócrina seja menos comum em gatos do que em cães, quando ocorre, geralmente é consequência de uma pancreatite crônica. Apresenta-se quando se perde entre 85% e 90% da massa pancreática exócrina, o que resulta em uma grave má absorção de amido, proteínas e, especialmente, gorduras.

A má absorção de gorduras também pode ser causada por uma obstrução biliar extra-hepática ou uma doença hepática colestática. Os principais sinais clínicos de um gato com essa condição incluem fezes moles, perda de peso, aspecto ruim do pelo, desnutrição, letargia, fraqueza, vômitos, anorexia ou polifagia.

Tratamento

O tratamento da má absorção baseia-se na modificação da dieta para uma mais digestível, com alto teor de proteínas, poucos carboidratos altamente digeríveis, baixos níveis de gordura e fibra, além de antioxidantes e probióticos.

O tratamento médico de apoio inclui a suplementação com ácido fólico e vitamina B12, que geralmente estão em níveis baixos devido à má absorção, assim como o uso de medicamentos antidiarreicos para solidificar as fezes. Além disso, é fundamental tratar a causa subjacente da má absorção de maneira específica. Por exemplo, no caso da insuficiência pancreática exócrina, além da administração de vitamina B12, devem ser fornecidas enzimas pancreáticas em cada refeição do gato.

Gato com fezes mole e fedida - Má absorção intestinal

Pancreatite

A pancreatite felina é uma doença inflamatória que afeta o pâncreas e provoca sintomas muito semelhantes aos de outros problemas digestivos em gatos, ou pode passar despercebida, já que esses animais são especialistas em esconder suas enfermidades. Embora essa doença possa ser dolorosa em muitos casos, ela também pode causar outros sinais clínicos, como diarreia, vômitos, letargia, anorexia ou icterícia, podendo até levar à falência múltipla de órgãos e choque cardiovascular.

As causas da pancreatite em gatos geralmente são desconhecidas, embora possa se originar como consequência da ação de vírus como o herpesvírus, calicivírus, PIF (peritonite infecciosa felina) ou parvovírus. Também pode ser provocada por parasitas, inflamação do fígado ou intestino (triadite felina), ou pelo uso de certos medicamentos, como azatioprina, L-asparaginase ou organofosforados. Vale destacar que a pancreatite em gatos pode induzir o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, lipidose hepática ou insuficiência pancreática exócrina.

Tratamento

O tratamento da pancreatite em gatos consiste em fornecer um tratamento de suporte para controlar os sintomas e prevenir as consequências da má nutrição, além da administração de analgésicos para o controle da dor, sendo a buprenorfina o medicamento mais utilizado. Também se recomenda uma dieta com baixo teor de gordura e de alta digestibilidade para melhorar a condição do felino.

Doença Inflamatória Intestinal

A doença inflamatória intestinal em gatos, ou DII felina (Inflammatory Bowel Disease), é um distúrbio inflamatório que afeta o intestino delgado ou o intestino grosso, e pode estar associada ou não à pancreatite ou hepatite, condição conhecida como triadite felina. Nesta doença, ocorre uma infiltração de células inflamatórias, como linfócitos, eosinófilos ou células plasmáticas, na lâmina própria da camada mucosa intestinal. Embora existam hipóteses sobre as causas, a origem da doença ainda é desconhecida. Os sinais clínicos que um gato com IBD pode apresentar incluem perda de peso, apetite normal ou anorexia, vômitos mucosos ou biliosos e diarreia.

Tratamento

O tratamento da doença inflamatória intestinal em gatos combina o uso de medicamentos imunomoduladores com uma modificação na dieta. Essa modificação consiste em uma dieta hipoalergênica, e, nos casos em que o intestino grosso também é afetado, uma dieta rica em fibras pode ser benéfica. Em lojas especializadas em alimentos para gatos, também é possível encontrar dietas formuladas para doenças digestivas que podem ser úteis para essa condição.

Além disso, o tratamento médico inclui o uso de medicamentos imunomoduladores e imunossupressores, como prednisolona ou clorambucila (caso o primeiro não seja eficaz), assim como o uso de metronidazol pelos seus efeitos antimicrobianos e imunomoduladores, e a administração de vitamina B12, que geralmente está em níveis baixos nesses gatos.

Infecção intestinal

Um gato pode ter fezes moles e malcheirosas como consequência de algum agente patógeno que afete seu intestino. Esse problema costuma ser causado principalmente por bactérias como Salmonella, Campylobacter ou Clostridium perfringens, embora também possa ser provocado pelo coronavírus felino, pelo vírus da imunodeficiência felina ou pela leucemia felina, assim como por fungos como Histoplasma ou por parasitas. Esses processos podem ser acompanhados de outros sintomas, como anorexia, mal-estar, mudanças no comportamento, vômitos, febre e depressão, entre outros.

Tratamento

O tratamento da infecção intestinal dependerá da causa. As infecções bacterianas devem ser tratadas com antibióticos eficazes contra o patógeno em questão, as infecções virais requerem tratamento sintomático com ou sem antivirais, as infecções por fungos devem ser tratadas especificamente com antifúngicos, e as parasitárias com antiparasitários adequados para o parasita em questão ou com clindamicina, em caso de toxoplasmose.

Tumor intestinal

Em gatos, o linfoma é o tumor intestinal mais frequente, seguido do adenocarcinoma e do mastocitoma intestinal. Esses tumores podem produzir sintomas como perda de peso, redução do apetite, vômitos e fezes moles, às vezes malcheirosas. Vamos conhecer melhor esses tumores:

  • Linfomas intestinais: consistem em uma proliferação maligna de linfócitos e podem ser classificados como de baixo ou alto grau, dependendo da frequência de mitoses das células que o compõem, sendo que os de baixo grau apresentam um melhor prognóstico.
  • Adenocarcinoma intestinal: geralmente afeta o íleo e o jejuno felino, e se origina nas células que revestem as glândulas que secretam internamente no intestino, provocando um espessamento circunferencial da parede do intestino delgado. Esse tipo de tumor tem uma alta taxa de metástase para os linfonodos locais ou para os pulmões.
  • Mastocitoma intestinal: consiste em uma proliferação de mastócitos, que podem formar massas solitárias ao longo do trato gastrointestinal ou apresentar um padrão de afetação difusa, com perda da estratificação das camadas do intestino.

Tratamento

O tratamento do linfoma intestinal inclui quimioterapia, especialmente nos casos de baixo grau, que apresentam um melhor prognóstico. No entanto, os linfomas de alto grau geralmente têm menor tempo de sobrevivência e não respondem tão bem à quimioterapia. No caso do adenocarcinoma e do mastocitoma, a quimioterapia geralmente não é muito eficaz, sendo recomendada a cirurgia para a ressecção ou remoção do tumor.

Gato com fezes mole e fedida - Tumor intestinal

Alimentação inadequada

Finalmente, a alimentação também pode ser uma explicação para por que seu gato tem fezes moles e malcheirosas. Nossos pequenos felinos não são adaptados para digerir dietas com alto teor de carboidratos, como tubérculos, vegetais ou leguminosas. Se consumirem uma dieta rica nesses alimentos, é provável que apresentem dificuldades digestivas, o que pode resultar em fezes moles e malcheirosas devido à má digestão e à inflamação ou irritação intestinal que esses alimentos podem causar.

Tratamento

A solução para esse problema é ajustar a alimentação, oferecendo uma dieta na qual o tecido animal seja o componente principal. A carne fornece as proteínas e nutrientes essenciais, além das gorduras necessárias para manter uma boa saúde. A quantidade de carboidratos deve ser mínima, e a fibra deve estar em níveis adequados para promover uma saúde digestiva ótima e um bom trânsito intestinal. Aqui explicamos "O que os gatos comem".

Se o seu gato estiver apresentando fezes moles e malcheirosas, não hesite em procurar um centro veterinário para obter um diagnóstico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com fezes mole e fedida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Harvey, A., Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de Llobregat, Barcelona, España
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gato com fezes mole e fedida