Medicamentos

Gabapentina para cães - Dosagem, usos e efeitos colaterais

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 16 agosto 2023
Gabapentina para cães - Dosagem, usos e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O medicamento ou princípio ativo chamado gabapentina possui um mecanismo de ação anticonvulsivante e analgésico. Além disso, devido à sua atuação nos componentes do sistema nervoso, pode auxiliar no controle da ansiedade. É frequentemente usado como antiepiléptico em cães quando o tratamento convencional não produz os resultados esperados, bem como para reforçar o tratamento da dor oncológica, neuropática ou pós-cirúrgica, às vezes associado a outros medicamentos. Geralmente é bem tolerado em cães com a dose específica prescrita pelo veterinário, após avaliado o caso do seu cão e demonstrada a boa eficácia da medicação.

Se você deseja aprender mais sobre o uso da gabapentina em cães, não deixe de continuar lendo este artigo do PeritoAnimal sobre gabapentina para cães - dosagem, usos e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é a gabapentina para cães?
  2. Usos da gabapentina para cães
  3. Dosagem de gabapentina para cães
  4. Efeitos colaterais da gabapentina em cães
  5. Contraindicações da gabapentina em cães

O que é a gabapentina para cães?

A gabapentina é um medicamento cujo mecanismo de ação ainda não é totalmente compreendido, mas presume-se que seja capaz de modular a dor e as convulsões devido à alteração que provoca no tráfego das subunidades alpha2 (δ) presentes nos canais de cálcio, por meio da supressão da substância P e do glutamato, bem como pela sua capacidade de modular os receptores GABA encontrados no corno dorsal da medula espinhal. Além disso, ao ativar a via inibitória descendente induzindo a liberação de noradrenalina, ela produz analgesia, uma vez que estimula os receptores adrenérgicos espinais alpha2.

É um princípio ativo que apresenta boa biodisponibilidade por via oral, em torno de 80%, e que é eliminado principalmente pela urina.

Usos da gabapentina para cães

A gabapentina é um medicamento com ação sobre o sistema nervoso dos cães, entretanto, exatamente para que serve a gabapentina para cães? É um princípio ativo prescrito para o tratamento de convulsões parciais, generalizadas e refratárias na espécie canina, bem como para o tratamento da dor crônica e até mesmo para o tratamento da ansiedade.

Para convulsões, é um medicamento geralmente prescrito quando outros tratamentos de primeira opção, como o fenobarbital, não produzem o resultado esperado. No que diz respeito ao tratamento da dor, é a primeira opção em cães para tratar a dor oncológica e neuropática como tratamento único ou em combinação com outros. Também é usado para a dor pós-operatória e associada a doenças degenerativas articulares, sendo igualmente comum o uso de gabapentina para cães com osteoartrite e até mesmo hérnia de disco.

Dosagem de gabapentina para cães

A dosagem de gabapentina vai depender muito do cão e suas circunstâncias individuais, doença ou problema a ser tratado e sua gravidade, embora geralmente fique entre 5 e 30 mg por quilograma de peso, a cada 8 ou 12 horas. Você nunca deve administrar gabapentina ao seu cão sem consultar primeiro o seu veterinário, pois somente esse profissional, após analisar o caso, poderá indicar a melhor dose para tratar o problema em questão. Tanto que se você deseja oferecer gabapentina ao seu cão com ansiedade quanto para tratar alguma enfermidade, é essencial consultar primeiro o profissional, pois você poderia piorar o quadro clínico com essa abordagem.

A gabapentina é comercializada em comprimidos de 100, 300, 400, 600 ou 800 mg, então o seu veterinário lhe dirá, de acordo com o medicamento, a forma exata de divisão para o seu cão. Também existe outra formulação em solução líquida que contém 250 mg de gabapentina para cada 5 ml do medicamento, mas costuma conter um edulcorante chamado xilitol, que é tóxico para os cães, então é melhor tentar evitá-la.

Efeitos colaterais da gabapentina em cães

A gabapentina, como qualquer medicamento, pode apresentar efeitos colaterais após o seu uso. Especificamente, pode causar sonolência, ataxia, vômitos, diarreia e sedação em nossos cães, sendo esses efeitos geralmente mais evidentes no início do tratamento. Para contornar isso, o tratamento pode ser iniciado com a dose mais baixa, sendo esta aumentada gradualmente. O medicamento não deve ser interrompido abruptamente, pois isso pode levar a mais convulsões e piorar o estado que se pretende tratar.

Como efeitos colaterais graves, podem ocorrer casos de hipersensibilidade sistêmica, como erupções cutâneas, febre, linfadenopatia e anafilaxia, com inchaço da boca, língua e garganta, além de hipotensão.

Contraindicações da gabapentina em cães

A gabapentina é um princípio ativo contraindicado em cães com hipersensibilidade ou alergia ao medicamento ou a qualquer um de seus excipientes. Também não é recomendado o uso deste medicamento em cães com insuficiência ou doença hepática ou renal. É importante que a gabapentina não seja interrompida abruptamente, pois, como mencionado anteriormente, uma interrupção súbita deste princípio ativo pode provocar convulsões devido à abstinência do medicamento.

Como todos os princípios ativos, a gabapentina pode interagir com outros medicamentos, por isso você deve considerar não usar ou usar com precaução a gabapentina se o seu cão estiver em tratamento com algum desses medicamentos, devido ao aumento do risco de sedação e alteração do estado de saúde:

  • Tramadol para o controle da dor. Se você está se perguntando se pode usar tramadol e gabapentina em cães, a resposta é não;
  • Canabidiol para tratar a dor e a inflamação em cães.

No entanto, a trazodona, que pertence ao grupo de antidepressivos inibidores seletivos de recaptação de serotonina para tratar ansiedade aguda e relaxamento pós-cirúrgico pode ser usada sem contraindicações.

Também não é uma boa ideia usar a gabapentina junto com antiácidos até pelo menos duas horas após a administração, pois isso pode reduzir a sua biodisponibilidade em até 20%. Da mesma forma, não é recomendado o seu uso durante a gestação ou lactação das cadelas, a menos que os benefícios superem consideravelmente os riscos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gabapentina para cães - Dosagem, usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gabapentina para cães - Dosagem, usos e efeitos colaterais