Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Felizmente cada vez mais os donos são conscientes da importância de tratar da saúde do seu pet de uma forma respeitosa e inofensiva para o seu organismo, no entanto, isto nem sempre é possível e por vezes é necessário recorrer à terapia farmacológica.

Conhecer melhor aqueles medicamentos que se podem utilizar para tratar o nosso cachorro irá ajudar-nos a compreender que a automedicação nunca é viável, para além de nos ajudar a conhecer os problemas que podem surgir de um determinado tratamento e que precisam de atenção veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos usos e efeitos colaterais da doxiciclina em cães.

O que é a doxiciclina?

A doxiciclina é um medicamento antibiótico que pertence ao grupo das tetraciclinas e é indicado para combater infecções de origem bacteriana, não possuindo nenhum tipo de ação contra vírus ou fungos.

Atuar contra bactérias gram-positivas e gram-negativas com um mecanismo de ação bacteriostática, ou seja, não causa a morte da bactéria mas atua com a parede da mesma impedindo a sua reprodução, por isso, a bactéria morre sem deixar descendência e este processo termina com a infecção.

Usos da doxiciclina em cães

A doxiciclina apenas pode ser utilizada em cães quando tiver sido prescrita pelo veterinário, pois dependendo do tipo de infecção, esta determinará se as bactérias que a causaram são suscetíveis contra a ação deste antibiótico.

Algumas das condições mais comuns em que se usa a doxiciclina são as seguintes:

  • Infecções do trato urinário
  • Infecções respiratórias
  • Infecções tópicas
  • Doenças bacterianas
  • Leptospirose

Geralmente a doxiciclina administra-se por via oral, seja em comprimidos ou em xarope, no entanto, em casos graves ou onde o animal não possa engolir adequadamente, o veterinário deverá administrá-la através de injetáveis.

Quais os efeitos colaterais da doxiciclina em cães?

A doxiciclina é segura e causa poucos efeitos colaterais, no entanto, foram observados os seguintes em alguns animais:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Mudança na cor dos dentes

Se o seu cachorro tomar outros medicamentos, podem ser observadas mais reações adversas, uma vez que a doxiciclina pode interagir com inúmeros medicamentos, daí ser tão importante a prescrição de um profissional. Pois é ele que determinar qual é o antibiótico mais indicado tendo em conta a medicação que o seu cachorro toma.

Prevenir os efeitos colaterais da doxiciclina

Nem todos os efeitos colaterais da doxiciclina se podem prevenir, no entanto, a diarreia que ocorre por mudanças na flora intestinal pode-se controlar facilmente. Para isso, quando o seu veterinário prescrever doxiciclina ao seu cachorro não hesite em pedir-lhe conselho sobre qual é o melhor probiótico para lhe administrar.

Os probióticos para cães são produtos que contêm cepas de bactérias presentes de forma natural e benéficas no trato intestinal do nosso pet, desta forma, o antibiótico não alterará a flora intestinal e com isso também conseguimos manter em boa forma o seu sistema imunológico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.