Animais pré-históricos marinhos - Curiosidades e Imagens
Existem muitas pessoas aficionadas pelo estudo ou pela procura de informação sobre os animais pré-históricos, aqueles que viviam no Planeta Terra muito antes de aparecer o ser humano.
Falamos efetivamente de todo o tipo de dinossauros e seres que habitaram aqui há milhões de anos e que atualmente, e graças aos fósseis, podemos descobrir e nomear. Eram animais de grandes dimensões, animais gigantes e ameaçadores.
Continue este artigo do PeritoAnimal para descobrir os animais pré-históricos marinhos.
O Megalodon ou Megalodonte
O Planeta Terra divide-se em superfície terrestre e água representando 30% e 70% respetivamente. O que isso significa? Que atualmente é provável que existam mais animais marinhos que terrestres escondidos em todos os mares do mundo.
A dificuldade de investigação do fundo marinho faz com que as tarefas de procura de fósseis sejam árduas e complicadas. Devido a estas investigações descobrem-se animais novos todos os anos.
Trata-se de um tubarão de grandes dimensões que habitou na terra até há um milhão de anos. Não se sabe com certeza se partilhou o hábitat com os dinossauros mas sem dúvida é um dos animais mais assustadores da pré-história. Media uns 16 metros de comprimento e os seus dentes eram maiores que as nossas mãos. Isso sem dúvida que o converte em um dos animais mais poderosos que existiu na Terra.
O liopleurodon
Trata-se de um grande réptil marinho e carnívoro que vivia no Jurássico e no Cretácico. Considera-se que o liopleurodon não teve nenhum predador nessa altura.
O tamanho deste gera controvérsia por parte dos investigadores embora regra geral se fale de um réptil de uns 7 metros ou mais. O que sim é certo é que as suas enormes barbatanas o convertiam em um caçador letal e ágil.
Livyatan melvillei
Enquanto o megalodon nos lembra um tubarão gigante e o liopleurodon um crocodilo marinho, o livyatan é sem dúvida um parente afastado do cachalote.
Viveu há uns 12 milhões de anos onde agora é o deserto de Ica (Perú) e foi descoberto pela primeira vez em 2008. Media uns 17,5 metros de comprimento e observando os seus enormes dentes não restam dúvidas que era um terrível predador.
Dunkleosteus
O tamanho dos grandes predadores vinha marcado também pelo tamanho das presas que tinham que caçar como é o caso do dunkleosteus, um peixe que viveu há 380 milhões de anos. Media uns 10 metros de comprimentos e tratava-se de um peixe carnívoro que comia até os da sua espécie.
Escorpião do mar ou Pterygotus
Apelidou-se desta forma devido à semelhança física que tem com o escorpião que agora conhecemos, embora na realidade não tenham nenhum parentesco. Descendia da família dos xifosuros e arácnidos. A sua ordem é Eurypterida.
Com uns 2,5 metros de comprimento, o escorpião do mar encontra-se desprovido de veneno para matar as suas vítimas, isso explicaria a sua posterior adaptação à água doce. Extingui-se há 250 milhões de anos.
Outros animais
Se você adora os animais e gosta de ficar a saber todas as curiosidades sobre o mundo animal não perca também os seguintes artigos sobre algumas dessas curiosidades:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais pré-históricos marinhos - Curiosidades e Imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.