Classificação dos animais vertebrados
Os animais vertebrados são aqueles que contam com um esqueleto interno, que pode ser ósseo ou cartilaginoso, e pertencem ao subfilo dos cordados, ou seja, que apresentam um cordão dorsal ou notocorda e são constituídos por um grupo grande de animais, dentre eles encontramos desde os peixes até os mamíferos. Estes compartilham algumas características com os outros subfilos que compoem os cordados, mas desenvolvem traços novos e novidados que permitem separá-los dentro do sistema de classificação taxonômica.
Este grupo também já foi chamado de craneados, o que se refere à presença de um crânio nestes animais, quer seja de composição óssea ou cartilaginosa. No entanto, o termo foi definido por alguns cientistas como obsoleto. Os sistemas de identificação e classificação da biodiversidade estimam que existe mais de 60 mil espécies de vertebrados, um grupo claramente diverso, que ocupa praticamente todos os ecossistemas do planeta. Neste artigo do PeritoAnimal lhe apresentaremos a classificação dos animais vertebrados. Boa leitura!
Como é a classificação dos animais vertebrados
Os animais vertebrados têm inteligência, uma boa capacidade de cognição e são capazes de realizar movimentos bastante diferenciados devido à junção de músculos e esqueleto.
Os vertebrados são conhecidos por compreenderem, de maneira simples:
- Peixes
- Anfíbios
- Répteis
- Aves
- Mamíferos
No entanto, atualmente existem dois tipos de classificação dos animais vertebrados: a tradicional linneana e a cladística. Ainda que tradicionalmente tenha se utilizado a classificação linneana, estudos recentes concluem que a classsificação cladística estabelece alguns critéiros diferentes em relação à classificação destes animais.
Além de te explicar estas duas maneiras de classificação dos animais vertebrados, também te apresentaremos uma classificação em função das características mais gerais dos grupos de invertebrados.
Animais vertebrados segundo a classificação tradicional linneana
A classificação linneana é um sistema aceito a nível mundial pela comunidade científica que fornece uma forma prática e útil para categorizar o mundo dos seres vivos. No entanto, com os avanços sobretudo em áreas como evolução e portanto na genética, algumas classificações delimitadas nesta linha tiveram que se modificar com o tempo. Sob esta classificação, os vertebrados se dividem em:
Superclasse Agnatos (sem mandíbulas)
Nesta categoria, encontramos:
- Cefalaspidomorfos: se trata de uma classe já extinta.
- Hiperoartios: aqui entram as lampreias (como por exemplo a espécie Petromyzon marinus) e outros animais aquáticos, de corpo alongado e gelatinoso.
- Mixines: comumente conhecidos como peixes-bruxas, os quais são animais marinhos, de corpos bastante alongados e muito primitivos.
Superclasse Gnatostomados (com mandíbulas)
Aqui estão agrupados os:
- Placodermos: uma classe já extinta.
- Acantodios: outra classe extinta.
- Condrictios: onde se encontram os peixes cartilaginosos como o tubarão azul (Prionace glauca) e a arraia, como por exemplo o Aetobatus narinari, entre outros.
- Osteíctios: são comumente conhecidos como peixes ósseos, entre os quais podemos mencionar a espécie Plectorhinchus vittatus.
Superclasse Tetrapoda (com quatro extremidades)
Os membros desta superclasse também têm mandíbulas. Aqui encontramos um grupo diverso de animais vertebrados, o qual está dividido em quatro classes:
Estes animais têm conseguido se desenvolver em todos os habitats possíveis, estando distribuídos em todo o planeta.
Animais vertebrados segundo a classificação cladística
Com o avanço dos estudos evolutivos e a otimização das pesquisas em genética, surgiu a classificação cladística, a qual classifica a diversidade de seres vivos em função justamente das suas relações evolutivas. Neste tipo de classificação existem diferenças também e dependerá de diversos fatores, por isso não existem definições absolutas para a agrupação respectiva. Segundo esta área da biologia os vertebrados se classificam de modo geral em:
- Ciclóstomos: os peixes sem mandíbula, como os peixes-bruxas e as lampreias.
- Condrictios: os peixes cartilaginosos, como os tubarões.
- Actinopterigios: os peixes ósseos, como as trutas, salmões e enguias, entre muitos outros.
- Dipnoos: os peixes pulmonados, como por exemplo o peixe salamandra.
- Anfibios: os sapos, rãs e salamandras.
- Mamíferos: as baleias, morcegos e lobos, entre muitos outros.
- Lepidosaurios: os lagartos e serpentes, entre outros.
- Testudines: as tartarugas.
- Arcosaurios: os crocodilos e as aves.
Mais exemplos de animais vertebrados
Aqui citamos alguns exemplos de animais vertebrados:
- Boto-cinza (Sotalia guianensis)
- Onça-Pintada (Panthera onca)
- Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
- Codorniz-da-Nova-Zelândia (Coturnix novaezelandiae)
- Caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum)
- Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
- Águia-cinzenta (Urubitinga coronata)
- Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris)
Neste outro artigo do PeritoAnimal, você pode ver mais exemplos de animais vertebrados e invertebrados e várias imagens de animais vertebrados.
Outros tipos de classificação dos animais vertebrados
Os vertebrados foram agrupados porque compartilham como traço comum a presença de um crânio definido que fornece proteção ao cérebro e vértebras ósseas ou cartilaginosas que circundam a medula espinhal. Mas, por outro lado, em função de certas características específicas, também podem ser classificados de forma mais geral em:
- Agnatos: compreende os mixines e as lampreias.
- Gnatostomados: onde se encontram os peixes, os vertebrados mandibulados com extremidades que formam barbatanas e os tetrápodes, que são todos os demais vertebrados.
Outra forma de classificação dos animais vertebrados é pelo desenvolvimento embrionário:
- Amniotas: faz referência ao desenvolvimento do embrião em um saco cheio de líquido, como é o caso nos répteis, aves e mamíferos.
- Anamniotas: destaca os casos em que o embrião não se desenvolve em um saco cheio de líquido, onde podemos incluir peixes e anfíbios.
Como pudemos demonstrar, existem certas diferenças entre os sistemas de classificação dos animais vertebrados, e isto sugere então o nível de complexidade existente neste processo de identificar e agrupar a biodiversidade do planeta.
Neste sentido, não é possível estabelecer critérios absolutos nos sistemas de classificação, no entanto podemos sim ter noção de como é a classificação dos animais vertebrados, aspecto fundamental para compreender sua dinâmica e evolução dentro do planeta.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Classificação dos animais vertebrados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- AMARAL, Verônica da Silva. Uma proposta para as aulas de classificação de animais vertebrados. 2013. Disponível em: <http://tede.unigranrio.edu.br/bitstream/tede/246/5/Veronica%20da%20Silva%20Amaral.pdf>. Acesso em 4 de dezembro de 2020.
- Comisión Nacional para el conocimiento y uso de la Biodiversidad. (2020). ¿Cuántas especies hay? Disponível em: <https://www.biodiversidad.gob.mx/especies/cuantasesp.html>. Acesso em 4 de dezenbri de 2020.
- Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Princípios integrados de zoologia. McGraw Hill Interamericana: España.
- Secretaría de Fauna Europea. Fauna Europaea. Disponível em: <https://fauna-eu.org/cdm_dataportal/taxon/a8e97b2e-2734-49da-bebc-1fc0481b557c>. Acesso em 4 de dezembro de 2020.