Curiosidades sobre os camaleões

Curiosidades sobre os camaleões

O camaleão é um réptil pequeno, colorido e fascinante que habita nas selvas, de fato, é uma das criaturas mais interessantes do reino animal. São muito conhecidos por terem características inusuais e atributos físicos impressionantes, como a mudança de cor.

Esta qualidade cromática não á a única coisa peculiar nos camaleões, tudo neles existe por alguma razão, os seus hábitos, o seu corpo e até o seu comportamento. Se você gosta do camaleão mas não sabe muito sobre dele, no Perito Animal convidamos você a ler este artigo sobre as curiosidades sobre os camaleões.

Existem centenas de espécies de camaleões

Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre os camaleões falando sobre sua grande diversidade. Isso porque existem aproximadamente 161 espécies de camaleões e todas são especiais e únicas. O camaleão pertence à família Chamaeleonidae e são pequenos répteis escamados. Outra curiosidade sobre os camaleões é que, frequentemente, no continente americano, eles são confundidos com a família dos lagartos anolis, embora não haja nenhuma relação entre eles.

Confira a classificação dos animais vertebrados neste artigo.

Quase metade dos camaleões vive na Ilha de Madagascar

A maioria das espécies de camaleões habita a ilha de Madagascar, especificamente 60 espécies, o que representa 40% do total de espécies de camaleões existentes.

As espécies restantes estão espalhadas pela África, alcançando o sul da Europa e do sul da Ásia até a ilha do Sri Lanka. No entanto, também é possível encontrar espécies de camaleões vivendo nos Estados Unidos (Havaí, Califórnia e Flórida).

Se você quiser descobrir mais sobre os animais de Madagascar, não deixe de dar uma olhada neste outro post onde contamos quais são eles.

Têm a melhor visão entre os répteis

Os camaleões têm olhos únicos e perfeitos, possuem uma visão tão aguçada que lhes permite enxergar pequenos insetos de até 5 mm de distância. Seu campo de visão é tão desenvolvido que pode abranger até 360 graus e eles podem ver em duas direções simultaneamente sem se desorientar ou perder o foco.

Cada olho funciona como uma câmera fotográfica, pode girar e focalizar independentemente, como se cada um tivesse sua própria personalidade. Ao caçar, ambos os olhos têm a capacidade de se concentrar na mesma direção, proporcionando percepção de profundidade estereoscópica.

Não deixe de ler este outro artigo sobre as características dos répteis para saber mais sobre o assunto.

São capavez de ver luz ultravioleta

Outra das curiosidades sobre os camaleões é que, no que diz respeito à visão, os camaleões podem ver tanto na luz visível como na luz ultravioleta. Quando estão expostos à luz ultravioleta estão mais dispostos a terem atividade social e a se reproduzirem, uma vez que este tipo de luz tem um efeito positivo na glândula pineal.

Camaleões possuem pálpebras

Não deve nos surpreender que uma das características fascinantes dos camaleões seja que eles possuem pálpebras. Essa característica os assemelha a outros animais e aos próprios humanos, embora a pálpebra dos camaleões não cubra completamente o olho. Sua pálpebra está praticamente unida ao globo ocular e expõe apenas a pupila e parte do íris. Outra curiosidade dos camaleões é que eles podem reduzir ou aumentar a abertura da pálpebra para controlar a quantidade de luz que entra.

Podem mudar de cor

Graças a uma substância química chamada melanina, conhecemos uma das características dos camaleõs mais fascinantes: a capacidade de mudar de cor. É surpreendente essa habilidade, a maioria deles muda de marrom para verde em cerca de 20 segundos, mas alguns podem mudar para outras cores. Fibras de melanina se estendem por todo o corpo em forma de teia, através de células de pigmento, e sua presença no corpo do camaleão faz com que ele escureça.

Como o camaleão muda de cor? Descubra a resposta para essa pergunta neste post do ExpertoAnimal que recomendamos.

Não têm cordas vocais

Embora sejam capazes de emitir sussurros ou chiados suaves, outra curiosidade sobre os camaleões é que eles não possuem cordas vocais. Vale ressaltar que esses sons são completamente imperceptíveis para os humanos. Essa comunicação por meio de assobios e sibilos é realizada por eles para se defenderem ou demarcarem território.

Sua cor depende de diversos fatores

Embora os machos sejam mais coloridos, exibindo padrões multicromáticos quando competem pela atenção das fêmeas, outra curiosidade sobre os camaleões é que não há dimorfismo sexual entre eles. Os camaleões nascem com células especiais de diversas cores, que estão distribuídas nas diferentes camadas abaixo da pele.

O interessante é que eles mudam de cor não apenas para se camuflarem com o ambiente, mas também quando mudam de humor. Assim, a luz varia ou a temperatura do ambiente e corporal se altera. A transição de cores os ajuda a se identificar e se comunicar entre si.

Você pode se interessar em dar uma olhada neste post do ExpertoAnimal sobre outros animais que mudam de cor.

Têm a língua extremamente comprida

Outra das curiosidades sobre os camaleões é que sua língua é mais comprida que o seu próprio corpo, de fato, pode chegar a medir duas vezes mais. Têm uma língua que funciona através de um efeito de projeção rápido para apanhar as presas situadas a certas distâncias.

Este impacto pode realizar-se a 0,07 segundos desde que sai da sua boca. A ponta da língua é uma bola de músculo, que ao chegar à presa toma a forma e função de uma pequena ventosa sugadora.

Apresentam dimorfismo sexual

Outra curiosidade interessante sobre os camaleões é que os machos são os mais chamam atenção. Em termos físicos, os machos são mais complexos e peculiares do que as fêmeas, podendo ter formas ornamentais em seus corpos, como espinhos, chifres e protuberâncias nasais que utilizam para defesa. As fêmeas tendem a ser mais simples e, embora à primeira vista possa parecer que não há dimorfismo sexual nos camaleões, existem alguns traços que o evidenciam, como tamanho e cor.

Camaleões não têm ouvido

Os camaleões não possuem ouvido interno nem médio, portanto, não possuem tímpano ou abertura para captar o som. No entanto, eles não são surdos. Esses pequenos animais conseguem detectar frequências sonoras na faixa de 200-600 Hz. O fato de não possuírem audição faz com que seus outros sentidos sejam mais desenvolvidos, permitindo que eles sejam presas de predadores.

Descubra aqui alguns animais predadores: significado, tipos e exemplos.

Percebem as vibrações

Como mencionamos anteriormente, devido à capacidade auditiva limitada dos camaleões, eles podem perceber as vibrações através do ar. Um exemplo disso é o bater de asas dos insetos. Essa ação lhes permite saber se suas presas estão mais próximas ou distantes deles.

Agora que você conheceu as curiosidades sobre os camaleões mais interessantes, não perca este outro artigo no qual falamos sobre répteis ameaçados de extinção.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os camaleões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.