menu
Partilhar

Animais de Madagascar

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 março 2021
Animais de Madagascar

A fauna de Madagascar é uma das mais ricas e variadas do mundo, porque inclui diversas espécies de animais que são oriundos da ilha. Situada no Oceano Índico, Madagascar se encontra frente a costa do continente africano, especificamente perto de Moçambique e é quarta maior ilha do mundo.

Neste artigo do Perito Animal falaremos sobre a fauna da ilha, os animais em perigo de extinção e diversas curiosidades sobre as espécies que habitam o território. Quer conhecer 15 animais de Madagascar? Então, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Animais de hábitos noturnos

Lêmure

Começamos nossa lista de animais de Madagascar com o lêmure de Madagascar, também conhecido como lémure-de-cauda-anelada (Lemur catta). Este mamífero pertence a ordem dos primatas, entre os quais se considera um dos menores do mundo. Caracteriza-se por ter um corpo similar ao de um esquilo e destaca-se por suas capacidades atléticas e comportamento altamente social.

O lêmure possui uma grande cauda que lhe permite manter o equilíbrio e mudar de direção enquanto se desloca entre os ramos das árvores. É um animal onívoro, sua dieta inclui frutas, insetos, répteis e aves.

Animais de Madagascar - Lêmure

Camaleão-pantera

O camaleão-pantera (Furcifer pardalis) é um dos camaleões que forma parte da fauna de Madagascar. Se considera o maior do mundo, já que diferente dos outros camaleões de Madagascar alcança os 60 centímetros de comprimento. Este camaleão se alimenta de diversos insetos e vive nas árvores. Uma das características mais destacadas desta espécie são as cores que mostra nas diferentes fases da sua vida. Foram registrados até 25 tons diferentes.

Animais de Madagascar - Camaleão-pantera

Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

Outro dos animais da ilha de Madagascar é a lagartixa-satânica-cauda-de-folha (Uroplatus phantasticus), uma espécie hábil na hora de camuflar-se nas folhas de seu habitat. Possui um corpo arqueado com franjas que cobrem sua pele, sua cauda é similar a uma folha dobrada, a qual lhe ajuda a ocultar-se entre a folhagem.

A cor da lagartixa-satânica-cauda-de-folha pode variar, mas é comum que se apresente em tonalidades marrons com pequenas manchas negras. Este animal da fauna de Madagascar é uma espécie noturna e ovípara.

Animais de Madagascar - Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

Fossa

A fossa (Cryptoprocta ferox) é o maior mamífero carnívoro entre os animais de Madagascar. O lêmure é sua principal presa. Possui um corpo ágil e muito forte, o que permite deslocar-se com grande habilidade através de seu habitat. O Cryptoprocta ferox é um animal territorial, especialmente as fêmeas.

É um dos animais de Madagascar que apresentam atividade durante o dia e a noite, mas passam a maior parte de sua vida solitárias, pois só se reúnem durante as épocas de acasalamento.

Animais de Madagascar - Fossa

Aie-aie

Entre a fauna de Madagascar se encontra o aie-aie (Daubentonia madagascariensis), uma espécie de aparência curiosa. Apesar de parecer um roedor, é o maior primata noturno do mundo. Caracteriza-se por apresentar dedos compridos e curvos, os quais utiliza para conseguir insetos em lugares profundos e difíceis de alcançar, como o tronco das árvores.

A espécie apresenta pelagem cinza e possui uma cauda comprida e espessa. Sobre sua localização, encontra-se em Madagascar, especificamente na costa leste e nos bosques do noroeste.

Animais de Madagascar - Aie-aie

Besouro girafa

Seguindo com os animais de Madagascar, te apresentamos o besouro girafa (Trachelophorus giraffa). Diferencia-se na forma de suas asas e pescoço alargado. Seu corpo é negro, tem as asas vermelhas e mede menos de uma polegada. Durante a fase de reprodução, as fêmeas do besouro girafa guardam seus ovos dentro de folhas enroladas nas árvores.

Animais de Madagascar - Besouro girafa

Zarro-de-madagascar

Outro animal da lista é o zarro-de-Madagascar (Aythya innotata), uma espécie de ave que mede 50 centímetros. Possui uma plumagem abundante de tons escuros, mais opacos nos machos. Além do mais, outro sinal que ajuda a diferenciar o sexo do animal se encontra nos olhos, já que as fêmeas apresentam a íris castanha, enquanto a dos machos é branca.

O zarro-de-madagascar se alimenta de plantas, insetos e peixes que se encontram em zonas úmidas.

Animais de Madagascar - Zarro-de-madagascar

Sifaka de Verreaux ou Sifaka branco

O sifaka de Vereaux ou Sifaka branco forma parte da fauna de Madagascar. É uma espécie de primata branco com rosto negro, possui uma cauda grande que lhe permite saltar entre as árvores com grande agilidade. Habita as selvas tropicais e zonas desérticas.

A espécie é territorial, mas ao mesmo tempo social, porque se agrupam em até 12 membros. Alimentam-se de folhas, ramos, frutos secos e frutas.

Animais de Madagascar - Sifaka de Verreaux ou Sifaka branco

Indri

O indri (Indri indri) é um lêmure de maior tamanho que existe no mundo, mede até 70 centímetros e pesa 10 quilos. Sua pelagem varia do castanho escuro ao branco com manchas negras. O ingri é um dos animais da fauna de Madagascar que se caracteriza por permanecer com o mesmo par até a morte. Alimenta-se do néctar das árvores, além de frutos secos e frutas em geral.

Animais de Madagascar - Indri

Coua caerulea

A Coua caerulea (Coua caerulea) é uma espécie de ave oriunda da ilha de Madagascar, onde habita nas selvas do nordeste e do leste. Caracteriza-se por sua cauda longa, bico afilado e plumagem azul intenso. Alimenta-se de frutas e folhas. Sabe-se muito pouco sobre esta espécie, mas se encontra entre as mais chamativas dos animais de Madagascar.

Animais de Madagascar - Coua caerulea

Tartaruga irradiada

A tartaruga irradiada (Astrochelys radiata) habita os bosques do sul de Madagascar e vive até 100 anos. Caracteriza-se por apresentar um casco alto com linhas amarelas, uma cabeça achatada e patas de tamanho médio. A tartaruga irradiada é um animal herbívoro, que se alimenta de plantas e frutas. Ela é um dos animais de Madagascar que está em perigo de extinção e se considera em estado crítico por perda de habitat e caça furtiva.

Animais de Madagascar - Tartaruga irradiada

Coruja de Madagascar

A coruja de madagascar (Asio madagascariensis) é uma espécie de ave que habita em zonas arborizadas. É um animal noturno e apresenta dimorfismo sexual, já que o macho é menor que a fêmea. A alimentação desta coruja é composta por pequenos anfíbios, répteis, aves e ratos.

Animais de Madagascar - Coruja de Madagascar

Tenreque

Outro dos animais de Madagascar é o tenreque (Hemicentetes semispinosus), um mamífero de focinho comprido e corpo coberto de pequenos espetos que utiliza para defender-se. Tem a habilidade de comunicar-se através de um som que realiza esfregando distintas partes de seu corpo, que serve, inclusive, para conseguir um par.

Quanto a sua localização, esta espécie pode ser encontrada nos bosques úmidos tropicais que existem em Madagascar, onde se alimenta de minhocas.

Animais de Madagascar - Tenreque

Sapo Tomate

O sapo tomate (Dyscophus antongilii) é um anfíbio que se caracteriza por sua cor vermelha. Vive entre a folhagem e se alimenta de larvas e moscas. Durante a época de reprodução, a espécie busca zonas inundadas para colocar seus pequenos girinos. É oriundo das zonas leste e nordeste de Madagascar.

Animais de Madagascar - Sapo Tomate

Brookesia micra

Terminamos nossa lista de animais de Madagascar com uma das espécies de camaleões de Madagascar, o camaleão Brookesia micra (Brookesia micra), oriundo da ilha de Madagascar. Mede somente 29 milímetros, e, por isso, é o menor camaleão do mundo. A espécie se alimenta de insetos que encontra nas folhagens, onde passa a maior parte de sua vida.

Animais de Madagascar - Brookesia micra

Animais em perigo de extinção em Madagascar

Apesar da variada fauna da ilha de Madagascar, algumas espécies se encontram em perigo de extinção por diversas razões e a maioria delas tem a ver com a ação do ser humano.

Estes são alguns dos animais em perigo de extinção em Madagascar:

  • Zarro-de-madagascar (Aythya innotata);
  • Águia-marinha de Madagascar (Haliaeetus vociferoides);
  • Marreca-malgaxe (Anas bernieri);
  • Garça-malgaxe (Ardea humbloti);
  • Águia-cobreir-de-Madagascar (Eutriorchis astur);
  • Garça-caranguejeira-de-Madagascar (Ardeola idae);
  • Mergulhão-malgaxe (Tachybaptus pelzelnii);
  • Tartaruga angonoka (Astrochelys yniphora);
  • Madagasikara madagascarensis (Madagasikara madagascarensis);
  • Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus bernieri);
  • Gephyromantis webbi (Gephyromantis webbi).

Animais do filme Madagascar

Madagascar é uma ilha há mais de 160 milhões de anos. No entanto, muitas pessoas começaram a conhecer este lugar por esse famoso filme do estúdio Dreamworks que leva seu nome. É por isso que nesta seção trazemos alguns dos animais do filme Madagascar.

  • Alex, o leão: é a estrela principal do zoológico.
  • Marty, a zebra: é, quem sabe, a zebra mais aventureira e sonhadora que existiu no mundo.
  • Gloria, a hipopótama: inteligente, alegre e amável, mas com muita personalidade.
  • Melman, a girafa: desconfiada, assustada e hipocondríaca.
  • As temíveis fossas: são os personagens maus, carnívoros e perigosos.
  • Maurice, o aie-aie: sempre está incomodado, mas é muito engraçado.
Animais de Madagascar - Animais do filme Madagascar
Imagem: Reprodução/http://madagascar.es.dreamworks.com/

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais de Madagascar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais de Madagascar
Imagem: Reprodução/http://madagascar.es.dreamworks.com/
1 de 17
Animais de Madagascar

Voltar ao topo da página